Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Ivan em 08 de Junho de 2009, 17:09

Título: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Junho de 2009, 17:09
Jorge,
parabéns pelo torno. Tem fotos? (de preferência incluindo nu frontal)
Eu escaneei o manual há um tempo e coloquei um link aqui, mas não tô achando. Então vai aqui de novo.
Pra arrumar peças dele a melhor opção é a Riosulense, que pegou a linha de tornos da Joinville com o fechamento desta (década de 80). Os tornos pararam de ser produzidos na década de 90, mas eles ainda tem peças de reposição. Se precisar depois passo o contato do Sr. Osni, ex-encarregado da produção de tornos. Anexo também o manual do Riosulense TR600 (herdeiro do Joinville TM127), pois é com o código de cada peça deste manual que eles identificam o que você quer. Escaneei esta versão exportação do manual, destaque para o inglês castiço.
Viumau, se o seu manual estiver em melhores condições (e sem nenhuma página faltante), alguma chance de escaneá-lo? (a propósito, este verbo existe sim, hehe).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 08 de Junho de 2009, 19:44
Tá na mão o manual do TM-127 meninos...

Ivan pelo que pude comparar o meu tem uma página a mais e está um pouco mais legível que o seu, mas na íntegra é o mesmo manual, ok...

Jorge mande logo essas fotos que eu quero ver a cara do danado hehehehe, outra coisa andei um tempo atraz comprando as engrenagens da caixa de redução do meu torno e acredito ter comprado errado pois tem 2 modelos de tornos TM-127, estou com quase todas as engrenagens para rosca em mm e pol. aquí, faltando apenas uma engrenagem acho que de 97 dentes (não me lembro mais) para polegada, se seu torno estiver sem estas emgrenagens me avise e poderemos ver um negócio bom para ambos...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Junho de 2009, 21:10
Viumau,
o seu tem uma página a mais porque a pag. 14 tá repetida.
Mas - veja que curioso - são ambos cópias de uma mesma fonte, em que faltava a página 01 - está ausente no seu e no meu. Logo agora que eu esperava finalmente descobrir o que vem antes de "...da árvore". hehehe
A propósito, essa cópia a Winner me enviou quando comprei uma pecinha lá. Eu escaneei, mas vc fez um serviço melhor do que eu, e o seu está mais legível.  :)

Você tem alguma foto do seu torno?

Se não estou enganado, o 127 mesmo tem só uma versão de engrenagens do cabeçote - com dentes helicoidais. O que ocorre é que os modelos mais antigos (primeiras versões do 217 e 117, na década de 60) usavam engrenagens retas, então algumas peças de reposição são assim.
Sobre as engrenagens da grade deste modelo (o 127 tem caixa norton), são:
20, 40, 56, 80 para polegada e adicionalmente 64, 75, 80 e 127 para mm.

Mas para peças, reforço que os preços da Riosulense são metade dos praticados nos outros lugares.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 08 de Junho de 2009, 22:24
Ivan eu tinha algumas fotos do meu torno aqui no fórum a tempos atraz que pedí para o Fabio Gilli colocar para mim porque estava com problemas de postagem de imagens.
Amanhã providenciarei as fotos até porque estou reformando o danado também.
Este manual é realmente da Winner, quando comprei este torno estava faltando algumas péças e precisei do manual e só lá encontrei a cópia, depos de tirar as fotos eu mostrarei pra vc que o meu torno é diferente, o ano de fabricação dele é de 1980, inclusive o suporte do motor é diferente do que mostra no manual.
A tabéla de engrenagens da lateral da caixa do torno difere um pouco também desta do manual, eu comprei todas as engrenagens me baseando no manual e com uma amostra a mão para comparação do módulo dos dentes, então acredito que seja de uma outra versão do TM-127.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Junho de 2009, 22:57
Viumau,
achei as fotos do seu torno, tão aí.
Curioso, nunca tinha visto 127 sem avanço transversal. O suporte do motor não parece ser original dele, acredito que pertencia a um torno "da família" (clones South Bend) mais antigo, da década de 60 ou anterior...

A propósito, é interessante a compatibilidade de peças que a Joinville manteve com o original South Bend, apesar de mudar bastante o visual.
O Rubens (RAranda) me levou numa sucata onde havia uma caixa South Bend da década de 50. Deu um trabalhinho pra desmontar e reformar (2 eixos e 2 buchas novas), mas as engrenagens estavam excelentes. Tão aí algumas fotos dela. Montou perfeitamente no meu torno, e já estou usando...
Só vou precisar reposicionar a chave de partida (e algum dia refazer essa pintura xexelenta do torno que não deu certo, hehe).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 08 de Junho de 2009, 23:16
São estas fotos mesmo Ivan tava procurando aqui no fórum e não achava hehehehe, acredito que seja dele sim porque já ví na Piratininga uns 10 torninhos iguais a esse meu e são todos com bucha no suporte do motor e sem o automático do avanço transversal, inclusive estou procurando as engrenagens os pinos e a alavanca de acionamento da mesma, caso não achar terei que trocar o avental completo...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Junho de 2009, 23:25
Viumau,
o suporte original do 127 é esse aqui, veja como o desenho é coerente com o resto...
Até o meu torno, que é do começo da década de 70, já tinha um suporte mais moderninho...não que isso faça diferença nenhuma, hehehe
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Alebe em 22 de Junho de 2009, 22:00
Editado pelo Administrador
Infelizmente a mensagem original se perdeu, e por isso está replicada aqui em baixo.

O tópico é do Jorge L. e na sequencia teria esta mensagem do Alebe...

Citar
Tô abrindo este tópico pra documentar minhas aventuras com o torninho que pertenceu ao meu queridíssimo amigo Joe Ferreira e que adotei.

Tô postando as fotos aqui:

http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/browse.aspx/Torno


Oba, merece uma bebemoração... hehe
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 22 de Junho de 2009, 22:13
Jorge,
parabênhos pelo torno, pelo visto está bem completinho e inteiro.
Felicidades para ambos. :)

Essa bancada merece pelo menos um tampo, pra não fazer sujeira.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 22 de Junho de 2009, 22:28
È isso ai Nobre Jorge.

Agora verá o que é "apanhar" um pouco para ter algumas das "manhas" dessas arte maravilhosa que é a mecânica de usinagem.

Meus parabéns.

E como sabe, precisando de algo é só gritar, pois mesmo não sendo o grande experte do ramo, ajudar é sempre a minha vontade.

Grande abraço.

Rubens 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 07:17
Oba, merece uma bebemoração... hehe

Com toda a certeza ! Vosmecê fica desde já convocadíssimo ! Deixa só terminar o banho e a gente trata do "chá de bebê" ... ;-)

Citar
Agora verá o que é "apanhar" um pouco para ter algumas das "manhas" ...

Nem fale Rubens, vou ter o couro arrancado, mas com a ajuda dos amigos, hei de vencer ! ;-)

Citar
pelo visto está bem completinho e inteiro.

Parece que tá sim, Ivan. Já comecei a limpeza e vou fazer mais fotos pra submeter a coisa toda a seus olhos de lince ...

Citar
Essa bancada merece pelo menos um tampo, pra não fazer sujeira.

Merece sim e pretendo dar um jeito nisso logo ... sugestões ?

Tô pensando se deixo a pintura original, mas tô inclinado a pintar, branco de neve, naturalmente.

Desconfio que esmalte sintético não seria a melhor opção, embora seja atraente por ser barato e fácil de encontrar e aplicar ... epoxy é caro e uma meleca, gostaria de fazer pintura eletrostática, mas neste caso é uma dureza transportar o monstrinho ... o que os amigos sugerem ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 23 de Junho de 2009, 08:43
Grande Sir Jorge.

Primeiramente sugiro que crie um post para os comentários sobre essa belezinha, isso facilitaria em muito  o "nosso trabalho" e não tumultuaria tanto a área de "bate papo". eheheheheh

Mas quanto á pintura, uma opção mais que excelente, barata (em relação á eletrostática) e que você mesmo pode fazer é a pintura PU (catalisada).

Dá um ótimo acabamento e é extremamente resistente.

Nas minhas máquinas usei esmalte sintético industrial (branco e ou azul), muito mais barato que o PU, mas sinceramente acho que foi (ou é) uma economia porca.

Quanto á cor, realmente esse verde martelado a "lá" máquinas não é muito agradável para uma oficina residencial destinada ao hobby.

Se optar por outra cor (seja qual for) acertará em cheio.

Do resto, quanto ao "chá do bebe", sugiro uma lista de presentes para o pequeno, quem sabe não consiga um lote novo de ferramentas de corte, isso se cada participante lhe presentear com uma. rsrsrsr

Mas é só uma sugestão.

Se precisar, é só chamar.

Abraços.

Rubens       
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 23 de Junho de 2009, 08:46
Jorge,

Gostei do torninho e acho que é uma grande aquisição para sua oficina.

Realmente vendo pelas fotos, ele precisa de um banho em regra e um belo trato para deixá-lo em ordem de marcha.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 23 de Junho de 2009, 12:25
Apesar de já ter pintado diversas peças metálicas com pistola, pincel e rolo com bons resultados, quando fui pintar meu torno me ferrei de verde e amarelo (na verdade, de cinza martelado), ficou uma porcaria.
Agora estou pintando a plaininha, e o resultado está sendo muitíssimo superior.
Mesmo pintura não sendo a minha arte, algumas coisas que aprendi:
- Essas máquinas antigas de ferro fundido absorvem óleo superficialmente (ainda não entendi direito como). Metade do resultado vai depender da limpeza, e mesmo com o metal exposto, só passar pano com thinner (ainda que repita 10 vezes) não é suficiente. Os melhores resultados que obtive foram removendo a tinta anterior na escova rotativa, removendo a gordura com uma solução alcalina (aquele "limpa-fogão" é excelente para as reentrâncias mais imundas), acabando no sabão e scotch-brite. Se molhar, imprescindível secar logo. Em alguns locais (os que ficaram mais expostos ao óleo) parece ser necessário adicionalmente dar uma lixada ou aquecer a superfície (ex. com um maçarico a gás) para - como dizem - "suar" o óleo e relimpar, caso contrário a tinta descasca com qualquer pancadinha. (os mesmos cuidados valem ao aplicar um revestimento epóxi em FoFo, por exemplo um adesivo ou anti-deslizante).
- Pintar com pistola esse tipo de peça acaba gastando mais tinta e ficando pior. Usando um pincel (sem diluir), não precisa ficar cobrindo mil áreas, e a tinta ajuda a esconder imperfeições de superfície.
- Pode pintar direto no ferro fundido pelado e limpo, sem fundo. É assim que os restauradores americanos pintam as máquinas deles, aparentemente dura muitas décadas. Principalmente se usar um Ferrolack ou Hammerite, que contêm anticorrosivos.
- Em peças de alumínio, uso um fundo com ácido fosfórico (wash primer) para garantir aderência.
- Se usar tinta martelada, veja se não está velha, o silicone que dá o efeito martelado sedimenta.
- Nas áreas de metal exposto escurecidas por corrosão (ex. manípulos), deixar de molho em solução ácida (limpa-pisos) faz milagre em poucos minutos, deixando o metal "branco" mesmo nos buracos (de fundição ou de corrosão por "pitting"), difíceis de atingir com algum ataque mecânico. Imediatamente após precisa enxaguar bem e passar um óleo.
- Tintas epóxi e PU são mais resistentes, mas muito mais caras (por aqui, 5x mais caras) e com desvantagens na aplicação. Estou usando esmalte automotivo, que seca rápido e é mais resistente do que o esmalte sintético tradicional.
Mas acho que a tinta e a cor vai do gosto de cada um, afinal "Quem pinta como eu pinto?"  :)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 23 de Junho de 2009, 12:33
Olá Jorge;
Gostei muito do seu decascador de ferro, parece que tá inteirinho; congratulações.
Pintura eletrostática é resistente mas tem o inconveniente de não ser propícia a retoques, e torno infelizmente está sujeito a choques e riscos, poderia ser uma boa tudo depende da preferência do fregues.
Segundo o Geremias José a "bememoração" é sempre a melhor parte, eh eh eh

Citação de: RAranda
Do resto, quanto ao "chá do bebe", sugiro uma lista de presentes para o pequeno, quem sabe não consiga um lote novo de ferramentas de corte, isso se cada participante lhe presentear com uma. rsrsrsr

Bem pensado Rubens...

Abraços...
 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 12:55
... quanto ao "chá do bebe", sugiro uma lista de presentes para o pequeno ...

Putz ! Fazer festa pra ganhar presentes, que sacanagem ! he, he, he ...

Mas falando sério, vamos sim fazer uma festinha, no mínimo é um incentivo pra dar um jeito na indescritível baderna da masmorra ... além disso já faz um temo que não promovemos uma orgia empalatória por aqui ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 12:58
Gostei muito do seu decascador de ferro,

he, he, he ... essa é boa !

Citar
Segundo o Geremias José a "bememoração" é sempre a melhor parte, eh eh eh

Pois é ... vc bem que podia dar um jeitinho de comparecer, né ?

Citar
Bem pensado Rubens...

E o safado do Rubens já arranjou cúmplice ... vcs gostam do mal feito, hein ? hi, hi, hi ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 13:02
Ivan e Rubens, brigadão pela aula !

Vou seguir atentamente vossas sugestões / instruções ...

Rubens, pode deixar, vou abrir um tópico pra abrigar o papo sobre o bebê ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 23 de Junho de 2009, 14:16
parabens pelo bebe
agora os passeios de sabado serão piratininga e sta efigenia
espero que o novo brinquedo te traga bastante diverção
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 23 de Junho de 2009, 19:12
Há!!!.. meus projetos não "saem do papel", pois não tenho máquina... Nem um torninho para executá-los..  Se tivesse um, ia ajudar pra caramba!!!..
Bom, estas desculpas você já não tem mais.. rs..
Agora é cuidar aí do nenê que ele só vai te trazer alegrias.. rs...
Mas sei não..  Tenho a impressão de que alguns de nós só vai conhecê-lo pelas fotos, pois daqui há alguns dias ele estará irreconhecível..
Tenho a impressão de que "alguém" já andou analisando o bichinho.. vendo as possibilidades de automatizá-los, coisas do tipo..
Mas a verdade é que cenezando ele, ou não, da forma que está não vai ficar.. rs...  Tenho certeza.. hehehe

Abraços e bons divertimentos aí com o novo habitante da masmorra...

Eduardo
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 19:30
Há!!!.. meus projetos não "saem do papel", pois não tenho máquina... Nem um torninho para executá-los..  Se tivesse um, ia ajudar pra caramba!!!..

Mas vc tem, Edu. O bebê é nosso. Está sempre à sua disposição.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: jvfc em 23 de Junho de 2009, 20:58
Parabéns pelo torno, o "bichinho" é uma gracinha...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F2S em 23 de Junho de 2009, 21:19

Rapaz!

A impressão é que agora o que não falta é torno! Muito bom . . . para os amigos que não tinham a quem recorrer, cada vez mais surgem novas opções.

Parabéns Jorge!

Certamente esse torno vai desenvolver-se e virar objeto de admiração de muitos amigos.

Que traga bons frutos.

 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 22:37
Que traga bons frutos.

Que as deusas te ouçam Serrão !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 22:41
Parabéns pelo torno, o "bichinho" é uma gracinha...

Brigadu Vladimir !

Tô dando um banho caprichado, acabo de terminar a primeira etapa, amanhã posto umas fotos das entranhas ...

A muié quase não me deixa dormir com ela hj, tô impregnado de óleo diesel até a alma ... he, he, he ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: lolata em 23 de Junho de 2009, 22:42
Olha o Sir Jorge dando uma de torneiro.
Eu sei o quanto é gostoso essa parte, já passei por isso.
Felicidades com seu torninho.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 23 de Junho de 2009, 22:45
Olha o Sir Jorge dando uma de torneiro.

Faxineiro Lolata, limpador de máquina e dos mais incompetentes ... pra torneiro ainda falta muuuuuiiitttoooo ... mas um dia eu chego lá ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 23 de Junho de 2009, 23:23
Mas vc tem, Edu. O bebê é nosso. Está sempre à sua disposição.

Agradeço demais a oferta, querido amigo.. 
Bom saber que por falta de tornos nossos projetos não vão ficar parados..

Se tivesse um, ia ajudar pra caramba!!!..
Bom, estas desculpas você já não tem mais.. rs..


Citei isto acima, pois sei que é sempre esta a desculpa que a gente tem quando não conseguimos concluir nossos projetinhos.. rs..
E isto você não pode mais alegar.. hehehe
Agora, quer queira quer não, vai virar torneiro na marra.. hehehe

Eu, na realidade, nem posso usar também esta desculpa.. rs..  Um colega meu aqui tem um torno, zeradinho, com 3.5m de barramento e eu aos pouquinhos estou aprendendo a fazer algumas coisinhas...

E agora que me lembrei de comentar: um colega meu aqui, o Valtinho, que conserta tratores, usa um produto, que não sei o nome para lavar tratores empesteados de graxa e óleo velho, pra depois prepará-los para pintura..  Ele usa um produto que se parece com uma solução de soda cáustica..  Pelo menos o cheiro lembra a soda cáustica, mas não é não..  é um outro produto especial para retirar crostas de graxa e óleo velho de máquinas..  fica limpinho mesmo.. sem nenhum resíduo...
Vou ligar para ele amanhã cedo e posto o nome para você.. Só que imagino que se você, esta noite não vai poder dormir com a véinha, então vai terminar ficando a noite toda dando um "trato" na criança e amanhã não vai ter mais nada pra limpar.. hehehe
Mas se sobrar alguma coisa, talvez possa usar este produto..  É bom pra caramba pra fazer estas limpezas..  e é só borrifar, deixar alguns minutos de "molho" e depois retirar o produto com água.. Sai tudo que é graxa e óleo...
Se tivesse lembrado mais cedo, colocava o nome do produto pra voce hoje mesmo.. infelizmente não lembrei... Mas amanhã verei isto...

abraços,

Eduardo
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Alebe em 23 de Junho de 2009, 23:37

Rapaz!!! Eu tomei um susto ao abrir este tópico com meu avatar na 1a. mensagem, e ainda por cima editado pelo administrador.

Achei que tinham invadido meu cadastro e feito a festa no fórum, anúncio disto e daquilo, xingado uns usuários e tal...

Vou até beber uma vendo que ta tudo bem  ;D ;D ;D

Jorge,
Tô vendo que vai demorar aí pra deixar o bebê pronto pra bebemoração, ja separei até uma lata de pintoff aqui pra ver se a coisa anda mais rápido he, he, he
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 24 de Junho de 2009, 00:25
Jorge,

Parabéns pela aquisição.

Espero que você nunca termine de limpar o torninho, com sujeira sempre renovada.

Esperando a lista...

Edson S.Garcia

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 24 de Junho de 2009, 01:47
E agora que me lembrei de comentar: um colega meu aqui, o Valtinho, que conserta tratores, usa um produto, que não sei o nome para lavar tratores empesteados de graxa e óleo velho, pra depois prepará-los para pintura..  Ele usa um produto que se parece com uma solução de soda cáustica..

Provavelmente é Solupan

http://www.allyquimica.com.br/solupan.html
http://www.raiodeluzmaterial.com.br/produto.php?cod_produto=156189

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 08:23
... ja separei até uma lata de pintoff aqui pra ver se a coisa anda mais rápido he, he, he

Pô, e eu que pensava que o fim da linha era quando o cara já estivesse bebendo perfume e água de colônia ... Vc já foi além ... Pintoff ? Uau ! Devo ter uma lata aqui, vou experimentar ... he, he, he ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 08:26
Edu, pode ser mesmo o Solupan, como disse o Enoch ou algum produto da Agena, que em uma linha fantástica de produtos para limpeza pesada ...

O duro é conseguir essas coisas em pequenas quantidades, que eu saiba são vendidos em tambores de 200 litros ...

Mas qualquer dica é bem-vinda, eu só limpei o mais grosso, ainda há muito trampo pela frente ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Jorge_BH em 24 de Junho de 2009, 08:54
Mas vc tem, Edu. O bebê é nosso.....

