Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Cássio Alvarenga em 14 de Fevereiro de 2012, 13:13
-
Iniciando a proxima empreitada, estou finalizando o projeto de um torno CNC de 2 metros de barramento, guias lineares de 25mm fusos de esferas, motores de 32kgf/cm, revolver porta ferramenta para ate 16 ferramentas (8 de fixação radial e 8 de fixação axial), placa de 8" eixo arvore com rolamentos de contato angular, motor trifasico WEG de 5cv com inversor para controle de velocidade. Motor de refrigeração de 0,5cv. A maquina será toda fechada, como de costume em um torno CNC.
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/Torno1.jpg)
-
Olá Cássio, tudo bom?
Permite uma observação?
A base achei que está bem estruturada, reforçada. Mas o cabeçote fixo, parte que sustenta a placa universal, acho que precisa ser mais estruturada, bom é só a minha visão.
abraços
-
O que pretende Usinar???
-
Boa tarde Cássio.
Existe vários post aqui no fórum sobre maquinas de grande porte com fuso, (Flambarem), ou seja, o fuso devido o comprimento vibrar, uma opinião, não seria melhor trabalhar com cremalheira.
Abs
Jr
-
Belo Empreendimento,
oq vc pretende usar para controlaro torno, e com qual programa vc vai usar para gerar o G code?
Abraços Nacim
-
Olá Cássio, tudo bom?
Permite uma observação?
A base achei que está bem estruturada, reforçada. Mas o cabeçote fixo, parte que sustenta a placa universal, acho que precisa ser mais estruturada, bom é só a minha visão.
abraços
Permite uma observação? Claro!!
No desenho esta só o "esqueleto" da caixa da placa, ainda falta desenhar o motor, transmissão, etc... A caixa de transmissão (aquela atraz da placa) vai ser fechada com chapa de aço de 3/8".
Eneias,
Pelas simulações de elementos finitos a estrutura tem rigidez suficiente para usinar materiais por volta de dureza 65 HRC, sem problemas, maiores que isso a tensão no eixo do porta ferramentas (que é a peça mais frágil do conjunto) fica acima de 140 MPa, pode parecer pouco mas em "empreitadas maiores" como essa eu adoto um coeficiente de segurança um pouco maior. Estou pensando em aumentar o momento de inercia angular deste eixo, mas creio que seja um custo desnecessário, se for usinar um aço inox da vida (o que é raro) é só diminuir o avanço/ rotação.
Euclides,
Ate onde eu vi os problemas de flambagem no forum são de barras roscadas. Vou usar fuso de esferas, o que tem um diâmetro geralmente maior e é feito de um aço mais duro, creio que a frequência natural de ressonância desse fuso esta MUITO acima da que irá trabalhar.
-
Belo Empreendimento,
oq vc pretende usar para controlaro torno, e com qual programa vc vai usar para gerar o G code?
Abraços Nacim
Cara, eu gosto muito do TurboCNC pois tenho muitos PCs jurassicos parados aqui. Mas para ficar bom pro cliente, neste caso vou usar um PC mais parrudo com Mach3 e Rhinoceros com RhinoCAM instalado, assim já se pode desenhar a peça, gerar o codigo e fazer a peça, tudo no mesmo equipamento.
-
Como vc pretende travar a torre porta ferramentas ??
Estou querendo desenhar uma e penso num cilindro pra travar ela , pois acredito que so o motor não segura o tranco ...
-
Como vc pretende travar a torre porta ferramentas ??
Estou querendo desenhar uma e penso num cilindro pra travar ela , pois acredito que so o motor não segura o tranco ...
Eu vou usar um pino de 1/4" acionado por eletroímã, vai ter um buraco para cada posição de ferramenta. um cilindro pneumático já acho custo desnecessário.
O motor consegue segurar o tranco sim, mas tem que usar uma BOA redução, recomendo que se for usar o motor, use redução por engrenagens, folgas no conjunto nem pensar.
-
Se posso sugerir, não faça com pino cilindrico, porque haverá dificuldades na centralização e consequente travamento.
Eu sugiro um pino cônico e de preferencia com conicidade bem grande, senão há o problema de aderência entre pino e furo, e haverá falha de operação.
Fiz um cabeçote porta ferramentas com coroa dentada que funciona como índice e aumenta a rigidez do conjunto.
