Autor Tópico: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.  (Lida 64153 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #90 Online: 29 de Junho de 2009, 18:11 »
Não sou mestre na área, mas ouvi dizer que essa "centrex" é uma das melhores marcas para placas.

É mesmo ? Bom saber ...

Offline Edu Lopes

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #91 Online: 29 de Junho de 2009, 18:36 »
Jorge, não sei se você tem luneta aí no teu torninho, mas vou amanhã numa oficina com um amigo meu que disse que lá tem uma luneta que provavelmente serviria neste teu..
Ele disse que o torno que o cara tinha e vendeu era igualzinho este teu.. só o modelo que era diferente e a luneta ficou. O cara que comprou não levou a luneta e ela tá lá, parada...
Este colega que vai comigo conhece bem estas coisas e vamos ver se serve..
Caso sirva e você não tenha uma, negocio esta aqui pra você..  Pelo que meu colega falou, dá pra pegar na boa..  O cara é muito amigo do meu colega e ele disse que se servir, a gente traz amanhã mesmo. Talvez nem tenha custo nenhum.. 

Abração,

Eduardo

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #92 Online: 29 de Junho de 2009, 19:16 »
Jorge, não sei se você tem luneta aí no teu torninho ...

Poxa Edu, vc sempre atento, sempre ajudando os amigos ... o planetinha fica bem mais habitável com gente assim ... ;-)

O torninho veio com luneta sim, mas já que vc vai lá e se a coisa tá encostada e ainda pode custar baratinho, me interessa sim ... no mínimo a gente pode amanhã ou depois servir a um amigo que precise ...

abração
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 19:21 por C N C N o w ! »

Offline Edu Lopes

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #93 Online: 29 de Junho de 2009, 20:03 »
Verei isto amanhã e na parte da tarde ja tenho uma resposta...
Há!..  te enviei uma MP..  recebeu?

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #94 Online: 30 de Junho de 2009, 09:18 »
Posso deduzir disto que é preferível utilizar óleo mais viscoso ? Por algum motivo tenho no fundo da cachola um SAE40 piscando ...
Devo usar o mesmo óleo pra barramento nas engrenagens e mancais, incluindo as engrenagens da caixa Norton (havia um bocado de cavacos lá) ?
É meio questão de gosto, mas grosseiramente pra barramento uma faixa de SAE 20 a 40, e engrenagens uns 70 a 90 (nas engrenagens da grade, caixa, cabeçote e nos fusos um óleo mais grosso do que nos barramentos, para não escorrer tão fácil)
Essa é uma aplicação leve - cargas e pressões relativamentes baixas, temperatura baixa, não tem borra de combustão etc.
Tem um monte de americano purista que fica dias discutindo qual óleo usar, sobre vantagens e desvantagens dos aditivos, mas no fim das contas o importante é não faltar óleo, e qualquer óleo usado hoje é provavelmente muito superior aos melhores óleos de 50 anos atrás (ok, seu torno não é tão velho  :) ).

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #95 Online: 30 de Junho de 2009, 10:55 »
Tem um monte de americano purista que fica dias discutindo qual óleo usar, sobre vantagens e desvantagens dos aditivos ...

Eu passo longe desse tipo de discussão ... parecem os doutores da igreja na idade média discutindo quantos anjos podem dançar na cabeça de um alfinete ...

A minha dúvida quanto a usar óleo ou graxa nas engrenagens é devida ao fato de que as caixas não sendo fechadas, o óleo poderia ser arremessado, criando uma mixórdia ... prefiro usar óleo ao invés de graxa, se for possível ...

Offline marc0

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #96 Online: 30 de Junho de 2009, 12:10 »
Amigos torneiros;

Lubrificação.

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Tem um monte de americano purista que fica dias discutindo
Como em todos os campos, existe o prático o estudioso e o paranóico. Para tudo o ideal é o equilíbrio .

Nos barramentos, sujeito à aderência dos cavacos, um óleo menos viscoso é preferível porque favorece a limpeza periódica e dificulta o acumulo de partículas.
Outro aspecto a ressaltar é sobre a graxa, não é necessário usar grandes quantidades, um pequeno filme já é mais que o suficiente, não é necessário fazer meleca; seu emprego é indicado para engenagens de caixa aberta e rolamentos.

Nas caixas de engrenagens fechadas sem bomba de circulação, o óleo SAE90 é ótimo porque sendo mais viscoso "sobe e gruda" nas partes mais altas e mantém tudo lubrificado.
Cada caso é um caso.

Possuo um torno pequeno cujo barramento não lubrifico nunca, é uma máquina de sacrifício, a razão disso é pelo uso, afio facas de abatedouro e escovo tubos de inox nele direto (o barramento seco sofre menos agressão do que com óleo misturado a pó de esmeril diamantado).

O barramento deve ser mantido preferencialmente limpo e lubrificado, a limpeza e lubrificação ao início e final do serviço e após o final do turno é fundamental, mas deve ser feita eventualmente sempre que houver acumulo de cavacos e a falta de óleo.

Abraços...

Offline luciano g

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #97 Online: 30 de Junho de 2009, 14:08 »
vi na foto que o seu motor é monofasico, o meu tambem é,se vc quiser dá para reverter o motor com uma chave de motor trifasica  fazendo a inverção do 5 e 6 nos dois polos da chave e liga e desliga no polo que restou

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #98 Online: 30 de Junho de 2009, 16:07 »
...  dá para reverter o motor com uma chave de motor trifasica ...