Oi, Xará, cuidado com certas afirmações....  hehehehe
Abraço e parabéns pela aquisição.
Jorge
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 09:06
Garimpei alguns links com contribuições preciosas do Ivan e do Maurício:

(Fabião, sem querer abusar e já abusando: dá pra transferir tb essas msgs pra cá ?)


http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88596#msg88596

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88617#msg88617

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88622#msg88622

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88626#msg88626

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88630#msg88630

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88632#msg88632

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=1924.msg88633#msg88633

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 09:31
Jorge,

Eu tentei, mas o problema é que como as datas são anteriores à esta postagem, o mecanismo de importação sempre coloca na frente destas daqui deste tópico.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 09:55
... o mecanismo de importação sempre coloca na frente destas daqui deste tópico.

Não vejo muito prob não ... acho que agrupar as dicas e documentos no tópico pertinente é mais importante que a ordem ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 09:56
Então é pra já
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 10:00
Para constar dos autos:

     No série:  4810

     Modelo:   127CN

     Ano:       1986

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 10:08
Jorge,

Vê se é isso mesmo das mensagens - se faltar alguma coisa é só falar
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 10:16

É isso aí Fábio ! Saiu melhor que encomenda, brigadu !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 10:19

Acho que o Ivan ou o Maurício podem me ajudar nesta:

Há uma placa de alumínio na frente da caixa de redução do eixo árvore onde consta a configuração de polias e engrenagens para as diferentes velocidades. Há um gráfico à esquerda da tabela, ilegível, a placa está em mau estado. Alguém tem essa placa legível, de modo que eu possa copiar e posteriormente reproduzir ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 24 de Junho de 2009, 10:50
Nobre Jorge.

Uma vez restaurei um carro da Gurgel.

E várias placas de identificação estavam ruins.

Daí perdi um tempo no corel (não manjo nada dele) e acabei fazendo a arte da placa em Corel.

Fui até a Florencio de Abreu e mandei fazerem elas de aço inox.

Ficou show de bola, acho vale a pena o investimento, que nem é tão caro assim, e a aparencia é excepcional e muito duradoura.

Devo estar fazendo isso para a pequena fresadora que consegui.

Veja duas das placas que fiz.

Precisando de mais dicas, é só perguntar.

Abraços.

Rubens 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 24 de Junho de 2009, 10:51
Ups......

Foram duas fotos iguasi, mas não estou podendo modificar a mensagem (será que é algum problemas?)

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 10:53
Rubens,

Eu corrigí.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 24 de Junho de 2009, 10:55
Valeu Gilii.

Mas porque será que eu não consegui isso, é só para este post ou não existirá mais a possibilidade de correção das mensagens?

Grande abraço.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 11:02
Rubens,

O privilégio de edição está habilitado para os colaboradores (se não me engano).

Se não conseguiu editar a mensagem, pode ser alguma alteração de configuração que se perdeu com a migração do fórum para outro servidor.

Vou dar uma olhada para descobrir o que pode ser
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 11:14
Fui até a Florencio de Abreu e mandei fazerem elas de aço inox.

É uma excelente idéia Rubens. Em aço inox a coisa ficaria bem chique ... Vc se lembra de onde fez as placas ? Foi caro ?

Eu já fiz algumas placas em cobre e latão utilizando o mesmo método fotográfico que usava pra confeccionar placas de circuito impresso e estava pensando em algo assim, mas nãodisponho mais da mesma facilidade pra obter o caro fotolito ... atualmente muita gente usa transferência de toner pra fazer circuito impresso, o que tb pode ser viável neste caso ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 11:24
Jorge,

Se você tiver acesso à uma cnc, pode tentar fazer os painéis por exemplo em acrilico, fresando-os por trás.

Para realce das letras, poderá pintar os tipos de uma cor e dar um fundo de outra cor - por exemplo no meu torninho, as letas são brancas em fundo preto.

Claro - em Inox a durabilidade e qualidade são superiores - a estória do acrilico é apenas uma sugestão
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Tverm em 24 de Junho de 2009, 11:51
Se tiver por ai um amigo com um laser sempre pode gravar em aluminio anodizado a preto. :D :D :D
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 24 de Junho de 2009, 12:00
Amigo Jorge tá na mão...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 24 de Junho de 2009, 12:06
Olá Jorge torneiro;

Só para constar nos autos, Solupan pode ser comprado em pequenas quantidades em postos de gasolina.

Abraços....
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 24 de Junho de 2009, 12:07
Rubens,

O privilégio de edição está habilitado para os colaboradores (se não me engano).

Vou dar uma olhada para descobrir o que pode ser

Uaiiiiiiii.

Até hoje de manhã meu status era de colaborador, agora que estou vendo que desapareceu!!!!!!!

Este ano ainda não fiz a contribuição, pois o vencimento será no início de agosto (quando efetuei a do ano passado).

Mas se isso for o problema, amanhâ mesmo estarei efetuando o "dito".

Veja e me avise.

Abraços.

Rubens 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 24 de Junho de 2009, 12:09
Puxa.. vocês conhecem tudo mesmo, hein?...  É Solupam mesmo.. liguei hoje lá e o Valtinho confirmou...
Disse que em casas de materiais de limpeza vende este produto em pequenas quantidades...
Acho que vale a pena dar uma olhada.

Jorge, se você arrumar algum modo de imprimir em placa de aço inox, tenho alguns retalhos bons, aqui..  Tenho dois tipos. Um sem brilho e outro brilhante como espelho...

Só você conseguir um modo de imprimir. Eu tentei fazer impressão neste material mas não consegui. Dizem que só uma tal de "água-forte" que ataca este material.

Fiz algumas experiências até com ácido sulfúrico mas não deu certo não.  Criei uma máscara adesiva, "preguei" na chapa de inox, submergi  a desinfeliz em tudo que foi solução agressiva mas não deu certo não..

Andei perguntando pro pessoal e me disseram que só ataca o aço inox é esta tal de "água-forte"... 

Acho que as que consegui por aqui eram todas águas-fracas e não funfou..
Mas se você conseguir algo, só avisar que a chapa de inox tá na mão..

Abraços,

Edu
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: fcamargo em 24 de Junho de 2009, 12:34
Edu. já vi em algum lugar esse técnica de mascara de adesivo  no inox..
mas usaram percloreto de ferro. para corrosão.. e os resultados foram bacanas..
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 24 de Junho de 2009, 12:47
atualmente muita gente usa transferência de toner pra fazer circuito impresso, o que tb pode ser viável neste caso ...
Eu estou pensando em fazer exatamente isso (em latão) para fazer algumas plaquetas...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 12:51
... pode tentar fazer os painéis por exemplo em acrilico, fresando-os por trás.

e com uns LEDs iluminando ... hein ? hein ? que tal a boiolice ? he, he, eh ...

Falando serio, é uma das idéias que tô considerando ... bom, bonito e barato ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 12:52
Solupan pode ser comprado em pequenas quantidades em postos de gasolina.

É mesmo ? Não sabia ... logo mais vou ver se acho ... brigadu pela dica !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 24 de Junho de 2009, 13:02
Só como curiosidade, aqui os tornos que a Joinville fabricava em 1986, creio que um dos últimos anos em que ela figurou no catálogo da ABIMAQ.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 13:02
Jorge, se você arrumar algum modo de imprimir em placa de aço inox, tenho alguns retalhos bons, aqui..

Opa, bão saber !

Citar
Só você conseguir um modo de imprimir. Eu tentei fazer impressão neste material mas não consegui. Dizem que só uma tal de "água-forte" que ataca este material.

Água forte é uma solução aquosa de ácido nítrico ... acho que se encontra em casas de artigos pra artistas ...

Se a memória não me falha, o percloreto de ferro utilizado para decapar o cobre de placas de circuito impresso e tb em gravações em latão, tb ataca o aço inox ... se for verdade, e uma boa, fácil de achar e usar e pouco tóxico ...

PS: depois de enviar esta msg é que vi a do Fábio Camargo sobre o percloreto ... bom confirmar que funfa ... facilita bem as coisas ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 13:06
Eu estou pensando em fazer exatamente isso (em latão) para fazer algumas plaquetas...

Vc conhece aquela malandragem de usar fusor de impressora laser como laminador ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 24 de Junho de 2009, 13:13
Vc conhece aquela malandragem de usar fusor de impressora laser como laminador ?

Se for o que estou pensando é bem legal, mas eu não tenho frequencia de uso que justifique montar um bagulho daqueles, nem um fusor sobrando...
Estava pensando no papel de etiqueta com ferro de passar roupa ou outro método primitivo, o que me diz?

E do que me lembro ter ouvido, percloreto no inox não dá certo.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 13:16
Amigo Jorge tá na mão...

Brigadão Maurício !

Se bem tô entendendo o gráfico correlaciona a velocidade periférica  [ V.m/min - velocidade em metros por minuto ? ] ou [ D.m - diâmetro ? ] com a velocidade angular [ RPM ], é isto mesmo ?
Título: pegar a mão'
Enviado por: C N C N o w ! em 24 de Junho de 2009, 13:22
Estava pensando no papel de etiqueta com ferro de passar roupa ou outro método primitivo, o que me diz?

Funfa bem, o chato é "pegar a mão" ... eu consegui resultados variando do excelente ao medíocre ... por isso quero fazer o laminador com fusor, pra controlar melhor as variáveis ...

De qualquer modo, se a transferência do toner não ficar perfeita em uma tentativa, é só limpar e fazer de novo ...

Citar
E do que me lembro ter ouvido, percloreto no inox não dá certo.

Considerando que há um punhado de ligas genericamente chamadas de aço inox , pode ser que o percloreto funfe com umas e não com outras ... o jeito vai ser mesmo testar ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 24 de Junho de 2009, 13:35
Se bem tô entendendo o gráfico correlaciona a velocidade periférica  [ V.m/min - velocidade em metros por minuto ? ] ou [ D.m - diâmetro ? ] com a velocidade angular [ RPM ], é isto mesmo ?
É um nomograma em que em baixo vc entra com a velocidade de corte (depende do material da ferramenta, metal usinado e nível de acabamento), em cima com o diâmetro da peça, e onde as 2 linhas se encontrarem tem a velocidade da árvore na vertical à esquerda, que deve ser ajustada conforme as ilustrações à direita.

As marcações que já estão em negrito na própria plaqueta seriam para uma velocidade de corte de 100m/min e uma peça com diâmetro 80mm, resultando em uma velocidade do eixo-árvore de 403rpm.

Por exemplo, no final desta página tem uma tabela de velocidades de corte.
http://www.engprod.ufjf.br/processos/USINAGEM/TORNEAMENTO.htm
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: robedany em 24 de Junho de 2009, 14:07
Oi Jorge
Meu vizinho tem um torno tm-175, e estava com a placa da frente bem ruim.
Ele comprou na Riosulense (não sei quando), é igual , apenas consta riosulense  tm-1000
outra opção é fazer uma tela de silk-screen, como as vezes faço os circuitos impressos, e para isso não precisa de fotolito e sim impressão a laser em transparencia.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 24 de Junho de 2009, 14:12
so para contar no começo do ano mandei gravar em aço inox e saiu 1 real a gravação de 3x4 cm feita em laser.
se te intereçar vou procurar o telefone
e para o teu nenen um pouco de oleo suluvel para ele parrar de chorrar quando estiver trabalhando duro
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 24 de Junho de 2009, 14:52
Jorge na Av. Ipiranga no centro de Sampa tem uma galeria se não me engano ela se chama galeria 23 ou 24 de maio, pois bem quando preciso fazer algum tipo de estampa profissional dou um pulo até lá, eles imprimem em um papél especial parecido com o fotográfico que vem em uma folha resinada e também em qualquer cor, são para camisetas mas aderem em quase tudo, o valor da impressão fica na casa de 3 a 5 dinheiros e fica perfeita.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 24 de Junho de 2009, 15:20

Citar
E do que me lembro ter ouvido, percloreto no inox não dá certo.

Considerando que há um punhado de ligas genericamente chamadas de aço inox , pode ser que o percloreto funfe com umas e não com outras ... o jeito vai ser mesmo testar ...
[/quote]

Então tá explicado.. rs..
Quando vi a afirmativa do Fábio Camargo de que Percloreto atacava aço inox, achei meio estranho, pois lembro-me que fiz algumas experiências aqui com isto e não deu certo...
Inicialmente era porquê o Percloreto tinha 10 anos guardado..  rs..
Aí comprei um litro novo pra testar e também nada...

Mas agora, com tua explicação de que existem uma variedade de materiais chamados "aço inox" a coisa se explica...
Pensei que era tudo igual.. Ou era brilhante ou fosco..  Variava só o acabamento..  mas se existem variedades deste material, então tá explicado..
E não adianta então.. O meu, só água-forte mesmo.. e acho que tem que ser bem forte mesmo, pois tentei de tudo.. Ácido sulfúrico, Muriático, Tântrico.. virge, onde fui arrumar isto!!!..  Enfim, tudo que tinha em mãos, experimentei...
Aí apareceu um sujeito que disse que eu tava perdendo tempo...
Ele fazia isto, afirmou, lá na casa dele com.. escutem esta: mijo (do cachorro dele), junto com caldo de limão. Misturava e deixava curtindo de um dia pro outro.. No outro dia era só colocar lá a placa e saía corroida...
Tentei mas não deu certo..  acho que o mijjo do meu cachorro não era tão ácido não.. E o dele ele não disse que não emprestava, pois toda a produção já estava comprometida... 
Abandonei a idéia.. 

Talvez seja o caso de pedir pro Alebe usinar em acrílico e colocar os ledinhos.. vai ficar de viadinho...  mas fica bunitinho...

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 24 de Junho de 2009, 17:05
Iformação para todos que desejam lavar suas máquinas:

Solupan é encontrado em bombonas de 5 litros em lojas de material de limpeza. Essas lojinhas que vendem vassouras, água sanitária etc., existem várias em cada bairro;

Para o Jorge:

Na rua da Relíquia Casa Verde, tem uma lojinha de esquina que vende solupan.

Lembrar que solupan é a base de Soda Caustica, devendo usar luvas de borracha e demais protetores para o rosto e corpo.


Edson S.Garcia

 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 24 de Junho de 2009, 17:25
Acho que todos (quase todos?) esses desengraxantes são à base de soda cáustica. O limpa-forno é uma pasta composta de "soda cáustica, espessante e água". Eu tenho soda cáustica em escamas (um pote de meio kg custa menos de 10 reais), na próxima reforma vou tentar fazer uma pasta eu mesmo.
O bom é que ela já tira o que sobrou da tinta antiga também.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 24 de Junho de 2009, 17:28
Nobre Ivan....

Gostei da sua formula para clarear as peças expostas.

Isso serve também para o ferro fundido ou só o aço?

Esse limpa piso que voce citou é o mesmo que limpa pedras?

Acho que vou tentar dar uma clareada mas peças da minha milling.

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 24 de Junho de 2009, 17:55
Atenção ao usar soda cáustica em metais desprotegidos - evite deixar quaisquer resíduos do produto, pois ele corrói o material e como retira todo óleo da superfície, em pouquíssimo tempo enferrujam as peças,
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 25 de Junho de 2009, 00:23
Rubens,
é isso mesmo, limpa pedras. Funciona melhor por imersão. É barato (Coisa de R$2 o litro), vc coloca em um balde, usa e quando acabar coloca de volta nos recipientes e guarda. Pode ser usada infinitas (ou quase) vezes.
Precisa acompanhar de perto as peças de molho, e só deixar o tempo necessário, pois se esquecida de molho a peça vai ser comida. Funciona bem em aço e ferro fundido.

Aqui a plaininha em restauração. Ainda não cheguei nem à metade da reforma, mas já tá bem mais simpática. O interior da coluna dela é o reservatório de óleo (ela tem uma bombinha mecânica tocada por um came na engrenagem do torpedo), cabe pouco mais de 1 litro. Décadas de ócio transformaram o óleo, cavacos, poeira e insetos em 1 litro de baba não-newtoniana, que só saiu com muito limpador alcalino (similar a Solupan) e lava-jato.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 25 de Junho de 2009, 01:20
Que belezinha ehim Ivan, maravilha essa plaininha, parabéns.
Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Blackmore em 25 de Junho de 2009, 01:33
Ivan

lendo estes tópicos fico muitas vezes me perguntando ...

"Onde o pessoal arruma essas belezuras?" ... pow .. torno pqno ... bacana ... furadeira de bancada ... bacana ... agora ... plaina de bancada ?? q coisa doida .. nunca vi uma ... q belezinha !!
se puder passar fotos mais detalhadas eu agradeço   :)

anbrax!
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 25 de Junho de 2009, 07:41
É isso ai Grande Ivan....

A demora está agora justificada. O trato está deixando a "baixinha" uma verdadeira boneca.

Meus parabéns. Agora tenho certeza de que a indicação foi para a melhor pessoa que poderia existir disponível (você).

Grande abraço.

Rubens

PS. Que tal abrir um post para ela, acho que merece.

 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Junho de 2009, 08:05

Muito lindinha Ivan !

Adorei o branco !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F2S em 25 de Junho de 2009, 12:09

Está de fato muito bonita Ivan.

Gosto também do branco, oficina organizada, limpa e clara. Ajuda a combater o estigma de que mecânica é sinônimo de sugeira.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F2S em 25 de Junho de 2009, 12:13

Falou-se no Alvapan que é alcalino, lembrei do limpa baú, achando até que era o mesmo produto.

http://www.alvamine.com.br/telas/limpeza.html
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 25 de Junho de 2009, 13:23

Está de fato muito bonita Ivan.

Gosto também do branco, oficina organizada, limpa e clara. Ajuda a combater o estigma de que mecânica é sinônimo de sugeira.

Na verdade a cor é "platina", é um cinza bem claro. Ficou um pouco mais claro do que eu gostaria, mas a idéia é deixar com uma cor próxima da original (aqui uma com pintura de fábrica).

Mas se ela fosse um pouco mais velha eu pintava de preto, pra imitar o "japanning" típico do começo do século XX, que esconde qualquer sujeira.  ;D

Sobre a plaina, vou seguir o conselho do Rubens. Assim que der abro um tópico sobre ela pra não ficar poluindo esse aqui...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Junho de 2009, 19:12
Na verdade a cor é "platina", é um cinza bem claro.

Ivan, que tipo de tinta é essa, automotiva ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 25 de Junho de 2009, 20:46
Ivan, que tipo de tinta é essa, automotiva ?

Isso mesmo, da DuPont. A lata de kg custa R$10, e pra pintar toda a plaina não vai meia lata (vai dar pro torno ainda). Pra comparação, o kg de PU tava R$50.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 26 de Junho de 2009, 08:35
Puxa.....

Aqui em SP paguei 14,00 pela lata de 1/4, contra 49,00 da PU.

Algumas coisas aqui são mais baratas, outras mais caras.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Junho de 2009, 09:19

Caros, qual seria vossa recomendação para óleo e graxa para o torninho ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 29 de Junho de 2009, 10:51
Olá Jorge;

Sempre é bom usar os lubrificantes recomendados pelo fabricante.

http://www.scribd.com/doc/3970019/Aula-31-Lubrificacao-industrial-I

Na falta, pode usar sem crise óleos e graxas automotivos; nos barramentos óleo de motor SAE20, ou qualquer óleo lubrificante com as mesmas características.
A graxa pode ser essa comum NLGI 2 ou 3, adquirida em posto de gasolina.
Para caixa de engrenagens use óleo SAE90 de caixa de câmbio.
Se é bom para o seu carro que apresenta condições muito mais severas de funcionamento, será igualmente bom para a sua máquina.
Para o corte e refrigeração use óleo solúvel ou equivalente.
Para roscar algumas gotas de tapimatic/quimatic ou equivalente faz a diferença.

http://www.graxa.com.br/
http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/produtos_novos/produtos_novos.shtml
http://www.nei.com.br/lancamentos/lancamento.aspx?i=1452
http://www.quimatic.com.br/produto/quimatic-11/

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 29 de Junho de 2009, 13:59
Como sempre, as dicas do Marco são excelentes.

Alguns comentários adicionais:
- Não use graxa em lugar nenhum, exceto nos rolamentos (e no máximo na engrenagem carretel do cabeçote). Graxa em locais expostos agarra sujeira, cavacos etc. Preferência para graxa de sabão de lítio (ex. graxas azuis de rolamento).
- Óleo de compressor também tem uma viscosidade interessante para barramentos, um pouco mais grosso que SAE20. Mas existe o "óleo para barramento" em lojas de material de usinagem.
- Não esqueça de lubrificar bem o fuso (com o mesmo óleo das engrenagens), este torno exige bastante da porca bipartida e do fuso (por fazer, além da rosca, o avanço longitudinal por eles) e não existe nenhum ponto de lubrificação no avental que os lubrifique.
- Isso é bem sabido, mas não custa lembrar: não misture graxas diferentes, limpe a velha antes de colocar a nova.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Junho de 2009, 14:59
Como sempre, as dicas do Marco são excelentes.

