Autor Tópico: Projetos - Gustavo Lourenço  (Lida 47341 vezes)

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Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #165 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 22:26 »
Que bom que vcs dois gostaram, vcs me deram muitas dicas , valeu mesmo, amanhã vou fazer algo mais trabalhado e posto mais fotos...
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2008, 22:29 por Guga »

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #166 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 15:55 »
Ola pessoal do forum...Fiz um trabalho em aluminio , usei uma fresa de topo de 3mm com 4 arestas, a velocidade de avanço foi de 66mm/min com um unico passe de 1,0mm. Ficou perfeito o trabalho, mas achei que demorou muito tempo  para usinar, uso no spindle um motor weg de 1100 rpm(1,5 cv), sera que se eu comprar um motor de 3600 eu melhoro bem esse tempo?? Esse motor de 3600 com um inversor de frequencia, eu posso aumentar ainda mais esse rpm? Se posso ,até quanto? Pretendo trabalhar somente com aluminio , o que sugerem que eu faça para otimizar esse tempo? Obrigado
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 15:14 por Guga »

lolata

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #167 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:19 »
Guga;

Eu não tenho muita experiencia com aluminio, mas já comecei a fazer meus testes.
Eu arrumei uma freza de 12mm de diametro com 2 facas, dei passe de 1mm com velocidade de 1000mm/min com a tupia.

Offline jack_live

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #168 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 19:42 »
Guga;
Eu arrumei uma freza de 12mm de diametro com 2 facas, dei passe de 1mm com velocidade de 1000mm/min com a tupia.
:o Lolata, qual a maq ? a de mdf ou a outra? mas de qualquer forma muito boa velocidade, para nossas maquinas, passa os detalhes do comportamento da maquina.

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #169 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 20:45 »
Lolata, boa velocidade mesmo... Eu tenho duvida quanto ao usar tupia no spindle, pois não tenho noção da força...Essa tupia que vc usa com fresa de 12mm, da um passe de 1mm facil em aluminio com essa velocidade? de quantos watts é ela? Vcs acham q tupia da conta facil em aluminio? Meu motor é um weg de 1,5 cv e 1100rpm, e agora que comecei usinar eu achei que é pouca rotação, preciso de mais rotação pra otimizar a velocidade de avanço. Como pretendo usinar só aluminio com acabamento perfeito,oq sugerem q eu faça?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 20:54 por Guga »

lolata

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #170 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 21:17 »
Veja bem...

A cnc minha é a de aluminio, com a qual eu faço meus serviços, eu estou montando minha outra maquina e comprei varias peãs de aluminio, ode eu compro os caras cortam as chapas de aluminio com serra de fita, o corte não fica lá grande coisa, ai eu preciso Facear os perfis e coloca-los na medida.
Fiz um dispositivo e prendi o perfil em pé e com uma freza de 12mm eu faceei o topo, dei passo de 1mm de profundidade e avanço lateral de 6mm.
É claro que comecei com 0,15mm mas fui aumentando e cheguei a 1mm.
A minha tupia é essas pequenas da Makita.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 21:20 por Lolata »

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #171 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:04 »
Eu posso aumentar a rpm de um motor de 3600 rpm com um inversor de frequencia? Existe no mercado algum motor nacional em torno de 6 a 8 mil rpm com mais torque que uma tupia? Pretendo não dar passes maiores que 1mm de profundidade no aluminio, oq sugerem?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 15:10 por Guga »

Offline F.Gilii

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #172 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:25 »
Guga,

Você pode acionar um motor trifásico com um inversor...

A velocidade aumenta, talvez esquente um pouco, talvez não tenha mais o torque nominal, pois o motor foi desenhado para trabalhar num regime de rpm normal (por exemplo 3600 nominais para um motor de 2 polos), mas não há maiores implicações...

Mais torque que uma tupia?
De quantos Watts ela é?

Um motor de 1CV teria 746 Watts aproximadamente...

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #173 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:35 »
Meu motor de 1100 rpm é trifasico(1,5cv).
Com ventilação forçada e com inversor posso chegar ate quantos rpm??
Na verdade a tupia que vi aqui tem 1200 watts, eu não iria expo-la a esfoços laterais, ja que se for usa-la mesmo ,prentendo acopla-la em meu spindle porta pinças.Ou seja ela tem 1,6 cv (não sabia rs)
A minha duvida tb é quanto a vida util da tupia ,pois motores normais duram bastante né..valeu
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 15:50 por Guga »

Offline F.Gilii

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #174 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 15:53 »
Meu motor de 1100 rpm é trifasico(1,5cv).
1,5CV são 1120Watts aproximadamente...
Citar
Com ventilação forçada e com inversor posso chegar ate quantos rpm??
Se o inversor for um WEG por exemplo, provavelmente ele poderá acionar o motor a 300Hz, o que equivaleria a 5500 rpm, já que seu motor é de 1100 rpm a 60 Hz...

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #175 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 18:29 »
5500 rpm , ja é interessante para usinar aluminio, pois posso usinar com velocidade de avanço de 275mm/min com fresa de 3mm e 4 arestas,(passe 1mm). Vou instalar esse inversor weg e posto os resultados depois, Obrigado mais uma vez Fábio
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 09:45 por Guga »

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #176 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:34 »
To com inversor weg cfw-10 na mão mas não sei liga-lo...
Meu motor é um weg 220 trifasico
Alguém pode me ajudar com estas siglas?

Na rede: PE                        No motor:  U
            L/L1                                     V
            N/L2                                     W

Como eu acho u,w,v no motor e como sei qual é qual na rede? obrigado

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #177 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:42 »
... não sei liga-lo ...

Guga,

U, V e W são as três fases do motor. O motor deve ser "fechado" de acordo com a tensão de trabalho, antes de conectá-lo ao inversor. Deve haver um diagrama na placa do motor.

PE: (protection earth) este é o terra. Se vc não tiver a conexão de terra na sua tomada, pode localizá-lo no quadro de entrada e puxar de lá (fio verde).

L/L1: (line) fio fase. É o que dá choque. Use uma lâmpada neon ou o multímetro pra localizá-lo. Coloque uma ponta do voltímetro no terra e a outra no fio, o que apresentar tensão próxima ao nominal da rede é a fase.

N/L2: (neutral) este é o neutro, vale o contrário do dito acima para a fase.

Offline Guga

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #178 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:48 »
Obrigado jorge, eu fiz o fechamento do motor, mas pra 220 a resultante foi  L1 , L2 e L3 qual que é qual em u,v,w?
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2008, 11:51 por Guga »

Offline F2S

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Re: Projetos - Gustavo Lourenço
« Resposta #179 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:54 »
Guga,

Eu não tenho certeza se era você que iria trocar o motor. Qual o peso desse seu motor?

 

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