Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos - Mecanica => Tópico iniciado por: tribos em 26 de Agosto de 2008, 23:33
-
Sr. moderador do forum
Como (ainda ) não entendo nada sobre CNC registrei-me no forum em busca de mais conhecimentos, porém como tenho um interesse específico e por ter ficado em dúvida onde postar o tópico julguei por bem coloca-lo aqui.
Resumindo, é o seguinte: Trabalho há 16 anos com serigrafia e estamparia têxtil localizada ( camisetas ) , sempre procurando me atualizar quanto a novos materiais e equipamentos. Recentemente surgiram vários modelos pequenos de impressoras jato de tinta que imprimem diretamente sobre o tecido, mas com preços proibitivos, variando de R$ 15.000,00 até R$ 65.000,00.
Alguns desses equipamentos são na verdade impressoras Epson modificadas, cujos mecanismos são inferiores são alterados para tracionar uma espécie de bandeja plana onde fica posicionda a camiseta. A cabeça de impressão, as placas e demais componentes permanecem inalterados, trata-se basicamente de alteração na estrutura e em parte do conjunto mecânico.
Será que através do forum seria possível desenvolver uma impressora dessas com um custo final bem menor que esses absurdos praticados no mercado ?
Desde já fico agradecido pela sua atenção e pelo eventual encaminhamento do assunto.
-
Olá Tribos (?),
O fórum é apenas uma ferramenta de pesquisa e fonte de informação baseada na opinião e participação de pessoas com um mesmo interesse...
Talves haja entre elas um ou outro com habilidades e/ou ferramental para fazer uma empreita dessas - eu mesmo sou um pretador de serviços com equipamentos e algum conhecimento de causa...
O problema custo sempre foi e continuará sendo o causador de noites insones em muitos de nós, e neste seu caso em especial, não creio que será diferente...
O custo de uma transformação desse porte não é baixo, ainda mais se no final pretende terminar com alguma coisa que de fato funcione, e com alguma qualidade e o mais importante - confiabilidade...
Se sua intenção é de fato séria, e está disposto a investir neste sentido, poderemos conversar...
-
Olá fgilii
Bem, por onde começamos então ? Tenho todo o interesse em acrescentar uma máquina dessas ( que funcione ) ao meu ambiente de trabalho.
Estou com disposição para levar isso adiante e arcar com os custos. Para mim é um assunto sério, pois envolve minha atividade profissional, não trata-se de mera curiosidade ou de interesse momentâneo.
-
Tribos,
Acho que um bom ponto de partida será determinar como os sistemas de impressão funcionam, e mais importante - quais suas limitações em termos de tamanhos imprimíveis, ou os tamanhos de página que são necessários para realização dos seu trabalho...
Creio que uma das limitações ou problemas será fazer um driver de impressão que atenda ás suas necessidades...
-
Olá Tribos,
Eu aproveito para perguntar a você já que é sua área, como anda a tecnologia do transfer, evoluiu ou não. Pois pelo que lembro uma das dificuldades era a aplicação do trasfer em tecidos escuros, e dando uma olhada em alguns vídeos parece que isto foi superado.
Isto não serviria a você?
&feature=user
&feature=user
Gostaria de ver uma dessas impressoras modificadas para imprimir diretamente no tecido, caso você tenha alguma imagem para sugerir.
-
Não sei se vc já viu uma dessas de perto. São basicamente uma impressora jato de tinta normal, porém com a parte de baixo adaptada para meteriais planos. Vou tentar anexar uma foto para esclarecer melhor.
Os cartuchos ou o sistema bulk ink são abastecidos com tintas pigmentadas próprias para impressão sobre tecidos.
Quem sabe poderiamos pensar inicialmente numa máquina pequena para impressões tamanho A4; se a coisa der certo partimos para uma maior. Tenho aqui uma Epson 3000 que imprime até tamanho A2, seria uma maravilha se pudesse fazer uma modificação dessas nela.
-
A idéia parece-me bastante interessante tanto para a pequena como para a grande indústria.
Esse sistema de impressão para adaptação de impressoras é encontrado, comercializado ou você está desenvolvendo?