São sim, como as suas ... ;-)

Citar
- Não use graxa em lugar nenhum, exceto nos rolamentos (e no máximo na engrenagem carretel do cabeçote). Graxa em locais expostos agarra sujeira, cavacos etc. Preferência para graxa de sabão de lítio (ex. graxas azuis de rolamento).

Perfeitamente. Já sabia disso e tb já pude observar a mixórdia ... além disso lembro bem o que sofri pra limpar a meleca ...

Bão vc confirmar que sabão de lítio vai bem ... eu tenho aqui, é o que sempre usei pra lubrificar rolamentos de rodas e é o que pensava usar ...

Citar
- Óleo de compressor também tem uma viscosidade interessante para barramentos, um pouco mais grosso que SAE20. Mas existe o "óleo para barramento" em lojas de material de usinagem.

Posso deduzir disto que é preferível utilizar óleo mais viscoso ? Por algum motivo tenho no fundo da cachola um SAE40 piscando ...

Devo usar o mesmo óleo pra barramento nas engrenagens e mancais, incluindo as engrenagens da caixa Norton (havia um bocado de cavacos lá) ?

Citar
- Não esqueça de lubrificar bem o fuso (com o mesmo óleo das engrenagens)

Blz. O fuso tava "envernizado" com graxa velha ... troço difícil de limpar, a salvação foi o Solupan ...

Citar
este torno exige bastante da porca bipartida e do fuso (por fazer, além da rosca, o avanço longitudinal por eles) e não existe nenhum ponto de lubrificação no avental que os lubrifique.

Que sacanagem ...

Citar
- Isso é bem sabido, mas não custa lembrar: não misture graxas diferentes, limpe a velha antes de colocar a nova.

Bem sabido e bem obedecido. Tô limpando tudo escrupulosamente antes lubrificar novamente ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Junho de 2009, 15:31

Há mais algumas fotos disponíveis, desta vez a placa desmontada.

Um parafuso da tampa traseira partiu-se ao ser retirado, sem sofrer qualquer esforço ... obviamente foi vítima de abuso ...

http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/browse.aspx/Torno
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 29 de Junho de 2009, 17:56
Sir Jorge......

Que história é essa de estar "abusando" dos parafusos?

Olha que isso pode acabar em confusão.

Parabéns pela desmontagem.

Não sou mestre na área, mas ouvi dizer que essa "centrex" é uma das melhores marcas para placas.

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Junho de 2009, 18:11
Não sou mestre na área, mas ouvi dizer que essa "centrex" é uma das melhores marcas para placas.

É mesmo ? Bom saber ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 29 de Junho de 2009, 18:36
Jorge, não sei se você tem luneta aí no teu torninho, mas vou amanhã numa oficina com um amigo meu que disse que lá tem uma luneta que provavelmente serviria neste teu..
Ele disse que o torno que o cara tinha e vendeu era igualzinho este teu.. só o modelo que era diferente e a luneta ficou. O cara que comprou não levou a luneta e ela tá lá, parada...
Este colega que vai comigo conhece bem estas coisas e vamos ver se serve..
Caso sirva e você não tenha uma, negocio esta aqui pra você..  Pelo que meu colega falou, dá pra pegar na boa..  O cara é muito amigo do meu colega e ele disse que se servir, a gente traz amanhã mesmo. Talvez nem tenha custo nenhum.. 

Abração,

Eduardo
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Junho de 2009, 19:16
Jorge, não sei se você tem luneta aí no teu torninho ...

Poxa Edu, vc sempre atento, sempre ajudando os amigos ... o planetinha fica bem mais habitável com gente assim ... ;-)

O torninho veio com luneta sim, mas já que vc vai lá e se a coisa tá encostada e ainda pode custar baratinho, me interessa sim ... no mínimo a gente pode amanhã ou depois servir a um amigo que precise ...

abração
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 29 de Junho de 2009, 20:03
Verei isto amanhã e na parte da tarde ja tenho uma resposta...
Há!..  te enviei uma MP..  recebeu?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 30 de Junho de 2009, 09:18
Posso deduzir disto que é preferível utilizar óleo mais viscoso ? Por algum motivo tenho no fundo da cachola um SAE40 piscando ...
Devo usar o mesmo óleo pra barramento nas engrenagens e mancais, incluindo as engrenagens da caixa Norton (havia um bocado de cavacos lá) ?
É meio questão de gosto, mas grosseiramente pra barramento uma faixa de SAE 20 a 40, e engrenagens uns 70 a 90 (nas engrenagens da grade, caixa, cabeçote e nos fusos um óleo mais grosso do que nos barramentos, para não escorrer tão fácil)
Essa é uma aplicação leve - cargas e pressões relativamentes baixas, temperatura baixa, não tem borra de combustão etc.
Tem um monte de americano purista que fica dias discutindo qual óleo usar, sobre vantagens e desvantagens dos aditivos, mas no fim das contas o importante é não faltar óleo, e qualquer óleo usado hoje é provavelmente muito superior aos melhores óleos de 50 anos atrás (ok, seu torno não é tão velho  :) ).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 30 de Junho de 2009, 10:55
Tem um monte de americano purista que fica dias discutindo qual óleo usar, sobre vantagens e desvantagens dos aditivos ...

Eu passo longe desse tipo de discussão ... parecem os doutores da igreja na idade média discutindo quantos anjos podem dançar na cabeça de um alfinete ...

A minha dúvida quanto a usar óleo ou graxa nas engrenagens é devida ao fato de que as caixas não sendo fechadas, o óleo poderia ser arremessado, criando uma mixórdia ... prefiro usar óleo ao invés de graxa, se for possível ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 30 de Junho de 2009, 12:10
Amigos torneiros;

Lubrificação.

Citar
Tem um monte de americano purista que fica dias discutindo
Como em todos os campos, existe o prático o estudioso e o paranóico. Para tudo o ideal é o equilíbrio .

Nos barramentos, sujeito à aderência dos cavacos, um óleo menos viscoso é preferível porque favorece a limpeza periódica e dificulta o acumulo de partículas.
Outro aspecto a ressaltar é sobre a graxa, não é necessário usar grandes quantidades, um pequeno filme já é mais que o suficiente, não é necessário fazer meleca; seu emprego é indicado para engenagens de caixa aberta e rolamentos.

Nas caixas de engrenagens fechadas sem bomba de circulação, o óleo SAE90 é ótimo porque sendo mais viscoso "sobe e gruda" nas partes mais altas e mantém tudo lubrificado.
Cada caso é um caso.

Possuo um torno pequeno cujo barramento não lubrifico nunca, é uma máquina de sacrifício, a razão disso é pelo uso, afio facas de abatedouro e escovo tubos de inox nele direto (o barramento seco sofre menos agressão do que com óleo misturado a pó de esmeril diamantado).

O barramento deve ser mantido preferencialmente limpo e lubrificado, a limpeza e lubrificação ao início e final do serviço e após o final do turno é fundamental, mas deve ser feita eventualmente sempre que houver acumulo de cavacos e a falta de óleo.

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 30 de Junho de 2009, 14:08
vi na foto que o seu motor é monofasico, o meu tambem é,se vc quiser dá para reverter o motor com uma chave de motor trifasica  fazendo a inverção do 5 e 6 nos dois polos da chave e liga e desliga no polo que restou
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 30 de Junho de 2009, 16:07
...  dá para reverter o motor com uma chave de motor trifasica ...

Tô sabendo Luciano, mas não vou precisar me dar ao trabalho, o torninho já veio com reversão ...

A dica é boa, com certeza será útil pra alguém ...  ;D
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 30 de Junho de 2009, 16:17
... afio facas de abatedouro e escovo tubos de inox ...

Hum ! Dá pra contar como afia faca e em torno ? Fiquei curioso ...

Desconfio que pra escovar os tubos vai na lixa, né ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 30 de Junho de 2009, 17:42
Olá jorge ;
A faca em questão é uma faca rotativa de metal duro.
Com um mandril ela fica presa entre a placa e o contra ponto, no carro é fixado uma retifica para tornos, inclinada no grau da faca.

Mas dá pra afiar a peicheira tb.
Basta fixar um rebolo no lugar da faca e usar como uma esmerilhadora comum, ou fixar a faca num suporte.

Para escovar tubo vai na lixa mesmo , eh eh eh,
Complica um pouco é fazer isso num tubo de 6 metros com um torno de 1 metro, mas da-se um jeito.

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 30 de Junho de 2009, 23:13
Eu morro de vontade de adaptar uma retífica no torno, mas não faço por pena do barramento. Sempre que uso algum enjambro com a dremel cubro o barramento com plástico, e depois dou uma limpada.

Jorge,
aqui tem um esquema de lubrificação do South Bend. Veja que mesmo na caixa Norton e nas engrenagens traseira é recomendado óleo, e não graxa. Sobre a graxa de lítio, a principal vantagem que vejo é que ela é imune a aplicação em excesso (churning). Como disse o Marco, o correto é aplicar pouco - mas muita gente peca pelo excesso. Assim, melhor essa que em excesso não tem problema.

Sobre a lubrificação do barramento, apenas dando uma introdução no que tanto discutem por aí (puro preciosismo, na minha opinião).
Os fabricantes normalmente recomendam "óleo para barramento". Estes óleos contêm aditivos anti-gotejantes e promotores de adesão - ou seja, independentemente da viscosidade eles "grudam" mais. Isso garante que ele fique onde se deseja, evitando o contato metal-metal e "stiction" ("stick-slip", faz força pra começar a andar e depois vai embora). Só que nem sempre estes óleos estão disponíveis, então tem gente que usa um óleo mais grosso, pra tentar segurar melhor.
Quanto mais adesivo ou mais grosso, menos ele foge. Porém, mais segura sujeira.
Assim, tem gente que não usa nem um nem outro, dando preferência a óleos mais finos aplicados mais regularmente, que vão "lavando" resíduos que ficaram.
Há ainda a discussão sobre óleo de motor. Os óleos de motor possuem aditivos detergentes e dispersantes, que mantêm as partículas em suspensão, para que sejam removidas pelo filtro. Com isso, eles segurariam as partículas, criando um meio abrasivo.

Mas o que importa é nunca deixar faltar óleo, e evitar que o óleo acumule sujeira.

Coloquei também uma tabela SAE / ISO, que às vezes é útil.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 30 de Junho de 2009, 23:25
Uma outra coisa que vi outro dia foi um lubrificante para barramentos seco, a base de dissulfeto de molibdenio. Só que era uma fortuna. Mas acho que seria ideal para um caso desses com abrasivos (apesar de nada salvar pra valer).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Julho de 2009, 09:22
A faca em questão é uma faca rotativa de metal duro.

Brigadão pela explicação e pelas fotos !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Julho de 2009, 09:52
aqui tem um esquema de lubrificação do South Bend.

Adorei ! Perfeito ! É algo assim que tinha que ter no manual do Joinville ...

Citar
Veja que mesmo na caixa Norton e nas engrenagens traseira é recomendado óleo ...

Pois é, mas ainda fico na dúvida pq não vi ainda uma maneira fácil pra lubrificar as engrenagens da caixa Norton e do avental com óleo ... há canais de lubrificação para os mancais, mas não para as engrenagens ... com ela montada em seu lugar o acesso às engrenagens não é nada fácil ... as mesmas considerações valem para o avental ... ou tô falando besteira ? Há um modo simples e confortável de aplicar óleo às engrenagens ?

Na caixa traseira, tudo bem, o acesso é muito fácil ... o máximo que pode acontecer é espadanar algum óleo ...

A tabela do South Bend menciona um apron reservoir, por exemplo, o que me faz imaginar que as engrenagens são banhadas, o que não existe no Joinville ... isto me leva a pensar que nem tudo seria aplicável, em função das diferenças entre eles ...

Citar
Como disse o Marco, o correto é aplicar pouco - mas muita gente peca pelo excesso.

Dessa doença pelo menos eu não padeço ...

Citar
Assim, tem gente que não usa nem um nem outro, dando preferência a óleos mais finos aplicados mais regularmente

É o que tenho visto mais frequentemente ... mas só vou formar opinião na medida em que ganhar experiência ...

Citar
Mas o que importa é nunca deixar faltar óleo, e evitar que o óleo acumule sujeira.

O resumo da ópera, limpeza e lubrificação constantes ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Julho de 2009, 18:51
... se seu torno estiver sem estas emgrenagens me avise ...

Maurício, só hj conferi e dei por falta da engrenagem de 64 dentes ... vc tem ela aí ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 01 de Julho de 2009, 23:00

Pois é, mas ainda fico na dúvida pq não vi ainda uma maneira fácil pra lubrificar as engrenagens da caixa Norton e do avental com óleo ... há canais de lubrificação para os mancais, mas não para as engrenagens ... com ela montada em seu lugar o acesso às engrenagens não é nada fácil ... as mesmas considerações valem para o avental ... ou tô falando besteira ? Há um modo simples e confortável de aplicar óleo às engrenagens ?
Segundo a South Bend, na caixa Norton o óleo desce dos mancais pelas engrenagens, mantendo-as lubrificadas. Só confirmando na prática pra ver se isso vale pra caixa da Joinville. Tem que estar pingando óleo embaixo da caixa para garantir que está lubrificada. Uma alternativa é aplicar direto nas engrenagens o óleo grosso com um pincel.
Citar

A tabela do South Bend menciona um apron reservoir, por exemplo, o que me faz imaginar que as engrenagens são banhadas, o que não existe no Joinville ... isto me leva a pensar que nem tudo seria aplicável, em função das diferenças entre eles ...
Concordo, aqui umas fotos de um avental South Bend que o Rubens Aranda localizou na sucata com seu olho mágico (junto com a caixa Norton que já instalei).
(http://img6.imageshack.us/img6/3932/53284822.jpg) (http://www.postimage.org/)

Veja os 2 copinhos de lubrificação
(http://img6.imageshack.us/img6/7852/63343576.jpg) (http://www.postimage.org/)
(e tem mais 2 pontos), e que simpático o caminho do óleo para a porca bipartida (cai por um tubinho em uma canaleta na metade superior, e desce por um furinho na porca).
(http://img132.imageshack.us/img132/8358/11200231.jpg) (http://www.postimage.org/)
O acoplamento dos avanços é por fricção, e os componentes ficam em banho de óleo (tem uma tampa que veda e um dreno embaixo), e esta engrenagem lubrificada leva o óleo para as outras. Na foto tá vazio, vou abastecer só quando montar.
(http://img6.imageshack.us/img6/1766/43576205.jpg) (http://www.postimage.org/)
É um troço caprichadinho. A Joinville deu uma simplificada grande nisso aí, e acho que deixou a lubrificação a desejar. Nada impede de instalar uns copinhos (com pavios, se quiser) pra gotejar em alguma engrenagem e na porca. O Rubens achou um site (www.wasinger.com.br) que vende esses copinhos baratos (os menores como estes acho que R$2,50)

Só como curiosidade, aqui o avental ao ser removido dos escombros. :)

(http://img21.imageshack.us/img21/9878/65669737.jpg) (http://www.postimage.org/)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 01 de Julho de 2009, 23:04
... se seu torno estiver sem estas emgrenagens me avise ...

Maurício, só hj conferi e dei por falta da engrenagem de 64 dentes ... vc tem ela aí ?

Jorge justamente esta danada eu não tenho...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Julho de 2009, 23:12
Segundo a South Bend, na caixa Norton o óleo desce dos mancais pelas engrenagens, mantendo-as lubrificadas.

Hum ! Não havia pensado nisso ... vou testar e ver o que rola ...

Citar
Concordo, aqui umas fotos de um avental South Bend que o Rubens Aranda localizou na sucata com seu olho mágico ...

Adorei as fotos e o avental. E bota mágica no olho do Rubens ...

Citar
Nada impede de instalar uns copinhos

Pois é, isso eu cheguei a pensar ... vou dar uma espiada com cuidado ... mais chata é a caixa Norton ... é um punhado de engrenagens, se for botar copinho pra todas, vira uma peneira ... he, he, he ...

Quem sabe a cuca resolva trabalhar um pouquinho e eu vislumbre um sistema capaz de lubrificar todas ... já tô pensando em algo ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Julho de 2009, 23:13
Jorge justamente esta danada eu não tenho...

Que pena ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 01 de Julho de 2009, 23:22
Maurício, só hj conferi e dei por falta da engrenagem de 64 dentes ... vc tem ela aí ?
A Riosulense tem peças de reposição dos tornos. Contato: "Seu" Osni 47 3521-3256.
Estou pensando em dar uma ligada lá nos próximos dias (talvez pegar uma engrenagem de 20 dentes, pois o meu era sem caixa e agora não é mais :) ). Se quiser pergunto o preço (se for ligar, é o item código 245 do TR600).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 02 de Julho de 2009, 08:23
Quem sabe a cuca resolva trabalhar um pouquinho e eu vislumbre um sistema capaz de lubrificar todas ... já tô pensando em algo ...
Jorge - longe de ser uma solução muito ortodoxa (não que eu goste), talvez uma pequena esponja presa por um suporte de arame, embebida em óleo faça os períodos de lubrificação um pouco mais longos e facilitem a vida...

N/ão acredito muito nisso - talvez um lubrificador centralizado como daqueles copinhos pingadores de óleo que as máquinas antigas usam.
http://www.celmar.com/produtos.php?act=prod&id=1807
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 02 de Julho de 2009, 08:43
Se precisar dos copinhos de óleo, sei onde comprar direto do fabricante.

Custa em média 70,00 dinheiros (para 50 ml), contra 2,00 dinheiros para os pontos de lubrificação.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 02 de Julho de 2009, 10:05
Ivan, brigadu ! Liguei agora mesmo, mas o Osni só estará por lá mais tarde ...

... talvez uma pequena esponja ...

Pois é, Fábio, tb não gosto muito dessa idéia ... mas em todo o caso, tá anotada ... de vez em quando o que inicialmente parece má solução acaba se mostrando a melhor ...

Citar
... talvez um lubrificador centralizado ...

Sim, isso tá mais a meu gosto ... tô me lembrando de que tenho uma tranqueiras aqui, se rolar um ataque de frescura, faço até um sistema pressurizado ... mas vou estudar a coisa com cuidado, não quero sair abrindo buracos pra todo lado ... gostaria idealmente de não abrir nenhum, mas ...

O fato é que o que quero mesmo é algo que simplesmente facilite a lubrificação das engrenagens da caixa Norton e do avental ... o resto é bico ...

Citar
Se precisar dos copinhos de óleo, sei onde comprar direto do fabricante.

Opa Rubens ! Sou todo ouvidos ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 02 de Julho de 2009, 10:17
Jorge,
abusando da sua boa vontade - já que vai falar com ele, pode perguntar o preço da engrenagem 20 dentes? (também da grade, como a sua)
Item número 19, no desenho do cabeçote (página 14).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 02 de Julho de 2009, 10:39
... já que vai falar com ele, pode perguntar o preço ... ?

Falei com o Osni, ele deve ter o orçamento pronto lá pelas 13:30h.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 02 de Julho de 2009, 14:44

Ivan, já encomendei sua engrenagem, vem com minhas peças, me passa seu endereço que quando eu for pegar o pacote já envio pra vc da agência do Correio mesmo.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: f1veras em 03 de Julho de 2009, 11:32
não sei se ainda vai servir, mais tenho o manual deste torno joinville 127, vou colocar para quem interressar, o formato pdf o site não suporta, mais quem quiser o manual mande um e-mail: [email protected] que eu mando o manual
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 03 de Julho de 2009, 12:16
o formato pdf o site não suporta
Existe muitos repositórios bons na rede que vc pode utilizar para guardar e distribuir seus arquivos.
Eu uso esse:
http://www.4shared.com

Se o arquivo não for muito grande pode compactar no formato ZIP e enviar junto com a mensagem.

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F2S em 03 de Julho de 2009, 13:04

Se precisar dos copinhos de óleo, sei onde comprar direto do fabricante . . .



Opa Rubens ! Sou todo ouvidos ...



Somos todos! Cadê a informação?

