Minha pouca experiência com esteiras diz :
1-O segredo da "coisa" está no paralelismo dos rolos (rolo- motor x rolo movido.)
2-Em esteiras longas e largas existe um sistema de correção onde sensores nas borda detectam desvios e acionam cilindros pneumáticos que ajustam o paralelismo.(opcional e em casos de alta produtividade)
3-Geralmente essa correção é feita apenas em um mancal do rolo movido o outro é fixo com mancal compensador.
4-O esticamento pode se por rolo auxiliar sob a mesa ou em ambos os mancais do rolo-motor.
5-Em correias planas os rolos tem o diâmetro centrlal levemente maior que nos extremos.
6-Rolos recartilhados melhoram a tração MAS aumentam o desgaste na face de contato.
7-Esteiras longas devem prever rolos de apoio (rolo louco) sob a mesa ,eles evitam vários problemas.
8-Opte por tração com moto redutor com algum regulado (inversor , dimer ou polia variadora ,melhora o torque e ajuste de velocidade.
9-A esteira deve tangenciar os rolos caso haja uma mesa (chapa) sob ela ,evita desgaste prematuro se rolo baixo e solavancos se for alto.
10-Fios soltos (em esteira tramada) ou emendas levantadas devem se corrigidas IMEDIATAMENTE sob pena de perda por enrroscos !
11-Opte por emendas em diagonal sbrepondo camadas opostas e se possível vulcanizada ou com um adesivo específico. Nesse caso SEMPRE aguarde a cura recomendada pelo fabricante.
Em off:
Eu estou montando uma de 10 metros (5+5) por 700 mm ,lençol 700x700 x 0,5 mm e 4 lonas (blanquetas gráficas).
Vou tentar emendar de topo com grampos pois são muitas emendas e o risco de tantas colagens é perder o esquadro.
Depois posto o resultado.
Dúvidas estamos aí !!!