Jorge,
Não entendi direito a "bagaça" ?
Reinaldo,
eu já estava esperando que alguém esperneasse ... he, he, he ...
A Dremel usa um motor universal, daqueles de escovas, que vc certamente já viu aos montes por aí. Esse tipo de motor, daí o nome, pode ser alimentado por corrente alternada ou contínua. Se vc não conhece o princípio de funcionamento, vale a pena dar uma espiada em algum tutorial, é bem interessante.
Visualizar a operação PWM como corrente contínua pulsante não é o mais conveniente neste caso. É preferível ver a coisa pelo seu efeito, semelhante a uma fonte de tensão ajustável. Como a frequência dos pulsos é elevada, a inércia do motor provoca a integração dos pulsos, como se fosse um filtro passa baixas e tudo se passa como se a corrente fosse "lisinha", o resultado é a razão entre a tensão máxima e o ciclo de trabalho (a largura dos pulsos). Por exemplo, para um ciclo de trabalho de 30%, ou seja, um pulso cuja largura seja de 30% do ciclo, a tensão média resultante será de 30% da tensão da fonte.
O autor diz:
The problem is that it does not do low speeds very well ... I would like a slower speed when drilling boards ... "O problema é que ela (a Dremel) não funciona bem em baixas velocidades ... eu gostaria de usar velocidades mais baixas quando furasse placas (de circuito impresso) ..."
Slowing down with a lower voltage, however, causes it to stall out completly when it begins drilling. What I needed was a circuit to actually increase power to the motor under increasing load."Reduzindo (a velocidade) por meio de uma tensão mais baixa entretanto, faz com que ela pare completamente quando se começa a furar. O que eu precisava era de um circuito que aumentasse a potência do motor sob a carga crescente."
Está explicada aqui a tensão mais baixa que os 110Vac originais ... o objetivo dele era obter baixas velocidades ... e explicada está a função do circuito, compensar as variações na carga (mecânica).
Lembre-se de que a
potência é o produto da tensão pela corrente. E que tb é o
produto do torque pela velocidade de rotação. Então fica mais fácil entender o que acontece: em condições normais, ao impor uma carga, a rotação cai, a corrente aumenta. O circuito monitora a corrente e eleva a tensão ao detectar um aumento na corrente, com isso a potência disponível aumenta, tendendo a estabilizar a velocidade de rotação e a corrente volta ao valor anterior ...
Reinaldo, como já disse, não testei a coisa, tô vendendo o peixe pelo mesmo preço que paguei. O cara diz que a coisa funfa bem e funcionaria ainda melhor com tensão de alimentação um pouco maior. É um sujeito sério, com muitos e bons projetos publicados. Acredito que funcione como ele diz, tudo me parece coerente, acho que vale a pena testar.