Intercnc,
Se seu torno for usar engrenagens para fazer roscas, na verdade a RPM não importa - o que importa é encontrar a relação de avanço da porca do fuso de transporte (aquele que puxa o carro longitudinal para fazer a rosca) em relação a cada volta do eixo principal.
Normalmente o que se faz é ajustar o torno numa rpm relativamente baixa porque os avanços durante a feitura das roscas é bastante rápido, e fica mais fácil controlar o torno e a própria rosca...
O princípio é o seguinte:
- Se o fuso for acionado na mesma razão que o eixo principal gira, ele moverá o carro longitudinal que cortará uma rosca exatamente igual ao seu passo
- Se o fuso for acionado com metade da razão que o eixo principal gira, a rosca será cortada com a metade do seu passo.
- Se o fuso for acionado com o dôbro da razão que o eixo principal gira, a rosca será cortada com o dôbro de seu passo.
Compreendendo esta relação, fica fácil entender que alterando-a pode-se teoricamente abrir praticamente qualquer passo de rosca - milimetro ou polegada - tudo depende das engrenagens que você tenha...