No que consiste essa modificação, basicamente é apenas a tinta, o pigmento? A cabeça de impressão é a mesma?
-
Impressão direta em tecido existe há bastante tempo, mas recentemetne houve uma explosão de máquinas pequenas, industrializadas em vários países, com grande predominancia na China.
No Brasil a Ferragini também desenvolveu dois modelos, os quais podem ser comprados sob encomenda.
Uma maquineta dessas é o sonho de consumo de quem trabalha com serigrafia, transfer, estamparia localizada, etc...
Tive oportunidade de ver algumas trabalhando na Fenit em S. Paulo e na Febratex em Blumenau. O vendedor estampou e me deu uma camiseta em 2 minutos.
Vou catar mais umas fotos e links e volto aqui em seguida.
Abração a todos.
-
Existem inúmeras marcas, modelos e preços. Peguei três aleatoriamente apenas a título de ilustração.
Seguem as imagens e os links. No site da Ferragini clicar na aba flatjet.
http://camisetaexpressdigital.com.br/
http://www.brother.com.br/Scripts/produtos/prod_detalhe.asp?idCatProduto=34&idProduto=143&stNomeProduto=GT-541
http://www.tray.com.br/ferragini/
-
Eu ia pedir licença para insistir no tranfer, mas diante do dado que você mencionou . . . 2 minutos . . . aí tem produção!
-
Essa informação, explica porque começaram a sucatear prensas térmica, vi duas novíssimas uma plana de camisetas e outra de bonés. Agora entendi a razão.
-
Trabalho nesse ramo há 14 anos, tenho visto e acompanhado algumas modificações significativas, desde a clássica tinta a base d'água, passando pelo plastisol, sublimação, transfer e tudo mais que se destina a estamparia têxtil. Mas, o surgimento dessas impressorinhas me tirou o sono...
Você imagina o cara pegar uma camiseta na sua frente, colocar numa impressora e você ficar assistindo a figura ir surgindo rapidamente sobre o tecido. Logo em seguida é levada a uma prensa térmica para fixação da tinta e pronto!
Fiz mais umas buscas na net e encontrei um catálogo eletrônico de uma feira na Europa onde tem uma impressora dessas, constando a informação de que é construida a partir de uma Epson 200.
Será que temos como fazer frente a isso ? Dá para aceitar o desafio e desenvolver algo que funcione nesses moldes ?
-
Me desculpa meter o bedelho
Eu acho que basicamente não será tão dificil , por que na impressora tem um motor de passo que movimenta o cilindro , teria que pegalo e fazer as alterações colocar ele para mover um plano como se fosse uma fresa somente com um eixo , e teria que ver a relacão de emgrenagens que o motor já usa na impressora para mover o cilindro , sendo assim nõa precisaria mexer em configuração da impressora
foi só uma ideia ai teria que detalhar
-
joelzomer , é isso mesmo, vc resumiu muito bem a coisa toda. Também concordo que o mistério dessas máquinas seja somente um arranjo mecânico/estrutural, devidamente escondido sob uma fuselagem vistosa para valorizar o conjunto e impedir que seja observado externamente como funciona na verdade.
Consegui outras imagens melhores, nas quais é possível observar mais detalhes.
-
Encontrei mais isso. Uma Epson 4800 convertida em impressora de camisetas.
"This new flatbed textile machine, converted from the Epson 4800, is capable of printing white inks directly onto dark garment. This eight color, 17” width printer is twice as faster as its nearest competition. It is industrially designed and built with high quality and reliability."
-
Tribos,
Eu pensava que o tamanho era muito maior - por isso comentewi sobre o driver...
Se piuder, pense numa impressora A3 que deve funcionar...
Talvez um sistema adaptado de "bulk Ink" deva dar bons resultados...
-
Caro Fabio Gilii
Tenho a necessidade, mas não tenho como resolvê-la sozinho, por isso publiquei o assunto no forum esperando encontrar alguém capacitado, com conhecimentos e ferramental para tocar a idéia adiante.
