Brenk,
Que eu saiba, a transmissão primária (entre motor e torno) é quase que sempre feita com correias, como este meu torninho - talvez tenha algum torno com transmissão por engrenagens ou qualquer outro método direto mas não conheço...
O que chamam de "torno engrenado", é aquele que tem uma caixa de mudanças de velocidades por engrenagens (como esta minha máquina) - para mudar a rpm da placa, basta mudar a combinação de alavancas do painel...
Já a Caixa Norton (troca rápida) é um grupo de duas (ou três) alavancas colocadas na frente do torno, que a combinação entre elas altera as velocicdades de avanço do carro longitudinal (para avanços e roscas)...
Com a caixa Norton é mais fácil alterar os ajustes de roscas ou de avanços durantes os trabalhos, pois tornos como o meu, que não tem esta facilidade obrigam o operador a trocar as engrenagens da grade...
Já ouví este termo ""meia" Caixa Norton e confesso que tentei realizar como seria, mas não faço a menor idéia do que querem dizer com isso
Acho que é um termo que foi criado por algum "esperto" que não sabe o que está falando...
Há alguns tornos grandes, como Romi, Nardini, que tem um cabeçote onde estão alojados o eixo-árvore, as engrenagens de troca de velocidade e as engrenagens de troca de avanços, e isso se chamaria "Caixa Norton" - então, para tornos como o meu, que o cabeçote só tem engrenagens de rpm, penso que resolveram chamar de "Meia Caixa Norton"...
Curioso como certos mitos nascem e permanecem ativos...