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 05 de Julho de 2009, 16:09

Caros. qual é vossa recomendação no que se refere à lubrificação (ou não) da placa ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 05 de Julho de 2009, 16:35
Jorge,
eu usei graxa por dentro (antes de remontar) e uso óleo (o mesmo do barramento)nas castanhas e espiral. Limpo com certa frequência (removendo as castanhas), principalmente quando usino ferro fundido.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 05 de Julho de 2009, 16:53
Uso uma boa graxa de lítio por dentro do placa, e oleo nas castanhas e na espiral de aperto.

Limpo as placas (se as usei) praticamente todos os finais de semana, deixando-as prontas para o uso na semana que entra.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 05 de Julho de 2009, 17:04

Beleza, Ivan e Fábio, tá batendo com o que eu pensava ... graxa por dentro em função da dificuldade para o acesso frequente e pq as superfícies estão razoavelmente bem protegidas dos cavacos ... óleo por fora pela facilidade para o acesso e limpeza e pq tá mais exposto aos cavacos ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 05 de Julho de 2009, 17:15
Jorge,

E não se esqueça de verificar (e fazer se for o caso) marcas de referência nas peças para desmontagem e remontagem...

As castanhas também tem um número gravado para serem remontadas nas posições corretas...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 05 de Julho de 2009, 21:25
E para quem não sabe, apesar de ter 3 pontos de aperto (buraco onde encaixa a chave) na placa autocentrante, ela dá centragem melhor em um deles do que nos outros (geralmente é o que coincide com a posição do logotipo).

Na dúvida, é só testar com um relógio e procurar o melhor deles.

Ao retificar as castanhas de uma placa, o ponto de aperto que se usou para apertar a arruela ou a chapelona que segura as castanhas passa a ser o "mestre".
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 07 de Julho de 2009, 10:40
E não se esqueça de verificar (e fazer se for o caso) marcas de referência nas peças para desmontagem e remontagem...

Claro, mas ... quem garante que estava na posição correta ? he, he, he ...

Tô meio que brincando, meio que falando sério ... marquei, mas vou conferir com o relógio, tentando encontrar a melhor posição ...

... ela dá centragem melhor em um deles do que nos outros ...

Já escutei isto antes e mais de uma vez e tô mais propenso a acreditar quando é vc quem diz, mas ... boto nisto, como fazem os gringos, um grão de sal ...

Vc já constatou isto ? Tem referência na literatura ?

Tô perguntando pq duvido um pouco da coisa, pelo menos no caso de placas comuns, baratas ... não sei de que ordem de grandeza de excentricidade estamos falando, mas pra minha sensibilidade paquidérmica, as folgas originais já são suficientemente significativas pra me levar a questionar ...

Outra coisa que me leva a questionar: entendo que placas de três castanhas auto-centrantes não sejam as mais adequadas quando é necessário centralizar bem uma peça, neste caso as de quatro castanhas ajustáveis seriam mais adequadas.

Tô falando demais pro meu tamanho ?  ;D

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 07 de Julho de 2009, 11:00
Grande Jorge.

Não sou expert como os ilustres colegas deste forum, mas em relação ao comentário de que a ajustagem se dá melhor, sempre em um dos 3 mordentes, isso É VERDADE.

Pelo menos já experimentei na prática (nos meus dois torninhos) e constatei isso.

Coincidência ou não os dois melhores pontos estão exatamente na direção do "logo" da placa.

Mas já ouvi dizer que pode ser em qualquer um dos 3 pontos.

Não sei se existe relação, mas como tenho por costume iniciar a colocação das castanhas nessa ordem (do logo para frente - sentido horário), imagino que a 1º castanha a ser colocada seja o marca para a posição que melhor se alinha.

Mas essa é apenas minha opinião.

Quanto á centrar melhor uma peça (cilindrica) em uma placa de 4 castanhas, isso também já ouvi que é melhor, mas e para se conseguir isso?

Só mesmo com muita prática e trabalho (coisa que eu hobista) não tenho).

Enfim, pode ficar mais bem centrada (depois de muito penar), mas dependerá de muito mais trabalho e horas de paciência.
 
Grande abraço.

Rubens   
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 07 de Julho de 2009, 12:35

Caros, o que me dizem do preço e da qualidade ?:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96410128-ponteira-rotativa-cm2-standard-contra-ponto-rotativo-torno-_JM
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 07 de Julho de 2009, 13:37
Olá Jorge;
Não é o supra-sumo das contra-pontas, mas para uso hobby é válido
Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 07 de Julho de 2009, 17:40
Jorge.

Vai até a Piratininga, na loja do Alemão.

Diga para ele que é meu amigo (corre o risco de te cobrarem mais caro. eheheheeh).

Daí veja quanto te custará uma dessas ou até melhor.

Acho que o ML é a ultima opção para compra desse tipo de material.

Acho que estarei indo por aquelas bandas entre amanhã ou sexta, daí dou uma olhada para você.

Abraços.

Rubens 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 07 de Julho de 2009, 17:50
Diga para ele que é meu amigo (corre o risco de te cobrarem mais caro. eheheheeh).

Eu hein ?! Jamais faria isto, vc quer acabar com o pouco que resta da minha reputação ?  ;D ;D ;D

Citar
Acho que o ML é a ultima opção para compra desse tipo de material.

Não tenho muitos preconceitos não ... já fiz alguns bons negócios ... se o troço é novo e de boa marca, pq não ?

Citar
Acho que estarei indo por aquelas bandas entre amanhã ou sexta, daí dou uma olhada para você.

Fico-lhe muito grato se puder me fazer esse favor !  ;D

Qual seria uma boa marca / modelo que caiba no meu bolso ? ( tá bão, eu sei que quase nada cabe no meu bolso, ai, ai, ai ...)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 07 de Julho de 2009, 18:20
Não tenho muitos preconceitos não ... já fiz alguns bons negócios ... se o troço é novo e de boa marca, pq não ?

Também não tenho, mas para esse tipo de produto, existem fontes muito mais em conta.

Fico-lhe muito grato se puder me fazer esse favor !  ;D

Qual seria uma boa marca / modelo que caiba no meu bolso ? ( tá bão, eu sei que quase nada cabe no meu bolso, ai, ai, ai ...)

Não sei lhe informar uma boa marca para esse material, costumo verificar pelo tipo de usinagem e acabamento.

Mas com certeza será uma chinesa. E não é por isso que será de má qualidade. Comprei a minha por lá e é ótima, sem reclamações.

Uma contra ponta dessas deve custar algo em torno de uns 80,00 dinheiros (isso se não estou errado e não mudaram muito os preços).

Mas dou uma olha e lhe informo quando for para aqules lados.

Se quiser ligar para sapiar os preços, o endereço è:

http://www.alemaomaquinaseferramentas.com.br/

Esse cara era o comprador da Martins Perez. ele cobre qualquer oferta deles.

Para não macular sua reputação, diga que um amigo Deles te indicou, e esconda meu nome. rsrsrsrsr.

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Alebe em 07 de Julho de 2009, 22:26
Acho que estarei indo por aquelas bandas entre amanhã ou sexta, daí dou uma olhada para você.

Oh Nobre Rábula... 
1º que não fica bem para um um Tenente Senhor Dr. gurundiar tanto.
E 2º, quando resolver estar indo la na Piratininga me avise que tentarei estar tentando passar por lá pra estar tentando te encontrar... ;D  ;D  ;D

Grande abraço
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: fcamargo em 07 de Julho de 2009, 22:34
eu vou estar tentando logo-logo entender o  que escrevem em gerundio.

Juro que vou estar tentando enteder..
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 07 de Julho de 2009, 22:48
Hô! meu querido  amigo Alebe...
O Homi, além de ser Tenente, também é Doutor...
Foram eles, os Doutores e os Militares que mandaram neste país por mais de trinta anos...

Este personagem, além de militar, também é doutor.. então mandava duas vezes...

Se fosse apenasmente isto, já seria o suficiente para você abster-se de fazer comentários maldosos a respeito do vocabulário dele..
Mas não.. Você agora ainda me vem dizer que além de tudo isto, o homem também é um Rábula..
Nem sei o quê é isto, mas não deve ser pouca coisa não..

Que que foi... tem medo não? rs...

Eu, no seu lugar, colocaria "as barbas de molho", por quê vem chumbo grosso por aí..  há vem...

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Alebe em 07 de Julho de 2009, 23:05

Não preocupa não Edu.
o ai5 e o doi codi ja são aguas passadas, e o querido amigo Rubens é um anjo com carteira da oab.
Tanto que ele esta agora nesta vida de torneiro porque até os meirinhos conseguiam engana-lo... he he he
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 07 de Julho de 2009, 23:10
Chii!!!..  Acho que agora o Alebe se deu mal mesmo...
O chumbo vai ser mais grosso do que eu pensava.
Fui fazer uma pesquisa, pra saber o que era um Rábula  e adivinhem o que descobri? rs...

"No contexto interiorano de nosso país, entendia-se por rábula aquele que advogava sem diploma"
Por Glauber Moreno Talavera, especialista em Direito das Relações de Consumo, mestre em Direito Civil pela PUC/SP, advogado em São Paulo.


Ou, pior ainda: do mesmo autor acima citado..  rs...
"Outra característica do rábula é a tentativa de mostrar-se como alguém importante e extremamente solicitado por força de suas qualificações profissionais"

"Todavia, não é apenas a indumentária que traz peculiaridades que permitem identificar este causídico menos enobrecido. Algumas práticas sedimentadas no comportamento diuturno dessa espécime, comportamentos dignos do designativo “rabulares”, merecem análise mais minudenciada.

O recorrente auxílio dos serviços de paqueiros, para a distribuição massiva de cartões de apresentação em pontos de grande movimentação nas grandes cidades, é recurso obrigatório nos meios rabulares para angariar clientes incautos. Não satisfeitos com a potencialidade de sua publicidade, os eméritos rábulas valem-se de outdoors humanos que, como salsicha espremida no meio de um pão, desfilam com enormes placas dependuradas, nas quais pode-se verificar toda sorte de inscrições: “Foi multado? Não Pague! Dr. Fulano de tal é a solução”, “Limpe seu nome em 02 dias - Dr. Beltrano. Atende até às 10 da noite”, “Foi demitido? Ponha no Pau! - Dr. Sicrano”, e outras tantas quantas a desditosa imaginação rabular possa imaginar como hábeis ao fomento de suas atividades."


Ou seja, Alebe..  você tá frito!!!.. rs...
Chamar um Doutor Advogado de Rábula, é um insulto. E dos grandes...

Desanda a correr que o "bicho vai pegar".. rs...


Não preocupa não Edu.
o ai5 e o doi codi ja são aguas passadas, e o querido amigo Rubens é um anjo com carteira da oab.
Tanto que ele esta agora nesta vida de torneiro porque até os meirinhos conseguiam engana-lo... he he he
.

Alebe, você não presta mesmo.. rs...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: gimbabf em 08 de Julho de 2009, 02:45

Não preocupa não Edu.
o ai5 e o doi codi ja são aguas passadas, e o querido amigo Rubens é um anjo com carteira da oab.
Tanto que ele esta agora nesta vida de torneiro porque até os meirinhos conseguiam engana-lo... he he he

  chiiiii, Alebe voce pisou na bola feio, acho que voce está equivocado com o significado da palavra sei que é uma exelente pessoa, na definição de rábula que o Edú postou,o espertinho tentou tirar o da reta dos advogados,
um rábula é o advogado que usa todas as brechas da lei para defender o cliente, o que é legal mas quase sempre não é
moralmente correto
tenho certeza que o amigo Rubens não pode ser comparado com um rábula nem em sonhos,
vai a definição correta de rábula hehehe
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Alebe em 08 de Julho de 2009, 08:47
Giba,
Apesar de este tema estar em desacordo com o tópico e ja ter tomado proporções maiores do que o pretendido, ja ja o Fábio vai dar uma chacoalhada em nóis e com toda razão, não posso deixar de comentar que minha concepção do que essa palavra significa nem chegou a ser comentada.
Então não pisei na bola por isto.
Apesar de alcunhar o Rubens com este epíteto, para tripudiar é claro, sei que estou usando um termo que nunca poderia ser atribuido à personalidade de nosso querido amigo.
 ;)
Acho que não é preciso defende-lo...
Neste momento ele ja deve ter acionado o oficial de justiça para me intimar. hehe
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 08 de Julho de 2009, 09:06
Aos Nobres amigos e clientes.........

E por falar em torno, como estão as tarrachas e as roscas dos respectivos orifícios anais dos Doutos experts em língua portuguesa. eheheheheh

Não tenho e nem posso falar nada, uma vez que não tenho por costume falar de grandes AMIGOS.

Mas devo esclarecer alguns pontos obscuros.

Tenham certeza que não devem acreditar em tudo que está escrito.

Pois no mundo jurídico, esse termo tem outro significado; qual seja, é muito próximo se comparado a um "práico" de qualquer outra profissão.

Já fui um rábula sim (não pejorativamente falando e como está grafado em alguns dicionários - duvidosos), pois, acompanhava (em pessoa e em idéais) meu Mestre e advogado, um grande amigo que tive, isso antes mesmo de receber meu diploma ou até mesmo pensar em fazer uma faculdade de direito.

Mas tenho que concordar que com o "título", perdi a "patente" e juntamnte chegaram também as decepçôes.

Doutor - aquele que "conquista" o título de Doutorado".

Portanto, esse não tenho e nunca terei.

E quanto ao "DC" e tantos outros, não posso falar nada, só não posso concordar "plenamente" com o amigo Alebe. rsrsrsrsr

Nobre Sir Jorge (Mestre Fábio Gilii) "perdoem (eles), pois (eles) não sabem o que falam".

Grande abraço a todos.

Rubens 

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Julho de 2009, 09:06
Jorge,

Infelizmente perdí um pouco do fio da meada e não acompanhei muito bem estas discussões sobre placas e contrapontas...

Para o contraponta, comprei um na Piratininga da mesma marca desse do ML só que mais barato um pouco (cerca de R$ 60,00).
Claro - é como o Marcos bem disse - não é o supra sumo dos contrapontas, mas serve muito bem...

Já no caso da placa e sobre apertar numa determinada castanha, confesso que não entendo muito bem o porque disso, considerando-se o sistema de deslocamento das castanhas em relação ao corpo da placa.

Eu aperto da forma mais ponderada possível e esperando sempre manter aa integridade das castanhas e trilhos de deslizamento na placa o mais intacto que eu puder.

Sei que parece estranho falar dessa forma, mas procuro apertar o suficiente para segurar a peça apenas - não extrair água nem da peça nem das castanhas nem da chave.

Para o aperto, uso sempre os três pinhões indistintamente e sem ordem, assim como faço com um mandril de fresadora - apertando sempre pelos três furos.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 09:48
... a ajustagem se dá melhor, sempre em um dos 3 mordentes, isso É VERDADE.

Não duvido nem um pouquinho, Rubens. Até estatisticamente a coisa é forte, 33% de chance de a coisa funfar melhor apertando uma castanha ... mas gostaria de saber se isto é verdade pra qualquer placa, se é devido a um aspecto do processo de fabricação, como se pode imaginar, enfim, queria entender isto com mais clareza ...

Citar
Pelo menos já experimentei na prática (nos meus dois torninhos) e constatei isso.

Ponto a favor. Tb vou verificar no meu ...

Citar
Mas já ouvi dizer que pode ser em qualquer um dos 3 pontos.

Pois é, eu tenho menos dificuldade em acreditar que apertar uma determinada castanha possa ser melhor ... eu me lembro de comentários de amigos torneiros tb nos dois sentidos, mas ... foi há muitos anos, não me lembro de detalhes ...

Citar
Quanto á centrar melhor uma peça (cilindrica) em uma placa de 4 castanhas, isso também já ouvi que é melhor, mas e para se conseguir isso?

Não é tão difícil não ... recentemente trabalhei em uma empresa onde isso é feito o tempo todo ... claro que o pessoal é bem experiente, mas o processo nem é complicado, nem demorado.

Citar
Só mesmo com muita prática e trabalho

É, eu diria que como pra tudo o mais, a prática ajuda muito, claro ... mas não é nada absurdo, não exige anos não ...

Citar
Enfim, pode ficar mais bem centrada (depois de muito penar), mas dependerá de muito mais trabalho e horas de paciência.

Nada demais, como dizia acima e em alguns casos é a única solução viável ... flexibilidade é muito importante, acho que vale o invesimento em tempo e dinheiro ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 09:52
Neste momento ele ja deve ter acionado o oficial de justiça para me intimar. hehe

Vã esperança ... lamento informar que o caso foi entregue a L´Impalatore ...

Que as deusas se apiedem de sua ... hã ... alma ...  ;D
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 08 de Julho de 2009, 09:56
Para o aperto, uso sempre os três pinhões indistintamente e sem ordem, assim como faço com um mandril de fresadora - apertando sempre pelos três furos.

Essa é forma correta (ensinada no SENAI), proporciona o melhor aperto sem sobrecarregar nenhum pinhão (comprovado pela minha prática diária), é válido para placa e mandril.
Infelizmente a cultura de adquirir conhecimento através da internet , quando de informação técnica escassa facilita a propagação de conceitos errados.

Tenho visto alguns exemplos disso, alguém posta uma informação rara num blog ou forum (nacional ou estrangeiro) de forma distorcida ou incorreta, muitas pessoas na ansia de adquirir conhecimento, ou prover resposta rápida num fórum, vale-se dessa informação e propaga o equivoco, com o passar do tempo aquele conceito deficiente passa a ser norma, é citado como a informação correta e corrente em detrimento á forma tecnicamente comprovada.

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 10:02
Para o contraponta, comprei um na Piratininga da mesma marca desse do ML só que mais barato um pouco (cerca de R$ 60,00).

Opa ! Já tá cabendo no meu bolso ... ;D

Citar
Claro - é como o Marcos bem disse - não é o supra sumo dos contrapontas, mas serve muito bem...

Tb não preciso de nada fantasticamente bom ... no momento preciso de algo razoável apenas. Certamente vou cometer muitas munhecadas até aprender um pouco e é isto que interessa mais agora, aprender ...

Citar
Já no caso da placa e sobre apertar numa determinada castanha, confesso que não entendo muito bem o porque disso ...

Mas vc confirma o que já foi dito, né ? Chegou a constatar a coisa, particularmente no que se refere ao logo como referência ?

Citar
Eu aperto da forma mais ponderada possível ... Sei que parece estranho falar dessa forma ...

Estranho nada ... é puro bom senso ... eu fico muito agastado com gente que acha que se apertado é bom, mais apertado é melhor ... já vi muita barbaridade nessa linha ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 10:13

Rubens, o Alexandre anda me fazendo umas propostas indecorosas, os pecados da carne, vc sabe ... que tal ceder à tentação ? Vamos marcar uma bebemoração em homenagem ao meu bebê ? Tá na hora de desencantarmos a picanha, né ?

E se vc topar, é minha vez de indecorosamente pedir um favor: se for na Piratininga, poderia comprar a contra-ponta pra mim ?

Com isto vc ganha mais alguns acres no seu já extenso latifúndio celeste e poupa um pouco este seu amigo dos desvarios da paulicéia ...

(além da minha aversão ao tráfego insano acabo de deixar o carro na oficina e não tenho certeza de quando pego de volta, espero que até a sexta, mas ...)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Julho de 2009, 11:28
Citar
Mas vc confirma o que já foi dito, né ? Chegou a constatar a coisa, particularmente no que se refere ao logo como referência ?
Já escutei isso, mas não confirmo não...

Estou com duas placas de 3 castanhas novas - uma chinesa de 4" e uma placa TOS de 3", e nas duas mesmo que eu aperte apenas um dos pinhões prendendo firme a peça, o resultado de centralização é sempre o mesmo - cerca de 0,02 para a placa chinesa e 0,01 para a TOS.

Estas medidas aparecem com qualquer dos pinhões e em qualquer sequência...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 08 de Julho de 2009, 12:11
Confesso que minha experiência com torno deixa muito a desejar.
Mas acompanho, sempre que posso, os serviços que meu amigo Valtinho faz lá na oficina de tratores e tenho notado que a forma que ele usa para aperto da placa é mais ou menos como o Fábio descreveu...
Ele faz um aperto inicial em apenas uma das castanhas, até a peça ficar mais ou menos presa e depois vai apertando as outras em sequência, uma à uma...
Perguntei ontem à ele sobre isto e ele disse que não tem uma sequência lógica não..  Só aperta em sequência, primeiro uma, e depois as outras duas mas não importa a sequência, ele disse...
"quando tem que ficar torto, não importa o quanto você apertou, ou não, uma determinada castanha..  Fica torto do mesmo jeito", ele disse..
"e no caso de ficar torto (fora de centro ou algo assim), aí é necessário a utilização da ferramenta apropriada para colocar a peça no centro".
A "ferramenta apropriada" é um pedaço de um tarugo de bronze que sobrou de algum serviço que ele fez e é utilizado para se dar uma "cacetada" no local certo, com a força certa, na hora certa.. rs..

