Autor Tópico: Torno cnc gukoster  (Lida 17931 vezes)

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Offline gukoster

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Torno cnc gukoster
« Online: 26 de Abril de 2013, 10:00 »
Olá a todos, vou começar um novo projeto e espero contar com a ajuda dos senhores para mais esta nova empreitada, assim como obtive quando estava fazendo a fresadora...
Estou para fechar a compra de um torno mecanico convencional usadinho e irei converte-lo para cnc
A ajuda e opinião de todos são bem vindas, tenho bastante experiencia na parte de usinagem mas bem pouca na parte de automação, tô engatinhando ainda ...
Eu li todos os topicos relacionados com retrofiting de torno mas que infelismente são poucos visto que a grande maioria dos projetos são voltados para routers ou fresadoras
Vou expor o que pretendo com este torno:
Fazer usinagens na grande maioria de materiais não ferrosos como aluminio e latão.
Fazer roscas tanto com ferramenta de roscar (interno  e externo) como tambem com macho rigido
A principio montarei um sistema de gang (ferramentas montadas ao longo do carro transversal) mas futuramente gostaria de tentar fabricar uma torre.
Estou avaliando a possibilidade de fazer os acionamentos com servo motor pois gostaria de obter avanços em G00 de +/- 10m/min.
Software de controle mach3.

Assim que chegar o torno eu posto fotos.

Vamos ver no que vai dar? rsrsrs

Offline Eneias Eringer

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2013, 10:33 »
Legal!!!!no que precisar é só perguntar !!

Mas , não gosto da ideia de 10m/min num barramento , acredito que um barramento não foi projetado pra isso , vai ter que ter um bom sistema de lubrificação !

Offline gukoster

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2013, 12:05 »
Eneias, como vai blz?
Obrigado pela disposição em ajudar.
Não sei se voce já chegou a trabalhar com aqueles tornos da romi da linha centur, a muito tempo atrás eu trabalhei em um centur 30, ele tinha barramento e se eu não me engano as velocidades eram em torno de 10m/min, ele tinha um sistema de lubrificação automática que pelo que eu me lembro fazia um bombeamento a cada 6 min. Não sei se havia algo para diminuir o atrito entre o barramento e o carro (se alguem souber por favor comente) , mas concordo com você deverá haver um sistema de lubrificação eficiente.
A propósito estava vendo seus projetos de retrofiting dos tornos, Parabens  muito legal!!  mais especificamente o sistema de encoder que voce fez, voce comentou que não conseguiu utilizalo com o mach3 certo?
qual foi o motivo? pois minha primeira opção será tentar usar o mach3.
Obrigado!

Offline Eneias Eringer

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2013, 14:01 »
Nos tornos da linha Centur é usado Turcite , que é tipo um plástico/couro que diminui o atrito , mesmo assim fica na casa de 12m/min.

No caso de um retrofit e se for uma maquina pequena não vejo a necessidade deste avanço tão alto , por isso sou a favor dos Motores de passo também !

O Mach 3 aceita encoder de eixo arvore somente com 1 pulso por volta não adianta fazer com mais que não funciona direito , mas funciona muito bem com um pulso so !

Offline F.Gilii

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2013, 14:05 »
E diga-se de passagem - as superficies que ficam em contato com o Turcite são retificadas para que o material antifricção dure mais tempo.

Todas as superficies em contato com o Turcite devem ter algum sistema de injeção de oleo - sem isso, nada feito

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2013, 15:39 »
Uma alternativa ao turcite seria o teflon, que não precisa de oleo e superficies tão "bonitinhas" como o mestre Fabio falou. Porem eu acho que o turcite tem um coeficiente de atrito menor que o teflon, logo terá maior velocidade.

O Mach 3 aceita encoder de eixo arvore somente com 1 pulso por volta não adianta fazer com mais que não funciona direito , mas funciona muito bem com um pulso so !

Porque disso Eneias?? Estou usando encoder (indexer) no eixo arvore de meu torno com 20 pulsos/volta fiz só 2 roscas, mas saíram boas.
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 15:41 por Cássio Alvarenga »

Offline Eneias Eringer

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2013, 15:54 »
Porque disso Eneias?? Estou usando encoder (indexer) no eixo arvore de meu torno com 20 pulsos/volta fiz só 2 roscas, mas saíram boas.

Não gosto de falar muito do Mach por isso , não uso e não posso falar , mas quando testei , e vi o pessoal testando você tinha que colocar como se fosse um jogo de engrenagem pra ele entender que o encoder tinha mais divisões , não lembro de um campo onde se diz o numero de divisões do encoder do eixo arvore no mach, mas posso estar falando besteira !!

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2013, 16:05 »
Porque disso Eneias?? Estou usando encoder (indexer) no eixo arvore de meu torno com 20 pulsos/volta fiz só 2 roscas, mas saíram boas.

