Autor Tópico: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling  (Lida 22386 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #45 Online: 18 de Maio de 2009, 09:43 »
Jorge,

Eu sei que as coisas não são simples, e que há prioridades, mas tá chegando a hora de ter uma dessas belezuras em casa - e me refiro a um torninho...

Claro - enquanto não tem o seu, lhe convido a usar o meu, assim se matam 3 coelhos de uma vez:
- usina-se alguma coisa
- batemos um bom papo como sempre
- tomamos umas brejasssssss

Offline minilathe

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #46 Online: 18 de Maio de 2009, 09:52 »
Rubens,

Eu usei um desenho um pouco diferente do site frances que o Gilli postou. Minha máquina posssuia uma base, que foi "reciclada" em outro projeto, mas funcionava em pé, como o motor francês. Mas apesar disso ainda funciona, na mão... ;)

Como vc pode ver os furos de admissão e descarga estão abaixo do eixo de oscilação do cilindro, o motor frances os pôs acima. Mas acho que daria no mesmo, "geometricamente falando". Me compromento com todos em gerar e postar os desenhos de minha maquineta.

Mas já adianto que usei um critério meio empírico:

(1) Coloquei o furo do cilindro (1 mm) no topo do mesmo, e no centro da face do cilindro, de modo a não atrapalhar o curso do pistão e ter o máximo aproveitamento da pressão do fluido e garantir o esvaziamento completo do cilindro.

(2) Coloquei os furos de admissão e descarga, no bloco do motor, simétricos a linha que liga os centros do furo do eixo do volante ao furo do parafuso de fixação do cilindro. Sabendo que metade do curso o cilindro está se deslocando para fora (admissão de vapor) e na outra para dentro (exaustão). Esses furos são um pouco maiores, acho que 1,5 mm.

Há um compromisso entre o curso do pistão, o comprimento de sua haste (biela) e a distância dos desses furos. Eu determinei essa distância no "olhômetro", a partir do curso e da haste que eu usei. Mas procurei manter essa distância entre os furos não muito grande pra melhorar o "rendimento" da máquina. Mas acho que ficarem muito próximos, haverá perdas de vapor entre os furos.
A mola serve para manter a vedação entre o bloco do cilindro e o bloco principal. Permitindo um movimento livre, o uso de um ajuste através de parafuso e porca ajuda, pois se pressionar muito perde-se potência, pois o atrito aumenta e se apertar de menos, os vazamentos aumentam....
Deve-se lubrificar bem, pois ajuda na vedação e nos movimentos...

Esse tipo de máquina requer partida manual, de modo que a admissão de vapor seja alinhada ao furo do cilindro. Se a pressão for alta a partida é instantânea. Uma coisa legal, seria um motor de dupla ação, com dois cilindros desse tipo acoplados num eixo de manivelas. A potência seria maior e a partida poderia ser automática. Há vários exemplos na Net.

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #47 Online: 18 de Maio de 2009, 10:04 »
- tomamos umas brejasssssss

Hummmmm ... o último argumento é especialmente convincente ...  ;D ;D ;D

Offline minilathe

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #48 Online: 18 de Maio de 2009, 10:11 »
Retificando o que eu disse:

cilindro está se deslocando para fora (admissão de vapor) e na outra para dentro (exaustão). Esses furos são um pouco maiores, acho que 1,5 mm.

Usei o furo maior no cilindro e não no bloco do motor. Mas acho que o resultado final é o mesmo (aumentar o "ângulo de permanência", em que o fluxo ocorre entre o cilindro e o bloco do motor na admissão e na exasutão).

Offline marc0

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #49 Online: 18 de Maio de 2009, 10:59 »
Mensagem aos "pé-de-cana"
A muito tempo estou para fazer um micro alambique de mesa movido à espiriteira (para bidestilar cachaça) um charme a mais ao receber visitas dos monguaças que poderão degustar uma dose (ainda quente) saido na hora.
Quem sabe agora depois desse tópico,o projeto saia da longa lista dos idealizados para entrar na (mais longa ainda) lista dos inconclusos.
Acho que se for muito pequeno vai gerar reclamações eh eh eh ...

