Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos - Mecanica => Tópico iniciado por: marc0 em 13 de Maio de 2009, 10:54
-
Um Ramo promissor CNC são o das máquinas de prototipagem rápida ou impressoras 3d; capazes de imprimir objetos tridimensionais.
Impressoras tridimensionais, montam objetos da mesma forma que as impressoras tradicionais criam imagens de pontos de tinta ou toner. Elas criam modelos em uma pilha muito fina de camadas, cada uma criada por um líquido ou pó que se solidifica rapidamente em pequenos pontos aplicados; a cada passo os bocais movem-se ao longo dos eixos, permitindo que o objeto projetado surja com grande precisão.
Uma máquina de prototipagem rápida “open-source”, idealizada por Evan Malone, fácil de construir a partir de peças compradas no comércio é a Fab@Home (fábrica em casa).
Os planos completos da Fab@Home estão disponíveis em:
http://www.fabathome.org/wiki/index.php?title=Es:Main_Page
O site inclui dicas para a construção da Fab@Home, idéias de aplicações práticas e grupos de discussão. O material presente no site espera voluntários para traduzir ao idioma português.
A matéria prima usada para compor o modelo pode ser feita de diversos produtos, um dos mais baratos é a mistura de argila com açucar e água.
-
Outra máquina de protitipagem rápida “open-source” é a RepRap
Mais detalhes podem ser encontraodos em:
http://reprap.org/bin/view/Main/DocumentationMain
No site há documentação, código-fonte disponível, um live-CD com os softwares instalados, uma explicação básica de como funciona e uma galeria de fotos de itens construídos.
-
muito interessante ... será que algum forista aqui de nossas bandas já pensou ou iniciou a construção de uma?
abrax!
-
Marcos,
Muito bacana estes links, e mais ainda a sua iniciativa de postá-los...
Obrigado pela força que vem nos dando com as suas idéias e comentários inteligentes
-
Agradeço os elogios dos colegas nesse tópico e noutros; só posso conceber esse espaço como o somatório dos conhecimentos e experiências de todos e que contribuem para o crescimento mútuo.
Valeu Amigos!!!
-
Marco,
Essa impressora é um sonho de consumo, hein! Gostei bastante.
-
Marcos
Muito interessantes esses links.Encontrei esse : &eurl=http%3A%2F%2Fhomemade3dprinter%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded
Essa é de um brazuca, da até vontade de fazer uma.
-
Sensacional!
da até vontade de fazer uma.
Não passe vontade, manda bala!
Abraços...
-
Outro modelos
-
Acho que esta é a revolução que vem por aí.
A movimentação nos eixos xyz já é um problema resolvido para os amadores. Os softwares serão rapidamente compartilhados via internet. O xis da questão agora é o método de criar o sólido. Ainda não vi um sistema que possa ser construido e usado por amadores. Os métodos de extrusão me parecem meio grosseiros. Recentemente brinquei com o laser que tirei de um gravador de DVDs e aquilo me pareceu promissor. Infelizmente ele só é absorvido por materiais muito escuros. Ele queimava facilmente papel preto, mas não papel branco. Tentei derreter pó de acrílico mas não deu certo. Talvez se o pó fosse preto...
As resinas fotopolimerizáveis usadas pelos dentistas são muito caras.
O caminho que me parece mais promissor seria uma espécie de impressora a jato de tinta que cuspisse cera derretida ou alguma resina rapidamente polimerizável. Só que neste caso não daria para fazer ângulos negativos.
Por outro lado, o material que mais me fascina para esta finalidade é o acrílico que os dentistas usam, aquela mistura de pó e monômero. Aquele pó fininho flui bem por qualquer orifício e é praticamente auto-nivelante, como um fluido e o monômero não estraga, mesmo que fique anos na prateleira.
-
Essa é show!
-
Marcos, mais dois sites geniais sobre o assunto
http://www.evilmadscientist.com/article.php/candyfab
http://www.bathsheba.com/
Abraço.
Rubens
-
Todas são " show".
Este tópico também.
-
Olá Tacho;
Concordo com vc, depois dos significativos avanços na usinagem CNC, a prototipagem é a nova fronteira, as possibilidades são coisas de ficção científica; discordo de não ser possível ângulo negativo veja nos vídeos que as peças saem montadas até em cores diferentes e em qualquer formato. A resolução depende da qualidade dos bicos e do sistema adotado, pelo visto vai melhorar muito, quanto ao custo já existem formulações extremamente baratas usando cerâmicas (a revolução dos materiais).