-
Fabio,
O pino tera a ponta esferica, alem do furo ser levemente escareado, creio que assim o conjunto não va "pegar quina" e o pino não vai ser acionado bem em cima do buraco, ele tem uma mola que faz com que o pino fique pressionando o porta ferramentas, assim que passa por um buraco ele entra la pra dentro. Assim quando se usar um comando "M06 T (nº da ferramenta") o pino vai ser solto cerca de 3mm antes de ser posicionado no buraco. É parecido com um disco divisor. O Eletroimã serve apenas para tirar ele do buraco e segurar ate o buraco de outra ferramenta.
Se eu não consegui ser claro, me fale que posto um desenho ;D
Essa coroa dentada tem um pino para segurar entre os dentes, certo? Ele é radial ou axial?
-
Eneias,
Outra solução que eu tinha pensado seria usar um conjunto do tipo catraca:
(http://www.steffenpneus.com.br/arquivos/catraca-na580.jpg)
Só não adotei essa solução pois assim ela só giraria para 1 lado, para trocar a ferramenta do T1 para T8 teria que dar uma volta inteira, o que causa um pequeno atraso na usinagem. Fora isso acho uma boa solução.
-
Posso estar enganado, mas das duas uma - se a mola for fraca o suficiente para permitir que um motor de passo acione o revolver (supondo que irá usar um motor de passo para a função de giro), possivelmente não resistirá aos esforços de corte.
Se fizer a mola forte o suficiente para resistir aos esforços de corte, creio que o motor de passo não será capaz de fazer o revolver girar.
-
Vê se agora deu pra pegar a idea:
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/aaa.jpg)
1- Pino
2- Base de apoio do pino
3- buraco de posição
4- Buraco por onde o pino desliza quando atraído pelo eletroímã.
-
Não sei não - tenho a sensação que poderá falhar e não irá funcionar como voce espera - me pareceu meio frágil inclusive.
Mas.... é só minha opinião :)
-
Acho que você esta subestimando as forcas de usinagem , gostaria de ver em ação ,êh só minha opinião .
-
Que nada homi... A tensão de cisalhamento esta ate pequena neste pino, se der zebra é só aumentar o diâmetro do pino ou colocar mais 1 conjunto do outro lado.
Para se ter uma ideia a tensão no eixo central do porta ferramenta esta 3 vezes maior que no pino (vi por simulação de elementos finitos), pelo fato do pino esta bem afastado do centro, sabemos que o torque é inversamente proporcional a distancia do centro, só não da pra afastar mais pois o pino pegaria na rosca do parafuso que vai segurar a ferramenta.
J=1/2pi.C^4 Momento de inercia = meio de pi vezes distancia do centro elevado a 4.
tensão=(T.C)/J Tensao = torque vezes distancia do centro dividido pelo momento de inercia.
Temos:
Tensão = T/(1/2pi.C^3)
Parece que não, mas faça as contas e veja que a cada milimetro afastado do centro e a força no pino cai MUITO!
Sem falar que o motor ainda ajuda a segurar um pouquinho
-
Caramba é lende esses comentários que a gente ganha aquilo qua não apredemos nos cursos da vida, detalhes de pessoas que tem como experiencia varias maquinas concluidas e uma certa bagagem de conhecimento.
-
Bom dia Cassio
Posso estar enganado mais voce esta olhando o problema do lado errado pois se a ferramenta ensta colocada ao longo do perimetro do cilindro qaue forma o porta ferramenta, voce nao pode aplicar as formulas partindo de um torque gerado no centro do mesmo pois conforme se desenho o pino de trava esta ate mais perto do centro do cilindro aumentando a força e nao diminuindo, pois o torque esta sendo gerado no perimetro do cilindro. As forças envolvidas em uma operação de usinagem são enormes ainda mais em um equipamento que caso o operador descuide a ferramenta pode colidir com a peça e se o portaferramenta nao estiver bem travado, ira arrancalo com facilidade.
plageando o mestre Fgilli é só minha opinião.
-
Chegar a quebrar o pino acho que não....
Mas as vibrações que podem ocorrer podem estragar com o acabamento da usinagem, a ponta da ferramenta ...etc...
-
Cássio,
Algumas observações:
(1) Para tornear peças longas acho que será necessária algum tipo de fixação similar a uma luneta móvel acrescido de lunetas fixas para que a peça não flambe em seu comprimento e com os esforços de usinagem. Com a deformação, que sempre existe, há o problema da vibração, uma estrutura deve ser suficientemente rígida e adequada (pesada) para absorver as vibrações. Pode-se também usar um barramento mais curto e ir deslocando o tarugo a ser torneado por dentro das pinças do fuso, isto confere mais rigidez ao sistema (peça-torno) e barateia a construção.
