Apesar de já ter pintado diversas peças metálicas com pistola, pincel e rolo com bons resultados, quando fui pintar meu torno me ferrei de verde e amarelo (na verdade, de cinza martelado), ficou uma porcaria.
Agora estou pintando a plaininha, e o resultado está sendo muitíssimo superior.
Mesmo pintura não sendo a minha arte, algumas coisas que aprendi:
- Essas máquinas antigas de ferro fundido absorvem óleo superficialmente (ainda não entendi direito como). Metade do resultado vai depender da limpeza, e mesmo com o metal exposto, só passar pano com thinner (ainda que repita 10 vezes) não é suficiente. Os melhores resultados que obtive foram removendo a tinta anterior na escova rotativa, removendo a gordura com uma solução alcalina (aquele "limpa-fogão" é excelente para as reentrâncias mais imundas), acabando no sabão e scotch-brite. Se molhar, imprescindível secar logo. Em alguns locais (os que ficaram mais expostos ao óleo) parece ser necessário adicionalmente dar uma lixada ou aquecer a superfície (ex. com um maçarico a gás) para - como dizem - "suar" o óleo e relimpar, caso contrário a tinta descasca com qualquer pancadinha. (os mesmos cuidados valem ao aplicar um revestimento epóxi em FoFo, por exemplo um adesivo ou anti-deslizante).
- Pintar com pistola esse tipo de peça acaba gastando mais tinta e ficando pior. Usando um pincel (sem diluir), não precisa ficar cobrindo mil áreas, e a tinta ajuda a esconder imperfeições de superfície.
- Pode pintar direto no ferro fundido pelado e limpo, sem fundo. É assim que os restauradores americanos pintam as máquinas deles, aparentemente dura muitas décadas. Principalmente se usar um Ferrolack ou Hammerite, que contêm anticorrosivos.
- Em peças de alumínio, uso um fundo com ácido fosfórico (wash primer) para garantir aderência.
- Se usar tinta martelada, veja se não está velha, o silicone que dá o efeito martelado sedimenta.
- Nas áreas de metal exposto escurecidas por corrosão (ex. manípulos), deixar de molho em solução ácida (limpa-pisos) faz milagre em poucos minutos, deixando o metal "branco" mesmo nos buracos (de fundição ou de corrosão por "pitting"), difíceis de atingir com algum ataque mecânico. Imediatamente após precisa enxaguar bem e passar um óleo.
- Tintas epóxi e PU são mais resistentes, mas muito mais caras (por aqui, 5x mais caras) e com desvantagens na aplicação. Estou usando esmalte automotivo, que seca rápido e é mais resistente do que o esmalte sintético tradicional.
Mas acho que a tinta e a cor vai do gosto de cada um, afinal "Quem pinta como eu pinto?"