Se você acertar tudo isto acima, a peça fica "retinha"... rs...

O difícil é acertar...

Já tentei mas comigo não funciona..  Bate daqui, a peça entorta pra lá..  Bate de lá, entorta prá cá..  e cada vez fica mais torto ainda.. Daí o jeito é chamá-lo.. hehehe
Ele pega o tarugo, fica olhando (a hora certa, eu acho) e de repente dá a "cacetada"...
Acho que a peça já o conhece e fica retinha.. rs...

Como é que se faz isto, não sei.. mas funciona..

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 08 de Julho de 2009, 12:58
Olá Edu;
O uso do malho numa tornearia é item essencial, eh eh eh...

Por melhor que seja a placa, durante o apertar a castanha crava no material (mordedura) principalmente os mais macios, ou pode haver irregularidades na superfície, isso causa uma deformação que pode descentralizar a peça.

O torneiro experiente (com boa visão) pode verificar a oscilação da peça e bater sincronizado com o malho no local certo (em alguns casos) mesmo com o torno em rotação, e corrigir a excentricidade.

Existe uma ferramenta própria para para auxiliar o torneiro em qual posição deve efetuar a pancada corretiva; trata-se do graminho, em casos mais exigentes usa-se o relógio comparador.

Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Julho de 2009, 12:59
Acho que estamos falando de 2 coisas diferentes.
Nas 2 placas de 3 castanhas autocentrantes que tenho (uma chinesa nova e uma Centrex véia com castanhas novas retificadas para acertar) existe uma diferença mensurável de batimento dependendo do ponto de aperto (o porquê da diferença é outra história).

Como exemplos, o manual de placas autocentrantes da Buck, um dos mais tradicionais fabricantes de placas.

"5. Clamp (sic) the workpiece with the master pinion which was marked can obtain a better accuracy during the operation"
"Apertar a peça usando o pinhão-mestre (que está marcado) pode proporcionar maior exatidão na operação"

Ou a ficha de testes de uma placa inglesa (3 castanhas autocentrante) Pratt, note a distinção de exatidão aplicável ao "master pinion only".

Ou uma tabela de testes da Bonet
http://www.bonetchucks.com/zitmac1.htm
(veja a diferença de batimento admissível para "any pinion" e "master pinion")

No entanto, usar placa de 3 castanhas para montar peças que precisam de exatidão e repetibilidade na centragem é incorreto. O certo é usar uma de castanhas independentes ou mesmo tornear entre centros. O uso mais adequado da placa de 3 castanhas é fixar um tarugo, fazer todas as operações, sangrar e pronto - a peça usinada não precisa de nenhuma operação adicional de torneamento.

E como a maneira de obter um aperto mais uniforme (e seguro) e judiar menos da placa é apertando um pouco em cada ponto, não me surpreende que esta seja considerada a melhor prática, como disse o Marco.

Ainda assim, se quero a melhor centragem possível e por algum motivo não quero usar a placa de 4 castanhas, usar o melhor ponto faz diferença.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 08 de Julho de 2009, 14:27
Alguns fabricantes até marcam a posição mais favorável; até para compensar uma usinagem deficiente, que teoricamente deveria ser simétrica; contudo, isso é irrelevante no uso prático da tornearia e até contraproducente.

Ao apertar uma placa, o pinhão exerce uma força no disco da rosca isso causa atrito no corpo da placa e um irrelevante desgaste e deformação (tanto no pinhão como no disco e no corpo),  pra quem usa muito o torno, ao utilizar sempre o mesmo pinhão, depois de alguns anos esse desgaste torna-se significativo (placa manca),  coisa difícil de acontecer com uso esporádico.

Quem quiser manter a placa em melhores condições por muitos anos deve "utilizar sempre os 3 pinhões" de forma aleatória ou sistematicamente alternada na ordem de aperto (O uso do cachimbo entorta a boca).

Outra coisa que determina a qualidade do aperto é a conservação da rosca, apertos com prolongador no cabo da chave pode deformar a rosca ou ate quebrar a chave ou dentes da castanha e do pinhão; a sujeira ou falta de lubrificação tb causa desgastes.

Outra coisa muito importante sobra placas, é nunca utilizar placas de castanhas independentes acima de 400 rpm.
A força centrifuga e o balanceamento tona o uso dessas placas acima dessa velocidade muito perigoso.

Abraços....
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Julho de 2009, 15:30
Marco,
confio na sua experiência prática, e vou passar a usar mais os 3 pontos de aperto no uso geral, mas em muitos lugares vi essa história de apertar usando o "pinhão-mestre".
Esse é do livro "workholding on the lathe", que é só sobre isso (montagem de peças no torno).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Julho de 2009, 15:35
Ainda sobre lubrificação, uma coisa que fiz no carro é colocar "raspadores" - suportes que seguram uma tira de feltro. Ajuda a manter a sujeira fora do carro, e o feltro ajuda a manter o barramento sempre lubrificado.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 08 de Julho de 2009, 16:29
Olá Ivan;
Muito boa medida, o feltro além de evitar a entrada de cavacos sob o carro mantém a lubrificação (prefiro mais que os raspadores de borracha).

Sobre aperto de placas e mandril, a forma do aperto a longo prazo interfere na durabilidade; Inclusive a forma como é feito o aperto é relevante, nas placas (em em qualquer parafuso) deve-se sempre puxar a chave, nunca empurrar; isso evita acidentes (a cicatriz na testa sempre me alerta disso, eh eh eh).

No mandril a forma que é feito o aperto é muito mais significativa; é comum ver mandril com o alojamento da chave "desbeiçado" e a chave com dentes tortos e desgastados que espana na hora do aperto.

Muitas pessoas detonam um mandril e a chave de aperto em pouco tempo, principalmente em furadeiras cujo movimento de aperto para baixo é mais natural; o esforço na chave deve ser no sentido do mandril e forçar os dentes do pinhão na engrenagem, tanto para apertar como pra soltar.
Observar esse detalhe vai conservar a chave  e o mandril por muitos anos.

Abraços...

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 17:28
Esse é do livro "workholding on the lathe" ...

Boa, boa ! Já tô consultando a mulinha sobre o livro ...

Gostei especialmente do comentário sobre a alteração da referência ao longo da vida da placa ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 17:31
... uma coisa que fiz no carro é colocar "raspadores" ...

Ivan, me parece que vc fez tudo aí, não ? Ou já havia previsão pra instalação de raspadores ?

É uma coisa que eu gostaria muito de fazer ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 08 de Julho de 2009, 17:54
Nobre Jorge.

Como já conversamos, sua contra ponta já está comigo.

Para o conhecimento de qualquer outro interessado, o valor pago pela peça nova foi de 68,00 dinheiros.

É a mesma que eu uso em meus dois tornos e a grande maioria das que são vendidas hoje na Piratininga.

Mas vale um procura, pois de loja para loja o valor pode variar bastante (a mesma marca e modelo).

Quanto á degustação gastronômica, também estou dentro, basta marcarmos. Mas isso vamos falando em OFF para não levantar a volúpia de pessoas má intencionadas. eheheheheh

Quanto aos raspadores com feltro, isso eu implementei no meu torninho desde a primeira aquisição, isso porque eu já imaginava que seria melhor para a limpeza e a lubrificação.

Prova de que a intuição ás vezes funciona melhor ou tá bem quanto o conhecimento. rsrsrsrsrs

Os meus raspadores são de baquelite.

E funcionam muito bem.

Grande abraço a todos.

Rubens     
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 17:58
Como já conversamos, sua contra ponta já está comigo.

Fulminante Rubens, anjo da guarda dos torneiros e aspirantes a torneiro, brigadu !

Citar
Os meus raspadores são de baquelite.

Quando sobrar um tempinho rola uma foto ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Julho de 2009, 18:12

Quanto á degustação gastronômica, também estou dentro, basta marcarmos. Mas isso vamos falando em OFF para não levantar a volúpia de pessoas má intencionadas. eheheheheh
Tarde demais - seus sussurros despertaram os instintos mais primitivos escondidos nos mais profundos recônditos d'alma deste que escreve...

Citar
Os meus raspadores são de baquelite.
E escondidos por trás desse, o santo salvador fêltro...abra um e verás...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 08 de Julho de 2009, 19:49
Ai vão as fotos dos raspadores do meu primeiro torno.

Repare que na última foto aparece o feltro.

Tudo muito simples. Uma borda para colocar o feltro.

Nem no torno "velho", nem no novo (comprado zero) existiam os feltros, apenas os raspadores.

Dai conclui que poderia colocar algo no lugar, até porque, conforme pode notar existem "oleadeiras" na parte de cima das guias, onde é para se colocar o óleo que cairá sobre o barramento.

Mestre Gilii.

Vou começar a sussurar mais baixo. ehehehehe

Mas é evidente que para você não precisamos nem falar, ou se quiser podemos fazer um estardalhaço para aclamar por sua presença.

Realmente como disse anteriormente, nos meus tornos não vieram esses feltros, tive que cortar de umas sobras que minha mãe tinha na caixinha de custura.

Se precisar posso arrumar. Mas na minha opinião seria muito melhor aquele feltro vendido para se colocar sob móveis para não riscar o chão.

Possuem uma espessura maior do que os que estou utilizando (tive que colocar dobrado).

Mas espero que as fotos possam ajudar.

Grande abraço e até lá.

Rubens 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Julho de 2009, 20:08

Rubens, brigadão pelas fotos !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 08 de Julho de 2009, 20:19
Ivan, me parece que vc fez tudo aí, não ? Ou já havia previsão pra instalação de raspadores ?
Não tinha nada não, fiz furos e rosca M4 e as pecinhas. Ficaram meio toscas, mas servem bem. O feltro cortei daqueles usados para polimento, do mais denso que encontrei. As peças obviamente não encostam no barramento, somente o feltro.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 09 de Julho de 2009, 01:58
Vou relatar, apenas a título de curiosidade, duas experiências: uma que quase vivi na própria pele e outra que tomei conhecimento por um professor de mecânica de uma escola técnica aqui da minha cidade...
Eu fiz um curso nesta escola (em outra área) mas acabei travando conhecimento com um professor de mecânica desta escola e um dia ele estava relatando para alguns alunos um caso que aconteceu numa empresa em que ele trabalhava...
Um sujeito, operador de torno, usava um cabelão daqueles bem compridos e um dia o cabelo se soltou.. rs...

O torno estava usinando tarugo de aço e o cabelo do sujeito enrolou no tarugo e foi puxando.. rs...

O professor disse que o sujeito foi arrastado sobre o torno e jogado do outro lado... quando caiu lá, a "bucha" de cabelo ficou presa, girando livremente no torno e a cabeça do distinto ficou lisinha que nem ovo.. Ou seja, o sujeito foi escalpelado, sem dó e nem piedade..  E o professor disse que nem sangue saía..  Ficou o osso branquinho, sem nenhuma pele... 

Eu, depois que o professor contou isto, fiquei imaginando como é que uma ferramenta daquela, tão singela, podia provocar um acidente desta proporção...

Mas o professor, pessoa muito séria, creio que não inventou esta história, não..  ele diz que aconteceu mesmo...  E que inclusive o sujeito ficou anos, fazendo tratamentos médicos...

Esqueci da história...   Anos depois, quando conheci o Valtinho, começei a "bulir" nos tornos dele..

Nem me lembrava mais da história, nem da periculosidade destas ferramentas..

A única coisa com que sempre me preocupei (até por quê, se esquecer levo "encarcada"), é dos óculos...

O resto nunca me preocupei muito não....

Aí um belo dia, coloquei uma peça presa na placa e a danada não centrava de modo algum..

Lembrei da "ferramenta apropriada"... fui lá, peguei a peçinha de dar porretadas e começei.. bate daqui, gira, bate daculá, gira um pouquinho a placa pracá, pra lá..  aperta um pouquinho, torna a apertá...

E..  pronto.. consegui...

Liguei a alavanca...   e PUMMMMM!!!!.....

Um "ventinho" passa por mim e bate numa parede atrás, derrubando ferramentas de um quadro..  Um banzé só.. rs

Desligo o torno e vou ver o que tinha acontecido..  hehehe

Eu havia esquecido de tirar a chave de apertar as castanhas e quando liguei, ela estava lá atrás...

Quando começou a girar a placa, ela foi arremessada como um aríete em minha direção... Passou raspando por meu rosto e foi acertar o quadro de ferramentas que estava na parede atrás de mim...  Quase uns tres metros de distância.. E esta chave deve pesar mais de 1Kg. Só o barramento do torno tem 3,5m e a placa é bem grande..

Juro que quando vi aquilo eu "gelei".... rs...

Nunca havia imaginado que isto poderia acontecer..  e por pouco não sou atingido, e bem no rosto...

Creio que se isto tivesse acontecido, eu teria ficado "feio na foto"... .rs...

Outra tragédia também seria se ela não escapasse..  Acho que iria fazer um "arregaço" no torno do meu amigo...

Resolvi contar isto apenas como curiosidade, pois sei que o Jorge, assim como outros colegas que estejam começando a trabalhar com estas máquinas, jamais irão cometer erro assim tão crasso, mas fica aí um relato dos perigos que estas máquinas, caso sejam operadas sem os devidos cuidados, podem oferecer.

Abraços,

Eduardo 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 09 de Julho de 2009, 08:36
Edú,

Máquina é um perigo se mau manuseada ou se menosprezada.

Uma coisa que eu aprendí e acostumei desde a época de escola é me manter concentrado no trabalho para evitar desastres.

No torno, NUNCA esqueça a chave da placa espetada nela - NUNCA.

Já existem hoje chaves com uma mola que tende a expulsá-la do encaixe da placa para tornar seu uso consciente.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Julho de 2009, 11:11
Já existem hoje chaves com uma mola que tende a expulsá-la do encaixe da placa para tornar seu uso consciente.

Encontra-se essa chave no mercado para nossos torninhos ?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 09 de Julho de 2009, 11:21
Primeira lição do curso de tornearia, e a mais importante:

NUNCA esqueça a chave da placa espetada nela - NUNCA.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 09 de Julho de 2009, 11:32
Encontra-se essa chave no mercado para nossos torninhos ?

Olá Jorge;
Desculpe a intromissão, mas o bom de ter um torninho é que podemos parar de comprar coisas e começarmos nós mesmos à faze-las.
Como sugestão : porque vc nào adapta uma mola na chave?
Abraços...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 09 de Julho de 2009, 12:48
Marcos,

Eu ía justamente sugerir isso ao Jorge - aproveitar a necessidade e fazer um exercício de mecanica...

O que acha de fazer um pino móvel com mola embutida?
O quadrado da chave fica intacto e fixo - o pino apenas corre por dentro da chave...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Julho de 2009, 13:09

Pois é, vossas sugestões vêm de encontro ao que pensei pouco depois de postar ... a primeira idéia que me veio foi com a mola por fora, bem simples e funcional ... mas a idéia do pino embutida é tentadora ... veremos o que rola ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: kommandeur em 09 de Julho de 2009, 15:24
Jorgeones,

quando será esta inauguração ?

O Alebe já comprou 10 caixas...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Julho de 2009, 16:01
quando será esta inauguração ?

Pra breve, espero eu ... o bebê já deverá estar apresentável aos padrinhos na próxima semana, se tudo correr bem ...

Citar
O Alebe já comprou 10 caixas...

Beleza ! Já dá para a primeira meia hora ... he, he, he ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Edu Lopes em 09 de Julho de 2009, 22:39
Primeira lição do curso de tornearia, e a mais importante:

NUNCA esqueça a chave da placa espetada nela - NUNCA.

Bom..  Já se vê, por aí, que esta escola eu não frequentei, infelizmente...  Meu colega, desde o primeiro dia, me alertou sobre isto, mas já viu como é iniciante, né? rs..
A conversa entrou por um ouvido e saiu por outro..  (quase o mesmo  caminho que a chave fez..rs..)
Ainda bem que não houve nada de mais grave.. foi só o susto mesmo... Mas valeu como lição...
Creio que agora nunca mais esquecerei o susto que levei.

Só fui contar isto pro meu amigo dias depois... Ninguém tinha visto a "cagada", e eu quase termino ficando quieto, uma vez que nada aconteceu de mais grave...
Mas como ele é um cara super gente fina, terminei contando e, claro, levei uma catracada... 

Mas é como o Fabião disse: temos que estar bastante conscientes do que estamos fazendo, quando operamos uma máquina destas.
Interessante que existem máquinas que só de olhar pra elas dão medo.. rs..   Com estas a gente não abusa...
Mas torno é uma coisinha tão delicada, né? Não parecem oferecer perigo e no entanto, se marcarmos bobeira, podemos ser até "escalpelados"  heheheh

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 10 de Julho de 2009, 08:43
do lado da loja do meu paitinha uma tornearia  eo seu joão tinha o abito de parrar a placa com a palma da mão um dia ele foi tornear uma peça em ele  ,a perna do ele ficou sobre a placa,e a força do abito quebrou dois dedos e pindurou o terceiro
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 10 de Julho de 2009, 09:08
No site do Tony Griffiths - que, a propósito, é o melhor acervo histórico sobre tornos existente - tem uma página com algumas dicas (note a quantidade de vezes que repete pra não deixar a chave na placa).

http://www.lathes.co.uk/page13.html
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 10 de Julho de 2009, 10:12
da para fazer um suporte metalico em duas partes de apoio isoladas entre si e usar uma fonte de 12v que arma um rele, quando a chave esta descansando sobre eles, e liga o torno
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 10 de Julho de 2009, 10:33
da para fazer um suporte metalico em duas partes de apoio ...

A idéia de um intertravamento é boa e simples, mas primeiro vou tratar de instalar uma mola na chave, com isto evita-se o erro primário, deixar a chave na placa, depois um intertravamento que obrigue a colocar a chave em lugar definido ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 10 de Julho de 2009, 10:51
Jorge,

Fiz um desenho simples da primeira idéia, de embutir a mola numa chave...

Em verde o corpo da chave, em vermelho o pistão.

O cabo da chave segura a mola no lugar...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 10 de Julho de 2009, 12:08
 a mola amola e incomoda no uso
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 10 de Julho de 2009, 13:02
Fiz um desenho simples da primeira idéia, de embutir a mola numa chave...

Brigadão pelo desenho Fábio !

Mas ... não me parece que vá garantir a expulsão da chave ... confere aí ... será que tô entendendo mal ?

Eu pensaria em inverter a posição da mola em relação ao êmbolo, de modo que tivesse de forçar para baixo pra encaixar a chave e uma vez aliviada a pressão na chave esta fosse expulsa do pinhão ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 10 de Julho de 2009, 13:04
a mola amola e incomoda no uso

Acidentes incomodam muito mais ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 10 de Julho de 2009, 13:26
Jorge,

O entalhe quadrado da chave está desenhado como peça verde - o pino se projeta para fora uns 10 ou 12mm o suficiente para avisar que não está encaixada na placa.

Você será forçado a apertar a chave no encaixe da placa para poder usá-la como se deve.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 10 de Julho de 2009, 14:51
O entalhe quadrado da chave está desenhado como peça verde ...

O bobão desatento agora antendeu ... brigadu !

Acho que dou conta de fazer isso ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 10 de Julho de 2009, 15:02
Puxa........Sir Jorge.

Esse desenho até eu tinha entendido de primeira.

O que está acontecendo com você?

Será a idade ou a falta de óculos. ehehehehe

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Alebe em 10 de Julho de 2009, 15:17

É falta de bebêmoração.
Ficar bebendo óleo misturado com graxa da isso.   ;D
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 10 de Julho de 2009, 15:48
É falta de bebêmoração.

Só é. A síndrome de abstinência ainda acaba comigo ...  :P
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 10 de Julho de 2009, 15:58
não se preocupe eu tomo uma hoje a noite pensando em vc
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 10 de Julho de 2009, 16:04
não se preocupe eu tomo uma hoje a noite pensando em vc
Gosto não se discute, eu vou tomar uma pensando nela...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 11 de Julho de 2009, 02:17
Gilii,

Será que nesse sistema, a chave não poderia ficar presa pelo pino e causar o mesmo acidente? ???