(2) Não sei se entendi errado sua afirmação, mas o torque requerido no fuso aumenta com o diâmetro da peça. Como o esforço de cizalhamento numa peça independe das dimensões da peça (imagine uma peça plana e um "formão") sendo uma tensão aplicada à superfície da peça. Assim, o torque de usinagem aumenta com o diâmetro e aumenta MUITO com a velocidade. Cuidado ao usar fórmulas....
-
Pessoal, Os esforços de usinagem não são tão grandes como pensam, eu também pensava que eram grandes, porem lendo o livro tecnologia da usinagem dos materiais (não lembro os autores) vi que não são tão grandes como pensava. O mandrake da historia é a ferramenta á ser usada, todos sabemos que existem uma gama enorme de pastilhas de materiais e geometria diferente, porem poucos sabem qual a utilização correta de cada uma.
Um exemplo meio grosseiro: Imagine quando cortamos um pano ou papel com uma tesoura, existe um angulo que se deixarmos a tesoura é só deslizar pelo papel que ela corta rapidinho, agora se abrirmos ou fecharmos esse angulo ela já trava, este mesmo angulo otimizado de cisalhamento existe na usinagem.
Otimizando os fatores: Ferramenta, Avanço, rotação, refrigeração/lubrificação. Se obtem um corte sem muito esforço e com bom acabamento, sem precisar de uma maquina tanque de guerra.
Geancoelho,
A força não é aplicada no centro do cilindro, nem na extremidade do mesmo, é aplicada na ferramenta, sua ponta fica 40mm para fora do cilindro, o centro entra nos cálculos como APOIO, a força não é aplicada ali, nem é possivel gerar torque com a força aplicada no centro. Torque = Força x Distancia. Se a distancia for zero, não existe torque.
Mas você me lembrou de uma coisa importante, sobre o descuido do operador, para evitar problemas como o que você disse, vou adotar que o porta ferramenta tem que ter mais resistência que a ferramenta, assim em algum descuido a ferramenta quebra e o porta ferramenta fica intacto.
Eneias,
Bem lembrado, os calculos são para ruptura do pino, vibração são outros 500, vou dar uma conferida. Mas vibração é uma coisa dificil de prever, pois cada estrutura reage de uma forma e não tem um padrão comportamental estabelecido, vai ter que ser no teste mesmo, se não tiver satisfatório, vou ter que reforçar o conjunto.
Gil,
1- Um torno deste tamanho sem luneta é uma espingarda sem bala, kkkkk ;D vai ter luneta, contra ponto, etc... No desenho da pra ver um carro com 2 bloquinhos, esse carro vai ser "hibrido" vai poder receber luneta ou contra ponto. Estou pensando em fazer 2 desses e um suporte para luneta movel no proprio carro do porta ferramentas, como é de costume.
2- Estava falando sobre o torque exercido no porta ferramentas, os cálculos demonstrados são de mecânica estática, para determinar se o pino vai aguentar o tranco, é o cisalhamento no pino, o cisalhamento Ferramenta~peça é outra historia.
Sabia que o esforço na ferramenta aumenta mais com o raio da peça do que com a rotação? Pois não é o raio/diametro que incide "diretamente", mas sim a circunferência. A rotação aumenta o esforço com uma função linear f(x)=x, já o raio aumenta o esforço seguindo a função f(x)=2.pi.r Assim aumentando 1 unidade no raio, aumenta-se bem mais o esforço do que aumentando 1 unidade da rotação.
Isso adotando que a estrutura da maquina seja impecavelmente firme MODELO IDEAL, porem aumentando a rotação aumenta-se a vibração e em um MODELO REAL a "rotação" pode atrapalhar mais que o raio da peça, o recomendado é fazer a maquina o mais firme possivel para trazer pra dentro da teoria que a gente aprende na faculdade, porem sabemos que na fisica, quanto mais aproximamos de um modelo real, mais variáveis entram na brincadeira. Você sabe disso tudo, estou querendo ensinar o padre a rezar a missa :P. Por curiosidade, qual sua formação? Vi, pelo fórum à fora, que entende de eletrônica, mecânica, termodinâmica, mecânica de fluidos, etc...
EDIT: PS: Obrigado por participar do tópico pessoal!
-
Por curiosidade, qual sua formação? Vi, pelo fórum à fora, que entende de eletrônica, mecânica, termodinâmica, mecânica de fluidos, etc...