Já que no momento sou o principal interessado, disponho-me a arcar com os custos do projeto ( impressora, materiais, mão-de-obra, etc...). Lamentavelmente nada entendo de mecânica, então não poderei ajudar nesse sentido, a não ser ficar torcendo para que as cabeças pensantes desse valioso forum encontrem uma solução prática e que o resultado final seja positivo.
-
Srs,
Este é um assunto que também me interessa, e buscando na net achei uma solução homemade meio tosca mais que pode servir de referencia.
http://www.diydtg.com
Sds
JP
-
Olá Pessoal,
o link que o colega jpaulo postou parece que esta quebrado, mas eu acho que o projeto é este do video abaixo e eu achei bem interessante.
&feature=related
-
É, o link também não funcionou aqui. No Youtube tem esse outro vídeo, dá para ver rapidamente alguns detalhes da máquina enquanto imprime sobre uma camiseta branca.
&feature=related
-
Continuei insistindo e o link postado pelo jpaulo funcionou. Excelente dica essa,
No site baixei as duas partes do projeto ( em PDF ); é bem caseiro mesmo, mas é um ótimo ponto de partida para quem estava de mãos vazias.
Também há a opção de fazer contribuição em dinheiro para ter acesso a outras informações mais completas.
Aos poucos parece que o negócio vai tomando forma...
-
Tribos,
Você já viu ou tem informação dessa impressora, imprimir também em tecido escuro? Pergunto apenas para saber se é possível e já está sendo feito.
Qual o tipo de pigmento utilizado? E depois da impressão é necessário alguma técnica para fixação da impressão?
-
Sim, existem impressoras para tecidos escuros. As tintas são aquelas pigmentadas, mas cada um quer vender seu peixe... ou sua tinta! Alguns fabricantes de máquinas sugerem suas próprias tintas, porém sempre é possível encontrar as genéricas também.
Algumas necessitam de um tratamento térmico na prensa e outras não.
Link de uma dessas que imprime tanto em camisetas brancas quanto em escuras:
http://camisetaexpressdigital.com.br/produtos/the-kiosk.html
Já tem até uma sigla para designar esse novo processo: DTG ( direct to garment ). Se colocar no Google vai achar um número bem expressivo de sites sobre o assunto, foruns, etc...
Outras possibilidades de pesquisa ( colocar entre aspas ):
"Direct to Garment"
"DTG printer"
"Flatbed Printer"
-
Nesse blog o dono disponibiliza para venda um projeto
"home made":
http://www.maxitees.com/blog/?p=23
Passei mensagem p/ ele, vamos ver se dá retorno.
-
Perdoem sair rapidamente do foco principal desse tópico, mas em se tratando de estampa em camiseta achei isso muito interessante ( link abaixo ), uma camiseta com uma "estampa animada".
http://web2wear.com/?paged=2
-
Encontrei um forum com um exemplo no forum http://www.t-shirtforums.com
Segue abaixo:
Ok finally back again, These printers are almost the same.
A few quick pics of the curent setup although I am in the process of refining ready for version 2
I used chipboard as it is what I had and I didn't want to "experiment" on bought wood. Version 2 will be made of play and glued! (This is just screwed together)
I still need to move the printer forward another 2cm ish so I can move the overall image "up" the Tee. I only do baby gear so this size of printer works well for me.
I removed the cover from the printer then the power supply and drive gear. Then also removed the paper sensor and feed rollers this is mounted with. (You will also want to remove the excees ink bottle/pad, if not a new printer be carefull this gets messy, use a twist tie or similar to stop ink coming out of the line) After this you can remove the whole bar the print head moves along (4 Screws) so you are left with the basic printer. I then cut out the bottom between the paper "widths" out as per the picks. Reassemble and mount and away you go.
I am in the process of drawing up the plans and measurements once I settle on the drive and printer final location. I will post these here. Thanks too everyone for their input along the way and lets keep refining the idea!
I have also included a couple of prints. One is close up so you can see the accuracy of the print on the cotton fabric.
The drive is by toothed cog so I drilled and chiseled the countersink but next time I'll get the router out and do it properly. You could also use a hole saw and a rasp (it isn't all round you need to allow for the wires coming out). And this should have been a little further forward if you want to print further down (at the moment the draw runs off the roller after the print which doesn't bother me anyway but is easily fixed.
