Olá amigos foristas!
Até hoje achei que para tracionar as partes moveis de uma frezadora CNC eram, uso de barra roscada (péssimo), fusos trapezoidal (melhor), fuso de esferas (o melhor), não tenho certeza, mas parece que se usam também cremalheiras, só que hoje eu vi aqui no fórum um projeto que usa um sistema tracionado por cabo de aço!
Suponho que os colegas conheçam este sistema, cujo o cabo da voltas num eixo cilindrico e assim faz o movimento. De cara vi que este sistema é de longe mais barato que os fusos (por favor se estiver engabado peço que me corrijam). E estou com dúvidas martelando minha cabeça.
É necessário ter um motor em cada extremidade do eixo ou um apenas basta?
A perda de passo mecânico pode ocorrer com facilidade nesse sistema? pois suponho que por dilatação linear térmica o cabo folgue e haja deslizamento entre o eixo e o cabo que o envolve!
O cabo precisa ser trocado de tempos em tempos?
O passo não é afetado ao longo do percuso, tipo nas extremidades do curso ele é mais curto e no meio do curso o passo aumenta?
Agradeço se puderem me orientar e lembrem-se que sou iniciante ma área, por isso se as questões forem muito tolas peço que levem em conta minha inexperiência.
Na minha opinião, não existe o melhor sistema de tração, existe o mais conveniente. Em nosso sistema capitalista, como diz o americano: "you get what you pay for", ou seja, se você pode pagar mais terá algo melhor, ou então, você recebe / tem aquilo que você pode pagar. Além disso, os requisitos da aplicação devem ser atendidos.
Em outras palavras, a famosa relação custo x benefício x requisitos é que definirá qual a melhor solução.
É evidente que quem vai escolher (você, eu, ...) deverá conhecer as características, as vantagens, as limitações de cada sistema, os custos e
principalmente, conhecer os requisitos da sua aplicação.
Em relação aos requisitos da aplicação, por exemplo, se eu quiser cortar isopor, não preciso de uma precisão muito grande (por ser um material flexível, deformável e macio), algo em torno de décimos de milímetro é aceitável e o torque necessário na usinagem / corte também é baixo. Nesse caso, um sistema com barras roscadas ou cabos de aço e motores pequenos atende, por que pagar mais caro por isso?
Já o sistema baseado em cremalheira é mais interessante para máquinas grandes, porém, não oferece "boa precisão" de usinagem e não suporta grandes esforços de usinagem.
Os fusos de esferas oferecem a melhor precisão, suportam esforços elevados de usinagem, porém, são os mais caros entre as outras soluções.
O cabo de aço é um sistema de baixo custo e era muito usado nas impressoras mais antigas. É parente do sistema com correia sincronizadora (um pouco mais caro) e do sistema a corrente de elos metálicos (mais caro ainda). Nunca usei o sistema com cabo de aço, mas acho que é um bom sistema quando corretamente construído e ajustado, e também, quando opera dentro de suas restrições (depende de onde será aplicado).