Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos dos Usuários Guia CNC => Tópico iniciado por: Jackson Luz & Cena em 02 de Maio de 2012, 16:36
-
Boa tarde a todos,
Devido a grande necessidade e a dificuldade em relação a conseguir planicidade dos apoios de guias lineares, patins, mancais, etc, surgiu a ideia de construir uma retífica com uma estrutura semelhante a de uma router, onde no "Z" colocaríamos um dispositivo para fixação do rebolo.
Porque poderá ser relativamente simples:
- Já estamos familiarizados com vários tipos de estruturas físicas no tocante à rigidez e linearidade, eletrônicas e motorização;
- A máquina necessitaria de menos ítens que uma router;
- Os esforços de usinagem poderíamos administrar muito bem;
- A máquina seria bem estreita, mais fácil de alinhar o paralelismo, etc (o comprimento seria a gosto);
- Eletrônica simples;
- Muita gente participando
As guias seriam apoiadas em tiras de aço retificadas, não muito largas e nem tão compridas (para facilitar a aquisição), posicionadas de forma perpendicular às guias (imaginem os trilhos de um trem sobre as toras de madeira).
Pensei nessa possibilidade e resolvi então compartilhar com todos aqui para que, se viável, possamos sugerir, discutir e amadurecer as idéias.
Eu possuo algumas máquinas e poderia criar uma espécie de laboratório para a execussão do protótipo e de acordo com as nossas ideias vou executando os trabalhos e postando os resultados.
Todo o material necessário ficará por minha conta até o final do projeto. Se der certo, o now-how pertencerá a todo nós do GUIA CNC.
Um abraço a todos,
Jackson Luz
-
Idéia legal, o curso seria uns 1000mm ou menos.
-
Claudinei,
pode ser sim 1000mm, mas eu penso em 2200. Vai depender de nós.
Já assumi a responsabilidade dos gastos, agora o que tocar eu danço rsrs.
-
Penso que a parte que é mais complicada é o acionamento.
-
Então vambora descomplicar esse negócio.
-
Você está pensando em 2 ou 3 eixos?
Poderia ter uma área de trabalho de 2.200 mm. x 300 mm.?
A estrutura terá que ser necessariamente de ferro e bem pesada.
Tou nessa...
Edson
-
Boa tarde a todos,
Devido a grande necessidade e a dificuldade em relação a conseguir planicidade dos apoios de guias lineares, patins, mancais, etc, surgiu a ideia de construir uma retífica com uma estrutura semelhante a de uma router, onde no "Z" colocaríamos um dispositivo para fixação do rebolo.
Penso que uma "plaina" para essa finalidade poderia ter uma simplicidade ímpar:
Creio não haveria, sequer, necessidade de automação ... um fuso no "Y" tocado por uma manivela e o "Z" sendo acionado da mesma forma já daria conta do recado ...
Pena que estou distante, caso contrário também participaria ... Mas se houver possíbilidade, estou dentro!
Vagner
-
Particularmente uso um copo abrasivo para retificar as minhas peças, usino na fresadora mesmo. Solto o parafuso do fuso que fica perto da manivela e vou mexendo a mesa na mão.
Será que não resolve seu problema jackson?
-
Jakson que tal o rebolo se movimentar na extensão da peça apoiado em duas guias paralelas, acionada por engrenagem e cremalheira?
é só um pitaco, pra vibrar os neurônios rsrsrs
-
Edson,
Imagino que teremos que colocar os três eixos (x, y e z), com mais ou menos estas dimensões que você menciona. 2200 total para que aproveitemos em torno de 2000mm. Acredito que a estrutura não precise ser tão pesada, porém rígida e bem alinhada. Tem que ser de ferro.
Vagner,
No caso de uma plaina, a estrutura seria muito complicada devido ao modo de retirada de material que é muito pesado em relação à retífica, considerando a diferença entre os esforços físicos que cada uma tem que imprimir, além de que uma superfície aplainada muitas vezes necessita de uma retificação.
Em muitas ocasiões poderíamos dispensar a plaina e até mesmo a fresadora e, resolver tudo com a retífica desde que a superfície não esteja tão comprometida. Mesmo assim poderíamos repassar a retífica quantas vezes fossem necessárias até corrigir a planicidade.
Talvez precisemos de uma automação bem simplificada para controles de velocidade de avanço, botões de fim de curso, um artifícil simples para orientar algum posicionamento, etc.
