Apesar do ótimo trabalho do Guga, que não está em discussão, parabéns...
Porém, acho que é útil ajudar a esclarecer o que é um spindle refrigerado a água tradicional. Trata-se de um motor brushless, que opera em alta frequência (milhares ou dezenas de milhares de Hertz). Nesse caso, o enrolamento do estator aquece devido a correntes parasitas no núcleo de ferro e ao efeito skin na fiação. Há tambem o aquecimento nos mancais devido às elevadas rotações. O rotor não possui enrolamento e portanto é mais robusto quanto ao aquecimento. O fator limitante no aquecimento é o isolamento da fiação de cobre, que possui uma temperatura máxima de operação. Desse modo, a refrigeração de um motor brushless de alta rotação é feita pela carcaça, o que é facilmente realizável por uma camisa à água. Esses motores podem atingir potências de vários HP.
Segue em anexo figura de motor brushless de baixa potência.
Já num motor série e universais, os princípios de funcionamento e de aquecimento são diferentes do brushless. Os motores universais operam em baixa frequência (60 Hz) ou CC. O aquecimento se concentra mais no induzido, coletor e escovas. Esses motores são desenhados para fornecer um alto momento de partida e para isso é necessária baixa resistência do enrolamento de campo (estator), o que torna o estator menos suscetível ao efeito Joule (aquecimento pela corrente). Por esses motivos, requerem um fluxo de ar para resfriar o rotor. Uma característica particular dos motores universais é a baixa eficência e uso limitado a potências fracionárias (menor que 1 HP), por essas razões.
Os motores industriais de indução (acima de 100HP), possuem rotores sem bobinas e estator bobinado. Alguns operam com inversores de freqüência, e novamente, a parte mais sensível ao aquecimento é o estator, sendo resfriados pela carcaça.