Autor Tópico: FCG 707 - driver unipolar - Carlos / Cledson  (Lida 12358 vezes)

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Offline Cledson Souza

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FCG 707 - driver unipolar - Carlos / Cledson
« Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2008, 10:29 »
      O diferencial do FCG 707, não é a máxima velocidade alcançada, mas o torque alto em toda a faixa de operação.
     
       um fato importante que tenho notado nos testes, é que diferente de outras placas que já testei, o motor não vai perdendo torque gradativamente até alcançar a velocidade máxima e entrar em stall, no FCG 707, o motor chega a velocidade máxima com alto torque (isso fica claro nas acelerações utilizadas que agora são de 70KHz), e quando atinge o limiar ele entra em stall.

       Acredito que o stall acorrendo dessa forma, é por conta de aprimorações necessárias no firmware, mas trabalha com 70KHz de aceleração e 17KHz de velocidade máxima com altíssimo torque e sem stall.

       Foram feitos testes comparativos de acelerações e ficou claro que uma máquina que trabalhe a 16KHz de velocidade máxima, com aceleração de 12KHz, é no mínimo 25% mais lenta que uma que tenha os mesmos 16KHz de velocidade máxima, mas trabalhe com acelerações de 60KHz.

     
 

Offline F.Gilii

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« Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2008, 10:38 »
Cledson,

Não entenda este comentário como crítica negativa, mas como fato.

Que eu saiba todos os motores de passo vão perdendo torque o quão mais rápido vão girando - não importa o driver empregado.

Pode ser que haja diferenças sutis entre drivers, então um mesmo motor pode perder mais ou menos torque com este ou aquele driver, mas sempre perde, não importa o que se faça - é o fato.

Offline Cledson Souza

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« Resposta #32 Online: 20 de Outubro de 2008, 10:51 »
Bom dia.

          De fato Gilli, todos sabemos que o motor perde torque conforme a velocidade aumenta. Mas oque tenho percebido em relação ao fcg, é que ele chega com mais torque doque outros driver´s que já testei, utilizando a mesma mecânica, ajustes e fontes de alimentação.

          Apenas pra se ter um comparativo, meu driver anterior não passava de 12KHz de aceleração, nas mesmas condições.

          O intuito do meu comentário, não foi em momento algum, sequer de traçar comparativos entre esse ou aquele driver. (e tenho certeza que fui entendido assim também :)). A única inteção por trás de tudo isso, é apresentar os resultados obtidos com os testes do driver FCG 707 que é objeto do meu TCC.  :)

Offline Cledson Souza

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« Resposta #33 Online: 20 de Outubro de 2008, 11:03 »
Procurando me expressar melhor:
 
       Relendo as mensagens anteriores, vi que deixei margens pra mal-entendidos.
       
       O que quiz dizer foi o seguinte: nos testes com o fcg, quando o motor entra em stall, ele não estava com baixo torque, isso significa que alguns Hz apenas, abaixo da frequência em que o stall ocorre, o torque ainda é alto. Acredito que o stall ocorra por conta de imperfeições no firmware, ou ainda por conta da velocidade limitada pelo microntrolador utilizado, isto ainda está sendo objeto de estudos.

        Acredito que com melhorias no firmware, e se for o caso, a substituição do mc utilizado, poderemos alcanças velocidades mais altas, ainda com algum torque útil.

        Outro fator importante que pode estar relacionado ao limite da frequência máxima de operação é a ausência de snubber, e a  velocidade de comutação do chopper, que trabalha livre.


Offline Cledson Souza

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« Resposta #34 Online: 21 de Outubro de 2008, 11:24 »
Versão completa do vídeo.


Offline F.Gilii

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« Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2008, 11:42 »
Cledson,

Gostei do resultado - parabéns...

Offline Cledson Souza

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« Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2008, 12:12 »
Obrigado Fábio.

          A mecânica carece de muitos ajustes, e tem muitas perdas por atrito (foi toda feita na unha), os fusos por exemplo, trabalham apoiados entre pontas de vídia (bastão de 6mm com ponta cônica de 50º). A redução é de "tanquinho" da marca Arno, é consiste em pinhão de 14 dentes e coroa de 60 dentes.