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=impressao-3-d-prototipagem-rapida-feitas-com-ceramica&id=010170090513
Rubens;
O bom nos modelos de açucar é que eles o podem ser comidos depois; eh eh eh...
Serrão;
Uma maquina dessas (home made) creio que seria até mais barata que que uma fresadora "caseira" porque não suporta esforços de usinagem e trabalha bem mais lento, podendo usar motores menores.
Será que alguém no forum se habilita?
Abraços...
-
marcomartins, me expressei mal, quis dizer que o ângulo negativo não é fácil para um bico que deposite material, pois não há apoio. Nas máquinas que vão fazendo por camadas (de açucar ou resina) qualquer peça é possível.
Fazer a parte mecânica da máquina é mais fácil que vários projetos deste fórum. Como já disse, o que não foi resolvido para o amador é a técnica de deposição de material.
-
Olá Tacho;
Como já disse, o que não foi resolvido para o amador é a técnica de deposição de material.
Esses links tratam apenas dos detalhes construtivos para bico de extrusão:
http://reprap.org/bin/view/Main/ThermoplastExtruder_2_0
http://reprap.org/bin/view/Main/RepRapOneDarwinThermoplastExtruder
Um projeto homemade
http://homemade3dprinter.blogspot.com/
Abraços..
-
Fantastico! CNC na construção civil.
-
. . . Será que alguém no forum se habilita . . .
Marco,
Certamente que sim.
O projeto homemade que você sugeriu é do Alvaro Fogassa, brasileiro. Talvez possamos convidá-lo a participar do fórum, e certamente teremos interessados em construir mais essa belezinha!
E a máquina da construção civil, é projeto de um grego radicado nos USA, uma empresa interessada pelo equipamento é a NASA. Há um site dele, deixe-me ver se encontro . . .
Está aí:
http://www.contourcrafting.org/
Bem interessante!
-
Pessoal,
Tomei a liberdade de convidar o Alvaro ao fórum.
-
Tenha certeza que será bem vindo, é claro!
-
Tenha certeza que será bem vindo, é claro!
Gilii,
Não há a menor dúvida. Vamos aguardar . . .
-
Pessoal,
Tomei a liberdade de convidar o Alvaro ao fórum.
Olá Serrão;
Muito boa a sua inciativa, espero que ele aceite , será muito bem vindo.
Abraços....
-
Até agora, nenhum sinal . . .
-
Olá a todos
Concordo com vocês, prototipagem é, sem dúvida a próxima fronteira, como bem falou o amigo Marco. Embora o termo prototipagem já tenha se estabelecido, acho mais adequado chamar o processo de modelagem, já que um protótipo deve ter as mesmas funcionalidades práticas do modelo final mas, não necessariamente, apresentar o mesmo aspecto físico (design) ou ser construído com os mesmos materiais do produto final. Já um modelo é apenas a representação física de algo, também não necessitando que seja construído com os mesmos materias do produto final, nem mesmo na mesma escala. Exemplos mais clássicos de modelos são as maquetes de edifícios.
Bom, deixando um pouco a filosofia de lado, além dos projetos RepRap e Fa@Home já mencionados aqui, esses links são de outros dois projetos opensource que utilizam o método de prototipagem rápida conhecido como FDM (Fused Deposited Modeling ou Modelagem por Deposição de Material Fundido):
Projeto CupCake - http://www.makerbot.com/ (http://www.makerbot.com/)
Projeto HydraRaptor - http://hydraraptor.blogspot.com/ (http://hydraraptor.blogspot.com/)
Esse último (HydraRaptor) é indicado no próprio perfil do blog do Alvaro Fogassa e nele pode-se constatar quão promissor é esse método, baseado na qualidade das peças que seu criador consegue elaborar.
O maior problema que vejo hoje para o funcionamento dessas máquinas não é a tecnologia de movimentação (que a maioria de nossos amigos já domina) nem os softwares de controle (todos disponíveis na rede) mas sim, como disse o colega Tacho, os materiais consumíveis que geram modelos de qualidade. Fiquei quase sem esperanças por procurar na rede alguma referência sobre fabricantes de monofilamentos de ABS (o material utilizado na HydraRaptor que apresentou os melhores resultados para modelagem), achei que encontraria vários, mas não apareceu nenhum. A única referência é sobre um estudo da Fapesp para o desenvolvimento desse material, ironicamente, para servir de consumível ao processo de FDM. Mas encontrei um fabricante de monofilamentos com o diâmetro utilizado na HydraRaptor
(3mm), mas em Poliéster, Poliamida e Polipropileno, que também devem ser viáveis para o processo. Isso me deu nova esperança e, assim que colocar minha fresadora para funcionar, pretendo construir uma máquina FDM.