Ciente dos dois sistema , mola e pino interno, parece que o sistema de mola impede que qualquer parte da chave fique presa na placa, sendo, dessa forma, mais segura.

Mas, essa é só minha opinião

Edson S.Garcia

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 11 de Julho de 2009, 10:11
Será que nesse sistema, a chave não poderia ficar presa pelo pino e causar o mesmo acidente? ???
Não creio, pois a chave não é justa no pinhão da placa...

Citar
Ciente dos dois sistema , mola e pino interno, parece que o sistema de mola impede que qualquer parte da chave fique presa na placa, sendo, dessa forma, mais segura.
Acredito que o resultado será o mesmo - sempre - só muda a aparência da coisa...

Citar
Mas, essa é só minha opinião
Que bom que temos opiniões e idéias :)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 11 de Julho de 2009, 14:17
Gosto não se discute, eu vou tomar uma pensando nela...
ela estava ao meu lado
do lado de casa tem um frigorifico que vende contra file a 9,90 , to pensando em levar ums quilos para o nenem sera que ele vai ficar feliz no dia do chá
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 15 de Julho de 2009, 16:40
O carteiro acabou de me entregar uma engrenagem de 20 dentes, enviada pelo Sr. Jorge Lourenço. Como o Jorge se negou a responder minhas indagações sobre como reembolsá-lo, só posso concluir que se trata de um presente!

Assim sendo, aproveito o caráter público do fórum para manifestar minha gratidão:

AGRADEÇO A S. JORGE PELA GRAÇA RECEBIDA, ME COMPLETOU O JOGO DE ENGRENAGENS PARA A CAIXA NORTON. (I.B.)
 
:)

Brigadão, Jorge!
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Julho de 2009, 16:50

Fico aliviado que seja a engrenagem correta e que tenha chegado bem.  ;D

Presente de respeito mesmo é coisa tipo assim um desempeno, a engrenagenzinha não chega nem a brinde ...  :P

Queiram as deusas que eu possa um dia retribuir tudo o que tem feito e sua excelente amizade, Ivan ...  :D

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: viumau em 15 de Julho de 2009, 21:09
Jorge me diz uma coisa, quando vai parar de enrrolar a gente e postar as fotos do seu torninho heimmmmmmmmmmmmmmm, 9tá todo mundo com a purga atraz da zoreia) esperando pra ver o danado...  ;D
Afinal já são 13 páginas de postes e nenhuma fotinha, tenha dó vai... ::)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 15 de Julho de 2009, 21:57
ele não quer partilhar a felicidade com niguem
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Julho de 2009, 22:35
Jorge me diz uma coisa, quando vai parar de enrrolar a gente e postar as fotos do seu torninho heimmmmmmmmmmmmmmm,

Logo Maurício, logo ... espero ... eu tô doido pra acabar o banho do bebê, mas ando mais enrolado que o habitual e quase não tenho trabalhado nele ... vou tentar roubar das obrigações algumas horinhas pra ralar um pouco ... pra não falar que tô coçando de vontade de descascar ferro ...  ;D

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F2S em 15 de Julho de 2009, 22:45
ele não quer partilhar a felicidade com niguem

Que nada! Vai ter festa! E só quem estiver de corpo presente poderá ver a carinha do bebê . . . o champane até já está reservado . . .
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 17 de Julho de 2009, 21:10

Meninos e meninas, extrai o artigo anexo de uma antiga Popular Mechanics , creio que pode ser útil ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 18 de Julho de 2009, 04:06
Alguem sabe onde posso encontrar um Cavalinho para meu "filhinho"

Grato

Edson S.Garcia

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 18 de Julho de 2009, 08:20
... extrai o artigo anexo de uma antiga Popular Mechanics , creio que pode ser útil ...
Adorei - muito bom artigo...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 18 de Julho de 2009, 09:20
extrai o artigo anexo de uma antiga Popular Mechanics , creio que pode ser útil ...
Achei meio boring... :) Brincadeirinha, bem legal.
Eu faço as ferramentas de mandrilhar com restos, usando brocas quebradas. Essa aqui de rosca interna tem com uma sobra grande para trás porque foi feita para um furo grande (flange de placa)...
(http://img43.imageshack.us/img43/8743/89374000.jpg) (http://www.postimage.org/)
Tem umas mais bonitinhas e menores, mas só tinha foto desta.

Alguma hora ainda faço um suporte legal como os do texto.

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 18 de Julho de 2009, 19:31
Alguem sabe onde posso encontrar um Cavalinho para meu "filhinho"
Na Rua Paraná (transversal da Rua Piratininga), numa loja do lado esquerdo da rua (pra quem sai da Piratininga). O proprietário chama Sr. Gabriel (ou Sr. Eduardo? o Rubens deve saber), só que o pessoal da loja não sabia pra que servia, então tem que procurar. Estão numas caixinhas nas estantes encostadas à parede do lado direito da loja. :)
Eu por enquanto só tenho um, mas uso bastante.

(http://img17.imageshack.us/img17/9832/21065915.jpg) (http://www.postimage.org/)

Podem ser de rabo reto ou curvo.

(http://img20.imageshack.us/img20/2908/84745518.jpg) (http://www.postimage.org/)

Mas se não achar, é bem fácil de fazer.


(http://img43.imageshack.us/img43/6046/phpjrw3te.png) (http://www.postimage.org/)
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 18 de Julho de 2009, 19:35
Mas que coisa - para mim este tipo de arrastador é conhecido como "cachorro"
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 18 de Julho de 2009, 19:41
Isso tá virando um jardim zoológico, que fauna variada, eh eh eh
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 18 de Julho de 2009, 19:52
Já vi como "cavalinho", "arrastador" e "cão" (este em Portugal). Em um livro brasileiro vi também como "presilha em forma de coração" (que achei péssimo).
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 18 de Julho de 2009, 22:12
Na Rua Paraná (transversal da Rua Piratininga), numa loja do lado esquerdo da rua (pra quem sai da Piratininga). O proprietário chama Sr. Gabriel (ou Sr. Eduardo? o Rubens deve saber), só que o pessoal da loja não sabia pra que servia, então tem que procurar. Estão numas caixinhas nas estantes encostadas à parede do lado direito da loja. :)
Eu por enquanto só tenho um, mas uso bastante.


Que azar danado, estive ontem na Piratininga, se tivesse perguntado antes já tava comprado.  Próxima vez que for lá vou dar uma chegada na Rua Paraná. Grato Ivan.

Quanto a fazer um cavalinho eu já fiz um, mas como vc. sabe nada como um “puro sangue...”

O gilli e outros pensaram que eu queria um cavalo de verdade !!!
Ora, ora eu não poderia desvirtua o tópico do meu amigo Jorge.

Abs.

Edson S.Garcia
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 18 de Julho de 2009, 22:51
Na Rua Paraná (transversal da Rua Piratininga), numa loja do lado esquerdo da rua (pra quem sai da Piratininga). O proprietário chama Sr. Gabriel (ou Sr. Eduardo? o Rubens deve saber)

Grande Ivan.....

Acertou em cheio...... no endereço, mas o nome do vendedor passou longe. rsrsrsrsr

O correto é Maurício.

Um senhor muito gentil e solicito.

Vale a pena a visita.

Só não vá muito entusiasmado, senão acaba saindo mais caro.

E também conheço essa luneta pintadinha de brando. ehehehehe

Grande abraço.

Rubens

PS. acabei ganhando um de presente do Ivan, quando ele esteve aqui e o apresentei ao Sr. Maurício. Muito obrigado.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 19 de Julho de 2009, 02:16
Grande Ivan.....

Acertou em cheio...... no endereço, mas o nome do vendedor passou longe. rsrsrsrsr

O correto é Maurício.

Um senhor muito gentil e solicito.

Vale a pena a visita.

Só não vá muito entusiasmado, senão acaba saindo mais caro.

Obrigado Rubens pela sua correção. Pensei que era só eu que esquecia o nome de todo mundo.. mas, parece que o Ivan, de tanto pensar em mecânica tá ficando que nem eu... hehehehe

Abs.

Edson


Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: robedany em 19 de Julho de 2009, 11:35
Pessoal
Aí acho que tem um canil.
www.superbid.net/home/categoriaMenu/offerDetail.htm?&offer_id=277086&category_id=1574&list_page=8#barranavegacaoleilao

Até dia  30/07

Lote 90195

Bom dia
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 20 de Julho de 2009, 02:29
Pessoal
Aí acho que tem um canil.
www.superbid.net/home/categoriaMenu/offerDetail.htm?&offer_id=277086&category_id=1574&list_page=8#barranavegacaoleilao

Até dia  30/07

Lote 90195

Bom dia

Não é canil, é cocheira. Conforme livro "MANUAL DO TORNEIRO" Da South Bend Lathe Works. Ver imagem folha 47 - 46ª Edição

Eu preciso só de um.

Quem está fazendo o leilão é a Metalúrgica Atlas. Eu trabalhei nessa empresa por volta de 1964, Ainda me lembro que foi duranta a revolução da ditadura. Trabalhava na Rua Rizkallah Jorge, travessa da Prestes Maia no Centro de São Paulo. Essa empresa pertence ao Grupo Votorantim.

Abs.
Edson
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: robedany em 20 de Julho de 2009, 13:02
Edson
Não sou torneiro, mas sempre entendi como dog, que eu acho que é cão.
Quanto a metalurgica OK, parece que estão vendendo um monte de coisas.
  Abraço Roberto
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 20 de Julho de 2009, 22:39
Não sou torneiro, mas sempre entendi como dog, que eu acho que é cão.

Roberto,
Não importa o nome, desde que podemos escrever no forum nossas opiniões e criando amizade.

Mas, para não deixar mais dúvidas e terminar de vez com todas as discuções mundiais sobre o nome dessa peça mais importante do torno, devemos rebatizá-la como "CÃOVALO". eh eh eh...

Citar
Quanto a metalurgica OK, parece que estão vendendo um monte de coisas.

Você deu uma olhada nas outras máquinas?
Essa Metalúrgica assim como outras empresas pertencente ao grupo Votorantim são empresas de grandissimo porte, mas não aparecem na mídia. Prederem ficar nos bastidores.

Ah, tem uma Plaina que foi comprada quando eu trabalhava lá 1963, e funcionando melhor que eu.

Abs.

Edson


Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ramede em 03 de Agosto de 2009, 20:07
Parabéns pela aquisição Sir Jorge, eu sei bem como é a emoção  heheh....   olha as fotos...

Ramede


   
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 03 de Agosto de 2009, 20:55
Mas ficou uma tetéia... placa nova.... :)

Tá que nem pinto no lixo... :D
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ramede em 03 de Agosto de 2009, 21:21
Heheheeh....   pior que a placa é "véia"....    olhem as fotos da "coitada" quando eu fui buscar  o torno na casa do antigo dono....

Ramede
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 03 de Agosto de 2009, 22:47
Parabéns pela aquisição Sir Jorge, eu sei bem como é a emoção  heheh.... 

Eu é que tenho que parabenizá-lo Ramede ! Tá muito lindinho o seu Joinville  ;D

Conta aí, como vc fez a limpeza, polimento, etc ... tô com a esperança de terminar o meu nesta semana, qualquer dica é sempre bem-vinda ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ramede em 03 de Agosto de 2009, 23:15
      Jorge, não teve muito mistério, quebrei um pouco a cabeça pra desmontar sem estragar nada, principalmente o cabeçote, no mais desmontei absolutamente tudo, até o motor, limpei bem com querosene ou diesel, depois onde tinha tinta tirei com lixadeira (ficou só no metal), limpei bem com um produto pra desengordurar ( o vendedor de tintas me indicou, é usado em repintura de carros ), pintei com pincel e tinta martelada, ela esconde muito bem as imperfeições do ferro fundido, e é muito fácil de dar retoques, eu nem usei ele ainda e já precisou alguns retoques heheh...
     Mandei cromar os manípulos, agora preciso comprar um castelo 68x68mm e conseguir um tempinho pra começar a brincar...
 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ramede em 03 de Agosto de 2009, 23:19
 Jorge, viu que na parte de cima da minha caixa norton tem 3 pontos para lubrificar, são umas bolinhas de metal com uma mola por baixo, vi nos posts anteriores que você estava com dúvidas a esse respeito... 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Agosto de 2009, 08:23
... vi nos posts anteriores que você estava com dúvidas a esse respeito...

Não propriamente dúvidas quanto a isso, Ramede, quero encontrar um meio de lubrificar as engrenagens, preferivelmente com óleo. Esses oríficios servem para a lubrificação dos mancais apenas ...

Gostei da idéia de cromar os manípulos, ficou muito bonito ...

Brigadu elas dicas !
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Agosto de 2009, 08:29
Jorge,

Na imagem abaixo, veja que há uns tubinhos azuis que  o autor colocou em lugares onde necessita lubrificação mas são de dificil acesso...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Agosto de 2009, 08:51
...veja que há uns tubinhos azuis ... em lugares onde necessita lubrificação mas são de dificil acesso...

É o que tô imaginando fazer, mas ... a coisa pode acabar parecendo um belo prato de spaghetti ...

Tô pensando tb em uma bandeja e pavios de feltro ...

Na pior das hipóteses vai graxa mesmo ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Agosto de 2009, 09:01
Jorge,

A idéia de pavio é boa, mas acho que a modificação é mais pesada que esta do tubinho - pelo menos é a impressão que eu tenho...

E se é pra faz\er alguma modificação mais pesada, o que acha de um gotejador?
http://tiny.cc/9th9X
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 14 de Setembro de 2009, 15:12
Alguem sabe onde posso encontrar um Cavalinho para meu "filhinho"
Na Rua Paraná (transversal da Rua Piratininga), numa loja do lado esquerdo da rua (pra quem sai da Piratininga). O proprietário chama Sr. Gabriel (ou Sr. Eduardo? o Rubens deve saber), só que o pessoal da loja não sabia pra que servia, então tem que procurar. Estão numas caixinhas nas estantes encostadas à parede do lado direito da loja. :)

Grande Ivan.....

Acertou em cheio...... no endereço, mas o nome do vendedor passou longe. rsrsrsrsr

O correto é Maurício.

Um senhor muito gentil e solicito.

Vale a pena a visita.

Só não vá muito entusiasmado, senão acaba saindo mais caro.

Conforme suas indicações, estive sexta feira passada na Piratininga e aproveitei para procurar o "Cavalinho", O endereço é Rua Paraná 150 Procurar Sr. Maurício. Tem Cavalinho de vários Tamanhos, exatamente no lugar que o Ivan disse, Prateleira do lado direito da loja (A prateleira fica na altura do joelho). Paguei 10,00 pilas, mangos, paus, reis, etc. (Pelas gírias, verão como estou velho!!!). ;D ;D ;D

Pela forma de "CANGA" acho que o nome deve ser mesmo "CAVALINHO"

Abs.

Edson



Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 14 de Setembro de 2009, 19:28
Que bom que achou seu cavalinho.
Uma coisa que acho útil para prender peças acabadas: pegue um pedacinho de bronze ou latão, de espessura um pouco maior do a do parafuso, com uns 2cm de comprimento. Faça um furo não-passante em uma das faces, de forma que o parafuso entre justo neste furo. Vestindo essa pecinha no parafuso, você tem um mordente macio para o cavalinho, e pode usar sem medo de o parafuso marcar a peça sendo usinada.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 14 de Setembro de 2009, 21:08
Que bom que achou seu cavalinho.
Uma coisa que acho útil para prender peças acabadas: pegue um pedacinho de bronze ou latão, de espessura um pouco maior do a do parafuso, com uns 2cm de comprimento. Faça um furo não-passante em uma das faces, de forma que o parafuso entre justo neste furo. Vestindo essa pecinha no parafuso, você tem um mordente macio para o cavalinho, e pode usar sem medo de o parafuso marcar a peça sendo usinada.

Boa idéia, próximo torneamento será essa "capinha" para o parafuso.

Abs.

Edson

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: robedany em 15 de Setembro de 2009, 13:54
Oi
O Sr. Ivan, sempre tem soluções geniais;
Essa de fazer a proteção da ponta do parafuso ´legal.

Eu como sou desorganizado, tambem bolearia a cabeça do parafuso para evitar de ele ficar como na foto, e por distração colocar na cadeira. Pode causar acidente, hi.

Abraçõa
Roberto

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ivan em 15 de Setembro de 2009, 14:07
Eu como sou desorganizado, tambem bolearia a cabeça do parafuso para evitar de ele ficar como na foto, e por distração colocar na cadeira. Pode causar acidente, hi.
Só por distração, né? Sei. ;D ;D
Desculpe a brincadeira, hehe.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 15 de Setembro de 2009, 14:29
O Sr. Ivan, sempre tem soluções geniais;
Essa de fazer a proteção da ponta do parafuso ´legal.

Pegando um gancho....
Muitos torneiros apertam os parafusos do castelo diretamente sobre o porta ferramentas, com o tempo o porta-ferramentas (os de aço doce) fica todo marcado com crateras irregulares que dificulta o posicionamento e a fixação, além da estética horrível.
Os porta-ferramentas temperados acabam por deformar a ponta dos parafusos em pouco tempo.
O ideal é usar um calço macio (aço 1020) sobre o porta ferramentas, entre ele e os parafusos.

Abraços....
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: minilathe em 15 de Setembro de 2009, 17:53
Prezados,

Tenho interesse em adquirir um "equino" ou "canino" para usar em minhas "aventuras" com meu torninho.  :)

Será que algum frequentador assíduo da Rua Piratininga, por exemplo, o Grande Rubens, poderia comprar um bichinho desses para mim? Acho que um com rabinho virado e outro com rabinho reto estaria de bom tamanho. Depois podemos "acertar"  :)

Infelizmente não temos lojas como essas aqui no RJ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 15 de Setembro de 2009, 22:10

Eu como sou desorganizado, tambem bolearia a cabeça do parafuso para evitar de ele ficar como na foto, e por distração colocar na cadeira. Pode causar acidente, hi.

Roberto

O parafuso que está na peça foi colocado segundos antes de tirar a foto. O parafuso que veio na peça estava muito danificado, alem de ser muito curto. É claro que antes de usar também vou abaular o fuso e aproveitar para fazer a tal "camisinha" de bronze (não de Venus). ;D ;D ;D

Prezados,

Acho que um com rabinho virado e outro com rabinho reto estaria de bom tamanho.


Meu interesse era comprar um com "rabinho virado", mas não havia nehum. Lá tem muitos sem o tal "rabinho" a outros maiores também.

Alias, hoje tive que usinar uma peça pequena quadrada entre pontas, então fiz um arraste próprio para o serviço. Veja foto. (como a foto não saiu boa, fiz um desenho "meia boca" para ilustrar).


Abs.

Edson



 
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 16 de Setembro de 2009, 21:11
jorge como ta teu neto
pois depois que ele nasceu o teu filho de ferro ficou de escanteio
vô coruja e assim mesmo?
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 17 de Setembro de 2009, 08:43
jorge como ta teu neto
pois depois que ele nasceu o teu filho de ferro ficou de escanteio
vô coruja e assim mesmo?

Pois é, Luciano, vô coruja e babão é assim mesmo ... o Artur tá ótimo, com menos de dois meses já dá umas risadas deliciosas ...  ;D

Quanto ao meu bebê de ferro fundido, tá lá na masmorra, me olhando tristonho e enciumado pela falta de atenção, apesar de eu sempre dizer a ele que vou compensar a espera ...

Ando enrolado demais, mas espero logo poder massagear o bebê como ele merece ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: RAranda em 17 de Setembro de 2009, 08:47
Jorge.....

Parabens pelo "sucessor".

Se colocar um "bigode" nele, daí não tem mesmo como negar que ele é seu neto.

Os seus taços são muito marcantes.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: luciano g em 17 de Setembro de 2009, 17:11
parabens pelo menos conhecemos o herdeiro, e pela foto compreedemos o seu sumiço, aproveita pois passa logo
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: coruja em 17 de Setembro de 2009, 18:57
Jorge,

Me desculpe o abuso, mas não resisti ....

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: marc0 em 17 de Setembro de 2009, 19:01
kkkkkkkkkkkkkk
Coitadinho , acabou de chegar e já tem que pagar esse mico....
Ah ah ah ah.....
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: restivo2 em 09 de Dezembro de 2009, 12:07
Estou com dificuldades para arrumar o manual do torno joinvile TM-127 e os links do inicio do forum estão quebrados

Alguem poderia por gentileza postar novamente

desde ja obrigado a todos e parabens
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Dezembro de 2009, 13:12
Estou com dificuldades para arrumar o manual do torno joinvile TM-127 ...

