A ideia inicial é colocar dois motores para movimentar o Y que hoje e tracionado por um motor só, com isso vou precisar de colocar mais uma fonte, não tenho espaço físico para acomodar mais uma fonte no quadro de comando, e segundo orientação do suporte da Akiyama o máximo do desempenho dos motores e alcançado com 60v (essa informação procede?) Desse forma pensei em vender minhas fontes e comprar um trafo com capacidade para alimentar todo o conjunto.
Conforme o Alebe, mencionou, meça a corrente (em amperes) entre a fonte (+) e a alimentação (+) do driver. Ou, se tiver um alicate amperímetro, meça na alimentação CA, contudo, esta última estará acrescentada do consumo da eletrônica do driver, além do gasto no motor e perdas na fonte de alimentação. Provavelmente suas fontes devem estar com folgas. Medindo em CA (amperímetro alicate), é necessário converter a corrente para 48V (da saída de sua fonte), I
48V = I
CA * 127/48. Que é maior que a corrente medida na entrada do driver (entre driver e a fonte), pois inclui as perdas da fonte.
Com maior tensão, o desempenho melhora, os motores poderão alcançar maior torque em maiores velocidades. Contudo, cabe verificar se você precisa dessa melhoria, que pode não ser significativa. Tendo em vista que suas fontes são de 48V, com um acréscimo de 12V (25%) na tensão com a fonte de 60V.