Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: j.sanches em 10 de Abril de 2008, 00:08
-
Olá amigos,
Eu vinha relutando em criar o tópico da minha criatura ou melhor, do desenvolvimento dela. A intenção era criá-lo quando eu já tivesse certeza que o projetado idealizado estivesse de acordo com o meu orçamento já reservado, assim minhas perguntas ao forum seriam em cima de algo mais concreto. Mas pelo que vi, vou precisar da ajuda de vocês um pouco antes, ainda nesta fase de orçamentos e ficará mais organizado se eu postar as minhas dúvidas em um local só ao invés de ficar criando zilhões de tópicos. Não não quero fugir muito do que está em anexo. Se não der pra fazer assim, vou lá pro tópico do sucatão ;D. Mas que vai sair vai e em curto prazo, com a ajuda de vocês, como sempre.
Em anexo, estão algumas vista do projeto em CAD, minha controladora e motores, e a maquete eletrônica da minha provável criatura.
Por favor critiquem à vontade. A intenção é corrigir os erros antes da execução.
Abraço
-
j.sanches, muito legal seu projeto, você fez ele no google?
-
JSanches,
Por acaso vais usar buchas da IGUS?
-
JSanches,
Por acaso vais usar buchas da IGUS?
hehe..realmente usei os modelos em 3D da igus para modelar a máquina, eles facilitaram muito meu trabalho. Agora quanto a usar as buchas igus....é uma opção que não sei se será é viável (mecanicamente). Este projeto está em orçamento com eles, também estou cotando rolamentos lineares aberto sobre eixo apoiado. A minha dúvida quanto a ígus é o coeficiente de atrito mais alto que os rolamentos lineares. Para o eixo Z acho uma ótima opção, para os outros já não sei. O único que conheço e que já usou igus é você. Se quizer dar alguma opnião sobre prós e contras do uso deles no Y e Z, agradeço.
-
Jackson,
O que posso dizer à favor é que funcionaram muito bem, e não tive até agora problemas com poeira e sujeira - aliás nem me preocupo com isso, pois estas buchas são praticamente imunes a isso...
De desfavorável (mas afirmo isso com cuidado) é que as tolerâncias de ajustes entre buchas e eixos é na casa centesimal alta, isto é - quase beirando o décimo, então algumas folgas nos movimentos (folgas radiais).
O porque da afirmação cuidadosa? - se a máquina está sendo desenhada para gerar desenhos simples e sem compromisso, não vejo nenhum problema...
De qualquer forma, problemas parecidos podem ser esperados quando se usa rolamentos lineares de seção circular...
-
Em tempo - acho que qualquer das opções dá um resultado bastante bom...
Se eu for puxar a brasa para alguma sardinha, vou para o lado dos guias de seção trapezoidal ;)
-
j.sanches, muito legal seu projeto, você fez ele no google?
Oi amigo, se tiver como fazer pelo google me ensina pois será novidade pra mim.
Eu usei os modelos 3D do site da igus, joguei pro auto CAD e fiz as perspectivas em foto no 3dstudio Max.
qualquer dica que quiser é só falar.
-
Fábio, dificilmente eu vou fazer algo que fuja ao MDF ou outras madeiras, trabalhar na casa decimal e centesimal alta compromentem a qualidade o trabalho ou é preciosismo meu tentar especificar tolerâncias milesimais com outros componentes?
-
Jackson,
Não é preciosismo - é muito difícil para o orçamento...
Não querendo menosprezar a sua capacidade financeira, mas máquinas milesimais além de raras, são caríssimas, e requerem ambientes de temperatura controlada, entre outras frescuras...
Dê-se por satisfeito se conseguir chegar no décimo de acuidade! ;)
-
Belos 3d's ;D
-
Caros, uma dúvida: 1000 mm de vão livre é muita coisa para um eixo de 20 mm?
Recebi uma cotação deste eixos mais rolamentes lineares e está acessível.
Sei que tem o cálculo de flambagem mas tô meio atolado por hora. Será para o eixo X e Y,
o pórtico móvel terá, digamos uns 40 kg sobre Y.
Grato!
-
Na minha opinião, 20 mm de diametro para um vão de 1000 mm e uma carga estimada de 40 Kgf é muito pouco...
-
Na minha opinião não é não....
