Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Claudinei Giron em 13 de Agosto de 2011, 20:57
-
Pessoal boa noite, desculpe por perguntar, pois já tinha visto algo semelhante, e não estou achando o tópico,
estou montando um ciclone com tubo de pvc de 200mm e cone de sinalização, hoje comprei uma ventoinha usada do uno,
a dúvida é que tenho um transformador (acho que o nome técnico é trafo, é isso?), que a entrada é de 110v e saída de 12v,
só que a ventoinha não gira, ela foi testada ligada na bateria e funcionou normal, o que está dando errado?
Obrigado
Claudinei.
-
A ventuibha trabalha com corrente contínua. vc. precisa instalar um retificador de corrente. Outro problema é saber se o trafo dá a corrente suficiente para girar o motor.
Edson
-
Oi, Claudinei.
Não entendo nada de eletrônica mas penso que vc tem de retificar a saída. Se o seu transformador simplesmente passa de 110V para 12V, ainda é corrente alternada, e o ventilador de carro é corrente contínua.
Se a saída já é retificada, o transformador não tem força (amp) pra tocar a ventoinha. Explique como está a situação com mais detalhes ou ponha foto/especificações do trafo.
Abraço.
Jorge
-
Olá Amigo Claudinei tudo bém? http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,707.1200.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,707.1200.html)
Tem muita coisa, o lolata ta fazendo falta um super amigo, ele me indicou comprar microventiladores da ventisilva (Condor NY ) veja no google e peça cotação acho que foi uns R$ 130 não tenho certeza, mais este pode ligar direto na tomada conforme sua rede 110 ou 220. Também estou fazendo um aqui mais ainda não tive tempo de terminar. Vou ver se coloco umas fotos depois e te passo o link. Vc já fez o cone debaixo? estou enviando um tutorial acho que vai ajudar caso não tenha feito ainda. Qualquer coisa que eu pude ajudar é só dizer.
-
Claudinei, pra vc te um bom rendimento nesta ventoinha creio eu, vc terá que usar um transformador de + ou - 10 a 15 amper, se o seu transformador não estiver os diodo de saida, basta colocar uma ponte retificadora de 35 amper, não esqueça de colocar um fusivel na entrada do transformador, se a ventoinha travar ele se rompe.
Quanto maior o transformador melhor, assim ele aquece menos.
Alguns colegas pode me corrigir se for preciso.
É só a minha opinião.
Abraço!
-
Pessoal obrigado pela atenção, o trafo que tenho em mãos é para apenas 5 amperes, e a ventoinha eu pesquisei é de 25a, então vou comprar um trafo que tenha no mínimo 25a, 12v e corrente contínua certo?
Obrigado pela ajuda. abraços
Claudinei.
-
Amigo claiudinei.
Vou te dar uma dica, compre um trafo com amperagem maior que sua ventuinha pede, pois se não ele pode começar a esquentar e queimar. O mesmo tem que trabalhar com folga,
O que acontecia é que sua ventuinha pedia uma carga onde seu trafo não conseguia mandar e ai a tensão de 12v ia a zero
abraço
ricardo
-
Ola a todos,, Claudinei,, um trafo, com corrente de primario de 220 Volts e saida de 12 vollts X 25A, acredito que vai ser dificl de achar,, não é um trafo comum, e se achar,, o preço vai ser bem salgado,,, tem uma opção bem mais barata,,,, não é o certo,,, mas funciona, e muito bem,, ligue duas fontes de pc em paralelo,, a soma da corrente das duas vai da com certeza p/ o que ta precisando, tendo em vista que mesmo as fontes genéricas tem uma corrente razoavel,,,,, eu mesmo uso na minha maquina duas fontes em serie p/ obter 24 volts,,,, mesmo tendo pessoas que dizem que não funciona,,, afirmo funciona sim,,,, a prova é minha criatura, e até hoje ta funcionando.. mas no seu caso seria ligação em paralelo ok. abçs Bruxo
-
corrigindo, não é corrente no primario, e sim voltagem no primario ok
-
corrigindo, não é corrente no primario, e sim voltagem no primario ok
Corrigindo, não é voltagem e sim tensão.
