F2S: "Achei a idéia interessante, e lembrei do radiador para aquecer o ar do sistema de ventilação dos automóveis, eles são pequenos, não sei se variam de tamanho, mas lembro de ter visto um e deve ter + ou - uns 20 ou 25cm x 15cm.
Outra peça que lembrei é a bomba d'água para limpeza do pára-brisa, essa bombinha não fica submersa na água."
Foi em cima, Serrão.
É exatamente esse radiador de "ar quente" (heat core) que é adaptado para watercooler. Um dos mais valorizados é o do corsa - tem em latão e em alumínio - mede 20 cm x 23 cm com bicos x 6 cm (o de alumínio é menos espesso). São bastante eficientes por que usam 3 fileiras de tubos chatos e uma densidade em torno de 15 aletas por polegada, permitindo uma boa troca térmica com o ar.
A largura de 20 cm bate certinho com os gabinetes atx, podendo ser instalados até por dentro, no teto para aproveitar a convecção natural no interior do gabinete.
Na prática descobri que não é obrigatório o uso de ventilador/exaustor por cima do radiador: o meu sistema tem um ventilador de 12cm, funcionando com rotação reduzida mas, como é de bucha, não suportou fica na posição invertida 24 horas e travou.
Quando cheguei em casa tomei o maior susto, "agora FU*** tudo", mas qual nada, a temperatura do processador subiu uns 4ºC e o silêncio foi total. Ficou assim mais de 3 meses, até eu tomar coragem de desmontar tudo para botar outro ventilador, visto que o verão estava se avizinhando.
Quanto à bombinha de lavador de para-brisas o caso é diferente: elas não são feitas para funcionar direto, também não têm vazão quase nenhuma e, pior, são de escovas, gerando uma enormidade de ruídos elétricos no computador.
Ah, MAC, gostei da dica da bomba... ...kkk... não leu nem viu as figuras, né? Sabe que a bomba de maq de lavar aguenta bem? Como havia dito acima a água de-ionizada com aditivo evita a corrosão do eixo.