          Gostaria de experimentar o conjunto com uma redução menor, de 2:1, para ver qual seria o comportamento do driver.


Offline F.Gilii

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« Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2008, 13:26 »
Cledson,

Gostei da idéia da redução - inusitada em termos de origem :)

Posso estar enganado, mas eu acho que você irá se surpreender ao descobrir que a faixa de frequencia que conseguirá acionar o seu driver será mais ou menos a mesma - em torno dos 17 KHz...

O que vai mudar um pouco será a aceleração, menor se usar uma redução menor...

Offline Cledson Souza

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« Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2008, 14:27 »
Fábio,

        Assim que possível vou fazer uns testes, porque a velocidade final fa máquina atualmente

é muito baixa.

       O caso mais sério é no eixo x, onde tenho uma barra rosca M12 com passo de 1,75, a

porca é de poliacetal, e esquenta muito em alta rotações.

       Já pensei até em colocar cremalheira, mas acho a máquina muio pequena para isso. Então prefiro ir ajeitanto esta para trabalhos de maior acuidade, e fazer uma um pouco maior utilizando cremalheiras, para trabalhos menos detalhados.

Offline Cledson Souza

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« Resposta #39 Online: 24 de Outubro de 2008, 09:19 »
Seguem fotos do primeiro protótipo em pci do FCG 707.

        A pci não ficou muito boa, mas é apenas pra testar se há bug´s no layout, aí vai ser feita com mais cautela e esmero, preferencialmente em fibra de vidro.
       
        Este também não é o layout final, o final é em dupla face, este é a simplificação em face simples.

Offline Cledson Souza

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« Resposta #40 Online: 24 de Outubro de 2008, 11:56 »
O TCC tá muito próximo é já em 05/11...

Offline Cledson Souza

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« Resposta #41 Online: 27 de Outubro de 2008, 09:29 »
Bom dia

          Seguem fotos do prótotipo FCG 707 v1.0
          Dois pequenos bug´s no layout foram encontrados, a saber: falta um jumper e um pequeno trecho de uma trilha.

          Como é a placa te teste não tem problemas, foi corrigido com fios e em breve ocorrerá a alteração no layout. Também notei que os componentes podem ser dispostos de forma mais harmonica na placa.

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« Resposta #42 Online: 27 de Outubro de 2008, 09:31 »
Como pode-se perceber, falta ainda o capactor e os bornes, além do dissipador, mas esse somente vão ser montados na placa da apresentação, porque a finalidade única dessa montagem era a averiguação de possiveis erros de layout.

Heber R Davansso

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« Resposta #43 Online: 05 de Novembro de 2008, 14:03 »
Boa Tarde Cledson e amigos do GUIA CNC,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Cledson pela atenção prestada e pelo envio da placa FZ68.

Eu ainda não tive um tempo hábil para montar a placa, mas estou retomando os projetos engavetados e ela esta na cabeça da lista, esta semana vou tentar montar os componentes que eu tenho, e quero ver se compro o restante para iniciar o quanto antes.
Camarada eu vou precisar da sua ajuda para iniciar a programação da placa, blz.

A minha demora nesta montagem se deve ao fato que como eu moro em apartamento, mano fica complicado negociar um espaço com a filha da sogra, mas de vez enquando ela é solidaria ai eu consigo montar alguma coisa.

Assim que possivel eu envio uma foto da parafernalha que tive de montar para executar meus projetos evitando reclamações da patroa.BLZ

Mas de qualquer forma a gente chega lá, mais uma vez o meu muito obrigado pela considerável ajuda com a FZ68.


Um abraço

Heber

Offline Cledson Souza

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« Resposta #44 Online: 06 de Novembro de 2008, 08:47 »
Heber, seja bem vindo de volta ao barco :).

         Você pode contar conosco sim (Carlos e Cledson), a placa foi cortesia do Carlos pra te ajudar nos estudos.

         Com ela e mais alguns poucos componentes você consegue testar o driver FCG na boa.

         Aliás o TCC foi ontem, correu tudo muito bem, o driver fez a lição de casa eeee.

 

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