Os eixos Y (ou X como queiram rsrs) e o Z seriam controlados manualmente como você menciona. Por essas e outras razões, não será tão complicado fazer essa máquina.
Sobre a participação, já estamos participando, apesar da distância.
Cássio,
Mas quando o curso útil da fresadora convencional é menor que o comprimento da peça que se quer retificar, teremos que parar tudo para reposicionar a mesa e a peça, o que pode gerar descontinuidade na retificação. Se fosse só um fresamento, creio que seria aceitável até certo ponto dependendo da finalidade do material usinado. Por isso, sugiu a ideia da retífica baseada na estrutura da router.
Porém, se a fresadora que você utiliza for de dimensões muito grandes, ok! você retificará em passadas contínuas. Caso contrário (quando se tratar de peças maiores que o curso útil da mesa), passe aí pra nós
Claudinei,
Pode ser, cara. Seria bom um desenhozinho simples mesmo pra a gente já começar a "frever" os neurônios (frever vem do frevo)
-
Há mais tempo eu estava pensando em montar uma estrutura com guias para segurar a peça a ser retificada, e adaptá-la "perto" do esmeril de bancada. Então, seria movimentar a peça no sentido perpendicular ao rebolo, e depois avançar em direção ao mesmo. Ia ser uma boa gambiarra.
Me interesso por esse sistema. Foi uma boa idéia, Jackson, parabéns.
Abraço.
Jorge
-
Tô fazendo um desenho, depois passo o preço kkkkk brincadeira é de grátis
-
Jorge,
Essa ideia não é só minha, por exemplo, voçê já havia tido essa luz e acredito que outros também já imaginaram algo similar. Isso é coisa de brasileiro, o que muita gente la do primeiro mundo não tem. Então, todos estamos de parabéns.
Em tempo, estou te devendo o peso da minha máquina (projeto cnc jackson luz). É que estou muito empenhado nela, mas logo calcularei tudo pra você.
Claudinei,
Não me cobre mesmo não prá o meu orçamento por aqui não estourar rsrs. Seja bem vindo o seu desenho.
-
Depois de ler tanto a palavra "difícil", na pressa e com uma dose de burrice acabei escrevendo "artifícil" (errado). Não aprender isso!.. O certo, como sabemos, é "atifício" kkkk
Jackson Luz
-
...Em tempo, estou te devendo o peso da minha máquina (projeto cnc jackson luz). É que estou muito empenhado nela, mas logo calcularei tudo pra você...
Esquenta não, meu amigo, foi só uma curiosidade minha...
Obrigado e um abraço.
Jorge
-
Fiz um desenho básico. Precisará de mais apoio o rebolo, do jeito que tá apoiado só em 2 patins, acho que vai trepidar.
-
Retífica movimentos x y z (http://www.youtube.com/watch?v=TVk6cz0WoVg#)
-
Irão usar o disco tangencialmente?
O que acham de usar o disco na horizontal, como uma retífica "blanchard"?
-
Pois é Gilii, estamos tentando pra ver onde se chega
Também fiz um desenho diferente do de Claudinei só pra variar as opções. Até coloquei o disco em posição diferente
-
Eu fixaria o motor de retífica de modo a girar lateralmente, visto que essa retífica se pretaria a retificar eixos em formato pirâmide e outros. e não só retífica plana.
Edson
-
Fiz outro desenho da retífica com o sistema invertido para proteção das guias, patins, fuso e castanha (o material desprendido do rebolo é muito abrasivo).
Parece que é bom colocar um cervo motor para maior performance no trajeto do pórtico (sem variação de velocidade desde o momento do torque até a frenagem)
O fuso será de 30mm, laminado mesmo, o passo... (não sei ainda) e castanha dupla móvel.
Tô pensando como vou bolar essa mesa :-[ . Se vacilar jogo essa parafernalha em cima de uma fresadora aqui e de vez em quando uso a mesa dela que ta me olhando ali no cantinho.
Jackson Luz
-
Que tipo de peça será retificado????
Edson
-
Que tipo de peça será retificado????
Edson
Ferraduras!!!
-
Édson,
A princípio a ideia é retificar apoios de guias lineares, apoios de patins, mancais e outros como contatos de chapa com chapa da estrutura do pórtico com as laterais de uma router, etc.