Se vc estivesse usando o rolamento linear do fechado, ou seja o eixo não era apoiado... ai com certeza era muito pouco mesmo...
Mas como está usando o aberto e ele vai ser apoiado, está ótimo...
-
Oi Brenck, a pergunta foi para eixo sem suporte mesmo. Pretendo fazer o projeto com eixo apoiado, mas bateu a curiosidade já que me passaram uns preços razoáveis para eixo sem suporte. Mas é só curiosidade meesssmmooo, são muitas opções de projeto e preço e se a gente fica na indecisão fica cotando, cotando e não sai do papel. Tô ainda esperando o orçamento da Igus, o pessoal é gente boa, mas como pedi muita coisa, quiseram recalcular as cargas nos componentes conforme informações que eu passei, aí enrolou, juraram que amanhã me passam.
Depois eu dou notícias.
Pergunta, segundo fui informado RAC só está com ponta estoque de blocos p/ rolamentos lineares aberto. A Mectrol parece que também não tem.
Tem alguma opção em conta?
até!
-
Ah... nun tem jeito o aberto sempre é mais caro mesmo... e o eixo também pelo fato que ele vem apoiado naquele tringangulo...
Mais barato que isso só se fizer com rolamentos comuns tipo em cantoneiras e tal igual muitos do forum fizeram. Eu particularmente nunca tentaria fazer assim não me parece bom e mesmo que seja, um rolamento linear seria 10x melhor...
-
Quando eu falei opção mais em conta, quiz dizer loja mais em conta para comprar os blocos ;), pra minha surpresa, as guias lineares prismáticas estão mais em conta do que os eixos retificados com apoio de trilho. Juro que achei que seria o contrário.
Quanto ao orçamento da Igus, recebi hoje. Depois de vê-los passei a achar as guias prismáticas muito baratas. ;D Por hora eles não tem preço competitivo messsmo. Não vou entrar no mérito do produto pois parecem ser excepcionais.
Tô pretendendo fechar entre mectrol ou kalatec, aí é só fazer o bom e velho empréstimo consignado, e ver se a maquininha se paga, senão vou ter que dormir com o cachorro.
qualquer dica, me escrevam.
-
Eu já tinha reparado isso que rolamento linear com o pillowblock sai mais caro que guia linear prismática...
Acho que mais barato so comprando o rolamento linear separado e fazendo vc propio os pillowblocks, mas mesmo assim se tiver maquinario pra isso e não gaste muito dinheiro...
Eu já comprei na Mectrol, muito bom o atendimento, na Kalatec o cara retornou uns emails e depois nada... Mas se for por preço compraria é no mais barato msm :P
-
Quando eu falei opção mais em conta, quiz dizer loja mais em conta para comprar os blocos ;), pra minha surpresa, as guias lineares prismáticas estão mais em conta do que os eixos retificados com apoio de trilho. Juro que achei que seria o contrário.
Quanto ao orçamento da Igus, recebi hoje. Depois de vê-los passei a achar as guias prismáticas muito baratas. ;D Por hora eles não tem preço competitivo messsmo. Não vou entrar no mérito do produto pois parecem ser excepcionais.
Tô pretendendo fechar entre mectrol ou kalatec, aí é só fazer o bom e velho empréstimo consignado, e ver se a maquininha se paga, senão vou ter que dormir com o cachorro.
qualquer dica, me escrevam.
Sanches pode me passar as cotações que você fez, das guias prismáticas também...
Ramede
-
Oi Ramede, não esqueci de você! só não tinha dado tempo de juntar tudo e te mandar, como prometido. Vou passar por MP.
Brenck, não é bem assim. Pelo que recebi, o pillow block fechado pra mim é o melhor custo benefício pra quem tá com grana mais curta e quer um curso pequeno. O que pega é o Pillow block aberto, não pelo seu preço, mas pelo preço do conjunto eixo+trilho, somando o eixo e trilho fica mais caro que a guia prismática.
-
Caros, quem conhece pode dizer qual guia prismática é melhor, se é que há diferença, as da Mectrol ou da Kalatec? são hirwin e Abba linear, respectivamente.
-
Sanches,
Claro que há diferenças, mas todas são feitas com materiais de boa qualidade, e são temperadas e retificadas...
Acredito que estará bem atendido com qualquer uma delas...