Não gosto de falar muito do Mach por isso , não uso e não posso falar , mas quando testei , e vi o pessoal testando você tinha que colocar como se fosse um jogo de engrenagem pra ele entender que o encoder tinha mais divisões , não lembro de um campo onde se diz o numero de divisões do encoder do eixo arvore no mach, mas posso estar falando besteira !!

 Acho que não tem esse campo mesmo não, se não me engano ele faz esse calculo automático quando configura a rotação e o controle do spindle.

Offline F.Gilii

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2013, 16:14 »
Uma alternativa ao turcite seria o teflon, que não precisa de oleo e superficies tão "bonitinhas" como o mestre Fabio falou. Porem eu acho que o turcite tem um coeficiente de atrito menor que o teflon, logo terá maior velocidade.
Hmmm, mais ou menos - o Teflon seria interessante, mas ele tem uma característica mecanica nada agradável - ele se deforma sob pressão por pequena que seja, então o peso dos carros sobre o teflon fará com que as partes do material antifriccão se deformem - elas irão tentar "sair" espremidas pelas folgas entre carro e barramento - porisso que não se usa teflon puro, mas sim combinações de outros materiais para que esta característica desapareça - o preço que se paga é que o coef. de atrito seja um pouco mais alto que em teflon puro...

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2013, 16:19 »
Apenas por comentar - antigamente o Mach3 podia ler discos (ou sinais múltiplos) e um sinal de "index" a cada volta, mas por problemas provavelmente ligados à frequencia que se pode ler tais sinais resolveram usar só um sinal e os resultados são plenamente satisfatórios.

Notaram que se poderia usar assim de forma mais simples porque os erros de passo são muito pequenos e plenamente aceitáveis, pois normalmente estão dentro das tolerancias construtivas de qualquer rosca - não faz sentido usar multiplos sinais de sincronismo se por exemplo não se usa correção de passo do fuso do proprio torno para gerar movimentos da ponta da ferramenta mais acurados... é chover no molhado.

Offline F.Gilii

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2013, 16:21 »
Em tempo - quando eu uso alguma placa de controle externa, estas pode ler encoders diferenciais e fazem todo o trabalho pesado e fornecem ao Mach3 apenas o que interessa - assim dá para por exemplo fazer um "retrofitting" de tornos cnc mais antigos aproveitando tudo que eles tem, inclusive os encoders de posição de eixos e assim fazer controle em malha fechada.

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2013, 16:31 »
Uma alternativa ao turcite seria o teflon, que não precisa de oleo e superficies tão "bonitinhas" como o mestre Fabio falou. Porem eu acho que o turcite tem um coeficiente de atrito menor que o teflon, logo terá maior velocidade.
Hmmm, mais ou menos - o Teflon seria interessante, mas ele tem uma característica mecanica nada agradável - ele se deforma sob pressão por pequena que seja, então o peso dos carros sobre o teflon fará com que as partes do material antifriccão se deformem - elas irão tentar "sair" espremidas pelas folgas entre carro e barramento - porisso que não se usa teflon puro, mas sim combinações de outros materiais para que esta característica desapareça - o preço que se paga é que o coef. de atrito seja um pouco mais alto que em teflon puro...

Sim, o teflon é um "sabão mais duro" e justamente pelo fato dele se deformar ele se adapita a superficies mais asperas, é como esfregar sabão em uma lixa, ele vai se desgastando e ocupando os vãos entre um grão e outro. o mesmo acontece com um barramento, as ranhuras provenientes da usinagem vão se enchendo de teflon e depois de "amaciado" se tem mais contato teflon-teflon do que metal-metal.

 Ainda tem outras cartas na manga como grafite em barra, bronze e alguns polímeros.

Gustavo, porque tu não senta logo uma guia linear nisso ai?

Offline gukoster

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2013, 08:24 »
Cassio, acho muito trabalhoso adaptar as guias lineares e os patins, eu já tenho serviço arrumado para este torno e não posso demorar com o projeto. justamente o objetivo de comprar um torno convencional e apenas converte-lo para cnc era afim de guanhar tempo.
Mas se 10m/min os senhores acham que é muito que valores seria mais aceitavel ? imaginando que eu não faria nenhuma alteração na concepção do funcionamento do barramento, apenas adaptaria um sistema de lubrificação continuo.

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2013, 12:42 »
Imaginando que eu não faria nenhuma alteração na concepção do funcionamento do barramento

Uns 3000mm/min, na minha opinião...

Offline gukoster

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Re:Torno cnc gukoster
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2013, 08:16 »
Só isso! será que não rola pelo menos uns 5 m/min.?
Dai daria para usar um servo motor de baixa potencia (mais barato) mais com uma redução maior talvez uns 3:1, por exemplo se eu usa-se um servo de uns 2N/m girando a 3000RPM e coloca-se uma redução de 3:1 e fuso de esferas com passo de 5mm daria 5 m/min de avanço max. e eu teria um torque no fuso de 6N/m.


 

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