Como sabemos, os apoios de guias lineares em uma router de área útil 1000 x 1000mm são muito grandes para a maioria das máquinas disponíveis para esse serviço. Essa retifica poderá ter o comprimento que você nessecitar, bastando alongar o eixo de Y.
Se surgirem outras necessidades, você poderá utilizá-la.
Aproveitando a citação, estou pensando na sua idéia sobre otimizar o Z.
Qualquer dúvida, fique à vontade, pode perguntar
Jackson
-
Que tipo de peça será retificado????
Edson
Ferraduras!!!
Poderia igualar-me a você e dizer que essas ferraduras calçariam sua digníssima mãe. Mas sei que ela não tem culpa do filho que nasceu de seu, dela, ventre.
Minha pergunta teve sim importância, pois, existem vários tipos de retíficas, desde planas até circulares.
Edson
-
Que tipo de peça será retificado????
Edson
Ferraduras!!!
Poderia igualar-me a você e dizer que essas ferraduras calçariam sua digníssima mãe. Mas sei que ela não tem culpa do filho que nasceu de seu, dela, ventre.
Edson
Não sou irmão para a minha falecida mãe utilizar os acessorios de seus cascos.
-
Que tipo de peça será retificado????
Edson
Ferraduras!!!
Este tipo de manifestação, uma agressão gratuita e despropositada é absolutamente inadmissível neste fórum, CRBR será submetido a moderação
por período indeterminado, não inferior a 30 dias. A falta será anotada e ocorrendo reincidência será sumariamente banido.
-
Poderia igualar-me a você e dizer que essas ferraduras calçariam sua digníssima mãe.
Edson, ao responder dessa maneira vc iguala-se ao agressor.
Sua indignação é compreensível e compreendida, mas esta não é a melhor maneira de tratar casos assim, há uma equipe aqui que não permite que essas coisas prosperem e está sempre atenta para coibir abusos e no improvável caso de falta de ação por parte dos moderadores, por favor denuncie o problema ao invés de cometer vc tb uma agressão.
-
Que tipo de peça será retificado????
Edson
Ferraduras!!!
Poderia igualar-me a você e dizer que essas ferraduras calçariam sua digníssima mãe. Mas sei que ela não tem culpa do filho que nasceu de seu, dela, ventre.
Edson
Não sou irmão para a minha falecida mãe utilizar os acessorios de seus cascos.
Senhores, comentários em público lamentáveis para o nosso fórum.... O Jorge disse tudo!!
-
Não estou "enxergando" bem como as peças para retificar seriam presas, nos desenhos apresentados. Não seria melhor o cabeçote com o rebolo ficar fixo, ou com o movimento do eixo Z, e a mesa ter os movimentos de X e Y?
Tô dando esse pitaco mas não tenho prática com retíficas.
Abraços.
Jorge
-
Retifica plana usando cintas de lixa.
Toda a base foi adquirida em ferro velho ( um achado ), somente adaptei uma lixadeira na parte superior.
Placa magnética : Polia magnetica de ar condicionado veicular 12 V.
O ideal seria utilizar rebolo, ainda devo modificar.
Retifica plana 05 (http://www.youtube.com/watch?v=xyDu6gnb7ec#)
-
Retifica com lixa feita por um outro cuteleiro:
(http://www.cnccookbook.com/img/Workshop/GreatShops/KnifeSurfaceGrinder.jpg)
(http://www.cnccookbook.com/img/Workshop/GreatShops/KnifeSurfaceGrinder2.jpg)
Gosto da idéia, mas usando um rebolo no lugar da lixa.
O rebolo poderia ser tangencial ou de face
-
Não estou "enxergando" bem como as peças para retificar seriam presas, nos desenhos apresentados. Não seria melhor o cabeçote com o rebolo ficar fixo, ou com o movimento do eixo Z, e a mesa ter os movimentos de X e Y?
Tô dando esse pitaco mas não tenho prática com retíficas.
Abraços.
Jorge
Também acho melhor, porem estão querendo fazer uma retifica para peças meio grandinhas, a mesa movendo precisaria de muito espaço para a bichinha, com a mesa fixa e o cabeçote móvel fica mais compacto.
-
Uma pergunta, essas cintas de lixa tem ate que tamanho de grão? Existem cintas finas como lixa 1200? Teria um acabamento melhor do que o uso de um rebolo, não?
-
Poderia igualar-me a você e dizer que essas ferraduras calçariam sua digníssima mãe.
Edson, ao responder dessa maneira vc iguala-se ao agressor.