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #50 Online: 18 de Maio de 2009, 11:09 »
A muito tempo estou para fazer um micro alambique de mesa ...

Tem todo meu entusiástico apoio ...  ;D ;D ;D

Só acho questionável a escala, prefiro o projetinho da última foto ... he, he, he ...

E aí, podemos contar com o alambique para o próximo encontro ?  ;D

Offline luciano g

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #51 Online: 18 de Maio de 2009, 11:18 »
pena que a pressão de vapor do alcool é baixa se não dava para ter os dois

Offline C N C N o w !

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #52 Online: 18 de Maio de 2009, 11:23 »
Rubens, como esta questão da determinação da posição dos orifícios sempre surge quando se discute motores a vapor, eu cometi um desenhozinho com base no PDF, agregando o diagrama dele, na esperança de facilitar o entendimento um pouquinho.

Como vc pode ver, a abordagem não poderia ser mais simples, os orificios são simplesmente postados na extremidade do curso do cabeçote de modo que coincidam. Veja que há uma pequena diferença entre meu desenho e o do francês, o desenho 3D é fiel ao original, o diagrama que mostra a determinação geométrica esta ligeiramente diferente, preferi locar os orifícios da placa sobre o arco descrito pelos do cabeçote.

O desempenho do motor é afetado pelo diâmetro e posicionamento dos orifícios e otras cositas mas. Nos livros sobre motores a vapor há capítulos bem extensos sobre a coisa, que é tão complexa como o conjunto de válvulas de um motor a explosão e é claro que uma solução de absurda simplicidade como essa não proporciona o melhor desempenho possível, mas não se pode reclamar de algo de simplicidade tão elegante, né ? O troço funfa e funfa bem, já tive a oportunidade de ver ao vivo e fiquei bastante impressionado ...
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 11:26 por C N C N o w ! »

Offline Alebe

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #53 Online: 18 de Maio de 2009, 12:22 »
mas tá chegando a hora de ter uma dessas belezuras em casa - e me refiro a um torninho...

Ultimamente tenho sentido exatamente isso. Passou da hora de tambem ter o meu.




Offline Alebe

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #54 Online: 18 de Maio de 2009, 12:23 »
Acho que se for muito pequeno vai gerar reclamações eh eh eh ...

Isso é fácil de contornar. Cada um leva o seu.  ;D

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #55 Online: 18 de Maio de 2009, 13:13 »
Passou da hora de tambem ter o meu.
Alebe,

O convite feito ao Jorge vale pra você também...

Offline Alebe

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #56 Online: 18 de Maio de 2009, 15:20 »

Valeu Fábio.  8)

Por falar nisso, ta ocupado sábado 23? Faremos uma prévia do encontro do Rudolf lá no Jorge.
Pra discutir assuntos da mais alta gabaritagem para o encontro principal em Sorocaba, como por exemplo quantas latas por pessoa, e outros assuntos correlatos... ;D

E provavelmente vai rolar a picanhada tambem...

Offline André Lima

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #57 Online: 18 de Maio de 2009, 15:35 »
Ops.. a encomenda já aterrisou....  ;D  ;D  ;D

Segue o rastreio da usininha...

 Detailed Results:
 
 Arrived Abroad, May 18, 2009, 12:39 am, BRAZIL

 International Dispatch, May 15, 2009, 11:20 am, ISC CHICAGO IL (USPS) Arrival

 Acceptance, May 14, 2009, 12:57 pm, NEW ALBANY, OH 43054

 Electronic Shipping Info Received, May 13, 2009
 

Offline F.Gilii

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #58 Online: 18 de Maio de 2009, 15:41 »
Alebe,

Acho que posso ir sim... :)

Offline Alebe

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Re: Projeto Mini Motores a Vapor e Stirling
« Resposta #59 Online: 18 de Maio de 2009, 16:54 »

Alebe,

Acho que posso ir sim... :)

Oba!  8)

 

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