Não gosto falar de mim... sou formado em Engenharia Eletrônica, com MSc (mestrado em eng. elétrica) e cursando doutorado (eng. elétrica) e ainda outros cursos (alguns de pós-graduação) em engenharia de equipamentos, mecânica de materiais, termodinâmica, compressores, bombas, ... Por conta do meu trabalho, além de professor universitário (há +10 anos). Trabalho com automação e instrumentação em indústria petroquímica há mais de 26 anos. Sou um sujeito curioso e tenho muita vontade e desejo em aprender, acho que há muitas oportunidades para aprender quando estamos com ouvidos abertos....
-
Estou dando uma pausa no projeto deste torno de 2 metros, pois o objetivo anterior era fazer um projeto menor, porem já começei a fabricar o torno menor e já esta vendido, só faltando terminar e entregar. ;D
Depois que entregar o torno menor, vou continuar o projeto deste, segue uma pequena atualização:
-
O Porta ferramentas já esta quase pronto, falta abrir as roscas e a chaveta. O eixo mesma coisa.
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09611.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09612.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09613.JPG)
-
Bom de ver. Obra prima
Parabéns, Cássio
-
Já terminei o barramento, os carros e o porta ferramenta. :)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09656.JPG)
Barramento
Sobre o barramento, soldei uma chapa de 1/4" que será retificada e posteriormente terá as roscas do suporte das guias.
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09662.JPG)
O Barramento vai ser retificado por um colega que amola facas de guilhotina. Lembra das guilhotinas Pollar? Quem é de Belo Horizonte e trabalha na area com certeza conhece ;D
Guilhotina Pollar 115X (http://www.youtube.com/watch?v=AN7bD2Oxuf0#)
Segue uma foto de um dos carros, com o porta ferramenta instalado:
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09658.JPG)
O porta ferramentas é para ate 16 ferramentas, 8 no plano do cilindro e mais 8 na circunferência.
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09660.JPG)
Parte inferior do carro:
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09661.JPG)
-
Mas tá ficando chique, hein?
-
É torno pra mais de metro!
-
Obrigado Ronaldo e Mestre Gilli ;D
Uma palinha da personalização que estou terminando no mach3:
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/tela.jpg)
-
Alguem adivinha onde vai essa peça? :)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09691.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09692.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09694.JPG)
-
Alguem adivinha onde vai essa peça? :)
Cassio,
Seria o cubo de roda do trator da sua fazenda ????
(http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/s/smiley_risada-3330.gif)
-
Quem me dera ter uma fazenda ::)
-
É um dos mancais do spindle do seu torno?
-
é o rolamento do colar graduado do eixo X ( o menorzinho)
hehehe
ou então deve ser o mancal da placa..
-
é o rolamento do colar graduado do eixo X ( o menorzinho)
Vish ;D
É o mancal como o Gil falou, ele faz força axial no rolamento de contato angular.
-
Palinha do spindle que esta caminhando, tem quase meio metro.
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09778.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09777.JPG)
-
Motor WEG de 4HP e transmissão.
Vou usar uma chave óptica na corrente como encoder, o que acham?
-
qual a rotação do motor???
-
qual a rotação do motor???
1800rpm @ 60hz se não me falha a memoria.
-
e transmissao por corrente, suporta, (me perdoe se foi balão)
-
e transmissao por corrente, suporta, (me perdoe se foi balão)
A tensão maxima não chega nem na metade do especificado pela SKF no catalogo.
-
me refiro a rotação...
-
E o barulho????
Por que você optou por corrente??
-
me refiro a rotação...
A rotação não importa, o que importa é a velocidade da corrente, uma coroa com diametro de 40mm rodando à 3000rpm vai forçar menos a corrente do que uma coroa de 300mm de diametro dodando á 2500rpm, não concorda?
Geralmente se adota uma velocidade maxima para a corrente (em m/s) então calculamos:
V= pi x d x (rpm /60)
V= velocidade (m/s)
pi = 3,14... :P
d= diâmetro primitivo da coroa
Na tabela recomenda-se trabalhar no máximo á 15m/s com essa corrente.
Porem para se saber realmente qual a rotação maxima é necessario calcular qual vai ser a tensão de cisalhamento maxima no pino devido a força tangencial... Ai entra o material, massa dos elos (para se saber a inercia), numero de carreiras, passo, diametro primitivo das coroas, distancia entre os centros das mesmas, etc... É mais complicado do que parece.
-
E o barulho????
Realmente o ruido é maior do que engrenagens ou correias, porem creio que não vá incomodar estando o conjunto dentro de uma caixa de aço de 1/4"... De qualquer forma uma manta acústica é baratinha. ;D
Por que você optou por corrente??
Relação custo / beneficio.