Sua indignação é compreensível e compreendida, mas esta não é a melhor maneira de tratar casos assim, há uma equipe aqui que não permite que essas coisas prosperem e está sempre atenta para coibir abusos e no improvável caso de falta de ação por parte dos moderadores, por favor denuncie o problema ao invés de cometer vc tb uma agressão.
Jorge,
Você tem razão total no assunto, e lamento muito eu ter respondido daquela maneira. É do meu feitio desprezar essas ofensas, pois o desprezo é a melhor das respostas, tanto é que não retruquei na segunda. Fiquei aguardando manifestação dos Moderadores, ciente que medidas seriam tomadas.
Grato pela reprimenda e peço desculpas a todos, inclusive ao CRBR.
Edson
-
Uma pergunta, essas cintas de lixa tem ate que tamanho de grão? Existem cintas finas como lixa 1200? Teria um acabamento melhor do que o uso de um rebolo, não?
Cassio tenho duas lixadeiras fitas aqui na minha empresa estas fitas de lixa eu mando fazer em empresas especializada, na medida e gramatura que eu quero.
Abs.
Jr.
-
Bom dia a todos
Primeiramente peço perdao pelo post, quero deixar claro que minha intençao é dar uma idéia para quem sabe de uma vez por todas acabar com os problemas ocorridos neste tópico, deixo aqui e nao em sugestoes por exemplo, em funçao do ocorrido ser neste tópico. Todos sabem que "nosso" forum é visitado internacionalmente, e é claro os ilustres visitantes as vezes se deparam com fatos no mínimo tristes, e acabam constatando como eu agora, que esse tipo de problema aumenta e muito as visitas ao tópico, prova disso é o que faço agora quando eu tambem acabei vasculhando o tópico pelos posts, talvez eu seja o único a fazer isso, mas vou me policiar para nao mais faze-lo, e mesmo que seja eu o único ja estou feliz por perceber o erro que estava cometendo.
Eu já tive a infeliz experiencia de ser protagonista de um problema deste, fiquei quase uma madrugada trocando "farpas" com um senhor "barrigudinho e bigodudinho" (nao se zangue) e da citada troca de farpas felizmente nao restou mágoas, muito pelo contrário gostaria e vou assim que possível ir até o grande amigo (que já me ajudou várias vezes, inclusive depois do ocorrido) dar-lhe um abraço e me desculpar pessoalmente por tudo.
Vejo que só agora aprendi a liçao, depois de como já disse vasculhar o tópico em busca de mais "farpas", podem acreditar é muito difícil escrever tudo isso, é mesmo, porém se este post servir pra que mais um veja o que eu vi ja valeu, mesmo que seja só mais um.
Quanto a idéia é trancar o post assim que surgir a primeira digamos "ofensa" e pedir desculpas ao criador do tópico, certamente ele entenderá, e mais tarde criará outro.
Pode ser absurda minha idéia, mas depois de finalmente ver o que e como acontece, nao pude deixar de "fazer" alguma coisa.
Mais uma vez peço desculpas pelo post, até pelo tamanho, e peço desculpas também ao citado "Senhor", cujo nome nao divulgarei mas ele sabe quem é, e tenho plena certeza que aceita minhas desculpas, ainda que tardias, e que só nao aconteceram antes porque como disse gostaria de fazer isso pessoalmente, com ta demorando pra acontecer isso resolvi fazer agora.
Desculpas a todos
Um grande abraço
Sérgio Sgarbi
-
Fabio,
Da para ver claramente nessas fotos que postou que a retifica recebeu um upgrade, um avanço automático, sabe me dizer como é feita a inversão de rotação do motor neste caso?
-
Esta aí deve ser com chave inversora - bate no final de curso, inverte a rotação...
-
Um dos problemas de usar roda emborrachada e lixa, é que quando a lixa encosta no material a ser retificado, a roda sofre deformação , e o canto não fica "vivo", por isso devo modificar para rebolo.
-
Não estou "enxergando" bem como as peças para retificar seriam presas, nos desenhos apresentados. Não seria melhor o cabeçote com o rebolo ficar fixo, ou com o movimento do eixo Z, e a mesa ter os movimentos de X e Y?
Tô dando esse pitaco mas não tenho prática com retíficas.
Abraços.
