Autor Tópico: Projeto - Variador de Velocidade  (Lida 59574 vezes)

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Weber Lincon

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Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #150 Online: 04 de Abril de 2007, 16:19 »
jorge L.   e2pron é usado em alguns notebooks na parte de seguraça, a senha do produto não fica mais no bios, sendo assim quando um notebook ´´e roubado e o cara escreve a senha errada mais de 3 vezes, entra em segundo plano essa e2pron com uma senha de segurança que trava o produto, a fabrica alega que tem que trocar a placa mae quando isso ocorre ! mas é tudo blablabla! é apenas trocar a e2pron por uma em branco ou colocar ema em um gravador de epron e apagar

Offline lesul

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Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #151 Online: 04 de Abril de 2007, 16:34 »
Po Weber, falando assim, parece que só se faz falcatrua....heheh. ..
Na realidade Jorge, as eeproms ou e2proms, são utilizadas em outras partes do note também...no caso, alguns LCD's tem uma para guardar informações a respeito de resolução, frequencia etc, e tbm a parte de rede na placa mãe, tem uma que guarda informações pertinentes ao chip de rede, na bateria tem uma que salva o status da mesma, e por aí vai...até nos inverters (plaquinha que faz acender a lâmpada) em alguns casos tem tbm...

biogato

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Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #152 Online: 15 de Maio de 2007, 23:16 »
:P
« Última modificação: 02 de Março de 2008, 14:20 por biogato »

Offline any99

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Re: Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #153 Online: 04 de Junho de 2007, 12:38 »
Vejam este link http://www.all-electric.com/schematic/ds1/ds1-drill-cont-01.htm

O CI fica em torno de R$ 2,50 e existe duas versoes com torque ou velocidade.

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #154 Online: 04 de Junho de 2007, 18:36 »
Any99,

Obriago pelo link... :)

Offline Arivaldo

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Re: Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #155 Online: 06 de Junho de 2007, 22:02 »
Gilii,

Será que esse link que o Any99 postou seria o que resolveria o controle de velocidade em motores universais, acionados por corrente contínua?

Penso em usar para controlar a minha fresadora, montada numa esmerilhadeira angular (Malory, que modificarei).

Offline F.Gilii

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Re: Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #156 Online: 07 de Junho de 2007, 09:20 »
Arivando,

Não sei, pois nunca tentei acionar um motor universal em DC...

Tenho aqui muitos motores AC (universais) de 300W e bem leves, ideais para fazer "spindles" de pequenas máquinas cnc, e preciso fazer um desses para experimentar...

Offline tats

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Re: Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #157 Online: 17 de Dezembro de 2009, 12:43 »
Pessoal, bancando o coveiro nesse tópico, se não tiver muita relação eu abro um outro tópico depois.
Eu tenho um compressor tipo HVLP da Wagner, modelo W660 que apesar de funcionar muito bem não permite nenhum ajuste no volume de ar. Eu queria poder ajustar a velocidade da turbina dele para diminuir o volume de ar. O motor de acordo com o manual é de 335W 110V. O problema é que não tenho certeza se é um motor de escovas ou não, na verdade acho que não é pois como é um compressor não acredito que as faíscas seriam apropriadas com uma nuvem de tinta com diluente no ar.
Minha dúvida é se posso usar um dos circuitos propostos aqui para regular a velocidade desse motor? Existe alguma possibilidade de danificar o motor usando um regulador "dimmer" desses?

Obrigado.

Offline macieira

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #158 Online: 13 de Janeiro de 2011, 13:55 »
Boas

Espero que isto dê uma ajuda

Offline F.Gilii

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #159 Online: 13 de Janeiro de 2011, 14:09 »
Macieira,

Você tem uma descrição do que vem a ser este circuito? ele serve para que tipos de motores?

De qualquer forma, agradeço sua contribuição.

Offline Blackmore

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #160 Online: 13 de Janeiro de 2011, 17:19 »
... o esquema para controle de rotação de motores DC, com 3 Fets IRF540 em paralelo, o controle é feito por PWM (microcontrolador PIC) e o ajuste da rotação pelo potenciômetro.
No circuito diz que tensão de alimentação de 9 a 18V.

Offline macieira

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #161 Online: 17 de Janeiro de 2011, 09:54 »
Como disse o amigo Blackmore acima,

Serve para regular a velocidade de um motor através de um potenciómetro simples. Com um pequeno micro controlador este trabalho pode ser feito com bastante facilidade. Para conseguir o resultado é utilizado micro controlador de 8 pinos, um 12F675, utilizando o conversor analógico - digital interno e usando o PWM para alimentação de 3 mosfets de potência.

O circuito é clássico, um micro controlador 12F675 e um pequeno regulador que pode começar a partir de 7805 para a mesma potência do motor e voltagem necessária para trabalhar. Eu testei o circuito com três IRF540 e mosfet IRF730 e com um motor da classe 540 (Mabuchi) os mosfets permanecem quase frios. O uso de mosfets porta lógica é da série IRL.

Abraço

Offline Júlio

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #162 Online: 25 de Janeiro de 2011, 14:55 »
Pessoal. Não entendo muito de eletrônica, mas seria possível fazer controle de velocidade de motores com capacitor de partida utilizando um dimer simples (comprados em lojas elétricas)? Já vi até dimers de 1000 watts. Com motor de escovas eu sei que é plenamente possível. Teria algum problema utilizá-lo em motores que utilizam capacitores?

Offline os_sanches

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #163 Online: 25 de Janeiro de 2011, 15:44 »
Pelo que sei em motores monofasicos de fase auxiliar não seria possivel, pois no momento da partida o bobinamento auxiliar+capacitor estão ligados por um interruptor centrifugo, que abre qdo o motor atinge cerca de 75% da rotação dele.
Creio que devido a essa propriedade do motor seja impossivel usar o dimmer.
Abraços
Sanches

Offline minilathe

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Re:Projeto - Variador de Velocidade
« Resposta #164 Online: 26 de Janeiro de 2011, 01:05 »
Há motores de indução monofásicos de enrolamento auxiliar de partida e a capacitor. No enrolamento auxiliar, um capacitor é ligado apenas na partida e o enrolamento auxiliar não é projetado para funcionar todo o tempo, apenas na partida.

Nos motores a capacitor é possível algum controle de velocidade, basta ver os ventiladores de teto, que são motores de indução providos de capacitor. Cabe destacar que nesse tipo de motor o capacitor não tem a função de partida, estando conectado todo o tempo e serve para criar um campo magnético defasado de quase 90 graus, possibilitando a existência de um campo girante.

 

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