-
Alguém pode dar um contato, email ou telefone comercial do walter guarnieri ?
Obrigado!
-
O contato do walter já foi enviado!!!!!!
muito obrigado! ;)
-
Caros, me corrijam se estiver errado.
como barulho é critico pra mim, tenho que solucionar este problema. Pelo que me parece, um motor AC 0,5 CV ou 1CV + inversor é a melhor opção! procede? o barulho reduz bastante mesmo?
Se for isso mesmo, por favor repassem sugestão de motor/inversor e forncedor em conta, aí eu corro atrás.
Obrigado de novo!
-
Sanches,
Se for operar este motor em 60Hz (na frequencia da rede,) provavelmente o nível de ruído será bem conservador...
Mas se equipar o motor com inversor e tentar acelerar para 300 ou 400 Hz, o ruído será alto - não tanto quanto um motor universal, mas será alto...
-
obrigado pela resposta, entendi mas não me ajudou, a falta de vivênvcia com motores nesses rpm alto ainda me deixa na dúvida...não sei que opção eu sigo. ??? fico na tupia, motor ac, universal?
-
Sanches,
As "Tupias" usam normalmente motores com escovas, que são os tais "motores Universais" (os eletronicos de plantão que me corrijam caso cometa alguma barbárie)
Os motores que se usam com os inversores se não me engano se chamam "de indução", e não tem as tais escovas, que também fazem barulho...
Acho que tudo depende do que você quer fazer - não há um motor que cubra bem todas as necessidades - alta e baixa rpm...
Há duas "escolas" - de baixa e alta velocidade:
Madeiras normalmente se trabalham com altas rpms e ferramentas de metal duro - metais normalmente se trabalham com velocidades baixas (mas para toda a regra há exceções).
Motores de alta velocidade não tem torque em baixas rpms - motores de baixa rpm não são feitos para altas velocidades...
Como vê, você vai ter que optar por um caminho,e conviver com as características...
-
minha praia vai ser madeira! ou seja, alta.
-
Se for madeira mesmo tupia é uma boa, se vc não se importa com o barulho.
A vantagem que é muito mais barato que qualquer motor com inversor. Pode até arrumar uma tipo com velocidade variavel, de 7000 a 28000 rpm, com a pinça que segure fresas até 1/2.
Faz um suporte pra aspirar o pó e já era... Nun vai ter coisa que sua máquina não faça
-
concordo com o brenck, mas com resalvas...
tem uma coisa que ela não vai fazer... (silêncio)
cara eu usei tupia pro alguns mêsses...
meus ouvidos agora com o weg de 1/2 cv e inversor agradecem muito...
é muito, mas muito mais silêncioso... dá até pra converar enquanto a máquina trabalha..
lógico que a ventoinha original do motor foi removida e em seu lugar foi colocado um cooler 110 V para fazer a refrigeração do motor..
Deus Salve os motores de Indução...
não tem igual.. em relação ao barulho pelo menos..
a Tupia acorda os Mortos...
mas foi muito útil no início..
-
fabio, vc pode falar quanto gastou no conjunto motor + inversor?
-
E Camargo,
Qual o peso desse motor?
-
seguinte...
peso do motor... 6 kg.. montado com o porta-pinças (homemade)
valor do motor (210 dinheiros)
valor do inversor (460 dinheiros) esse foi meio cara pro meu gosto.. acredito que ache mais barato)
no meu projeto tem fotos do conjunto... antes da reforma do porta-pinças..
-
beleza, assim que tiver um dinheiro "sobrando", acho que irei comprar um conjunto destes, pois moro em um apartamento.. ha quano tempo vc utiliza este conjunto? Meu professor disse que se utilizar um motor feito para rodar a 60Hz em uma frequencia de 300Hz, a vida util dele é reduzida bruscamente, os rolamentos estragam logo, etc... o que vc acha disso?
-
O de 0,5 CV é suficiente, a minha dúvida é para velocidades de avanço maiores, o motor não berra?