Jorge
Jorge (_BH),
O desenho a que vc se refere é de apenas uma parte da ideia da máquina, que ao meu ver será a parte mandante do projeto onde serão distribuídos as guias, patins, fusos, motores, mancais, "Z", etc. Feito esse esboço, poderemos partir para a base, claro, podendo refazer algo que poderia estar pré definido neste delineamento inicial.
O seu pitaco (como vc diz) é muito bem vindo. Como sabemos, todo cabeçote fixo oferece à máq maior rigidez, mas como eu citei, os esforços na retificação são bem menores que os de fresamento. Sabendo-se por exemplo, da viabilidade das fresadoras com o "X" móvel, é sensato querer aproveitar o máximo do comprimento do "Y" na retífica.
Gostaria de enfatizar que todos os desenhos, fotos, vídeos e as sugestões postadas, têm fundamentos importantes e cabíveis numa fusão de ideias no intuito de construir uma retífica que atenda plenamente o obetivo descrito na abertura do tópico.
Jackson Luz
-
Obrigado, Jackson, vou continuar acompanhando e aprendendo. Tbém, se é como o Cássio falou sobre peças grandes, com o cabeçote móvel ganha-se espaço, mesmo.
Abraço.
Jorge
-
Jorge,
Somos todos eternos aprendizes e só seremos sábios quando percebermos que precisamos aprender sempre.
Esse é outro desenho de como poderia ser a mesa, a qual poderá ser retificada pelo seu próprio rebolo.
Se acharem inconveniente, podem sugerir à vontade.
Estamos aqui para aprender como fazer melhor, porque sempre há alguém com uma ideia mais eficiênte.
Jackson Luz
-
Um dos problemas de usar roda emborrachada e lixa, é que quando a lixa encosta no material a ser retificado, a roda sofre deformação , e o canto não fica "vivo", por isso devo modificar para rebolo.
Creio que da pra usar uma roda emborrachada só no motor, e uma roda de aço onde a lixa tem contato com a peça.
-
... minha intençao é dar uma idéia para quem sabe de uma vez por todas acabar com os problemas ...
Quanto a idéia é trancar o post assim que surgir a primeira digamos "ofensa" e pedir desculpas ao criador do tópico, certamente ele entenderá, e mais tarde criará outro.
Pode ser absurda minha idéia, mas depois de finalmente ver o que e como acontece, nao pude deixar de "fazer" alguma coisa.
Sérgio, não há nada de absurdo na sua idéia, a possibilidade de trancar o tópico existe em todos os fóruns há muitos anos, é um dos instrumentos de que a administração dispõe para coibir abusos e é frequentemente utilizado.
Embora não descarte sua utilização eventual, sou um tanto avesso ao trancamento pq acaba sendo uma ação que afeta a todos indiscriminadamente, os inocentes acabam pagando pelos pecadores ...
Creio que outros instrumentos, como a advertência formal, a moderação do usuário faltoso ou até seu banimento são instrumentos mais justos e adequados, suficientes e eficazes - afetam somente o indivíduo e não toda a comunidade.
... tenho plena certeza que aceita minhas desculpas, ainda que tardias ...
Eu não tenho dúvidas quanto a isto.
-
Grato pela reprimenda e peço desculpas a todos, inclusive ao CRBR.
Não esperava menos de vc Edson, obrigado. ;D
-
Quanto a idéia é trancar o post assim que surgir a primeira digamos "ofensa" e pedir desculpas ao criador do tópico, certamente ele entenderá, e mais tarde criará outro.
Pode ser absurda minha idéia, mas depois de finalmente ver o que e como acontece, nao pude deixar de "fazer" alguma coisa.
Sérgio Sgarbi
Sérgio, não há nada de absurdo na sua idéia, a possibilidade de trancar o tópico existe em todos os fóruns há muitos anos, é um dos instrumentos de que a administração dispõe para coibir abusos e é frequentemente utilizado.
Desculpem, eu não tinha dado a devida importância a esse assunto, por perceber a descontinuidade das agressões ocorridas, não sei se por causa das medidas adotadas ou pelo próprio reconhecimento dos erros. Por isso mantive o foco no propósito do Tópico.
Mas, diante da postagem anterior, vejo que o assunto voltou à tona, frisando um conteúdo que indica a possibilidade de trancamento do tópico em função de alguém sem preparo para conviver em comunidades como esta.
Sendo assim, penso em parar por aqui, pedindo desculpas aos Amigos que estavam participando de bom gosto, profissionalismo e humildade. Porém fiquem à vontade para continuar nesse tópico, quem sabe até surgir a primeira ofensa.
