Continuando a labuta em cima da máquina...
Tive dois dias que não pude sair às compras, então fiquei em casa fazendo alguns acabamentos na máquina. Tinha já alguns retalhos de uma laminação PET amarela, então foi essa mesma que utilizei.
Meu engenheiro bancou a parte eletrônica da máquina, achamos um bom contato aqui em Brasília. Quem for da região, procure o Danilo da
www.TDtec.com.br; ele também envia pelos correios. Compramos o kit Arduino Mega + CNC shield + 4 controladores A4988; dois acoplamentos 5/8, que tive que abrir o furo pois não tinha 6/8; polia e correia GT2, e mais algumas peças menores.
Descobri posteriormente que o Arduino Mega é bem difícil de se instalar o GRBL nele. Tentei por muitas e muitas horas fazê-lo sem sucesso. Foi quando percebi que nas fotos que eu via da placa CNC shield v3, ela sempre estava montada em um Arduino Uno. Peguei emprestado um Uno com meu pai, e rodou de primeira! Simples e muito fácil. No dia seguinte troquei o Mega com um Uno com o Danilo... portanto, quem for usar esta configuração, já fica esta preciosa dica.
Depois de toda mecânica montada, resolvi finalizar a parte eletrônica: usar a caixa de uma fonte queimada para ventilar e proteger o Arduino, CNC shield e controladores. Acabei cometendo um erro fatal: utilizando um fonte ATX, usei um par de fio de 12v dela para ligar todo o sistema. Bom, tinha visto que as ventoinhas também trabalham com 12v, amperagem baixa... então resolvi ligar tudo na mesma fiação. Liguei, e queimou a placa CNC shield! E isso foi um balde de água fria. Estava finalizando o projeto quando isso ocorreu. Bom, fui me aconselhar com meu pai que entende de elétrica e eletrônica, e até então não encontramos o motivo de queimar a placa. Ontem comecei a desvendar o mistério: o shield foi feito exclusivamente para motores controlados (de passo) enquanto as ventoinhas são de motores escovados. Eu acredito que isso foi decisivo ou foi parte do problema. O alívio veio quando percebi que tem um fusível na placa... e portanto a placa não havia queimado por inteira. O fusível é bem inacessível, então fiz um gatão na placa, soldando dois fios por baixo, e liguei um outro fusível, que fica pendurado pelo lado de fora. Na foto dá pra ver. Tá sinistro!
Bom, a máquina pequena agora está quase pronta. Está faltando só o mais importante que é fresar! Comprei uma broca ontem e deve chegar quinta que vem, mas vou testar com uma broca da dremel qualquer em um pedaço de isopor. Não é a mesma coisa da madeira pela resistência, mas já dá pra ter noção se funciona ou não e a precisão. Bom, instalei também o GRBL controler, e o Universal G-code Sender. Estou usando o GRBL Controler para ajustar a máquina, porque ela tem uma interface muito boa para isso, e a Universal G-code para fazer o upload da peça e enviar o corte, porque ela é muito melhor para isso. Estou também utilizando o Inkscape para desenhar os modelos, e o Makercam para fazer o projeto de corte.
Meu sócio e engenheiro estava viajando, então gravei um vídeo para ele sobre o status da máquina... que cortou bem na hora que eu ia mostrar ela funcionando. Mas acredite, ela está.
https://www.youtube.com/watch?v=g8cO1eot-cwPor enquanto é isso, devo postar mais alguma coisa depois que a broca chegar e realizar testes de verdade com ela. Vou colocar um mecanismo de coletor de pó, instalar um "poste" atrás ou do lado para ficar segurando os cabos e a mangueira do coletor... e mais algumas coisas, principalmente quando montar uma impressora 3d... mas aí já são outros 500.
Muito trabalho, mas muito bacana e desafiador. Quem estiver neste estágio... não desanime pois ocorrerão dezenas de problemas. Aprenda com eles e supere seus limites!
Obrigado pelo incentivo de quem postou aqui nos comentários! Esse fórum é muito bom e está sendo fonte de muito aprendizado!