-
faltou o "?" depois do "suficiente" na pergunta acima. ;D Mas já me respondendo, li mais um pouco e vi que a velocidade de avanço depende também da rotação da ferramenta, ou seja, temos o benefício do motor com menor ruído, o que é importante pra alguns de nós devido a localização, mas ficamos limitados na rotação em relação a uma tupia (30000). Talvez fosse interessanta o motor de 1 cv, mas com uma transmissão para trabalhar com velocidades maiores que os 18000. Mas ficam dois problemas, o carro Z ter que comportar um motor de 1 CV, bem parrudo, e ainda achar espaço para duas polias e correia. :-\
-
Seguindo o raciocínio acima, o Lolata retirou o cooler original do splinder dele e substituiu por ventuinhas, outros colegas tiraram o cooler original dos motores trifásicos por ventuinhas também. E as tupias? não conheço a construção interna, mas não ouvi ninguém tentar trocar o seu sistema de ventilação original e trocar por uma ventilação forçada para diminuir o barulho, porque isso? A construção dela não permite?
-
O barulho da tupia não é muito relacionado ao cooler delas... É porque tupia é motor com escovas.
-
valeu brenck! realmente não sabia que era esse o problema. Aprendi mais uma.
-
Sanches;
Eu venho acompanhando sua preocupação quanto ao Barulho da Tupia ou Spindle, mas adinto uma coisa, se voce arrumar um motor que não faça barulho nenhum e for usinar mdf, o barulho da freza rasgando a madeira já é alto o suficiente p/ encomadar os vizinhos, pense nisso.
-
É lolata, tens razão. Mas já estou vendo o plano B. Consigo uma lojinha perto de casa, com us 30 m quadrados, por uns 250,00. A minha preocupação é por causa dos primeiros meses, quero usar ela em casa primeiro, ficar bem afiado nos ajustes dos programas, velocidades de corte, avanço, uso das fresas, pra depois dar um passo maior.
E obrigado pela ajuda até agora.
-
Sanches;
Hoje eu estou com minhas duas maquinas em funcionamento e as duas trabalhando, minha antiga com a tupia mas a maquina encaixotada, Que maravilha, silenciosa e sem pó, a minha maquina nova com o Spindle silencioso, mas o barulho da freza rasgando o mdf, dá eco no barracão, o barulho encomoda bastante, tanto é que nessa semana jão vou começão a encaixotar a maquina, espero resolver esse problema
-
O que o Lolata falou do MDF rasgando é verdade... Se fosse usinar metal ainda dava um barulho mais grave que incomodaria menos...
Acho que a vantagem de se usar a tupia vai ser que vai custa 1/3 de um motor mais inversor.... ( sem contar, eixo e as pincas e porca pra prender as fresas no motor )
Mas só vc msm que pode decidir o que vale mais a pena ou não...
Como disse que pelo visto iria trabalhar com isso alugar um espaço e tal ai o motor com inversor tbm é interessante...
-
Bem, encaixotar a máquina vai ser o primeiro passo, com certeza. Vou colocar a tupia primeiro, ver como fica, qualquer coisa parto para o inversor. A máquina já está dimensionada para o mais pesado mesmo.
Terça-feira oficializo o pedido das guias prismáticas e patins, devem chegar semana que vem mesmo.
A base vou fazer em perfil estrutural de alumínio, estou esperando só o orçamento da engelegho pra ver se tá melhor que a obr, tem alguma outra além destas duas? (tô em Santa Catarina).
Quanto ao pórtico móvel, estou com sérias dificuldades em achar chapas grossas de alumínio. Se eu for fazer em aço, qual seria a expessura mínima para a chapa? A idéia é fazer algo como as fotos em anexo.
A outra opção que eu pensei foi usar o perfil "u" enrigecido do link abaixo: http://www.acoperfibras.com.br/htmls/produtos/produtos_ini.htm#
-
Sanches,
Antes de comprar, compare a espessura dos materiais cotados, tem algum perfil que na obr é mais reforçado do que na engelego, veja o peso por metro.
Não adianta voce comprar um perfil mais barato, mais "fraco".
-
Lolata, tá anotada a dica. valeu!
-
Em cada perfil tem o modulo de resistencia... compare os perfis, tem a resistencia tipo da largura e da altura, no caso qdo quadrado é o msm claro... Mas vc pode comprar, quanto maior o numero mais resistente...
-
Pessoal, já comprei as guias prismáticas e os perfis da base, chagando eu mostro.