Jackson Luz
-
Jackson, O tópico não vai ser trancado, como o Jorge falou, prejudica quem esta participando numa boa. E nem existe a necessidade de trancar neste caso.
Esqueçamos o ocorrido e bola pra frente com o projeto. ;D
-
Parabens pelo tópico criado pelo Jackson Luz, pois um investimento num equipamento destes daria um passo alem pras nossas maquinas baixa renda hehe ,o jackson ta nessa onda pelo genuino "TESÃO" em estar curtindo o mundo cnc,ele tem o perfil parecido com o meu ,de sempre se perguntar porque não ?quanto ao atrito neste tópico na minha analogia ,se trancasse o tópico,seria como se na época da escola ,dois alunos se desentendem na sala ,e a decisão da professora e diretora é mandar a sala inteira pra casa e encerrar as atividades ..... acho injusto trancar um forum por erro de uma ou duas pessoas,advertir ok ,punir depois se tiver reincidencia .[ Poderiamos perder trancando um tópico como este este, a oportunidade de ter uma maq nova construida ,pois o Jackson não brinca ,os mestres da mecanica como o proprio Gilii poderia aferir a precisao da maquina mandando alguma peça pro jackson ,isso é massa demais e totalmente possivel ... isso é oque me apaixona cada vez mais neste universo novo ...grande abraço a todos sem excessão ...
-
Olá Jackson Luz...
Como anda o projeto?
Abraços.
-
Olá Jackson Luz...
Como anda o projeto?
Abraços.
Também quero saber.
-
Quem é você? Eu não sei.
Eu me esforço para saber. E eu faço isso por escrito.
A palavra perfura a carapaça para chegar a descobrir o “eu mesmo”.
Essas palavras são do poeta Aimé Césaire, que nasceu na Martinica há quase 100 anos.
Não é fácil servir-se da palavra escrita quando ela começou tarde a fazer parte da vida da gente. Quando alguém começa na adolescência ou até mesmo na idade adulta a caminhada que leva a dominar a palavra escrita, a coisa é muito mais complicada. Dominar, aqui, tem o sentido mais profundo do verbo DOMINAR, aquele que lhe deu origem:
Dominar vem do latim dominus, que significa senhor.
Dominar é comandar, ter autoridade sobre algo,
estar acima de algo, manter algo em sujeição.
Dominar a palavra escrita é tornar-se senhor da palavra escrita (e, com isso, poder servir-se dela para fazer alguma coisa).
Cada palavra, cada expressão dominada, é uma vitória que tem muito mais peso do que aquelas da infância, porque uma carga muito grande de experiência de vida ganha corpo com ela. Cada palavra aprendida é uma pedra nessa reconstrução de si mesmo como pessoa que lê e escreve. Cada noção gramatical aprendida é ferramenta para a construção. Uma regra ortográfica qualquer, mesmo minúscula, dá melhor acabamento.
E cada nova aprendizagem se acrescenta e reacomoda na ideia de Aimé Césaire:
A palavra perfura a carapaça para chegar a descobrir o “eu mesmo”.
Texto de Dora Carrasse
Amigos,
Não deixemos que que a efemeridade das palavras nos desviem de nossos objetivos. Não somos um grupo de literatos, com cadeira na Academia.
Somos um grupo de profissionais, das mais diversas áreas, que objetivam principalmente aprender e construir alguma coisa útil.
Vamos extrair das palavras o que elas podem nos transmitir de conhecimento e desprezar as que não contribuem em nada para o crescimento individual ou coletivo.
Mario Gribel
-
Cyrillo, agradeço as suas palavras;
Pilarski e Cássio, o projeto está em andamento, em estado de metamorfose, sempre buscando melhoramentos, o que requer muita queima de neurônio.
Asssim que retificar algo satisfatoriamente, coloco um vídeo pra vocês.
Cada palavra, cada expressão dominada, é uma vitória que tem muito mais peso do que aquelas da infância, porque uma carga muito grande de experiência de vida ganha corpo com ela. Cada palavra aprendida é uma pedra nessa reconstrução de si mesmo como pessoa que lê e escreve.
Texto de Dora Carrasse
Mario Gribel
Amigo,
O texto orienta muito bem a conduta que todos devemos tomar diante de palavras proferidas por adultos conscientes, não é verdade?
-
As ideias foram deixadas de lado, ou vocês continuaram a discussão em outro tópico?
