Olá Cássio, tudo bom?
Permite uma observação?
A base achei que está bem estruturada, reforçada. Mas o cabeçote fixo, parte que sustenta a placa universal, acho que precisa ser mais estruturada, bom é só a minha visão.
abraços
Permite uma observação? Claro!!
No desenho esta só o "esqueleto" da caixa da placa, ainda falta desenhar o motor, transmissão, etc... A caixa de transmissão (aquela atraz da placa) vai ser fechada com chapa de aço de 3/8".
Eneias,
Pelas simulações de elementos finitos a estrutura tem rigidez suficiente para usinar materiais por volta de dureza 65 HRC, sem problemas, maiores que isso a tensão no eixo do porta ferramentas (que é a peça mais frágil do conjunto) fica acima de 140 MPa, pode parecer pouco mas em "empreitadas maiores" como essa eu adoto um coeficiente de segurança um pouco maior. Estou pensando em aumentar o momento de inercia angular deste eixo, mas creio que seja um custo desnecessário, se for usinar um aço inox da vida (o que é raro) é só diminuir o avanço/ rotação.
Euclides,
Ate onde eu vi os problemas de flambagem no forum são de barras roscadas. Vou usar fuso de esferas, o que tem um diâmetro geralmente maior e é feito de um aço mais duro, creio que a frequência natural de ressonância desse fuso esta MUITO acima da que irá trabalhar.