-
muito bacana. vou acompanhar
-
uma correia poli-V nao seria mais indicada...
imagine o travamento de um peça, ou da placa... com um correia é mais simples sobreviver sem destruir dentes ou correntes, ou não?
-
uma correia poli-V nao seria mais indicada...
imagine o travamento de um peça, ou da placa... com um correia é mais simples sobreviver sem destruir dentes ou correntes, ou não?
Correia é muito mais caro, principalmente para transmitir o torque nesta aplicação. Realmente é melhor, mas o preço não compensa.
A tensão que o conjunto de transmissão aguenta é muito maior do que a resistência da pastilha ou da trava do porta ferramenta, em caso de travamento a ferramenta vai ser a primeira a quebrar, a corrente e os dentes vão ficar intactos com toda certeza.
Do mesmo modo que moto não é feito para bater, mas sim para se pilotar respeitando os limites. O torno é feito para usinar, não pra levar porrada por erro de programação/operação. Não acha?
-
claro que concordo...
mas até no mundo motociclistico, tem gente preocupado com impcto e pancadas...
um exemplo é a honda goldwing... tem até airbag...
o fator de erro humano,sempre é uma enorme variavel em operações de maquinas,seja uma moto seja um torno...
mas é uma posição que eu defendo...
acompanho a montagem..
forte abraço
Fábio Camargo
-
Voce fez calculos com uma correia dentada talvez aquelas com fios de aço por dentro , talvez uma bem espessa ??
Acho que a corrente da bem mais força do que voce vai precisar ou o resto do torno vai suportar ...
-
Voce fez calculos com uma correia dentada talvez aquelas com fios de aço por dentro , talvez uma bem espessa ??
Como disse... Cotei engrenagens e correias para essa aplicação, e elas saíram mais caras.
Acho que a corrente da bem mais força do que voce vai precisar ou o resto do torno vai suportar ...
Sim!!! Mas não importa ficar super dimensionado se é baratinha.
PS: Paguei menos de 180 reais no conjunto corrente + 2 coroas, novas, SKF...
-
Bom dia Cássio.
Estou acompanhando seu tópico desde o início, pois também quero fazer um torno cnc, mas não sei como vai ser a eletrônica para fazer rosca, vou esperar o seu ficar pronto.
Sobre a corrente, TALVEZ você vai ter um problema que tivemos a muito anos aqui na firma. Contando um história rapidinha, tivemos um torno muito antigo (tipo, aquele que torneou a roda da carroagem de Dom Pedro I) que tinha as engrenagens da arvore com dentes retos. O que acontecia, quando se usinava qualquer coisa, ficava o desenho dos dentes da engrenagem na peça, NÃO ERA NENHUM TIPO DE VIBRAÇÃO, quando usinava ficava lisinho, nada perceptível, mas quando prensava um rolamento (por exemplo) ai percebia as manchas, no desenho dos dentes da árvore. ( Não tinha folga nos rolamentos da arvore)
Lembra da fresadora que importei, o mesmo acontece com o eixo vertical, normalmente este eixo é usado para fresar engrenagens, mas quando eu usino uma sede de rolamento, fica o mesmo desenho, dá para saber quantos dentes tem a engrenagem da arvore sem abrir a máquina.
Não chega a ser um problema, mas se vai aparecer ou não, assim que você usinar, me conta.
No mais.
Acompanhando.
-
HIRT,
Imagino que isso deve ser flexão do eixo arvore da fresadora/torno, quando os dentes de um par de engrenagens começam a se tocar há uma força vetorial radial no sentido do eixo, esta força é muito pequena e não precisa ser levada em consideração nesses tipos de maquina... POREM se a distancia entre centro dos eixos das engrenagens for menor do que o indicado (tiver uma apertando a outra por exemplo) essa força tem um crescimento exponencial em engrenagem de dente reto!
Toda vez que os dentes se tocam dá uma envergadinha muito pequena (como você mesmo disse, só da pra perceber quando prensava um rolamento)
É certo que isso não vai aparecer, pois corrente/correia não transmite a força "empurrando o dente" mas sim puxando, então não se gera outra força considerável na coroa alem da tangencial. ;)
-
Bom dia Cássio.
Você quase entendeu. No meu caso aqui, os dentes da árvore giram livremente, com folga entredentes normal, o que estou querendo dizer é que pode haver uma resonância dos dentes da corrente e aparecer na usinagem, independente se a corrente estiver muito apertada, folgada ou na medida certa.
Mas você só vai perceber na hora que tornear, eu só estou cantando uma pedra aqui, blz.