Estou muito interessado em construir uma também.
-
estamos todos interessados :D
-
As ideias foram deixadas de lado, ou vocês continuaram a discussão em outro tópico?
Estou muito interessado em construir uma também.
Ás vezes, alguns assuntos no fórum são como fogo de palha, começam e logo apagam. Por várias razões: abordagem errada, falta de $$, perda de interesse, prioridades, tempo, .....
Aconselho a você retomar de onde parou o assunto. Não faltarão pessoas para ajudar.
-
Pergunta aos SENIORES e aos grandoes com todo respeito.
( usando rebolo por acaso nao iria dar diferenca entre o inicio e o fim da usinagem pelo desgaste do rebolo ?) Pelo que vejo aqui uma retifica desse porte precisa de precisao ao extremo. Desculpe a minha falta de conhecimento no assunto, qual motivo de nao usar fresa e ou lixa ...
-
andei pensando no assunto
o grande problema seria de se ter um plano para assentar as guias.
eu pensei em comprar dois metalom quadrado de parede grossa encher de concreto e esfregar um contra o outro, como se faz numa mesa de desempeno para se ter uma superficie plana.
Luciano
-
Pergunta aos SENIORES e aos grandoes com todo respeito.
( usando rebolo por acaso nao iria dar diferenca entre o inicio e o fim da usinagem pelo desgaste do rebolo ?) Pelo que vejo aqui uma retifica desse porte precisa de precisao ao extremo. Desculpe a minha falta de conhecimento no assunto, qual motivo de nao usar fresa e ou lixa ...
Entre os vários processos de usinagem, a retificação objetiva retirar pequenas quantidades de material, desbastando bem menos que uma operação de corte com ferramentas em torno, fresadora, etc. Para permitir que se retire essa quantidade pequena, da ordem de milésimos de polegada ou bem menos, a máquina deve ser extremamente rígida e estável mecanicamente, além disso, ao invés de ferramenta metálica se utiliza um rebolo abrasivo bem apoiado em seus eixos e com mancais que não tenham folgas (folgas bemmmm pequenas).
Uma lixa não se compara com um rebolo na questão da precisão do desbaste, pois trata-se de uma folha de papel especial com material abrasivo colado (sendo que a cola e o papel se deformam), já um rebolo é uma matriz rígida, sólida e de alta dureza, com material abrasivo disperso e grãos firmemente fixados em seu interior. O rebolo também se desgasta, menos que uma lixa, mas mantem uma superfície de corte uniforme e bem definida.
Quanto aos grãos abrasivos, num rebolo são muito pequenos, o que permite um desbaste bem fino.
Ver:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADfica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADfica)
-
Pergunta aos SENIORES e aos grandoes com todo respeito.
( usando rebolo por acaso nao iria dar diferenca entre o inicio e o fim da usinagem pelo desgaste do rebolo ?) Pelo que vejo aqui uma retifica desse porte precisa de precisao ao extremo. Desculpe a minha falta de conhecimento no assunto, qual motivo de nao usar fresa e ou lixa ...
Entre os vários processos de usinagem, a retificação objetiva retirar pequenas quantidades de material, desbastando bem menos que uma operação de corte com ferramentas em torno, fresadora, etc. Para permitir que se retire essa quantidade pequena, da ordem de milésimos de polegada ou bem menos, a máquina deve ser extremamente rígida e estável mecanicamente, além disso, ao invés de ferramenta metálica se utiliza um rebolo abrasivo bem apoiado em seus eixos e com mancais que não tenham folgas (folgas bemmmm pequenas).
Uma lixa não se compara com um rebolo na questão da precisão do desbaste, pois trata-se de uma folha de papel especial com material abrasivo colado (sendo que a cola e o papel se deformam), já um rebolo é uma matriz rígida, sólida e de alta dureza, com material abrasivo disperso e grãos firmemente fixados em seu interior. O rebolo também se desgasta, menos que uma lixa, mas mantem uma superfície de corte uniforme e bem definida.
Quanto aos grãos abrasivos, num rebolo são muito pequenos, o que permite um desbaste bem fino.
Ver:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADfica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADfica)
Muitissimo brigado pela aula minilathe! São poucos lugares com pessoas dispostas a compartilhar o conhecimento!
-
Gostei muito deste tópico; eu gostaria de realizar algo assim. Só não sei se terei capacidade para tanto!