Eis aí ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 09 de Dezembro de 2009, 15:42
E aí Jorge,

Como vai seu torninho? Ainda tá desmontado ou já tá fabricando cavaco?

Abraços

Edson

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Dezembro de 2009, 18:55
Como vai seu torninho? Ainda tá desmontado ou já tá fabricando cavaco?

Ainda tá desmontado, Edson, tenho andado mais enrolado que de costume, mas virando o ano vou arregaçar as mangas e deixar o bicho tinindo ...
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Ramede em 21 de Janeiro de 2010, 02:40
Olá Jorge , por acaso você tem o e-mail do Sr. Osni da Riosulense ?

Ramede

Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 21 de Janeiro de 2010, 07:57
Olá Jorge , por acaso você tem o e-mail do Sr. Osni da Riosulense ?

Eis aí Ramede: (47) 3521-3256
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 10:04
Caros, após mais de um ano de vergonhoso abandono, tô retomando a limpeza e pintura do torninho. O bebê havia sido banhado em Solupan para limpar e desengraxar tudo e algumas peças foram pintadas com Hammerith. Algumas peças estão enferrujadas e pra facilitar o trabalho de limpeza, resolvi usar o método eletrolítico de remoção de ferrugem. A coisa é muito eficaz, bem simples e barata:

Prepara-se em um balde uma solução de carbonato de sódio dissolvido em água, uma colher de sopa para um galão. Conecta-se a peça ( catodo ) ao terminal negativo de uma fonte de 12V e um eletrodo - haste ou chapa - de ferro ou aço inox ao polo positivo ( anodo ). Após algumas horas a ferrugem terá sido removida, deixando o ferro nu:

http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/DSC08153.JPG#resId/715E37740808798E!487 (http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/DSC08153.JPG#resId/715E37740808798E!487)
http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/DSC08153.JPG#resId/715E37740808798E!488 (http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/DSC08153.JPG#resId/715E37740808798E!488)
http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/DSC08153.JPG#resId/715E37740808798E!489 (http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/DSC08153.JPG#resId/715E37740808798E!489)

As fotos não fazem justiça, a peça estava mais enferrujada do que parece e ficou mais limpa do que a foto sugere ... vou ver se consigo fotos mais dramáticas ;-)
Nem sempre é fácil obter o carbonato de sódio, mas é possível fabricá-lo com algo encontrável em qualquer quitanda, se já não tiver na sua cozinha: bicarbonato de sódio. Basta aquece-lo acima de 150 graus por uma hora ou menos, se a temperatura do seu forno for mais elevada. É o que fiz desta vez. Se estiver descrente, use um de seus instrumentos organolépticos, a língua. O troço tem gosto de sabão ;-)

NÃO use baterias para substituir a fonte, isto é PERIGOSO, as baterias são capazes de fornecer correntes muito elevadas em caso de curto-circuito entre catodo e anodo. Uma fonte de PC serve bem aos propósitos, se não dispuser de fonte de bancada. Trabalhe em ambiente arejado, a eletrólise da água libera oxigênio e hidrogênio, mistura explosiva ...

O processo é bem limpo, nada tóxico. A solução não se esgota, pode ser utilizada indefinidamente, mas vai ficando suja uma escumalha nojenta.

A tinta Hammerith é boa, muito resistente, mas seca muito rápido, coagula no pincel e quando comprei não encontrei o diluente adequado a ela na loja de tintas, o pincel vai para o lixo. Vou procurar de novo o solvente, mas tô pensando em deixar como está, montar o torno pra usar e aos poucos fazer o que acho que fica realmente bom, deixar o ferro nu, esmerilhar algumas carepas e rebarbas, regularizar com massa rápida, lixar e depois pintar. Pintei por cima da tinta original e não gostei do resultado no que se refere à superfície, a nova tinta, branca, evidencia os defeitos ...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Abril de 2011, 10:29
Jorge,

Bacana o resultado, hein?

Gostei de saber que retomou a reforma de seu torninho - se precisar de ajuda é só pedir.

Apenas para registrar - fia as modificações na minha furadeirazinha e melhorou bem - não ficou 100% porque realmente a minha é bem pior que a sua, mas já melhorou sensivelmente.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Abril de 2011, 10:37
Jorge,

Tenho que usar carbonato de cálcio - não se pode usar bicarbonato de cálcio porque?
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 10:49
Bacana o resultado, hein?

É MUITO bom ! Umas fotos mais dramáticas e um tanquinho boiola:

http://ct-web2.unh.edu/lee/electrolysis.htm (http://ct-web2.unh.edu/lee/electrolysis.htm)

Citar
Gostei de saber que retomou a reforma de seu torninho - se precisar de ajuda é só pedir.

Brigadão !

Citar
Apenas para registrar - fia as modificações na minha furadeirazinha e melhorou bem - não ficou 100% porque realmente a minha é bem pior que a sua, mas já melhorou sensivelmente.

Opa ! Bom saber !

Vc instalou o parafuso de aperto ? Cortou a fenda transversal ?

Andei testando a minha e gostei, tá MUITO mais firme ... ainda não tô satisfeito com a vibração, que foi reduzida, mas ainda existe ... o próximo passo é trocar a correia ... tenho visto recomendada aquelas de elos para furadeiras, fresadoras e tornos ... dizem que melhora sensivelmente ... tb cortei o gabinete pra permitir o ajuste da altura do cabeçote, ficou bão, mando fotos.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 10:54
Tenho que usar carbonato de cálcio - não se pode usar bicarbonato de cálcio porque?


Óia, eu acho que praticamente qualquer solução eletrolítica ( condutora) deve funcionar, incluindo cloreto de sódio ( sal de cozinha ), mas depois de ter pesquisado um bocado, encontrei relatos de que o bicarbonato funciona (poucos relatos) e de que não funciona (muitos relatos). O que nínguém discute e é o que já usei com muito sucesso no passado, é o carbonato de sódio. Este não agride a peça, vc pode deixar no banho e esquecer, só tira a ferrugem ... este não gera nenhum resíduo tóxico ou corrosivo, é barato, de fácil obtenção ...


Já que tô com a mão na massa, pretendo experimentar o bicarbonato e outras coisas, depois reporto os resultados ...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Abril de 2011, 10:58
É MUITO bom ! Umas fotos mais dramáticas e um tanquinho boiola:
Gostei de ver

Citar
Vc instalou o parafuso de aperto ? Cortou a fenda transversal ?
Sim - cortei a fenda vertical e uma horizontal (na transversal) mas não a fiz de fora a fora - só cortei metade digamos assim.
O parafuso (M6) foi colocado bem na parte de baixo, onde a fundição é mais espessa - ficou bom - depois tiro foto...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Abril de 2011, 11:00
Legal - gostaria mesmo de saber como foram os testes porque tenho umas peças que preciso retirar a ferrugem...

Ganhei um cabeçote rosqueador que quero recuperar...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 11:14
Legal - gostaria mesmo de saber como foram os testes porque tenho umas peças que preciso retirar a ferrugem...


Então vai na certeza, carbonato ... o bicarbonato vc acha em qualquer empório e é bem baratinho ... botei em uma bandejinha de pirex e levei a um forninho elétrico por meia hora, pronto !


Comprei o bicarbonato no supermercado, pouco mais de um créu o pacotinho de 80g e só precisa de uma colher de sopa cheia em um galão de água ...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Abril de 2011, 11:18
Vou experimentar sim - tenho aqui uma fonte variável com uns 3A e creio que dê resultado - vou experimentar.

Valeu a dica.

Fabio Gilii
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 11:24
vou experimentar.


Manda bala ! Não esquece de fazer fotos do antes e do depois ;-)


Óia o furo da coluna:


http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/furo%20coluna%201.JPG (http://cid-715e37740808798e.office.live.com/self.aspx/Torno/furo%20coluna%201.JPG)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Guia CNC em 04 de Abril de 2011, 11:55
Jorge, esta furadeira é essas de bancada? estilo Ferrari da vida?


Att;


Jost Dayan
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 13:04
Jorge, esta furadeira é essas de bancada? estilo Ferrari da vida?


Exatamente uma Ferrari.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 13:06
Jorge,

Tenho que usar carbonato de cálcio - não se pode usar bicarbonato de cálcio porque?


Errei. Quiz dizer carbonato / bicarbonato de SÓDIO.


Vou corrigir as msgs anteriores.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 04 de Abril de 2011, 14:11
OK - sódio...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Guia CNC em 04 de Abril de 2011, 14:45
Jorge, esta furadeira é essas de bancada? estilo Ferrari da vida?


Exatamente uma Ferrari.
Tem fotos?

E uma explicação para a modificação?

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Abril de 2011, 19:06
Tem fotos? E uma explicação para a modificação?


Jost, a modificação visa eliminar a folga (férias ...) do mangote do spindle, o que já melhora o desempenho da furadeira, mas tô querendo mesmo é usar como fresadora acoplada ao torno.  Minha inspiração foi isto aqui:


http://www.flyelectric.ukgateway.net/mill.htm (http://www.flyelectric.ukgateway.net/mill.htm)


Quis aperfeiçoar um pouco a idéia e fiz mais uma fenda, tranversal, para que o bloco abraçar o mangote mais paralelamente, no meu caso a folga desapareceu completamente, ficou até um tanto apertado e tô considerando um parafuso com função inversa, aliviar o aperto ;-)


Algumas fotos:


http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=715E37740808798E (http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=715E37740808798E)!491
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 05 de Abril de 2011, 02:57
Grande Amigo Jorge,

Até que enfim resolveu montar essa preciosidade.

Quando a eletrólise, Poderia ser usado o Carbonato de Sódio (Barrilha Leve) em lugar do Carbonato de Cálcio?

Se precisar de algo, é só chamar, vc. sabe que estou bem perto.

Abraços e bom trabalho na montagem.

Edson

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 05 de Abril de 2011, 07:22
Quando a eletrólise, Poderia ser usado o Carbonato de Sódio (Barrilha Leve) em lugar do Carbonato de Cálcio?


Edson, é o que usei na verdade, carbonato de sódio. Conversava com a secretária do lar sobre complementpos vitamínicos pouco antes de mandar a msg e o cálcio grudou indevidamente ...

Citar
Se precisar de algo, é só chamar, vc. sabe que estou bem perto.


Brigadu ! Sem dúvida conto com vc na hora do aperto ;-)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 05 de Abril de 2011, 10:21

Edson, é o que usei na verdade, carbonato de sódio. Conversava com a secretária do lar sobre complementpos vitamínicos pouco antes de mandar a msg e o cálcio grudou indevidamente ...


Obrigado Jorge, então tenho 1 quilinho para experiências...


Para quem quiser,

Carbonato de Sódio, também usado em fundição de alumínio, pode ser comprado no Centro de São Paulo, próximo ao Corpo de Bombeiros da Praça Clovis Beviláqua (Pç. da Sé). Na Rua do Carmo, naquela zona do Poupa-Tempo, existem várias lojas de produtos Químicos, comprei Barrilha Leve por lá no final do ano passado, 1 Kg., paguei uns 5 Reis.

Abraços

Edson



Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 05 de Abril de 2011, 10:49
Apenas por curiosidade:

Barrilha leve não é um produto usado em tratamento de piscinas?

É a mesma coisa que carbonato de sodio?

Estou com receio de usar o forno de casa para cozinhar o bicarbonato e reduzi-lo a carbonato,mas no processo desprender algum gás que seja nocivo ou que por exemplo estrague o forno de casa.

Procede minha dúvida ou não?
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 05 de Abril de 2011, 11:50
Apenas por curiosidade:

Barrilha leve não é um produto usado em tratamento de piscinas?

É a mesma coisa que carbonato de sodio?

Giili, Barrilha Leve é exatamente Carbonato de Sódio. Não é um produto nocivo. Barrilha Leve é "apelido" do Carbonato de Sódio.

Citar
Estou com receio de usar o forno de casa para cozinhar o bicarbonato e reduzi-lo a carbonato,mas no processo desprender algum gás que seja nocivo ou que por exemplo estrague o forno de casa.

Procede minha dúvida ou não?

Isso de "assar" o Bicarbonato de Sódio é coisa do Jorge... Mas não creio que fará mal algum, visto que, o Bicarbonato de Sódio é usado em comidas, e dissolvido em 1/2 copo de água (uma colher de café) e expremer 1/2 limão, substitui o tal de Sonrisal.

Grato

Edson

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 06 de Abril de 2011, 09:54
Isso de "assar" o Bicarbonato de Sódio é coisa do Jorge...

Não Edson, é coisa dos químicos ... sabe pq o bicarbonato em bolos e outras comidinhas ? Ao assar, quando a temperatura chega aos 149ºC o CO2 começa a ser liberado, por isto o bolo fica fofinho, cheio de bolhazinhas de gás ... e o que sobra é carbonato de cálcio ...


Tô postando mais algumas fotos das peças que estou limpando pelo processo eletrolítico, preparando para a pintura:

http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=715E37740808798E (http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=715E37740808798E)!513
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 06 de Abril de 2011, 09:56
Estou com receio de usar o forno de casa para cozinhar o bicarbonato e reduzi-lo a carbonato,mas no processo desprender algum gás que seja nocivo ou que por exemplo estrague o forno de casa.


Não há o que recear, Fábio, o gás desprendido é inócuo, CO2 e nada mais ... manda bala, vc vai adorar a coisa ;-)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 06 de Abril de 2011, 10:01
Lembrei-me de ter guardado um textículo há algumas eras geológicas, ei-lo aqui, uma explanação mais aprofundada do processo:



The Chemistry of Cleaning Rusty Iron by Electrolysis

Bill Tindall and Spencer Hochstetler
 
The cleaning process has 4 components- a battery charger, the water with sodium carbonate(washing soda) dissolved in it, an anode (stainless steel object such as a spoon) and the cathode (the rusty iron).

The solution  The solution of sodium carbonate has two purposes.  First, sodium carbonate is basic.  The electrochemical reactions that occur at the rusted iron work best in a basic solution.  Lye( sodium hydroxide) would work as well but it is less safe to use.  Sodium bicarbonate, baking soda, may not work as well as sodium carbonate because it is less basic.  The other purpose for the sodium carbonate is to make the water conduct electricity. When the salt, sodium carbonate, is dissolved in water it becomes sodium ions, Na+, and carbonate ions CO3-2 .  These positive and negative charged ions carry the current in solution.  Carbonate moves to the positive wire from the battery charger and sodium moves to the negative wire.  This movement of ions through the solution results in a current,  just like electrons moving in a wire results in a current.  Pure water has a high resistance, about 20 million ohms per centimeter, and negligible current would pass without the sodium carbonate ions.

For electrolysis to proceed at a reasonable rate a high current must flow, which requires a low solution resistance.  Solution resistance goes down (current up) as the anode and cathode are made closer together as well as when the concentration of washing soda is increased.  A 5% solution of washing soda is a good starting place to try.  It is best to surround the rusty item with the anode so the distance between the rust and the anode is about the same so that the current reaching each part of the rust will be about the same.  When this arrangement is impractical, the rusted object should be rotated occasionally to get uniform electrolysis.

The battery charger is a source of electrical current and voltage.  Current is the flow of electrons in a wire.  Voltage is a measure of the electron energy.  So, the battery charger provides electrons with an energy of 12 volts at its negative lead and accepts electrons at its positive lead.  The current indicated by the meter provides a measure of how many electrons are flowing.  Current can also flow through water, if the water has ions dissolved in it, as provided by the sodium carbonate. When the battery charger is connected to the solution with a metal anode and cathode, the negatively charged carbonate will migrate to the positively charged anode and sodium will migrate to the cathode. The solution completes the circuit so a current of electrons can flow from the negative wire of the battery charger to its positive wire.

The Anode

The most simple anode to consider is an anode made of stainless steel.  In this case, the anode is inert, that is, the stainless steel does not under go any chemical reactions.  Its only function is to provide electrical contact between the positive lead of the charger and the solution. The copper connector of the battery charger must make good contact with the stainless steel but it must not touch the solution.  If it does touch, it will dissolve.  The copper that dissolves will wind up depositing on the iron object being cleaned and cause it to rapidly rust (see advanced chemistry section for details). When 12 volts is applied to the anode some chemistry does occur in the solution touching the anode, which will be explained below.

There are two chemistry terms, oxidation and reduction that must be explained in order to understand the chemistry that occurs at the anode and cathode. Oxidation is a chemical reaction where something gives up electrons.  When a chemical species gives up electrons we say it oxidizes.  For example when iron metal oxidizes it looses two electrons to become ferrous iron, Fe++.  If iron loses three electrons it oxidizes to become ferric iron, Fe+++.  Reduction is when something accepts electrons.  For example, if Fe++ accepted two electrons it would become iron metal, Fe.  We would say, ferrous iron was reduced to iron metal.


Oxygen likes to be reduced.  When oxygen is reduced, accepts electrons, it makes oxide, O--.  If we put oxygen together with iron metal, the iron is oxidized(gives electrons to the oxygen) and the oxygen is reduced(accepts the electrons lost from iron).  The product is one form of rust, ferric oxide, Fe2O3.   It is always true that whenever something is oxidized, something else must be reduced.  Electrons must come from some where (oxidation), to go some where (reduction).

Getting back to the anode..... The anode is hooked to the positive wire of the charger.  The positive wire accepts electrons.  If the positive wire is accepting electrons something is losing electrons( oxidizing). When 12 volts is applied to the anode, water is oxidized at the anode surface and gives electrons up to the anode.  The product is oxygen.  The bubbles you see coming from the stainless steel anode are oxygen that resulted from the oxidation of water.

The Cathode

The cathode is connected to the negative wire of the battery charger.   The negative wire supplies electrons.  Therefore, something must gain electrons at the cathode (reduction).  Two things are reduced at the cathode, water and the rusty iron.  The reduction of water produces hydrogen.  The bubbles coming from the cathode are hydrogen gas.  (A safety note:  The fuel for the space shuttle is hydrogen and oxygen.  Rust electrolysis should be done with good ventilation (outside preferred) so that explosive concentrations of hydrogen and oxygen are not reached.)

The evolution of hydrogen plays a beneficial role in the cleaning process.  All these tiny bubbles forming at the surface blast things off the surface that aren’t stuck tightly.  Loose rust, grease and even paint are removed by the action of the hydrogen bubbles.  This process is sometimes called cathodic cleaning.  I suppose the anode is scrubbed too, but who cares.

The reduction of interest is the reduction of the rust.  Rust is typically a mixture of many iron compounds.  Which iron compounds are present in rust depend on how much oxygen and water was present when it formed and many other factors.  The electrochemical reduction of rust is very complicated.

During electrolysis the rust turns from orange to black.  It is natural to wonder what the black stuff is.    In most cases, the rust next to the iron is reduced to iron metal.  This reduced iron will form a somewhat porous layer of new iron on the object cleaned.  After electrolysis the iron object will rust very quickly unless it is protected because this porous layer of new iron has a high surface area and it is particularly susceptible to oxidation(rusting).  The rest of the rust may reduce to a variety of compounds depending on the compounds in the original rust and the details of the electrolysis.  Typically the black stuff that can be rubbed off after electrolysis is a mixture of iron metal and magnetite, Fe3O4 , an oxide of iron.  Magnetite is an intermediate product in the reduction of rust back to iron metal. It is the black stuff in magnetic recording tapes.

Advanced Chemistry- Rust is a complicated material.  Typically, it is a combination of ferrous and ferric oxides, hydroxides, and hydrated oxides and some of these compounds may be present in several crystal forms.

