O acionamento do laser é como? por pulsos ou teria como regular a intensidade dele de forma a regular a altura do corte?
Reinaldo, há de todas as cores e sabores ... o mais comum e que tb está mais ao nosso alcance, ou cabe no bolso, são os de CO2, pulsados ou contínuos, selados ... na verdade, os pulsados podem trabalhar continuamente, essa nomenclatura expressa mais a forma de controle de potência, PWM (acho que vc sabe o que é, né ?).
... porque se eu colocar um acrilico por exemplo de 1mm e ele cortar 10mm vai "marcar" a mesa do conjunto...
Se a intenção é cortar, não se usa mesa propriamente dita, mas uma grade, semelhante a que se usa pra corte a plasma, o motivo é óbvio e vc já mencionou. O anteparo, digamos que seja o chão, fica longe, onde o feixe laser já está desfocado e asim não é afetado. Pra gravação sim, pode ser usada uma mesa.
... acho q pra nao ter vibração no conjunto do laser pode-se fazer a mesa x,y movel, tipo as das fresadoras que é um conjunto em cima do outro...
Essa é uma arquitetura nem muito rara, nem muito comum, pq tende a aumentar as dimensões da máquina, mas dispensa os espelhos. O mais comum é mesmo pórtico móvel, em se falando de varredura mecânica. A tendência, forte no caso de gravação, é o uso dos chamados galvos (espelhos galvanométricos), semelhantes á bobina móvel dos alto-falantes e comandados como servos. Extremamente rápidos.
As exigências para uma máquina laser são bem mais modestas que para uma fresadora, conheço algumas capazes de aceitar chapas de vários metros quadrados e muito leves, afinal tem que suportar pouco mais que o próprio peso ...