E ai amigo Lolata, beleza?
Recentemente precisei fazer um cortador de isopor, eu usei o uma resistência de um "secador de cabelo", veja abaixo:
Para controle de temperatura(aquecimento), uso um controle que fiz, veja imagem:
Ou uma fonte de 12v x 2A simples ligada direto no fio de corte, veja imagem:
O suporte que fiz pro o arco que tensiona o fio, e feito de madeira como se pode ver abaixo. O calor produzido no fio não provoca a queima da madeira, visto que o ponto que delimita à área a ser aquecida está um pouco antes dos extremos da madeira. veja abaixo:
Lolata, quando ligo direto na fonte de 12v x 2A tenho um resultado satisfatório!
posso usar um fio com até 1.00Mt, pois se usar um de tamãnho maior não obtenho
rendimento satisfatório, no que diz respeito ao aquecimento do fio....
Veja bem; observei que o fio não muito quente(não inflamado), produz um rendimento melhor! ,pois somente o calor contido no propio fio e que corta o isopor. do contrario quando se usa potência demasiada, e o fio fica inflamado ou incandecente, e o calor contido ao redor do fio queima o isopor deixando assim o trabalho não muito em definido(acabamento)!
Como você já deve pra ter notado o fio que eu estou usando pra levar a energia
para o arco, é um fio usado em rede de computadores, com ele não tive problemas!, visto que também pode se usar uma fonte de pc para aquecer o fio, uso a parte de 3v por ter maior corrente! tenho conseguido usar até um ferro de solda improvisado, que se faz com eletrodo mais essa resistência do secador de cabelo. Veja abaixo uma fotos de um dos trabalhos que consigo fazer com esse arco.
Lolata, abaixo tem um link com um projeto de um pirografo caseiro, esse é muito bom!, não tem risco de dar choque no operador, e alem de pirografo pode ser usado em conjunto com o cortador de isopor. Legal é que se pode controlar a temperatura do fio.
http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/130Um grande abraço!!!!
Espero poder vê-lo no encontro!!!
Att: Robinho