Autor Tópico: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.  (Lida 64118 vezes)

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Offline Blackmore

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #75 Online: 25 de Junho de 2009, 01:33 »
Ivan

lendo estes tópicos fico muitas vezes me perguntando ...

"Onde o pessoal arruma essas belezuras?" ... pow .. torno pqno ... bacana ... furadeira de bancada ... bacana ... agora ... plaina de bancada ?? q coisa doida .. nunca vi uma ... q belezinha !!
se puder passar fotos mais detalhadas eu agradeço   :)

anbrax!

Offline RAranda

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #76 Online: 25 de Junho de 2009, 07:41 »
É isso ai Grande Ivan....

A demora está agora justificada. O trato está deixando a "baixinha" uma verdadeira boneca.

Meus parabéns. Agora tenho certeza de que a indicação foi para a melhor pessoa que poderia existir disponível (você).

Grande abraço.

Rubens

PS. Que tal abrir um post para ela, acho que merece.

 

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #77 Online: 25 de Junho de 2009, 08:05 »

Muito lindinha Ivan !

Adorei o branco !

Offline F2S

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #78 Online: 25 de Junho de 2009, 12:09 »

Está de fato muito bonita Ivan.

Gosto também do branco, oficina organizada, limpa e clara. Ajuda a combater o estigma de que mecânica é sinônimo de sugeira.

Offline F2S

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #79 Online: 25 de Junho de 2009, 12:13 »

Falou-se no Alvapan que é alcalino, lembrei do limpa baú, achando até que era o mesmo produto.

http://www.alvamine.com.br/telas/limpeza.html

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #80 Online: 25 de Junho de 2009, 13:23 »

Está de fato muito bonita Ivan.

Gosto também do branco, oficina organizada, limpa e clara. Ajuda a combater o estigma de que mecânica é sinônimo de sugeira.

Na verdade a cor é "platina", é um cinza bem claro. Ficou um pouco mais claro do que eu gostaria, mas a idéia é deixar com uma cor próxima da original (aqui uma com pintura de fábrica).

Mas se ela fosse um pouco mais velha eu pintava de preto, pra imitar o "japanning" típico do começo do século XX, que esconde qualquer sujeira.  ;D

Sobre a plaina, vou seguir o conselho do Rubens. Assim que der abro um tópico sobre ela pra não ficar poluindo esse aqui...

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #81 Online: 25 de Junho de 2009, 19:12 »
Na verdade a cor é "platina", é um cinza bem claro.

Ivan, que tipo de tinta é essa, automotiva ?
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 19:36 por C N C N o w ! »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #82 Online: 25 de Junho de 2009, 20:46 »
Ivan, que tipo de tinta é essa, automotiva ?

Isso mesmo, da DuPont. A lata de kg custa R$10, e pra pintar toda a plaina não vai meia lata (vai dar pro torno ainda). Pra comparação, o kg de PU tava R$50.

Offline RAranda

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #83 Online: 26 de Junho de 2009, 08:35 »
Puxa.....

Aqui em SP paguei 14,00 pela lata de 1/4, contra 49,00 da PU.

Algumas coisas aqui são mais baratas, outras mais caras.

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #84 Online: 29 de Junho de 2009, 09:19 »

Caros, qual seria vossa recomendação para óleo e graxa para o torninho ?

Offline marc0

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #85 Online: 29 de Junho de 2009, 10:51 »
Olá Jorge;

Sempre é bom usar os lubrificantes recomendados pelo fabricante.

http://www.scribd.com/doc/3970019/Aula-31-Lubrificacao-industrial-I

Na falta, pode usar sem crise óleos e graxas automotivos; nos barramentos óleo de motor SAE20, ou qualquer óleo lubrificante com as mesmas características.
A graxa pode ser essa comum NLGI 2 ou 3, adquirida em posto de gasolina.
Para caixa de engrenagens use óleo SAE90 de caixa de câmbio.
Se é bom para o seu carro que apresenta condições muito mais severas de funcionamento, será igualmente bom para a sua máquina.
Para o corte e refrigeração use óleo solúvel ou equivalente.
Para roscar algumas gotas de tapimatic/quimatic ou equivalente faz a diferença.

http://www.graxa.com.br/
http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/produtos_novos/produtos_novos.shtml
http://www.nei.com.br/lancamentos/lancamento.aspx?i=1452
http://www.quimatic.com.br/produto/quimatic-11/

Abraços...
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 11:56 por marc0martim ECM »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #86 Online: 29 de Junho de 2009, 13:59 »
Como sempre, as dicas do Marco são excelentes.