-
eu mesmo uso na minha maquina duas fontes em serie p/ obter 24 volts,,,, mesmo tendo pessoas que dizem que não funciona,,, afirmo funciona sim,,,, a prova é minha criatura, e até hoje ta funcionando.. mas no seu caso seria ligação em paralelo ok. abçs Bruxo
Funcionar até funciona...., mas se aterrar as duas fontes provavelmente haverá um curto (usando os pinos terra dos cabo de alimentação). Ou seja, uma das fontes não pode ser aterrada.
-
[/quotmas se aterrar as duas fontes provavelmente haverá um curto (usando os pinos terra dos cabo de alimentação). Ou seja, uma das fontes não pode ser aterrada.e]
...E se encostar a "caixa" de metal delas uma na outra também. Sei que é o mesmo que já foi dito, mas muitas pessoas podem não se dar em conta disso.
-
Ola minilathe, as duas fontes não precisa ser aterradas, e outra coisa( com todo respeito), voltagem, é o mesmo que tensão,,,,, posso não ter o conhecimento que vc tem, mas sei que voltagem é o mesmo que tensão,, 220 volts, Voltagem 220 volts, tensão 220 volts, abçs,, so tentei ajudar, se disse(escrevi) alguma coisa errada por favor peço desculpas e desconsiderem o que disse,,,, so quiz mesmo tentar ajudar, abçs Bruxo
-
Em fim, sei que Volts é a unidade de medida de tensão,,, so tentei ser o mais claro possivel , ja que como disse,, não tenho conhecimentos avançados,,,, mas so p/ frizar,,,,, sempre vaise ler nos equipamentos,,,, 220 volts,,,,, 110 volts,,,,,, 12 volts e nunca 220 tensão, 12 tensão,,, etc,,, por isso me referi, no primario 220 volts,, seria o mesmo de dizer tensão de 220,,, é isso. abçs Bruxo
-
Bruxo, não esquenta não. Depois Vc. lança um feitiço nele para ele levar um choque de 110 Tensão , ops Volts. ;D ;D ;D
Agora, falando sério, Você poderia por o esquema das ligações de duas fontes ou mais de PC's em Série e em Paralelo. Informando principalmente as cores dos fios para as ligações.
Sempre tive curiosidade de saber como fazer.
Abraços
Edson
-
Ok, sem stress :) :) :)
Muitos de nós sabemos, falar correto às vezes dá trabalho mesmo. Mas acho ser uma questão de respeito e consideração com os outros e nossos antepassados (Volta, Ampere, Faraday, Ohm, ...), que muito se esforçaram para chegarmos onde estamos.
-
Ok, sem stress :) :) :)
Muitos de nós sabemos, falar correto às vezes dá trabalho mesmo. Mas acho ser uma questão de respeito e consideração com os outros e nossos antepassados (Volta, Ampere, Faraday, Ohm, ...), que muito se esforçaram para chegarmos onde estamos.
minilathe,
Vc. tem toda razão, mas e o esqueminha, das fontes de PC's? será que é mais dificil que falar...
Abraços
Edson
-
Não foi para mim a pergunta, mas posso responder sobre o esquema da ligação das fontes(AT ou ATX) em série ou paralelo.
Cada cor de fio desta, corrresponde a uma tensão.
Vermelho= 5VCC, amarelo= 12VCC, preto GND, e as outras que não vem muito ao caso pois fornecem uma baixa corrente. É importante lembrar que na fonte ATX é necessário ligar o fio verde (sinal) ao GND para ela poder funcionar.
Quanto a ligação em série, por exemplo, liga-se o positivo de uma fonte com o negativo de outra, e usa-se o negativo da fonte que foi pego o positivo e o positivo da que foi pego o negativo, assim soman-se as tensões. Ex: 5VCC + 5VCC = 10 VCC.
OBS: A corrente permanece a mesma que uma, se for usado duas idênticas.
Na ligação paralela é só ligar fio de uma cor com fio da mesma cor. EX: amaralo(12VCC) com amarelo, e preto com preto(GND), e aí usar da mesma forma que se fosse usar somente uma, mas com vantagem de somar as correntes.
Vale lembrar que não se pode encostar as carcaças, pois elas entram em curto. (não acontece nada de muito perigoso, somente elas desligam, e então é só ligá-las novamente).
Acho que é isto.
-
Por que não é recomendável ligar fontes de PC (ching ling, ....) em série:
Vendo o esquema anexado, percebemos que o pino terra de entrada é conectado à carcaça (marcado em vermelho), como era de se esperar!! O problema surge quando os fios pretos (0V), comum (marcado em verde), das saídas (de +5, +12V, 3,3V , -12V, -5V) são interligados à carcaça da fonte. Também mostrado no esquema.
