Mestre Fabio,
Então aproveita e comenta com ele à respeito do consumo de corrente para estes motores, e como calcular qual trafo seria necessário...
Para efeito de cálculo do trafo, podemos dividir os drivers em phase driver e chopper.
Uma phase driver possui um resistor de lastro para limitar a corrente do motor. No pior caso de consumo, podemos ter 2 fases energizadas ao mesmo tempo, ou seja, temos que levar em conta que cada motor "puxará" 2 vezes a corrente por fase. Somamos as correntes dos 3 (ou mais) motores e colocamos um FC (50% tá razoável?) para chegar na corrente que o trafo terá que fornecer. Acho que, se os drivers funcionarem com meio passo, podemos desprezar o FC. Deixo aqui um espaço para os mais experientes se manifestarem e me corrigirem.
Já nos choppers esta corrente que o trafo terá que fornecer é bem menor:
(1) Cada motor possui na etiqueta a corrente e a tensão por fase. Multiplicamos ambos valores para calcular a potência por fase do motor. Como este valor é por fase, multiplicamos por 2 para levantar a potência total do motor. Repetimos o cálculo da potência para cada um dos 3 (ou mais) motores, acrescentamos uns 50% (potência "desperdiçada" pelo chopper) e assim chegamos ao total da potência que a fonte terá que fornecer.
Exemplifico: Vamos supor que estamos usando 3 motores do mesmo tipo que o Lolata me emprestou (4A / 3V por fase).
Potência por fase (Pf)=4A x 3V = 12W.
Potência por motor (Pm)=2 x Pf = 2 x 12W = 24W.
Potência total da fonte = Soma da potência dos motores * 1,5 = 3 motores x 24W x 1,5 = 108W. Esta deverá ser a potência que a fonte deverá fornecer.
(2) Quando retificamos e filtramos a tensão no secundário de um trafo, teremos aproximadamente 1,4 vezes a tensão AC do secundário. Exemplifico: Um trafo 110V <-> 24V terá 33,6V (1,4 x 24V) na saída da fonte, após a retificação (usando ponte de diodo) e filtragem (com capacitor).
Calculamos em (1) a potência que o trafo terá que fornecer, e em (2) a tensão de saída da fonte. Para calcular a corrente que o trafo terá que fornecer, basta dividir a potência (1) pela tensão (2).
Nos exemplos em (1) e (2), temos
Corrente da fonte (If) = Potência da fonte / Tensão da fonte = 108W / 33,6V = 3,2A.
Se estivéssemos usando uma fonte de 12V, teríamos que If = 108W / 12V = 9A
Por outro lado, se usarmos uma fonte de 50V, teríamos que If = 108W / 50V = 2,16A
Reparem que, se apenas somarmos as corrente dos motores, chegaremos a 3 motores x 2 fases x 4A = 24A, muito maior do que os valores acima
Daí chegamos a conclusão que, quanto maior a tensão da fonte, menor deverá ser a corrente que ela terá que fornecer. Como efeito colateral, mais vitaminado fica o motor
Cada um dos 4 diodos que compõe a ponte retificadora deverá ser especificado para fornecer esta corrente folgadamente. Uma sugestão é o 6A10, muito comum no mercado. Este diodo é para 6A.
Dica: Acho importante colocar um capacitorzão na entrada de alimentação do chopper, não da lógica, mas do(s) motor(es).
Abraços,
Rudolf