I have also drilled a hole in an old bubble blowing mixture bottle (thanks kids!) and put the pipe from the head cleaner in to it. When changing cartridges I can run my finger over the white cogs to "prime" the heads with ink. Works well. Eventually I'll add a CIS system to it on version 2.
The paper feed sensor I ended up extending the wires by about 20cm. You need to allow about 5cm between the sensor and "trigger" on the C79 but about 6.5cm on a C90. I then Just made my cardboard trigger the max length I wanted to be able to print and set up a custome paper size to match. (I used word for a test run) The sensor was mounted so that a piece of cardboard attached with double sided tape could be used as the sensor trigger.
I have 5 items being wash tested, tumble dried, air dryed in the sun and wear tested at the moment and will let you know how I go. I used an iron for heat setting but 1 item faded drastically after the first wash and I suspect I ddin't heat it long enough
Sds
JP
-
Olá jpaulo,
em que local do site http://www.t-shirtforums.com/ você encontrou o arquivo da impressora modificada pode dizer por favor. ;D
-
Paulo,
Segue o link do artigo: http://www.t-shirtforums.com/direct-garment-dtg-inkjet-printing/t32499-42.html
Para ter acesso é necessário realizar o cadastro no forum.
Sds
JP
-
Olá jpaulo,
obrigado.
-
Link para um blog onde tem algumas informações e imagens de uma Epson 2200 convertida em DTG.
http://directgarmentprinting.com/blog/category/diy-dgp/
-
sou distribuidor no Brasil da sawgrass Inks que possui tintas para impressão direta para este tipo de equipamento
Tenho interesse em participar deste projeto.
-
Atargino,
Vocês possuem também tintas para tecidos escuros?
-
Recentemente surgiu outra alternativa interessante para se estampar camisetas. Trata-se de um tecido 100% poliéster que pode ser decorado pelo processo de sublimação, o qual tem o toque e aspecto de algodão, em alguns casos parecido com poliviscose.
Com uma impressorinha Epson abastecida c/ tintas sublimáticas e uma prensa térmica obtem-se um ótimo resultado com custo mínimo. Pena que somente em tecidos brancos ou de cores claras.
Ainda não é possível fazer sublimação em tecidos escuros.
Mas, o sonho de uma impressora têxtil para estampar diretamente sobre a camiseta continua bem vivo.
-
F2S , sem problemas para imprimir em tecidos escuros, se a impressora possuir tinta branca (alguns modelos tem esta opção) podemos imprimir em qualquer
cor de camiseta.
A impressão é iniciada pela cor branca e assim sucessivamente.
-
Tribos , quanto a sublimação como temos as 4 cores basicas podemos imprimir
todas as cores, não justifacando usar camiseta escura pois o que acontece normalmente é confeccionar a peça já transferida a imagem ou as cores.
No caso vc imprime o preto e as outras cores e qdo tranfere ja está pronto o tecido com fundo preto.
Agora se sua ideia é pegar uma peça pronta ai não tem jeito tem que ser em branco ou cor bem clara como bege, sepia, amarelo canario, com cuidado para
não alterar a cor das imagens que foram transferidas.
Tenho diversos clientes que transferem a sublimação e depois confeccionam as camisetas.
Sobre a impressora que vc sonha leia este link: http://www.sawgrassink.com/v.php?pg=172 (infelizmente está em ingles)
-
Alguém tem informação de onde este projeto parou ???
Muito interessante.
-
Olá a Todos,
Bom, para iniciar, este email não foi solicitado por nenhum de voces, mas tenho a certeza absoluta que todos estavam ou ainda estão interessados em uma Impressora DTG, mas infelizmente esbarraram no preço, pois realmente estão cobrando um valor muito alto por uma adaptação em uma impressora doméstica.
Sendo assim eu resolvi meter as caras e tentar modificar uma impressora que tenho, no caso uma Epson R2000, pois queria, que não só estampasse em cores claras mas tambem em cores escuras.
