opalalta: "Arivaldo,
Não sei a vazão ou preço destas bombas que você utiliza, mas já pensou em utilizar bombas de aquário?
Abraços
Altair Guimarães"
Altair,
Bomba de aquário é sempre a primeira opção, mas tem os mesmos problemas de construção da bomba de máq de lavar - são de corrente alternada, ineficientes e com rotor de apenas dois polos. De quebra, ainda são, em sua grande maioria, feitas para operar submersas, o que nos obriga a ter um reservatório com maior capacidade.
As bombas de aquário são vendidas com especificações parecidas com as potências de aparelhos de som (PMPO - Potência Medida Para Otários). As maiores divulgam uma vazão de 2000 litros/hora, mas basta botar uma mangueira de 50 cm, um water block (trocador de calor) e um radiador para só se conseguir uma vazão de uns 300 litros/hora. Sua construção depende exclusivamente dos 60 Hz da rede e o rotor de dois polos é extremamente ineficiente. As potências consumidas ficam em torno de 30W a 40W e não fornecem nem 10W de força na água.
O melhor que se tem atualmente são bombas que usam o mesmo sistema dos ventiladores, sem escovas, de computadores - o rotor tem um imã em forma de aro e o estator é formado por 4 bobinas, fornecendo o sentido de rotação. Um circuito eletrônico com sensor hall (magnético) controla a rotação, mantendo o mínimo de "deslizamento de fase", assim uma bombinha de 8W, com rotação de 3000 RPM, acionada pelos 12V do prórpio computador consegue uma vazão de 400 litros/hora.