Ao ligar duas fontes, as entradas são ligadas em paralelo e à rede elétrica. E o pino terra, alguns não ligam à terra!! As saídas, porém, são ligadas em série, o 0V de uma fonte com o +12V da outra fonte. Desse modo, a fonte cujo 0V é ligado ao +12V não pode ter a sua conexão (de terra de entrada) ligada ao mesma terra da outra fonte, senão ocorreria um curto.
Mas, use um ohmímetro e tire as suas conclusões.
-
Claudinei!
Na minha opinião seria muito mais facil voce ir ate uma loja que arrume ar condicionados e comprar um motor uzado do ventilador interno de uma maquina de 24000 BTUs ou mais. Sao motores fortes e ja estao em 220V ou 110V.
-
Olá pessoal, agradeço as orientações desde as mais simples até a mais complexa, somando tudo temos uma boa fonte de informação que serve para mim e a outros que numa dúvida semelhante irá ser-lhe útil este tópico.
mais uma vez obrigado a todos pela colaboração.
Claudinei.
-
...não pode ter a sua conexão (de terra de entrada) ligada ao mesma terra da outra fonte, senão ocorreria um curto.
...
Pô, então esse negócio de ligar duas fontes é muito perigoso mesmo!!!
Minilathe, se ocorrer curto as fontes explodiriam...?
Abraços
Edson
-
Ola a todos,,,, sem strees mesmo rs,rs, não precisamos disso,,rsrs,, Mula Preta, respondendo sua pergunta, mesmo não sendo direcionada p/ mim,,,, mas como, ja aconteceu comigo, posso comentar o ocorrido,, quando eu estava ligando as duas fontes em série p/ obter os 24 volts, p/ minha criatura, cometi um erro grave,, nem lembro a cagad.... que fiz rs,rs, mas so sei que fechei em curto as duas carcaças das fontes,,,, simplesmente,,,, uma fonte queimou e tambem um LM 317, da placa R1 da phase drive,,,, so troquei a fonte e o LM, e até hoje funciona normalmente sem qualquer problema,, quanto ao esquema de ligação,,,, é exatamente como nosso amigo Iluj postou., se interressar a alguem,, é so ver o video da minha criatura funcionando, no mesmo,, comento sobre as fontes,, mas uma coisa é certa,, funciona sim, porque uso, e outra coisa, fiz ums testes antes,, liguei uma ATX e uma AT, tambem funcionou,,,, mas como as fontes AT, ja são mais dificeis de achar,, porque são mais antigas p/ mim são melhores,, mas em fim,, fiz com duas fontes ATX genéricas, R$ 38,00 cada,,abçs Bruxo
-
Amigos, comecei trabalhando como técnico em eletronica , na época das valvulas ainda rsrsrs, mas to fora deste mercado a mais de 10 anos, e por isso não estou familharizados com a eletronica destas maquinas, mas venho a dizer que minha maquina tambem tem apenas uma fonte de pc que alimenta o sistema. e funciona até hoje e nunca queimou, apenas uma vez deu problema, mas porque o trafo que a fabrica ( entre aspas)colocou éra muito fraco e acabou esquentando tanto que pegou fogo.
mandei enrolar um outro mais parrudo e nunca mais esquentou
abraço
-
Fiz um teste com uma fonte ATX que eu tenho, medindo resistência quase zero entre o fio preto (0V) e a carcaça da fonte. Além disso, a carcaça da fonte está ligada ao pino de terra do cabo de alimentação da fonte (cabo de rede elétrica de 127 ou 220VCA). Ou seja, se eu ligar as saídas de 12V de duas fontes iguais a minha em série eu terei 24Volts, desde que eu não interligue as carcaças (como disse o bruxo) ou conecte os pinos de terras das carcaças a um terra comum, evidentemente.
Ou seja, para poder ligá-las em série, as fontes tem que operar sem terra!! Aliás, apenas uma das fontes pode ser aterrada. Isso funciona? Claro que sim!! Mas isso é uma boa prática? É claro que não!! Tem muita gente que brinca com fogo também...
