Villas,
- Montou o torno sobre uma bancada sólida?
- Parafusou direitinho?
- Limpou e depois lubrificou tudo?
- Amaciou o bichinho antes de deitar o cabelo?
- Acertou as ferramentas exatamente no centro do torno?
- Tem as ferramentas adequadas para o material?
- Ajustou as velocidades corretamente?
- Providenciou lubrificantes como TapMatic ou algo similar?
CACETE - porque você mora meio longe?
Porque minha carteira de motorista está vencida?
Brincadeiras à parte, sim - o "rasqueteamento" é um acabamento que tem basicamente duas finalidades:
A principal é criar "bolsões" em baixo relevo que nada mais são que "reservatórios" ou "poças" de óleo para lubrificar os movimentos dos carros sobre os barramentos.
A segunda e discutida pelos especialistas é que com um bom rasqueteamento se diminui o atrito entre as peças não só pelo "colchão de óleo" mas pela diminuição da área de contato entre ferros...
Mas, se os barramentos são rasqueteados, significa que não são temperados, e portanto com o tempo se desgastarão, o que pode ser uma vantagem, pois daqui a um tempo, poderá rasquetear de novo...
Este tipo de acabamento deve ser mantido limpo e lubrificado sempre...
Tenha uma almotolia de óleo por perto, e sempre que for começar um trabalho, limpe o barramento, lubrifique e trabalhe - no final do dia, limpe de novo e lubrifique de novo...
Este bom hábito prolongará a vida do bichinho - acostume-se mesmo a isso
Parabéns