Boa tarde pessoal, este é um novo projeto.
Estou buscando informações, e verificando a possibilidade de produzir uma bomba de alta pressão de acionamento direto, com três pistões, como as bombas triplex de alta pressão e vazão.
Eu sei que terei muitas dificuldades, e muitos dirão que não vale a pena, mas isso tudo li e ouvi quando iniciei o projeto da waterjet cutter, mas eu gosto de desafios.
Eu atualmente utilizo uma bomba hidropneumática na nossa waterjet, mas devido à alguns problemas nos selos e retentores, tive que demontá-la praticamente toda hoje, e, ao que me parece, exige precisão, mas não é o fim do mundo para fazer uma bomba.
A idéia seria utilizar o princípio do cabeçote da hidropneumática, e acioná-la com bielas e um motor direto.
Alguns dados.
Meu projeto seria fazer uma bomba que inicialmente desenvolvesse +-0,7L a 1000-1500 bar.
A bomba que tenho aqui me dá até 2400bar (vazão 0), ou 0,5L @1800 bar.
O cilindro dela tem 16cm de diâmetro interno, o que pelos meus cálculos exige 1600 kgf para empurrar o pistão na parte pneumática, e gerar a pressão na parte hidráulica do pistão. Porém, como na ação direta terei três pistôes, caso o curso seja o mesmo, o diâmetro pode diminuir, e caso o diâmetro seja o mesmo, o curso pode diminuir..
Outro ponto é que com o motor eu terei uma frequência/ciclo no pistão muito maior do que na bomba hidropneumática, assim, também me faria diminuir o diâmetro e curso, para ter a mesma pressão e vazão.
Minha idéia seria na cabeça de cada um dos três pistôes ter uma check valve de entrada, e uma de saida, assim, a água seguiria sempre na mesma direção.
Na prática, pelo meu cálculo minha bomba teria o cabeçote da seguinte forma...
3 pistões
Rotação do motor: 300 RPM
Deslocamento por ciclo por pistão (necessário para 0,5LPM): 0,00055L
diâmetro do pistão: 6mm
curso do pistão: 20mm
Deslocamento por ciclo por pistão com pistão e curso escolhidos: 0,000565L
Força necessária para deslocar pistão: 135 KGF
Sendo que sempre teremos 2 pistões em ação, e a distância ao centro do eixo 2cm (deslocamento do pistão) a força necessária no motor seria 540 KGF.cm, correto?
Algum input à respeito disso? Poderia funcionar? Quais seriam os pontos cruciais?
Obrigado!