Outro problema, que ocorre, e que deve queimar muita CNC por aí!! Se analisarem o esquema que eu postei, no filtro de entrada, há dois capacitores conectando cada fio da rede à carcaça da fonte. Isso é um divisor de tensão capacitivo. Ou seja, se você alimentar uma fonte dessas sem um terra, a tensão da carcaça (medida entre a carcaça e um terra) será 127/2 = 63,5V ou 110V se sua rede for 220V. Cabe lembrar que o fio Neutro de nossas instalações elétricas domésticas é aterrado na entrada de nossas casas, por isso vamos encontrar essa tensão que eu mencionei. Ou seja, se você não aterrar seu PC e aterrar o 0V de sua CNC3AX, vai queimar alguma coisa (seu PC ou a CNC3AX).
Concluindo, não aterrar pode ser melhor, às vezes. Aterrar pode ser perigoso também, se algo não estiver corretamente conectado. Mas eu pessoalmente prefiro aterrar corretamente, Mas ciente dos riscos, cada um escolhe o que é melhor para si. :) :)
No esquema anexado abaixo dei um zoom na entrada da fonte, os capacitores C1, C2, C5 e C6 formam dois divisores de tensão que mencionei acima. Como esses capacitores são de 0.1uF, a corrente que passa por eles pode não ser elevada, mas pode ser suficiente para queimar algum CI. É fácil constatar isso, se seu PC não é aterrado, descalço com pés no chão, passe o dedo de leve na carcaça e me diga se não percebe se você leva um pequeno choque... são os 63,5V!!
-
Somente para concluir este assunto, quero dizer que as fontes AT são fáceis de conseguir, e a um preço de banana, pois há dois meses atrás comprei quinze delas para mim "fussar" nelas e também para mim fazer experimentos, e paguei R$ 3,90 por cada uma. É isso mesmo R$ 3,90 no ML de um cara aí de São Paulo. Na verdade eu não ía comprar tantas, mas o frete para comprar cinco ou quinze era quase o mesmo, e como é muito barato acabei comprando mais. Não me arrependo, pois elas são extremamente úteis, e já me quebraram um galho. Essa semana mesmo, usei uma para ligar um drive que o Sr minilathe me ajudou a encontrar o "problema", onde utilizei 5VCC dela, e o bom de tudo que elas são estabilizadas...
Tem um esquema que peguei na internet que ensina a burlar estas fontes, e conseguir uma tensão de saída que se deseja, com uma corrente maior, pois estas fontes(AT) posuem corrente maior nas saídas 5VCC, e fazendo este estas modificações se cosegue uma tensão maior com a corrente também maior. Eu fiz o teste e comprovei que funciona, pois queria ligar minha parafusadeira com uma fonte, mas somente funcionava nos 5VCC, nos 12 VCC a fonte desarmava (sistema de segurança da mesma) pelo escesso de corrente que a parafusadeira demanda.
É so procurar na net que se acha o esquema, e não é difícil de fazer, pois tenho pouco conhecimento no assunto e conseguí fazer.
-
Ou seja, para poder ligá-las em série, as fontes tem que operar sem terra!! Aliás, apenas uma das fontes pode ser aterrada. Isso funciona? Claro que sim!! Mas isso é uma boa prática? É claro que não!! Tem muita gente que brinca com fogo também...
A conexão em série dessas fontes é um recurso que já utilizei muitas vezes e sempre preferi fazer o que deve ser feito, isolar a saída negativa da fonte ( os fios pretos ) da carcaça, o que é bem fácil: a conexão à carcaça é efetuada através dos espaçadores de latão onde a placa é aparafusada, basta instalar arruelas de plástico ou papelão sob a placa para desfazer a conexão. Com isto as fontes poderão ser devidamente aterradas e as carcaças podem fazer contato entre si sem probs.
Como esses capacitores são de 0.1uF ...
Mais tipicamente 4,7kpF ou seja, um valor 21.276 vezes menor, se as potências de dez não me confundem ... ;-)
-
A conexão em série dessas fontes é um recurso que já utilizei muitas vezes e sempre preferi fazer o que deve ser feito, isolar a saída negativa da fonte ( os fios pretos ) da carcaça, o que é bem fácil: a conexão à carcaça é efetuada através dos espaçadores de latão onde a placa é aparafusada, basta instalar arruelas de plástico ou papelão sob a placa para desfazer a conexão. Com isto as fontes poderão ser devidamente aterradas e as carcaças podem fazer contato entre si sem probs.
Gostei da idéia das arruelas isolantes, permite isolar a entrada da saída da fonte.