Autor Tópico: Papel do CI 74LS09 na 3AX  (Lida 2149 vezes)

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Offline Sandro Taguchi

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Papel do CI 74LS09 na 3AX
« Online: 29 de Novembro de 2013, 10:54 »
Caros colegas,

Ao estudar a placa 3AX me vei uma dúvida. Qual o papel do 74LS09? Entendi que está relacionado com o controle do chopper (PWM), pois o mesmo recebe sinais de um dos pinos de controle "GND" + o INH (para cada par pois são os 2 comuns de bobinas de um motor unipolar). Se algúem puder confirmar (ou corrigir) minha dedução eu ficaria muito grato. Outras questões é, haveria uma outra configuração mais simples que não precisasse de 4 CIs 74LS09 para cada L297? Se o que entendi é correto o chopper é feito no "GND"...não seria mais simples que cada pino de saída de "GND" controlasse diretamente o dreno do MOSFET e o chopper realizado simplesmente na alimentação positiva comum dos motores? Supondo uma placa que sempre utilizasse os 3 motores iguais, sem a necessidade de diferenciar o chopper.? Peço desculpas pela avalanche..mas creio que essas questões são de interesse de vários colegas aqui do fórum.

Fico grato aos esclarecimentos de quem puder contribuir com este tópico.

Saudações a todos!!!  ;)

Offline Joao Henrique

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Re:Papel do CI 74LS09 na 3AX
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2013, 03:37 »
O 74LS09 é um "Quad 2-Input AND Gates with Open-Collector Outputs" ou seja, são quatro portas AND cada uma com duas entradas e uma saída em coletor aberto. Não são necessários 4 CIs para cada L297 apenas 1.

A
s saÍdas do L297 são padrão TTL Um dos motivos de se utilizar o 74LS09 é poder alimentar os gates dos FETs com tensão maior (ex.: 12V).
 
As portas AND são alimentadas com os sinais do L297 (A,B,C, e D e INH1,INH2) e a saída, da porta AND,é que determina qual(is) FET(s) estará(ão) sendo acionado(s)".
 
Particularmente prefiro usar o 7409, se pesquisar no forum vai encontrar muito material a respeito.

João Henrique

Offline minilathe

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Re:Papel do CI 74LS09 na 3AX
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2013, 05:48 »
Se o que entendi é correto o chopper é feito no "GND"...não seria mais simples que cada pino de saída de "GND" controlasse diretamente o dreno do MOSFET e o chopper realizado simplesmente na alimentação positiva comum dos motores? Supondo uma placa que sempre utilizasse os 3 motores iguais, sem a necessidade de diferenciar o chopper.?

O controle de corrente deve ser feito individualmente por fase de cada motor, as quais são acionadas individualmente, por isso são dois resistores por motor. Como as fases são acionadas individualmente ou em pares, cada dois MOSFETs (que também são acionados aos pares e individualmente) compartilham o mesmo resistor.

Trocar o controle chopper em relação ao GND para ser em relação ao +Vmot seria trocar "seis" por "meia-dúzia" (com 4 resistores, ....), sendo que o L-297 não foi projetado para isso e seriam necessário circuitos auxiliares.

 

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