Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos - Eletrônica => Tópico iniciado por: Carlos Ramos em 14 de Maio de 2016, 17:39
-
Olá amigos!
preciso montar uma máquina de solda por descarga capacitiva caseira para soldar pinos em brincos feitos com fotocorrosão.
Pelo que sei esse tipo de solda e feita através de descarga de um conjunto de capacitores, os quais descarregam a energia em alta velocidade.
-
Da uma olhada: http://www.guiacnc.com.br/soldas/faca-uma-solda-ponto-com-r (http://www.guiacnc.com.br/soldas/faca-uma-solda-ponto-com-r)$100-00/
-
A muinto tempo quando trabalhava com brindes fiz uma para soldar pins , não e nada complicado , mas devido as percas mudamos para solda a ponto, mas se quiser tentar, na rede tem bastante projetos para isso, ai vai um
http://rfscientific.eu/simple-capacitor-spot-welder (http://rfscientific.eu/simple-capacitor-spot-welder)
-
Alguem sabe dizer quais capacitores posso usar nesse esquema elétrico para soldar pinos de 1 a 5 mm de espessura?
Grato
Carlos Ramos
-
Acho que esse banco de capacitores com capacitores de 80 V ficaria muito forte para o que preciso.
Groto
-
Acho que esse banco de capacitores com capacitores de 80 V ficaria muito forte para o que preciso.
Groto
Em sua figura, a tensão (retificador ligado à rede elétrica) não será 80V, mas 180V. Procure usar um transformador isolador para não levar choques elétricos.
Se fica forte ou fraco tem que testar ... depende da resistividade do metal (vai aquecer mais ou menos), da capacidade térmica da peça, das dimensões dos eletrodos, comprimento dos cabos, tensão nos capacitores, capacitância, ...
Tanto a solda ponto quanto a solda por descarga capacitiva, soldam o metal aquecendo o mesmo. A energia num capacitor, que gera calor na solda, é proporcional ao valor do capacitor e ao quadrado da tensão.
Portanto, para reduzir a energia (calor injetado na solda), você pode usar menos capacitores ou reduzir a tensão, sendo que a tensão tem efeito bem mais significativo. Pode usar um trafo de tensão menor ou até colocar um dimmer na entrada do trafo.
-
Da pra calcular essa tensão e esses capacitores facilmente:
1º - Veja qual o diâmetro do ponto da solda e a espessura da chapa, ai você calcula o volume de material que terá que ser aquecido.
2º- Com o volume e o calor especifico do material você calcula quantos Joules é necessario para atingir a temperatura de fusão do material.
3º- Sabendo quantos joules você precisa você calcula a capacitancia e a tensão.
Depois você joga uns 30% a mais pra garantir (compensar perdas etc...).
volume= pi*(raio do ponto)²*espessura das chapas.
Joules necessários= Massa(em kg)*Calor especifico*(temperatura de fusão - temperatura ambiente) O peso é o volume*densidade do material, você acha uma tabela de densidade, temperatura de fusão e de calor especifico no Google.
Joules=0.5*Capacitância*Volts²
Procure usar um Variac (ou um dimmer no primario de um trafo) na entrada da ponte retificadora, ai você controla a tensão e deixa a capacitância a mesma que é mais fácil.