-
Ta Quase la..... ;D ;D ;D
-
Ta Quase la..... ;D ;D ;D
poxa, posta mais fotos
-
Agora só colocar a capa no barramento, nos carros e apertar a placa ;D ;D ;D
-
Ferramentas com oxidação preta, como ainda estou aprendendo a quimica do negocio, pensei que ficaria manchado, mas esta ate aceitavel. ::)
-
Ferramentas com oxidação preta, como ainda estou aprendendo a quimica do negocio, pensei que ficaria manchado, mas esta ate aceitavel. ::)
tá usando salitre ? ou soda
eu faço assim... eu aqueço bem de leve com maçarico pela porco e coloco pra esfriar no oleo queimado .... fica bom tb
-
que medida é essa guia cassio ?
cara, será que para um torno de 400 mm barramento... rolamento linear de 35mm e eixo retificado rola ?
-
Ferramentas com oxidação preta, como ainda estou aprendendo a quimica do negocio, pensei que ficaria manchado, mas esta ate aceitavel. ::)
tá usando salitre ? ou soda
eu faço assim... eu aqueço bem de leve com maçarico pela porco e coloco pra esfriar no oleo queimado .... fica bom tb
Faço com acido clorídrico e acido etanoico (vinagre). Esquento um copo de vinagre no micro-ondas ate começar a ferver, depois coloco uma colher de chá de acido clorídrico, e coloco a solução ainda quente na cuba ultrassônica (http://www.guiacnc.com.br/mecanicos/review-limpador-ultrassonico-instrutherm/ (http://www.guiacnc.com.br/mecanicos/review-limpador-ultrassonico-instrutherm/))
Depois é so ligar o ultrason e esperar.
-
que medida é essa guia cassio ?
cara, será que para um torno de 400 mm barramento... rolamento linear de 35mm e eixo retificado rola ?
Creio que seja ate muito... Não da pra ter certeza sem calcular, existem vários fatores.. Particularmente estou usando guia de 25mm.
PS: Se for eixo apoiado no barramento igual a minha... Caso seja só o eixo, sem apoio, deve-se comparar o momento de inercia de area dele com o momento do conjunto apoiado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_de_in%C3%A9rcia_de_%C3%A1rea (http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_de_in%C3%A9rcia_de_%C3%A1rea)
-
Olá Cássio,
O tornão ja ta soltando cavaco?
-
Só de curiosidade, quanto vai custar o torno?
-
Olá Cássio,
O tornão ja ta soltando cavaco?
Dei uma usinada rapidinha em de uma rosca em PP só pra testar a troca de ferramenta e o encoder.
Só de curiosidade, quanto vai custar o torno?
Ainda não calculei o valor exato, mas garanto que vai ser bem mais barato que um comparável.
-
cassio, mostra um video para a gente ae :)
então cassio.. eu acho que vou usar barras de aço 1045 trefilada , retificada e temperada em 35mm .. eu mesmo providencio isso ... e rolamentos lineares , 4 no carro.
o carro transversal.. faria com rabo de andorinha mesmo .
seria pra usinar peças pequenas, exemplo.. pesos de guidon, piscas, lanterninhas etc
-
Quero tomar um "tapa na cara" , quando ver esse torno usinando aço com 150mm de diametro e tirando 1.5mm no diâmetro com essas ferramentas que vc fez!!!
Estou meio "Tomé" com ele ainda !
Parabéns está muito bem feito!!!!
-
Olha que nem citei o aço temperado com 65hc que vc disse que ele usinaria sem problemas rsrs!!!!
-
Todo mundo na espectativa 8)
-
Estou para viajar, depois do carnaval posto um vídeo mostrando todas as funcionalidades do torno. ;)
-
é to tomando coragem de fazer um tb... pra "aprender" a lidar com cnc... vamos dizer que vai ser um "brinquedo" de inicio.... por isso nem vou me atentar muito a usar encoder..
uma pergunta para o pessoal...
eu vejo o pessoal usando muito o fuso de esfera... , ou mesmo o trapeizoidal...
eu pensei em usar uma barra chavetada.... e na chaveta deslizante... uma redução engrenada, pra tocar o torno. é viável ????
pra quem já desmontou e montou tornos.. lembraria o sistema do avental do torno joinville j35
-
Estou para viajar, depois do carnaval...
Ta parecendo os políticos, na quarta-feira ja não se via mais ninguém na câmara ou planalto... :
Boas férias ;D
-
Muito interessante, estou aguardando ansioso por videos. ;D
-
O video já esta pronto, só aguardo a aprovação do registro no INPI pra poder publicar ;D
-
Pô Cassio, sacanagem hein, quando vi atualização no post pensei "que massa ele botou o video".
