Rubens,
Eu usei um desenho um pouco diferente do site frances que o Gilli postou. Minha máquina posssuia uma base, que foi "reciclada" em outro projeto, mas funcionava em pé, como o motor francês. Mas apesar disso ainda funciona, na mão...
Como vc pode ver os furos de admissão e descarga estão abaixo do eixo de oscilação do cilindro, o motor frances os pôs acima. Mas acho que daria no mesmo, "geometricamente falando". Me compromento com todos em gerar e postar os desenhos de minha maquineta.
Mas já adianto que usei um critério meio empírico:
(1) Coloquei o furo do cilindro (1 mm) no topo do mesmo, e no centro da face do cilindro, de modo a não atrapalhar o curso do pistão e ter o máximo aproveitamento da pressão do fluido e garantir o esvaziamento completo do cilindro.
(2) Coloquei os furos de admissão e descarga, no bloco do motor, simétricos a linha que liga os centros do furo do eixo do volante ao furo do parafuso de fixação do cilindro. Sabendo que metade do curso o cilindro está se deslocando para fora (admissão de vapor) e na outra para dentro (exaustão). Esses furos são um pouco maiores, acho que 1,5 mm.
Há um compromisso entre o curso do pistão, o comprimento de sua haste (biela) e a distância dos desses furos. Eu determinei essa distância no "olhômetro", a partir do curso e da haste que eu usei. Mas procurei manter essa distância entre os furos não muito grande pra melhorar o "rendimento" da máquina. Mas acho que ficarem muito próximos, haverá perdas de vapor entre os furos.
A mola serve para manter a vedação entre o bloco do cilindro e o bloco principal. Permitindo um movimento livre, o uso de um ajuste através de parafuso e porca ajuda, pois se pressionar muito perde-se potência, pois o atrito aumenta e se apertar de menos, os vazamentos aumentam....
Deve-se lubrificar bem, pois ajuda na vedação e nos movimentos...
Esse tipo de máquina requer partida manual, de modo que a admissão de vapor seja alinhada ao furo do cilindro. Se a pressão for alta a partida é instantânea. Uma coisa legal, seria um motor de dupla ação, com dois cilindros desse tipo acoplados num eixo de manivelas. A potência seria maior e a partida poderia ser automática. Há vários exemplos na Net.