Alguns comentários adicionais:
- Não use graxa em lugar nenhum, exceto nos rolamentos (e no máximo na engrenagem carretel do cabeçote). Graxa em locais expostos agarra sujeira, cavacos etc. Preferência para graxa de sabão de lítio (ex. graxas azuis de rolamento).
- Óleo de compressor também tem uma viscosidade interessante para barramentos, um pouco mais grosso que SAE20. Mas existe o "óleo para barramento" em lojas de material de usinagem.
- Não esqueça de lubrificar bem o fuso (com o mesmo óleo das engrenagens), este torno exige bastante da porca bipartida e do fuso (por fazer, além da rosca, o avanço longitudinal por eles) e não existe nenhum ponto de lubrificação no avental que os lubrifique.
- Isso é bem sabido, mas não custa lembrar: não misture graxas diferentes, limpe a velha antes de colocar a nova.

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #87 Online: 29 de Junho de 2009, 14:59 »
Como sempre, as dicas do Marco são excelentes.

São sim, como as suas ... ;-)

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- Não use graxa em lugar nenhum, exceto nos rolamentos (e no máximo na engrenagem carretel do cabeçote). Graxa em locais expostos agarra sujeira, cavacos etc. Preferência para graxa de sabão de lítio (ex. graxas azuis de rolamento).

Perfeitamente. Já sabia disso e tb já pude observar a mixórdia ... além disso lembro bem o que sofri pra limpar a meleca ...

Bão vc confirmar que sabão de lítio vai bem ... eu tenho aqui, é o que sempre usei pra lubrificar rolamentos de rodas e é o que pensava usar ...

Citar
- Óleo de compressor também tem uma viscosidade interessante para barramentos, um pouco mais grosso que SAE20. Mas existe o "óleo para barramento" em lojas de material de usinagem.

Posso deduzir disto que é preferível utilizar óleo mais viscoso ? Por algum motivo tenho no fundo da cachola um SAE40 piscando ...

Devo usar o mesmo óleo pra barramento nas engrenagens e mancais, incluindo as engrenagens da caixa Norton (havia um bocado de cavacos lá) ?

Citar
- Não esqueça de lubrificar bem o fuso (com o mesmo óleo das engrenagens)

Blz. O fuso tava "envernizado" com graxa velha ... troço difícil de limpar, a salvação foi o Solupan ...

Citar
este torno exige bastante da porca bipartida e do fuso (por fazer, além da rosca, o avanço longitudinal por eles) e não existe nenhum ponto de lubrificação no avental que os lubrifique.

Que sacanagem ...

Citar
- Isso é bem sabido, mas não custa lembrar: não misture graxas diferentes, limpe a velha antes de colocar a nova.

Bem sabido e bem obedecido. Tô limpando tudo escrupulosamente antes lubrificar novamente ...

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #88 Online: 29 de Junho de 2009, 15:31 »

Há mais algumas fotos disponíveis, desta vez a placa desmontada.

Um parafuso da tampa traseira partiu-se ao ser retirado, sem sofrer qualquer esforço ... obviamente foi vítima de abuso ...

http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/browse.aspx/Torno

Offline RAranda

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #89 Online: 29 de Junho de 2009, 17:56 »
Sir Jorge......

Que história é essa de estar "abusando" dos parafusos?

Olha que isso pode acabar em confusão.

Parabéns pela desmontagem.

Não sou mestre na área, mas ouvi dizer que essa "centrex" é uma das melhores marcas para placas.

Abraços.

Rubens
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 18:16 por RAranda »

 

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