Tô sabendo Luciano, mas não vou precisar me dar ao trabalho, o torninho já veio com reversão ...

A dica é boa, com certeza será útil pra alguém ...  ;D

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #99 Online: 30 de Junho de 2009, 16:17 »
... afio facas de abatedouro e escovo tubos de inox ...

Hum ! Dá pra contar como afia faca e em torno ? Fiquei curioso ...

Desconfio que pra escovar os tubos vai na lixa, né ?

Offline marc0

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #100 Online: 30 de Junho de 2009, 17:42 »
Olá jorge ;
A faca em questão é uma faca rotativa de metal duro.
Com um mandril ela fica presa entre a placa e o contra ponto, no carro é fixado uma retifica para tornos, inclinada no grau da faca.

Mas dá pra afiar a peicheira tb.
Basta fixar um rebolo no lugar da faca e usar como uma esmerilhadora comum, ou fixar a faca num suporte.

Para escovar tubo vai na lixa mesmo , eh eh eh,
Complica um pouco é fazer isso num tubo de 6 metros com um torno de 1 metro, mas da-se um jeito.

Abraços...
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 17:48 por marc0martim ECM »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #101 Online: 30 de Junho de 2009, 23:13 »
Eu morro de vontade de adaptar uma retífica no torno, mas não faço por pena do barramento. Sempre que uso algum enjambro com a dremel cubro o barramento com plástico, e depois dou uma limpada.

Jorge,
aqui tem um esquema de lubrificação do South Bend. Veja que mesmo na caixa Norton e nas engrenagens traseira é recomendado óleo, e não graxa. Sobre a graxa de lítio, a principal vantagem que vejo é que ela é imune a aplicação em excesso (churning). Como disse o Marco, o correto é aplicar pouco - mas muita gente peca pelo excesso. Assim, melhor essa que em excesso não tem problema.

Sobre a lubrificação do barramento, apenas dando uma introdução no que tanto discutem por aí (puro preciosismo, na minha opinião).
Os fabricantes normalmente recomendam "óleo para barramento". Estes óleos contêm aditivos anti-gotejantes e promotores de adesão - ou seja, independentemente da viscosidade eles "grudam" mais. Isso garante que ele fique onde se deseja, evitando o contato metal-metal e "stiction" ("stick-slip", faz força pra começar a andar e depois vai embora). Só que nem sempre estes óleos estão disponíveis, então tem gente que usa um óleo mais grosso, pra tentar segurar melhor.
Quanto mais adesivo ou mais grosso, menos ele foge. Porém, mais segura sujeira.
Assim, tem gente que não usa nem um nem outro, dando preferência a óleos mais finos aplicados mais regularmente, que vão "lavando" resíduos que ficaram.
Há ainda a discussão sobre óleo de motor. Os óleos de motor possuem aditivos detergentes e dispersantes, que mantêm as partículas em suspensão, para que sejam removidas pelo filtro. Com isso, eles segurariam as partículas, criando um meio abrasivo.

Mas o que importa é nunca deixar faltar óleo, e evitar que o óleo acumule sujeira.

Coloquei também uma tabela SAE / ISO, que às vezes é útil.
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 23:21 por Ivan »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #102 Online: 30 de Junho de 2009, 23:25 »
Uma outra coisa que vi outro dia foi um lubrificante para barramentos seco, a base de dissulfeto de molibdenio. Só que era uma fortuna. Mas acho que seria ideal para um caso desses com abrasivos (apesar de nada salvar pra valer).

Offline C N C N o w !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #103 Online: 01 de Julho de 2009, 09:22 »
A faca em questão é uma faca rotativa de metal duro.

Brigadão pela explicação e pelas fotos !

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Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #104 Online: 01 de Julho de 2009, 09:52 »
aqui tem um esquema de lubrificação do South Bend.

Adorei ! Perfeito ! É algo assim que tinha que ter no manual do Joinville ...

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Veja que mesmo na caixa Norton e nas engrenagens traseira é recomendado óleo ...

Pois é, mas ainda fico na dúvida pq não vi ainda uma maneira fácil pra lubrificar as engrenagens da caixa Norton e do avental com óleo ... há canais de lubrificação para os mancais, mas não para as engrenagens ... com ela montada em seu lugar o acesso às engrenagens não é nada fácil ... as mesmas considerações valem para o avental ... ou tô falando besteira ? Há um modo simples e confortável de aplicar óleo às engrenagens ?

Na caixa traseira, tudo bem, o acesso é muito fácil ... o máximo que pode acontecer é espadanar algum óleo ...

A tabela do South Bend menciona um apron reservoir, por exemplo, o que me faz imaginar que as engrenagens são banhadas, o que não existe no Joinville ... isto me leva a pensar que nem tudo seria aplicável, em função das diferenças entre eles ...

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Como disse o Marco, o correto é aplicar pouco - mas muita gente peca pelo excesso.

Dessa doença pelo menos eu não padeço ...

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Assim, tem gente que não usa nem um nem outro, dando preferência a óleos mais finos aplicados mais regularmente

É o que tenho visto mais frequentemente ... mas só vou formar opinião na medida em que ganhar experiência ...

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Mas o que importa é nunca deixar faltar óleo, e evitar que o óleo acumule sujeira.

O resumo da ópera, limpeza e lubrificação constantes ...

 

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