-
O video já esta pronto, só aguardo a aprovação do registro no INPI pra poder publicar ;D
mais um concorrente para o Oscar de melhor suspense 2013...kkkk!! ;D
-
Queremos o vídeo,queremos o vídeo,queremos o vídeo. ;D ;D ;D
-
Olá Cassio,tudo bem?
Então....desculpa minha ignorância ,mas pq precisa registrar a maquina?
Digo isso por curiosidade,pois levando-se em conta que o torno serve unicamente para usinagem industrial (automatizada),e todos os tornos já existentes e registrados são iguais,oq tem de diferente no seu?
PS:minha pergunta é meramente curiosa,por favor nao entenda como uma crítica.
abraço
-
Olá Cassio,tudo bem?
Então....desculpa minha ignorância ,mas pq precisa registrar a maquina?
Digo isso por curiosidade,pois levando-se em conta que o torno serve unicamente para usinagem industrial (automatizada),e todos os tornos já existentes e registrados são iguais,oq tem de diferente no seu?
PS:minha pergunta é meramente curiosa,por favor nao entenda como uma crítica.
abraço
O registro de desenho industrial serve para proteger o direito intelectual sobre a maquina, Não se trata de uma patente de invenção, como você mesmo disse, tornos já existem...
Serve para evitar engenharia reversa, ou seja, alguem compra uma maquina para copiar e vender clones.
Imagine um carro... a Fiat faz o Palio e registra o desenho em seu nome, portanto as outras montadoras não podem fazer um idêntico. Podem fazer outros carros, mas não um palio.
Os carros tem o principio de funcionamento igual, assim como os tornos, porem os modelos são diferentes e de propriedade do criador.
da uma olhada: http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/guia_basico_desenho_industrial (http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/guia_basico_desenho_industrial)
entendeu?
-
agora entendi ;D
apesar da função ser a mesma,conta tb o design da maquina,muito interessante Cassio....
Não tinha esse ponto de vista,mas faz mesmo todo sentido.
Obrigado por responder...e tb por nao "encarar" a pergunta de maneira negativa.
Dizem que peguntar não ofende,mas as vezes é complicado...valeu mesmo.
DANDE
-
agora entendi ;D
apesar da função ser a mesma,conta tb o design da maquina,muito interessante Cassio....
Não tinha esse ponto de vista,mas faz mesmo todo sentido.
Obrigado por responder...e tb por nao "encarar" a pergunta de maneira negativa.
Dizem que peguntar não ofende,mas as vezes é complicado...valeu mesmo.
DANDE
Não tem nem como encarar a pergunta como negativa... ::)
-
Só una palinha de como ficou a concentricidade do Eixo arvore.
www.youtube.com/watch?v=_20uFb8exYY (http://www.youtube.com/watch?v=_20uFb8exYY#ws)
Ate que <0,01mm está bom :D. Estes "picos" que dá no ponteiro é devido a um arranhão que tem na placa.
No vídeo da pra perceber o barulho da corrente, realmente ficou bem mais barulhento que correia. :(
-
Parabens, Bela maquina! :D
-
muito legal cassio,e aumenta ainda mais expectativa.....
Me lembro de ler um post seu,em que mencionava a perda de uma patente ou algo do tipo........"Gato escaldado , tem medo de água fria"? ;D
-
muito legal cassio,e aumenta ainda mais expectativa.....
Me lembro de ler um post seu,em que mencionava a perda de uma patente ou algo do tipo........"Gato escaldado , tem medo de água fria"? ;D
opa, cassio.. e o paralelismo entre eixo árvore e o barramento? já passou uma um relógio com barra retificada presa a placa ou ao cone do eixo árvore ?
-
muito legal cassio,e aumenta ainda mais expectativa.....
Me lembro de ler um post seu,em que mencionava a perda de uma patente ou algo do tipo........"Gato escaldado , tem medo de água fria"? ;D
Exatamente... Não quero voltar a depender do Rivotril para dormir, por causa de perda de patente... O seguro morreu de velho :P
opa, cassio.. e o paralelismo entre eixo árvore e o barramento? já passou uma um relógio com barra retificada presa a placa ou ao cone do eixo árvore ?
Já sim... E confesso que mesmo retificando o barramento e dando uma passe no cabeçote do eixo arvore, ambas operações na mesma mandrilhadora sem perder posição. Ainda sim fiquei uma tarde inteira só no Relógio... Lima... Martelo de borracha ... Relógio... Lima... Martelo de borracha... Pra acertar direitinho. Tive que tirar pouco na lima, mas por se tratar de um barramento longo, foi um parto acertar tudo, mas consegui 0,04mm ao longo de 1800mm (com erro de 0,2mm pra mais ou para menos, devido a incerteza do tubo que usei).