Me juntei com um amigo americano e demos início ao processo, para resumir, consegui o que tanto desejava, modificar a impressora para estampar em camisetas, e claro, durante todo o processo gravei 62 videos do passo a passo de toda a desmontagem sem danificar nenhuma peça e com riqueza de detalhes, além disso, desenhei todo o projeto da base (cama plana) que recebe a impressora, que é feito todo no MDF.
Enfim, diante da minha indignação pelos valores abusivos cobrado por uma modificação tao simples, que qualquer pessoa que possui massa encefálica poderá realizar, estou vendendo este vídeo tutorial acompanhado de fotos, do software e do projeto em PDF com todas as medidas por apenas R$500,00.
O envio é feito por link, depois de conferido o deposito, os interessados podem deixar um telefone fixo de contato com o melhor horario para chamar, que entro em contato.
Sintam-se a vontade para fazer a quantidade de perguntas que achar necessário, segue anexado algumas fotos e um link do youtube de um dos processos de testes finais de estampado.
IMPRESSORA MODIFICADA PARA ESTAMPAR CAMISETAS (http://www.youtube.com/watch?v=i5UUpTf30ak#ws)
Aguardo um breve retorno de todos
Alexandre Cordeiro
Segue o Facebook da Minha Empresa
https://www.facebook.com/pages/Poleras-Express/540272786016839 (https://www.facebook.com/pages/Poleras-Express/540272786016839)
Segue Meu Facebook Pessoal
https://www.facebook.com/alexandre.p.cordeiro (https://www.facebook.com/alexandre.p.cordeiro)
-
Olá a Todos,
Bom, para iniciar, este email não foi solicitado por nenhum de voces, mas tenho a certeza absoluta que todos estavam ou ainda estão interessados em uma Impressora DTG, mas infelizmente esbarraram no preço, pois realmente estão cobrando um valor muito alto por uma adaptação em uma impressora doméstica.
Sendo assim eu resolvi meter as caras e tentar modificar uma impressora que tenho, no caso uma Epson R2000, pois queria, que não só estampasse em cores claras mas tambem em cores escuras.
Me juntei com um amigo americano e demos início ao processo, para resumir, consegui o que tanto desejava, modificar a impressora para estampar em camisetas, e claro, durante todo o processo gravei 62 videos do passo a passo de toda a desmontagem sem danificar nenhuma peça e com riqueza de detalhes, além disso, desenhei todo o projeto da base (cama plana) que recebe a impressora, que é feito todo no MDF.
IMPRESSORA MODIFICADA PARA ESTAMPAR CAMISETAS (http://www.youtube.com/watch?v=i5UUpTf30ak#ws)
Alexandre Cordeiro
Conteúdo modificado por infringir as regras do fórum.
Caro Sr. Alexandre Cordeiro pedimos que antes de postar qualquer tipo de propaganda ou anúncios de seus produtos leia as regras do fórum.
Se quiser disponibilizar os vídeos sem fim lucrativos o fórum esta a sua disposição
I - Expulsões e Reclamações
7.
Não é permitida nenhuma espécie de publicidade ou anúncio de qualquer tipo, exceto os previstos nas Regras para Anúncios nos Classificados. Algumas pessoas se utilizam de endereços de homepages em sua assinatura. A simples utilização de um link, sem referências comerciais ou promocionais é permitida, como também são as sugestões ou indicações de preços e locais para compras desde que não seja em benefício próprio. Assinaturas com mensagens publicitárias ou qualquer outro tipo de divulgação comercial não autorizada será excluída e o usuário responsável poderá ser expulso.
8.
Cada moderador tem autoridade para bloquear, apagar ou mover tópicos para os locais adequados, ou editar, apagar ou mover as mensagens dos usuários que não seguiram as Normas de Conduta. Todas essas ações serão comunicadas ao conselho de administração e qualquer reclamação por parte dos usuários deve ser encaminhada por e-mail para os endereços disponíveis na sessão Fale com os Administradores.
Equipe de Moderação
Grato:
Moderador
Euclides Júnior
-
Olá, vc disponibiliza o tutorial das modificações da dtg?