-
Olá Waldemar;
Extrudar filamento é coisa corriqueira e relativamente barato, creio que a dificuldade reside na falta de demanda para determinados produtos.
Existe muitos pequenos empresários do ramos de plásticos que certamente ficariam muito felizes com a abertura de mais um nicho de mercado.
Muitas coisas precisam do empreendedorismo pessoal e pioneiro para acontecer, dentre essas desenvolver fornecedores.
Caso tenha a intenção de levar esse projeto avante procure contatar esses potenciais fornecedores (nem tudo esta no Google), em muitos casos ainda precisamos gastar a sola do sapato.
Abraços....
-
Olá pessoal,
Que alento! Já estou mais atento a este tópico . . . ;)
-
Estou há alguns dias pra postar um link para um grupo de discussão sobre um projeto bastante interessante e promissor, aí vai:
diy_3d_prining_and_ fabrication@[email protected]
-
Olá mestre dos magos;
Não consegui encontrar esse grupo, tá certo disso?
Abraços...
-
Enoch, esse aí é o endereço pra subscrição ao grupo, não o link para um site ... é só mandar uma msg em branco e estará inscrito.
O endereço do grupo no Yahoo, se preferir:
http://tech.groups.yahoo.com/group/diy_3d_printing_and_fabrication/
Este é o site do Álvaro Fogassa, que é o criador da coisa:
http://homemade3dprinter.blogspot.com/
-
Vejam este vídeo.
Marcão belo tópico.
Abraços
-
Olá Pessoal,
tenho uma impressora 3D dessas em casa, a algum tempo já. e estou em processo de montagem de outra...
se quiserem olhar...
http://moraesgyn.wordpress.com/
Qualquer coisa que quiserem perguntar tb... podem me mandar mensagens,..
Antonio Santos
-
Olá Antonio,
Eu me interesso principalmente pela cabeça extrusora e pelo controle de temperatura...
Creio que possa fazer uma cabeça para ser usada na minha cnc de 3 eixos sem ter que fazer uma estrutura só dela.
Ainda não sei se vale a pena.
-
Olá Antonio,
Eu me interesso principalmente pela cabeça extrusora e pelo controle de temperatura...
Creio que possa fazer uma cabeça para ser usada na minha cnc de 3 eixos sem ter que fazer uma estrutura só dela.
Ainda não sei se vale a pena.
A cabeça de extrusão é bem simples de fazer, custa em torno de 30 dolares e usa um motor de passo, o único problema de usar eixos cartesianos de CNCs é que a maioria dos CNCs não conseguem a velocidade apropriada para impressão 3d, que é de 37,5mm/s a 60mm/s.
segue link da montagem de um modelo de extrusora:
http://www.reprap.org/wiki/Mendel_extruder
Antonio Santos
-
... a maioria dos CNCs não conseguem a velocidade apropriada para impressão 3d, que é de 37,5mm/s a 60mm/s.
Conseguem sim ... 60 mm/s equivale a 3.600 mm/min, aqui mesmo no fórum há exemplos de máquinas que alcançam velocidades bem superiores ... mesmo as mais modestas chegam a isso sem grandes probs ...
Não vejo nenhum grande obstáculo para a adaptação de fresadoras para a tarefa ...
-
E o software ???? como que é???
-
SObre o cabeçote extrusor que nosso amigo Antônio postou o link..
alguem se aprofundou no assunto??..novidades??
Gilli tem interesse ainda?
Para mim nada adiantaria agora, visto que não tenho a cnc ainda..
-
Marcos,
Sim - continuo interessado...
Participo de um grupo que está começando a discutir as possibilidades de construção de uma máquina dessas...
-
Legal Gilli, estou certo que teremos novidades em breve..
Eu só não entendo pq os gringos complicam tanto na parte mecânica na coisa...
-
Boa tarde a todos,
Peço licença aos mestres, este tipo de equipamento juntamente com as rooters me interessa muito, estou apenas iniciando neste mundo mas sei que posso contar com a ajuda de voces.
Só uma dúvida, o extrusor é bem parecido com os bicos de hot melt utilizados pelas Nordson Hot Melt, os mais modernos aplicam a cola por número de pontos, será que esta lógica de repente não poderia ser útil para desenvolvimento de "extrusor", só que com um plástico um pouco mais líquido de repente. (bem pode ser só uma viagem) De qualquer forma eu quero dar uma certa atenção a este assunto.
Um abraço a todos
Heber D Avansso