Pois é, mas ainda fico na dúvida pq não vi ainda uma maneira fácil pra lubrificar as engrenagens da caixa Norton e do avental com óleo ... há canais de lubrificação para os mancais, mas não para as engrenagens ... com ela montada em seu lugar o acesso às engrenagens não é nada fácil ... as mesmas considerações valem para o avental ... ou tô falando besteira ? Há um modo simples e confortável de aplicar óleo às engrenagens ?
Segundo a South Bend, na caixa Norton o óleo desce dos mancais pelas engrenagens, mantendo-as lubrificadas. Só confirmando na prática pra ver se isso vale pra caixa da Joinville. Tem que estar pingando óleo embaixo da caixa para garantir que está lubrificada. Uma alternativa é aplicar direto nas engrenagens o óleo grosso com um pincel.
A tabela do South Bend menciona um apron reservoir, por exemplo, o que me faz imaginar que as engrenagens são banhadas, o que não existe no Joinville ... isto me leva a pensar que nem tudo seria aplicável, em função das diferenças entre eles ...
Concordo, aqui umas fotos de um avental South Bend que o Rubens Aranda localizou na sucata com seu olho mágico (junto com a caixa Norton que já instalei).
Veja os 2 copinhos de lubrificação
(e tem mais 2 pontos), e que simpático o caminho do óleo para a porca bipartida (cai por um tubinho em uma canaleta na metade superior, e desce por um furinho na porca).
O acoplamento dos avanços é por fricção, e os componentes ficam em banho de óleo (tem uma tampa que veda e um dreno embaixo), e esta engrenagem lubrificada leva o óleo para as outras. Na foto tá vazio, vou abastecer só quando montar.
É um troço caprichadinho. A Joinville deu uma simplificada grande nisso aí, e acho que deixou a lubrificação a desejar. Nada impede de instalar uns copinhos (com pavios, se quiser) pra gotejar em alguma engrenagem e na porca. O Rubens achou um site (
www.wasinger.com.br) que vende esses copinhos baratos (os menores como estes acho que R$2,50)
Só como curiosidade, aqui o avental ao ser removido dos escombros.