prezado Elton e Luciano
estou sempre me afundando em leituras aqui no fórum e com isso vou absorvendo vários conceitos e cada vez aumenta minha noção e pq não por assim dizer, domínio sobre o tema CNC, e com os comentários e observações de cada participantes todos nós aprendemos a cada leitura um pouquinho mais, esse é o caminho!!!
he he he, teus cachinhos de cabelos mais bonitos do que das minhas filhotas?!! há controvérsias!!
agora o tema a que vc propôs que é o de dimensionar o custo de um trabalho, enxergo do seguinte modo:
o mais fácil de todos é o valor do material bruto não trabalhado, vamos supor no meu caso que é o da confecção de placas em alumínio, bronze, madeiras como a que vc apresentou em seu belíssimo trabalho!
como calcular esse custo?
1º custo de compra na loja, se for de material reaproveitado, calcular como novo!
a) agregação de manuseio, como transporte e tempo que levou para estar disponível em mãos (combustível, custo de carregadores, ou frete).
b) somando todos esses custos mais o do material que é perdido na usinagem e é descartado, com isso temos o custo total do material bruto a ser usinado!
2º edição do trabalho pretendido
podemos dividir em 4 tipos:
a) simples ou fácil que por definição seria uma edição que se gasta pouco tempo
b) médio ou com um pouco mais de detalhes demandando um pouco mais de tempo
c) difícil ou com muitos detalhes que leva muito mais tempo para se deixar uma edição pronta
d) muito difícil ou especial em se pode levar até de um a dois ou três dias para ser editado
o cálculo de custo de uma edição teria que ser levado em conta nível de detalhamento do trabalho e tempo gasto!
tempo de usinagem
levar em conta o custo da broca, tempo de preparação da peça para a usinagem, custo da energia gasta e tempo de usinagem, esse valor acrescido em 20% de margem de reposição de desgaste da máquina!
somando custo bruto do material, custo da edição e custo da usinagem, teremos um valor que será o parâmetro de cálculo para todo trabalho que surgir, observando que esses valores tem variação de região para região!
deixo claro a todos que é minha visão de se poder lucrar com algum trabalho, todos os custos deve ser custeados pelo cliente, espero que esses conceitos ajudem os colegas aqui do fórum!
a questão levantada pelo amigo elton colocando em xeque o que vale mais um trabalho em CNC ou um manual?
minha resposta seria pelo tempo gasto no trabalho, da qualidade e perfeição dos detalhes e tb da disposição do cliente do que deseja, se ele quer uma placa entalhada manualmente que leve 40 dias para ficar pronta e concorda com o preço está ótimo, e se ele quer a placa entalhada pela CNC e que na manhã seguinte vai buscar pelo mesmo custo, está ótimo tb!!!
o que manda em tudo o processo é o tempo e tempo é dinheiro!!
abraços
carlos henrique