There is much speculation in the chemical and archeological literature about the products that form when rust is reduced in sodium carbonate.  In searching for an answer, people may find a lengthy publication on the DENIX web site (https://www.denix.osd.mil/denix/Public/ES-Programs/Conservation/Underwater/4-IRON-2.html (https://www.denix.osd.mil/denix/Public/ES-Programs/Conservation/Underwater/4-IRON-2.html)).  Much of the electrochemistry described is not correct and the conclusions drawn about reduction products are not in agreement with most chemical literature.  It was not until 1996 that some chemists from the Swiss Federal Institute and Brookhaven National Lab did definitive work on this subject(see papers by Virtanen in J. Electrochemical Soc 1996 and 1999).  Using a sophisticated X-ray technique they determined what was going on at the cathode when iron oxide is reduced.  Normally reductions occur in solution.  That is, something has to dissolve before it can be reduced.  However, they found that iron oxide will conduct electrons and therefore can be reduced without going into solution.  This process is referred to as solid state reduction.  The ferric iron atoms in the rust begin to reduce to ferrous oxide, which initially results in a mixture of ferric and ferrous oxides.  This combination is called magnetite and is often written as Fe3O4.  Eventually, all the ferric oxide becomes ferrous iron.  Under less powerful reducing conditions the product would be ferrous carbonate or ferrous hydroxide.   However, under the extreme conditions of reduction powered by a 12 V battery charger, they found that ferrous iron can be reduced all the way to iron metal.  All this chemistry can occur without any of the iron going into solution.  So, based on this work, when we see the rust slowly turning black, we are seeing the formation of Fe3O4 which is black and eventually iron metal, which is also black.  Finely divided iron is black, not shiny like a solid chunk of iron.   All this work was done under laboratory conditions.

We wanted to find out what happened when a rusty plane iron was reduced in a bucket. We did reductions of a heavily rusted iron object in sodium carbonate under conditions normally used for cleaning rusted objects.  We used either a 1 or 5 % solution of sodium carbonate and a 12 volt battery charger and continued electrolysis for about 2 hours.  The iron piece was dried under an oxygen free atmosphere (nitrogen). The loose black deposit on the iron surface was removed by sticking it to a piece of tape and it was analyzed by X-ray diffraction.  We found that the deposit was magnetite. No iron was detected and no ferric oxides were detected in the black material that readily came off on the tape.   Therefore, under our conditions, all the rust was reduced, but the reduction of what had been loose rust did not proceed all the way to iron metal.  Perhaps it would have if we had continued electrolysis for a longer time.  We had no way of determining whether the rust at the surface of the iron object reduced all the way to iron.  We expect that at least some iron was formed at the surface, because after reduction the iron surface rapidly forms red rust (ferric oxide) if it is not quickly dried.  Magnetite does not rapidly rust, but finely divided iron will form rust in just a few minutes if it is wet.  We conclude, based on our work and that of Virtanen, that rust reduction under the conditions normally used for cleaning, results in the formation of magnetite and possibly some iron metal.

The other chemistry that occurs is the electrolysis of water.  At the anode water is oxidized according to this equation

2 H2O = O2 + 4H+ + 4e-

The H+ formed is quickly neutralized by the carbonate to make carbon dioxide.  So, some of the bubbles at the anode may be carbon dioxide as well as oxygen.  At the cathode water is reduced

H2O + 2e- = H2 + 2OH-

It is important that any copper connected to the anode does not touch the solution.  If it does, copper will oxidize to cupric ion, Cu++.  The connector will be destroyed.  Most of the copper ions formed should precipitate as copper carbonate or copper hydroxide, but if any of this dissolved copper reaches the cathode it will be reduced to copper metal on the iron object.  Its presence will promote rapid re-rusting.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: André Trigo em 06 de Abril de 2011, 11:11
Muito bom...  mais uma pro meu caderninho...
 

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 06 de Abril de 2011, 12:54
Valeu Jorge - vou testar sim e depois posto os resultados...
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Arivaldo em 07 de Abril de 2011, 22:58
Não há o que recear, Fábio, o gás desprendido é inócuo, CO2

Opa! Podemos adaptar uma manguerinha ao forno caseiro e passar a recarregar extintores de gás carbônico...

Saudações, Gilii e Sir Jorge!
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 08 de Abril de 2011, 03:41
Não há o que recear, Fábio, o gás desprendido é inócuo, CO2

Opa! Podemos adaptar uma manguerinha ao forno caseiro e passar a recarregar extintores de gás carbônico...

Saudações, Gilii e Sir Jorge!

e não esquecer de temperar com muito vinagre.

Edson

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Abril de 2011, 07:13



Gosto muito do acabamento que vejo nos manípulos de algumas máquinas, com aspecto jateado e cor entre alumínio e prata ... alguém sabe como é feito, qual o nome ?
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Abril de 2011, 08:42
Saudações, Gilii e Sir Jorge!
Salve Arivaldo
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Abril de 2011, 08:43
Jorge,

Tenho a impressão que esse acabamento acetinado é feito por jateamento com esferas de vidro...

Outros são anodizados e outros jateados e pintados de verniz incolor, se bem que este último acabamento deixa as peças num tom de cinza mais escuro.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Abril de 2011, 09:27
Tenho a impressão que esse acabamento acetinado é feito por jateamento com esferas de vidro...

Pois é, eu tenho poucas dúvidas de que o jateamento é uma das etapas ...

Citar
Outros são anodizados e outros jateados e pintados de verniz incolor, se bem que este último acabamento deixa as peças num tom de cinza mais escuro.

Os que tenho visto não dão a impressão de serem envernizados, embora seja uma possibilidade ... Quanto a anodização, minha primeira hipótese, foi descartada após alguma pesquisa:

http://en.wikipedia.org/wiki/Anodizing (http://en.wikipedia.org/wiki/Anodizing)

This process is not a useful treatment for iron or carbon steel (http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_steel) because these metals exfoliate when oxidized; i.e., the iron oxide (http://en.wikipedia.org/wiki/Iron_oxide) (also known as rust (http://en.wikipedia.org/wiki/Rust)) forms by pits and flakes, these flakes both fall off as well as trap oxygen-bearing moisture, constantly exposing the underlying metal to corrosion.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: F.Gilii em 08 de Abril de 2011, 09:38
Quanto a anodização, minha primeira hipótese, foi descartada após alguma pesquisa:
Verdade - eu associei a coloração/aspecto ao aluminio, e não parei pra pensar e observar que as peças são em aço muito provavelmente...

Penso que jateamento deve ser mesmo uma boa alternativa. - talvez jateamento com oxido de aluminio e não esferas de vidro.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: havell em 08 de Abril de 2011, 16:23
jorge, eu já vi coisa parecida, se não me engado muito, era resultado do "cozimento" da peça (aço) em soda cáustica com água e depois jateado,  perdoe a minha ignorância nos termos e caso não seja isso e alguem conheça este processo toda explicação é bem vinda   ::)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 08 de Abril de 2011, 20:45

hoje procurei na oficina o pacote de Barrilha que havia comprado em 12/2009, Aproveitei e cortei um pedaço de chapa de aço inox e amanhã vou desenferrujar alguma coisa. depois posto fotos.


Abraços

Edson
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Arivaldo em 08 de Abril de 2011, 21:23
Saudações, Gilii e Sir Jorge!
Salve Arivaldo

Mestre,
Escrevo estas mal-traçadas letras para informar que....

... aquilo que lhe havia prometido está de pé e será cumprido. Nada receie!
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: pardal da eletronica em 08 de Abril de 2011, 22:03
??????Gosto muito do acabamento que vejo nos manípulos de algumas máquinas, com aspecto jateado e cor entre alumínio e prata ... alguém sabe como é feito, qual o nome ??????
Eu tinha um torno sanches blanes,e mandei dar um banho de rodium nos manipulos e ficou muito parecido com estes da imagem.
Abraços
http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B3dio (http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B3dio)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Abril de 2011, 22:29
Eu tinha um torno sanches blanes,e mandei dar um banho de rodium nos manipulos e ficou muito parecido com estes da imagem.


Interessante ! Imagino que não seja barato ... pode indicar alguma empresa que faça o serviço ?
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: pardal da eletronica em 08 de Abril de 2011, 23:01
Ola Amigo,estes banhos sao feitos em joalherias.
Estes banhos tem como faser em casa,o processo é feito atraves da eletrolize,quem fez para mim na epoca foi uma joalheria em Formiga MG.
Achei isto na net:  http://www.electrolimeira.com.br/site/boletins/0042.pdf (http://www.electrolimeira.com.br/site/boletins/0042.pdf)
Quanto ao preço na epoca eu paguei muito barato,e o serviço ficou muito bom.
Abraços.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Abril de 2011, 08:54
Valeu Pardal ! ;-)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 09 de Abril de 2011, 16:32
Jorge,

Após retirar a ferrugem das peças, qual tratamento você deu à elas?

Somente secou, passou óleo, tinta, verniz, ou outra?

Grato

Edson

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 09 de Abril de 2011, 17:05
Após retirar a ferrugem das peças, qual tratamento você deu à elas?


Edson, o ideal seria aplicar o primer logo a seguir e lubrificar as superfícies retificadas que vão ficar expostas, mas não fiz nada disso, apenas lavei em água fria e sabão* e sequei. As peças que limpei há alguns dias ainda não mostram sinais de oxidação. Tô quase terminando o tratamento de todas as peças e logo vou pintar. Um ou outro ponto de ferrugem que notei é recente e devido a algum pingo d´água que não foi devidamente seco.


A depender da peça tratada, aplique óleo, graxa, cera ou pinte, conforme necessário.


* isto é importante, sobra uma poeira de ferro na peça, uma camada muito fina e porosa, portanto d egrande superfície, que oxida em minutos.
Título: Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mdaweb em 09 de Abril de 2011, 21:24
Edu, pode ser mesmo o Solupan, como disse o Enoch ou algum produto da Agena, que em uma linha fantástica de produtos para limpeza pesada ...

O duro é conseguir essas coisas em pequenas quantidades, que eu saiba são vendidos em tambores de 200 litros ...

Mas qualquer dica é bem-vinda, eu só limpei o mais grosso, ainda há muito trampo pela frente ...

Formula so Solupan!!!

MDAWEB
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 11 de Abril de 2011, 14:12
Cumprindo o prometido, aqui vai as fotos da decapagem de umas peças que fiz para experiência do Carbonato de Sódio Vulgo Barrilha Leve.

Usei uma fonte velha de computador, Fio amarelo 12V e fio preto Terra. (na foto fio Amarelo = Verde e Preto = Azul).

O banho do Abridor foi de 3 Horas e o das duas peças restantes deixei por várias horas para ver se o material fosse corrido pela mistura química. Apesar de ter ficado por muito mais tempo que o recomendado anteriormente pelo Jorge, as peças não apresentaram nenhum tipo de corrosão.

Terminado a experiência pude observar que a limpeza foi excelente, mas nada que uma escova de aço no esmeril não pudesse fazer. Contudo há lugares que a escova de aço não alcança, então esse banho mostrou-se mais satisfatório.

Após o banho, a peça parece ainda com incrustação mas usando uma escova de dente velha, lavando com água e sabão toda incrustação é removida com muita facilidade.

Como as peças utilizadas estavam muito oxidadas, há anos sob umidade, houve infiltração da oxidação no acabamento superficial destas, mas vendo algumas partes das peças poderemos ver que ao término as superfícies pereciam "novas". Conforme o Jorge L. informou, logo após a limpeza  é necessário pintura ou outras proteção anti-ferrugem.

Creio que é só para o momento, se quiserem mais informações é só pedir.

Agradeço ao Jorge L. autor dessa dica.

Abraços

Edson

 
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: geoligth em 07 de Fevereiro de 2012, 00:23
Realmente esse processo é muito bom!
Utilizei uma fonte de 35V com capacidade de corente de 80A.
correu tudo normal.

abaixo fotos de uma das peças que utilizei no teste.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 07 de Fevereiro de 2012, 01:37
geoligth,

Ficou 300%.

Você usou barrilha? Onde adquiriou.

Abs.

Edson

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: geoligth em 07 de Fevereiro de 2012, 12:08
Oi Edson,

usei barrilha sim,voce encontra em qualquer casa que venda equipamentos para piscinas.

abs.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Euclides Júnior em 07 de Fevereiro de 2012, 12:35
Realmente esse processo é muito bom!
Utilizei uma fonte de 35V com capacidade de corente de 80A.
De todas decapagens (ou limpeza eletrolítica) de peças que já vi a sua ficou melhor, da uma impressão que a peça e nova, parabéns.
A fonte que você usou e um trafo 36v / 80 amperes AC ou e corrente retificada DC?
Abs.
Jr.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 07 de Fevereiro de 2012, 12:43
A fonte que você usou e um trafo 36v / 80 amperes AC ou e corrente retificada DC?

Vc não perguntou pra mim, mas não resisto, vou meter o bedelho no angu alheio  ;D

Sim, a fonte deve ser de corrente contínua e não precisa ser tão parruda como a que o colega usou ... a polaridade dos eletrodos é importante, o catodo (polo negativo da fonte ) deve ser conectado à peça a ser limpa.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Euclides Júnior em 07 de Fevereiro de 2012, 13:16
A fonte que você usou e um trafo 36v / 80 amperes AC ou e corrente retificada DC?

Vc não perguntou pra mim, mas não resisto, vou meter o bedelho no angu alheio  ;D

Sim, a fonte deve ser de corrente contínua e não precisa ser tão parruda como a que o colega usou ... a polaridade dos eletrodos é importante, o catodo (polo negativo da fonte ) deve ser conectado à peça a ser limpa.
Desculpe estar invadindo o tópico do Jorge L.
Obrigado pela resposta Jorge penso que toda resposta técnica e sempre bem vinda.
Bom eu já ia começando errado, iria colocar a peça no pólo positivo da fonte e não no negativo.
Trabalho com fotocorrossão e acho que este sistema eletrolítico aceleraria mais o processo de corrosão usando percloreto de ferro, pretendo montar um.
Abs.
Jr.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 07 de Fevereiro de 2012, 13:19
Oi Edson,

usei barrilha sim,voce encontra em qualquer casa que venda equipamentos para piscinas.

abs.

Na verdade eu tenho barrilha aqui na oficina. Minha intenção era informar mais fontes para aquisição do produto.
Eu comprei em loja de produtos químicos, no centro de São Paulo. Mas, conforme sua informação, podemos comprar em outros tipos de loja.


Grato pela informação.

Edson



Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Euclides Júnior em 07 de Fevereiro de 2012, 13:27
Edson
Eu uso barrilha na decapagem do Dry-Fim para revelar as placas de inox, e realmente e muito facil de encontrar no mercado, tanto nas casas que vende produtos para piscina como casa do fazendeiro
Abs.
Jr.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: geoligth em 07 de Fevereiro de 2012, 14:54
Obrigatoriamente a fonte deve ser DC!
A corrente drenada durante o processo nao passou dos 13A,usei essa mais parruda como disse o amigo porque tenho disponivel aqui e também para ver se fazia alguma diferença.

Segundo pesquisas pela net o tamanho do metal ligado ao anodo (positivo da fonte)influencia da velociade do processo!

Algumas pessoas usam aço inox no anodo,mas isso nao é recomendavel pois causa liberaçao de substancias muito toxicas.

ATENÇÃO:a peça a ser limpa jamais deve ser ligada ao polo positivo da fonte (anodo) pis isso causara danos irreparaveis a mesma!

abs.

 
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Euclides Júnior em 07 de Fevereiro de 2012, 15:05
ATENÇÃO:a peça a ser limpa jamais deve ser ligada ao polo positivo da fonte (anodo) pis isso causara danos irreparaveis a mesma!
abs.
Estes danos irreparavies seria corrosao na mesma?
Se for o caso e isto mesmo que estou querendo.
abs.
Jr.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 07 de Fevereiro de 2012, 16:09
Segundo pesquisas pela net o tamanho do metal ligado ao anodo (positivo da fonte)influencia da velociade do processo!

Não é propriamente o tamanho da peça que determina a velocidade do processo, mas a razão entre a área exposta e a intensidade da corrente, algo que poderíamos expressar como ampéres por centímetro quadrado ( ou qualquer unidade conveniente ). A intensidade da corrente é por sua vez determinada pela área dos eletrodos e peça, suas geometrias e posicionamento relativo, tensão da fonte e composição do eletròlito.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: geoligth em 07 de Fevereiro de 2012, 21:06
Essa foi a melhor explicação que ja vi ate agora!

obrigado!

abs.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 08 de Fevereiro de 2012, 00:09
Estes danos irreparavies seria corrosao na mesma?
Se for o caso e isto mesmo que estou querendo.
abs.
Jr.

Diginox,

Para retirar material das plaquinhas, a ligação dos polos deve ser exatamente a mesma do informado pelo Jorge. Essa ligação e ao contrário da eletrodeposição  que ao invés de retirar material (ou as sujeiras e corrosão que é o caso da limpeza com a barrilha) colocará material como no caso das niquelação, douração, prateamento etc.

Nas limpezas com barrilha, não há corrosão das peças porque a barrilha é um elemento passivador e não ácido. no seu caso, ao invés de barrilha usar ácidos ou produto corrosivo, talvez dê algum resultado satisfatório. é só tentar com uma fonte de PC.

Abraços

Edson
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: Euclides Júnior em 08 de Fevereiro de 2012, 07:48

Essa ligação e ao contrário da eletrodeposição  que ao invés de retirar material (ou as sujeiras e corrosão que é o caso da limpeza com a barrilha) colocará material como no caso das niquelação, douração, prateamento etc.

é só tentar com uma fonte de PC.
Bom dia Edson
Obrigado pela aula, sobre utilizar a fonte de pc tenho um trafo 32v, com a plaquinha para retificar ele nao vou utiliza-lo na minha cnc entao vou fazer os testes com ele.
Abs.
Jr.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 08 de Fevereiro de 2012, 10:38
Jr.

Espero que dê bons resultados.

Abs.

Edson
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: gmperlin em 14 de Dezembro de 2012, 21:11
Alguem pode postar o manual deste torno?

Tenho um já a bastante tempo e gostaria de reformá-lo.

Obrigado.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 14 de Dezembro de 2012, 22:39
Alguem pode postar o manual deste torno?

Tenho um já a bastante tempo e gostaria de reformá-lo.

Obrigado.

É só procurar nesse mesmo tópico que encontra.

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Dezembro de 2012, 08:40
Alguem pode postar o manual deste torno?

http://sdrv.ms/UHDfNd (http://sdrv.ms/UHDfNd)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 15 de Dezembro de 2012, 14:34
Meu amigo Jorge,

Já que estás na área, poderia postar o link do Blog do Alan sobre as prototipagens. Perdi meus favoritos e estou querendo refazê-lo

Abs.

Edson

Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Dezembro de 2012, 17:19
reprapbr-ge.blogspot.com.br
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: gmperlin em 27 de Dezembro de 2012, 21:22
Muito obrigado pelo manual.
Você saberia me informar se é possível conseguir um porta ferramenta com altura ajustável para este torno, e onde eu conseguiria?
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 27 de Dezembro de 2012, 21:46
Muito obrigado pelo manual.
Você saberia me informar se é possível conseguir um porta ferramenta com altura ajustável para este torno, e onde eu conseguiria?

Realmente nunca vi um porta ferramenta ajustável.  Costumo usar calços.

Poderia postar mais detalhes desse porta ferramente ajustável e se possível alguma foto ou desenho?

Abs.

Edson
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: gmperlin em 27 de Dezembro de 2012, 22:10
Não tenho foto do castelo ajustável mas básicamente é um porta ferramenta conectado ao corpo do castelo por um rabo de andurinha que permite ajustar a altura da ferramente. Já vi em um torno deste tipo numa empresa m São Paulo que tinha o porta ferramentas com altura ajustável. Já procurei na Internet mas não encontro um que seja de tamanho compatível, todos são muito grandes.

Sou hobista e não entendo muito do riscado.
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: gmperlin em 27 de Dezembro de 2012, 22:12
Corrigindo "rabo de andorinha".
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: torneariaguerino em 28 de Dezembro de 2012, 12:13
Corrigindo "rabo de andorinha".


ae cara veja isso

porta ferramenta de troca rápida - qctp quick change tool posto facilimo de fabricar. (http://www.youtube.com/watch?v=hQXfXdkMwVM#)
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: mulapreta em 28 de Dezembro de 2012, 14:44

ae cara veja isso


Muito legal esse porta ferramentas. Fácil de fazer. Fácil de usar.

Abs.

Edson
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: gmperlin em 30 de Dezembro de 2012, 17:32
Valeu pelo post, muito interessante e bastante simples, vou providenciar um. Muito obrigado!
Título: Re:Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
Enviado por: ricfonta em 09 de Julho de 2013, 03:47
não encontrei o link do manual do tr600... estou com dois torninhos, um BV20, este é o meu de uso diário, e ganhei hoje do meu pai um riosulense tr600 que ele não estava usando, comprado em 93 mas em estado de zero, apenas sem o manual... como obtenho este documento com o pessoal que escaneou?

agradecido...