Aos mais entendidos em mecânica: se eu for projetar o pórtico móvel em aço, qual a espessura da chapa de aço me dará a melhor relação peso x resistência mecânica. A distância entre as laterais do pórtico será de 1000 mm. A minha idéia é cortar as laterais e a parte traseira do pórtico em plasma com cnc. Só pra referência, o pórtico deve ter o mesmo padrão construtivo da maquia do Lolata (só que menos sofisticado, hehe). Foto da máquina do lolata em anexo:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1527.0;attach=9610;image
-
Pessoal, a fixação dos meus fusos eu estou pensando em fazer conforme o desenho em anexo.
Vocês acham funcional?
Resumindo o desenho: se trata de um mancal de poliacetal, feito de um tarugo redondo, com um furo central maior que a parte interna do rolamento, o corpo do mancal mantém a parte externa do rolamento pressionada contra a parede do pórtico.
O pórtico tem um furo que toca apenas a parte externa do rolamento. Os dois rolamentos limitam a folga juntamente com o aperto da porca.
-
Sanches,
Funciona, só que se pretende usar rolamentos de contato angular, monte-os ao contrário do desenho
-
valeu a correção gilii! Funcionaria também com rolamentos comuns, os benditos ABECs?
-
Sanches,
ABEC é uma sigla apenas (Annular Bearing Engineers Commitee), e não um tipo de rolamento...
ABEC é um sistema de escala de qualidade de rolamentos que usa números de 1 a 9 - quanto maior o numero, mais apertadas as tolerâncias de fabricação (mais acurácia na construção)...
De que rolamento está falando? de uma carreira simples de bolas? sim, funcionaria apesar da pequenna folga axial sempre presente caso não dê uma pré carga...
-
É o de carreira simples mesmo, ainda aprendo a terminologia correta, grato.
Pretendo comprar o de contato angular se não for nada exorbitante, até de 25,00 cada dá pra encarar, senão vou para o de carreira simples por enquanto.
Definido o tipo de mancal, como eu defino o diâmetro do meu fuso? Minha máquina vai ter 1000x1000x300 total e útil em torno de 700x700x150. O pórtico móvel com uns 45kg.
vou usar polias e correia dentada, redução 2:1, tava pensando em um fuso trapezoidal de passo 4 ou 5, não sei definiro diâmetro. Os motores são de 26 kg/unipolar.
-
Pode se usar dando uma pré carga tipo o Fábio falou mesmo... Diminui a vida do rolamento um pouco, mas é uma boa solução considerando que um desses simples de uma carreira custa uma fração do que um de contato angular...
-
Caros, eu estou cotando o corte em cnc plasma para partes do portico, eu desenhei pensando em aço 1/2" 1045, só que onde eu estou cotando há só o 1020. Sei que é mais "mole" esse aço, mas será que vai comprometer a estrutura?
-
como não sei editar a menssagem anterior, complementando: o mancal será de alumínio e não poliacetal.
-
como não sei editar a menssagem anterior, complementando: o mancal será de alumínio e não poliacetal.
ops...postei na pg errada... :P
-
oi pessoal, faz tempo que estou sumido e , esse fim de semana resolvi fazer uns furos, tá aí o resultado. Devagarzinho vai indo.
abraço a todos!
-
o pórtico eu não ia postar porque vou mudá-lo um pouco, vou fazer outros recortes internos na laterais pra aliviar um pouco o peso, pois ele ficou bem mais resistente que o necessário. :P se é que dá pra dizer isso.
-
tá aí o distinto
-
Amigo Sanches se me permite uma palavrinha, coloque parafusos allen cabeça chata, seu trabalho está ficando maravilhoso, mas, é só uma questão de acabamento t... ;)
A satisfação de uma máquina construida é muito grande, mas o acabamento é inigualável... :D
-
Mas tá ficando "Chique no úrtimo! "
-
Eita, que senhora maquinona está saindo;
Parabens, pelo que eu vi está até dormindo junto com a maquina.
Um Abraço
-
Jackson,
Está bem interessante seu trabalho. Como você cortou as chapas?
-
oi lolata, sacrifiquei um quarto para máquina, não consegui convencer a patroa a tirar a cama em que a minha sogra usa quando vem nos visitar, mas tudo bem, estou deixando bastante limalha no colchão dela...kakakkaka ;D (brincadeira claro! era o único canto do apê que sobrou sem ferramenta para eu poder tirar a foto)
Serrão, eu cortei com Plasma CNC, como eu disse antes devo retrabalhar as laterais do pórtico, tentar tirar uns 2kg ou mais de cada lado, vou ver ainda.
obrigado pelos elogios. Já foi bastante suor até aqui ;)
-
Parabéns! a maquina esta uma maravilha.
