Sr serandre.
A razão do meu comentário, é simples; louvo os colegas que podem construir suas máquinas com os materiais e meios mais onerosos e conseguem fazem pequenas maravilhas; mas não posso concordar com a discriminação dos colegas que optam em construir suas máquina com materiais reciclados ou mais baratos.
Não tive objeto pessoal, estou tranqüilo, foi um resposta a um comentário que em minha opinião foi excludente, elitista e infeliz, acho o preconceito contra um colega pelo material que ele emprega em seus trabalhos lamentável.
Não escrevo em represália a um comentário desfavorável, acho isso muito pequeno, apenas expresso a minha opinião.
Eu não tenho proconceito por ninguém que usa seja lá o que for de material. Mas posso expressar que não usaria, é uma opção que cabe somente a minha pessoa, não posso ser privado de querer usar material melhor. Assim como não posso impor 'a outras pessoas o que elas devam usar.
Afinal chamar sucata de sucata ou buginganga não é discriminação ou preconceito. Se ofendi alguém não foi o que eu pretendia.
Como se referir por exemplo alguém da raça negra? Negro, não tem outra palavra, a menos que o intuito seja discriminá-lo com palavras tipo (preto, azulão, etc.), assim como não se refere a um estrangeiro de "Gringo" ou um asiático de "amarelo". Da mesma forma eu não chamei máquinas com material alternativos de "lixo", "porcaria".
É muita hipocrisia, ninguém pode chamar sucata de sucata, mas pode "malhar" uma máquina que de fato usa material de 1a. linha.
Sobre fazer com peças mais caras "mastigado" ou "pronto". Eu acho que se o interessado tiver que investir em serra, furadeira de bancada, ferramentas, etc para poder construir uma cnc o custo fica mais caro ainda, e tem que dispor de tempo. Claro que quem já possui todas as ferramentas fica mais prático, mas nem todo mundo tem espaço e tempo para fazer dessa forma. E o barato pode sair caro.
Desculpe-me foi só um ponto de vista, mas acho que fui mal interpretado.
Só pra finalizar, eu deixo claro que não discriminalizo ninguém e nenhum material. Cada um segue o caminho que achar mais viável. Eu sou preguiçoso além de não ter muito tempo e achei esse projeto interessante como idéia, e fico observando as máquinas construídas para tirar idéias. E comprar tudo pronto pra mim é mais fácil (e barato), não comprar a máquina pronta, mas os componentes para eu "fazer" (desenho e mando usinar), etc...
... toda nossa comunidade se empenha em tornar o controle numerico computadorizado algo simples que não requer tão volumoso investimento pra uso no hobby ou pequenos trabahos..
Me inclua fora dessa!!!
Desculpe, mas eu não acho que uma máquina feita de materiais não muito ortodoxos e construída sem muitos cuidados e técnicas vá oferecer um resultado satisfatório para o que eu chamo de "qualidade", mesmo se o uso for hobby ou pequenos trabalhos...
Qualidade tem preço...
Isso ninguém pode discutir, não é preconceito, é um fato.