Eu tô bastante ocupado por aqui, sem tempo pra ampliar a explanação, mas acho que os pontos fundamentais a ter em mente quanto a essa coisa de medir motores e calcular tensões, correntes e resistências são os seguintes:
Quando as especificações são conhecidas, aplique a boa e velha Lei de Ohm. Tomando como exemplo o motor citado pelo Fábio, um 23PM-C406 cuja etiqueta indica 4,3V e 1,9A:
4,3 / 1,9 = 2,26 ohms
Para o motor do Gustavo, 1,7V e 4,7A: 1,7 / 4,7 = 0,36 ohms
Estes são os parâmetros de uma fase. Provavelmente o Fábio mediu pelas extremidades e por isso obteve uma leitura correspondente a apoximadamente o dobro da resistência.
O padrão da indústria: Os dados dos fabricantes referem-se sempre a uma fase, o motor configurado como unipolar, com a óbvia exceção dos motores de quatro fios, bipolares. Assim, a medida deve ser sempre efetuada entre um comum e a fase.
Quando usar o multímetro, verifique qual a resistência das pontas de prova e subtraia esse valor das leituras. Embora a resistência das pontas de prova seja baixa, é significativa, no caso de motores de baixa tensão, baixa resistência, alta corrente.
Vale comentar tb que é difícil medir com exatidão baixas resistências, frações de ohm, com os multímetros baratos que a maioria de nós utiliza ...