Olha, se fosse vc não mexeria no peso do portico, 3 kilos a menos não fará muita diferença. maior peso a tendencia é vibrar menos.
abraço
-
Oh, dúvida cruel!!!
O que fazer, o que fazer???
Se deixar mais pesado, a tendência é de vibrar menos - se deixar mais leve, as acelerações serão maiores...
Ahhh, como estas dúvidas consomem os neurônios... :) :) :)
-
valeu o comentário amigo, mas o ponto é exatamente o que o fábio disse. Eu falei em dois kg por lado, , ficou MUITO forte a estrutura, tenho uma gordura pra queimar sem afetar a rigidez e aliviando o peso, mas vou montar dese geito primeiro e ver como fica.
-
Sanches,
Veja que haverá duas alternativas:
1- Deixar como está para ver como fica
1.1- Depois de pronta você percebe que não precisa retirar a gordura a mais
1.2- Depois de pronta você percebe a necessidade de coloca-la no Spa
2- Altera agora e:
2.1- A alteração realmente era necessária e não fez diferença na rigidez
2.2- A alteração afetou a rigidez e agora só mandando cortar outra :P
::) Yuri
-
Jackson Sanches
estou acompanhando seu projeto para aprender mais, e usando algo que foi feito por voce e por indicação dos irmãos do guiacnc, grande abraço.
-
Fico feliz de servir de referência para alguma coisa, mas sempre gosto de frisar, sou apenas o aprendiz do aprendiz, e fora o meu eixo Z, que eu espero brincar um pouco no projeto dele e fazer algo diferente por diversão, o restante foi também inspirado em inúmeras máquinas de dentro e fora do fórum. Ou seja, qualquer idéia minha, é tão confiável quanto os produtos para ginástica das propagandas da POLISHOP...hehehe.
Enquanto a gente vai construindo, já vai enxergando que haveria outras formas mais interessantes de fazê-la, vamos ver no que vai dar..
-
Oi pessoal! quem é vivo aparece!
Estou ressucitando meu projeto. Tive que parar no meio, encaixotar tudo e só agora consegui voltar a mexer nas peças. Fiquei tão deprê de não poder mexer mais no projeto que desanimei até pra bater papo com os amigos do forum, desculpem a falha. Mas estava sempre vagando no forum vendo a evolução de vocês.
Segue a foto da criatura quase pronta, de noite eu coloco um vídeo dela se mexendo, mas estou com um problema, se puderem me ajudar. O fuso do eixo Y (trapezoidal de 20mm) está empenado, nem cheguei a prender a porca dele porque está vibrando muito, se colocar um relogio comparador, dá uns 3,5mm de empenamento medindo no meio do fuso. Tem salvação ou vou ter que comprar outro?
De antemão agredeço a todos no forum que me ajudaram com suas contribuições. E vou tentar ser mais participativo daqui pra frente. :D
-
Oi, Jackson.
Quem tá perdido não escolhe caminho. Se vai ter de comprar outro, na minha opnião tentava desempenar na mão mesmo. Apoiando o fuso nas extremidades, o empeno vai pra baixo; então, vire-o pra cima e faça pressão aos poucos. Ele deve desempenar. Não é muito técnica essa opção, mas acho que vale a pena tentar.
Abraço.
Jorge
-
Posso estar errado, mas acho que se colocar no torno consegue desempenar, pois essas fusos trapezoidais normalmente são de aço macio.
-
É de aço maciço mesmo, eu vou tentar dar uma forçada manualmente, se não der vou ver outra opção.
valeu
-
Olá pessoal, seguem algumas fotos de uma mandala que eu fresei. Agradeço ao apoio do forum sem o qual não poderia ter realizado este trabalho, tanto da máquina quanto das peças.
Abraço a todos.
-
Olá Jackson, muito bom seu trabalho, parabéns, tendo vontade e paciência consegue-se colher os frutos, e com muitos amigos pra ajudar é possível realizar nossos sonhos.
abraços.