Autor Tópico: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia  (Lida 16638 vezes)

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Offline Guga

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SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Online: 04 de Setembro de 2010, 17:32 »
Ola pessoal...
Segue as fotos do spindle que estou fazendo para uma maquina , trata-se de uma tupia bosch de 600 watts,30000 rpm
Devido a dificuldade de fixação no eixo Z e equecimento a longos periodos de tempo, resolvi fazer um case de aluminio refrigerado a agua para essa tupia...
O ar passa pelo radiador aletado na parte superior e sai nos furos inferiores, havendo assim troca de calor...

« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, 18:08 por Guga »

Offline jane

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Re: SPINDLE refrigerado a agua com tupia
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:46 »
que legal  quando voce colocar para rodar mostra pra nós  , uma vez fiz uma caixa para diminuir o barulho  com entrando por cima mais não deu certo .

Offline Andre Milke

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:24 »
Guga:

  Muito bacana, parabéns!
  Coloca aí seus resultados depois...

André Milke

Offline Guga

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:48 »
Jane , André obrigado...
agora falta fazer os mancais para fixação no eixo Z...

Offline luis silva

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:49 »
boas

haja imaginação!!

parabens

Offline Guga

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2010, 21:56 »
obrigado luis,ficou bacana mesmo...

Offline RAranda

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2010, 20:03 »
Nobre Guga....

Uma idéia muito inventiva.

Já pensei várias vezes nessa solução, mas sempre penso que a "capsula" poderá acabar deixando a tupia mais quente.

Mas me esclareça uma coisa que não ficou bem claro, a água passa por cameras por todo o corpo da capsula de alumínio, você conseguiu uma maneira de deixar a tupia em contato direto com a água?

Não vejo que a refrigeração de água apenas na parte superiror do "spinlde" possa colaborar muito com a refrigeração, pois, ao meu ver, o ideal seria uma maior circulação de água em torno de toda a tupia.

Você notou uma grande diferença de temperatura?

Abraços.

Rubens 
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, 20:07 por RAranda »

Offline C N C N o w !

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2010, 08:52 »

Guga, parabéns pela execução, a peça tá muito bonita !  ;D

Receio que essa solução não funcione tão bem ou até que não funcione ou mesmo piore a situação ... se bem entendi, vc pretende resfriar o ar que adentra a tupia, é isto mesmo ?

Supondo que sim: a menos que a água seja resfriada por um chiller, estará aproximadamente à mesma temperatura do ambiente, portanto não haverá arrefecimento maior que haveria sem circulação de água. Sempre haverá alguma troca com a carcaça, mas de pequena monte pelo que me parece.

O trocador de calor pode representar uma obstrução ao fluxo de ar - pelo que posso deduzir das fotos - reduzindo o volume de ar em contato com o motor, o que redundaria em arrefecimento pior que o original. Além disto, a área do trocador de calor em contato com o ar é muito modesta.

Um outro detalhe que pode ser melhorado: os anéis de vedação devem ser instalados em canais, ranhuras que impeçam o deslocamento dos anéis, tal como está, podem muito facilmente ser expulsos do alojamento, provocando vazamento.

A crítica é construtiva Guga, espero que minhas impressões sejam equivocadas e que tudo funcione como espera.  ;D


Offline F.Gilii

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2010, 09:28 »
Jorge, uma pergunta:

Num motor universal refrigerado a ar, quem esquenta? o Induzido, aquele enrolamento externo que faz as bobinas de campo, ou os dois?

Pergunto porque vejo que nestes motores há uma turbina para circulação de ar que passa forçosamente por dentro do motor refrigerando as duas partes indistintamente.

Offline minilathe

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2010, 11:05 »
Num motor universal refrigerado a ar, quem esquenta? o Induzido, aquele enrolamento externo que faz as bobinas de campo, ou os dois?

Pergunto porque vejo que nestes motores há uma turbina para circulação de ar que passa forçosamente por dentro do motor refrigerando as duas partes indistintamente.

Danto um pitaco, o aquecimento devido ao efeito Joule é função da resistência ôhmica do enrolamento.
Sendo um motor universal os enrolamentos do estator e do induzido são ligados em série, e portanto,
estão sujeitos a mesma corrente.

Como no rotor as resistências são maiores e ainda há a resistência de contato das escovas e do coletor.
As perdas no induzido (rotor), normalmente, são maiores. Por exemplo, quando uma furadeira "queima" por sobrecarga
e sobreaquecimento, o que "vai pro saco" é o induzido.

Offline F.Gilii

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2010, 11:14 »
Então trocando em miúdos, quem esquentaria mais e/ou primeiro seria o induzido? é isso?

Offline minilathe

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2010, 11:30 »
Então trocando em miúdos, quem esquentaria mais e/ou primeiro seria o induzido? é isso?

Sim, mas como o induzido está girando e sendo refrigerado isso não ocorre, mas se o eixo for travado.
O induzido deve queimar primeiro.

Offline F.Gilii

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2010, 11:49 »
Pois é o que eu estou querendo determinar - quero saber até quanto vale a pena fazer uma jaqueta para refrigerar só a parte de fora do motor...

Boa parte do ruído desse tipo de motor se deve à ventoínha e à propria alimentação em AC.

Experimentei ligar em DC e o ruído foi menor, se bem que tenho algumas dúvidas que gostaria de entender melhor, e agradeceria se pudessem me explicar.

Num motor normalmente alimentado em 110Vac, qual é a tensão DC que eu devo alimentá-lo para ter o mesmo trabalho?

Devo pensar em corrente? na potencia em Watts?

Offline minilathe

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2010, 14:24 »
Pois é o que eu estou querendo determinar - quero saber até quanto vale a pena fazer uma jaqueta para refrigerar só a parte de fora do motor...

Boa parte do ruído desse tipo de motor se deve à ventoínha e à propria alimentação em AC.

Experimentei ligar em DC e o ruído foi menor, se bem que tenho algumas dúvidas que gostaria de entender melhor, e agradeceria se pudessem me explicar.

Num motor normalmente alimentado em 110Vac, qual é a tensão DC que eu devo alimentá-lo para ter o mesmo trabalho?

Devo pensar em corrente? na potencia em Watts?

Eu nunca ví um estudo ou trabalho nesse sentido, mas acho que num motor cujo encapsulamento é plástico (com alta resistência térmica e baixa dissipação externa), como nas furadeiras e algumas tupias, é de esperar que a dissipação se dê principalmente através do fluxo de ar passando em seu interior.

Há motores industriais, cuja estrutura deve ser estanque e resistir a jatos de água (exemplo: encapsulamento IP-65), onde há uma carcaça metálica que é aletada interna e externamente e há um fluxo de ar interno trocando calor com a carcaça. Mas é um projeto específico.

A literatura técnica está repleta de referências em que motores universais operando em CC fornecem maior potência e são mais silenciosos. O centelhamento no coletor é sensivelmente menor e o coletor e escovas duram mais.

Sobre a operação CC x CA, já postei uma tabela sobre isso no Forum, depois posso procurar, agora estou no "trampo"...
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 14:30 por minilathe »

Offline minilathe

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Re: SPINDLE refrigerado a agua feito com tupia
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2010, 14:49 »
Fábio,

Há gráficos comparando o desempenho de motores universais, funcionando com CA e CC, em:

http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,5314.msg105706.html#msg105706

Dá pra ver que o torque é 50% maior quando o motor opera com CC, pois não há reatâncias indutivas e as correntes são mais elevadas. Sendo o torque função da corrente, este aumentará. Também não havendo perdas por correntes parasitas, o motor aquece menos.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 14:55 por minilathe »

 

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