Mandei retificar um tubo de 2" por 1/4" de parade só pra fazer este alinhamento, pois as barras retificadas grandes que tenho aqui são de no máximo 20mm, não quis arriscar a flambagem dela por ser um alinhamento de 2 metros.
O contra ponto ficou perfeito, pois fiz um passe com a bailarina presa a placa do torno.
-
bacana. eu teria feito o barramento, carro e acoplado uma ferramenta ao carro e mandrilhado direto .... o cabeçote do eixo árvore.. mas mesmo assim, deixaria os parafusos de ajuste de alinhamento..
-
bacana. eu teria feito o barramento, carro e acoplado uma ferramenta ao carro e mandrilhado direto .... o cabeçote do eixo árvore.. mas mesmo assim, deixaria os parafusos de ajuste de alinhamento..
Pelo fato da extrutura ser soldada, empena um pouco, então de qualquer jeito tinha que retificar o barramento pra receber as guias. Como já ia pra mandrilhadora retificar, mandei brocar tudo junto.
PS: tem os parafusos de ajuste.
-
bacana. eu teria feito o barramento, carro e acoplado uma ferramenta ao carro e mandrilhado direto .... o cabeçote do eixo árvore.. mas mesmo assim, deixaria os parafusos de ajuste de alinhamento..
Pelo fato da extrutura ser soldada, empena um pouco, então de qualquer jeito tinha que retificar o barramento pra receber as guias. Como já ia pra mandrilhadora retificar, mandei brocar tudo junto.
PS: tem os parafusos de ajuste.
quanto ficou essa terceirização ? do planificamento do barramento
-
quanto ficou essa terceirização ? do planificamento do barramento
Como já fiz vários projetos pro pessoal de lá me cobraram R$600,00
-
O video já esta pronto, só aguardo a aprovação do registro no INPI pra poder publicar ;D
Olá Cássio,
Acompanhei o processo de desenvolvimento deste equipamento, parabéns e obrigado por compartilhar! Aprendi bastante com sua experiência e a dos demais do fórum. Iniciei o desenvolvimento de um equipamento para testes de tração e compressão, ainda estou no início, mas desde já quero me preparar para garantir a propriedade intelectual do desenvolvimento. Nunca fiz tal procedimento e gostaria de ter uma noção dos custos e prazos envolvidos para proteção do desenho industrial.
Obrigado!
-
Cássio,por gentileza vc poderia passar as medidas dos rolamentos de contato angular que usou no eixo arvore do seu torno.
È apenas uma curiosidade que tenho,pra usar como comparação .....ok?
DANDE
-
O video já esta pronto, só aguardo a aprovação do registro no INPI pra poder publicar ;D
Olá Cássio,
Acompanhei o processo de desenvolvimento deste equipamento, parabéns e obrigado por compartilhar! Aprendi bastante com sua experiência e a dos demais do fórum. Iniciei o desenvolvimento de um equipamento para testes de tração e compressão, ainda estou no início, mas desde já quero me preparar para garantir a propriedade intelectual do desenvolvimento. Nunca fiz tal procedimento e gostaria de ter uma noção dos custos e prazos envolvidos para proteção do desenho industrial.
Obrigado!
Procura no site do INPI, la tem tudo bem explicado.
Cássio,por gentileza vc poderia passar as medidas dos rolamentos de contato angular que usou no eixo arvore do seu torno.
È apenas uma curiosidade que tenho,pra usar como comparação .....ok?
DANDE
O rolamento é o 7013, DI 65mm, DE 100mm.
Mas não se deixe confundir pelo tamanho, não quer dizer nada, você tem que ver é a carga que o rolamento suporta e em quais direções vetoriais ela é aplicada.
Este mesmo, suporta 33,5Kn o que da uns 3.415kgf por rolamento. O que já é demais para a aplicação.
-
Valeu a gentileza cassio.
DANDE
-
Uma palinha do torno em um dos primeiros testes, só pra matar a curiosidade.
Teste Torno VA-2000 (http://www.youtube.com/watch?v=SlbnifRjaGk#ws)
Neste vídeo ele estava com pino cilíndrico acionado por solenoide (que esquentava muito), atualmente esta sendo instalado um sistema pneumático, quando tiver um tempo livre posto um vídeo atualizado e completo.