Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
PROJETOS => Projetos - Mecanica => Tópico iniciado por: JOSÉ RICARDO em 23 de Fevereiro de 2012, 18:03
-
Amigos, nãosei se é aqui para colocar este tópico, mas se não for, JOST, muda para mim por favor.
Segue um video onde descrevo, como fazer a troca da fresa sem perder o ponto zero da fresa anterior.
É um sistema bem pratico e facil, pois para quem não tem ou não consegue fazer um sensor eletronico, para esta aplicação, o meu funciona.
Muita gente aqui fala deste sensor, mas nunca vi um tutorial esplicativo do sistema, pois quanto estive no encontro do CAMARGO, o mesmo fez um sistema deste , que ele diz bem simples, mas quando o nobre, começou a esplicar, éra tanta nomemclatura para mudar no programa ,que quando chegou na metade eu já tinha esquecido de tudo que ele disse.
Em sintese, teria que ter um tutorial escrito para que assim poderiamos realizar.
Já via algumas explicações,mas o mesmo é ´para quem tem o conhecimento total do programa, o que não acontece comigo e com muitos, , mas digo que isso é um direito de todos, em dar ou não estas explicações.
pois bem,segue um video do sistema que eu faço e que é bem simples e realmente não é um sensor eletronioco mas consigo chegar bem perto
abraço
ricardo
troca da fresa em uma cnc sem perder o ponto zero (http://www.youtube.com/watch?v=rB5i8Rg7YQY#)
-
Amigo José
Obrigado pela dica, todos nós certamente pelas dificuldades que encontramos em manusear as nossas máquinas, acabamos por criar alguma forma de resolver o nosso problema, poderá nem ser a solução certa, mas o importante é resolver.
Gostei dessa idéia de deixar a fresa frouxa, para mim era uma tortura. A minha é pelo sistema DSP ainda estou sofrendo bastante com ela, a pior coisa que tem é eu não dominar a máquina. Ela é que me domina..... Mas chego lá.
Ainda aguardo a sua visita.
Abraço
Maquete (Carlos)
-
Olá, vendo o seu vídeo percebi que a tela do seu mach3 é diferente da minha, não achei o local para o eixo movimentar de 1 em 1 milimetro ou a medida que colocarmos, onde vc baixou essa tela? Eu como trabalho muito com alumínio aprendi a zerar com um multimetro, troquei as pontas por jacarés, e coloco um na ponta da fresa e a outra no aluminio, vou baixando o Z de 0,1 mm até apitar, depois vou subindo de 0,005 até parar, ai eu zero, porque no aluminio qualquer menor medida deixa um degrau.
-
Bom dia Rick
Uma opinião, porque você não faz um circuito igual o da foto para ficar fixo e junto com a eletrônica da maquina para emitir o bip, tipo você deixar o negativo fixo na spindle e o positivo com o jacaré para ser colocado na peça e fechar, assim você elimina o multiteste.
Abs
Jr.
-
Olá, vendo o seu vídeo percebi que a tela do seu mach3 é diferente da minha, não achei o local para o eixo movimentar de 1 em 1 milimetro ou a medida que colocarmos, onde vc baixou essa tela? Eu como trabalho muito com alumínio aprendi a zerar com um multimetro, troquei as pontas por jacarés, e coloco um na ponta da fresa e a outra no aluminio, vou baixando o Z de 0,1 mm até apitar, depois vou subindo de 0,005 até parar, ai eu zero, porque no aluminio qualquer menor medida deixa um degrau.
Ola amigo Rick.
PRIMEIRO , acho que vc não percebeu,mas o meu Mach é o 2 e não o 3, acredito que por isso as mudança na tela,
acredito que para te dar esta resposta , teriamos que perguntar a quem conhece as duas telas.
A principio me veio a cabeça o nome do nosso grande( no tamanho tambem rsrsrsr) FGILLI,
Espero que ele ou outra pessoa que saiba, possa nos dizer.
Amigão, vc diz que usina muito aluminio, e como sabes que estou ainda a fazertestes no corte deste material, gostaria de saber se posso te encher a paciencia de vez em quando rsrsrs com algumas perguntas.
No encontro em CAMPINAS, eu consegui algumas informações e comprei em são paulo uma fresa em uma loja especializada em fresas , onde o vendedor me disse que era propria para aluminio, pelo angulo do corte.
A FRESA É DE DOIS CORTES.
Bem amigo, vou fazer uns teste por aqui, e depois ,se me permitir,entro em contato contigo, para colocaraquios resultados
Sobre a tela novamente, no que eu puder te ajudar é só gritar rsrsrs
abração
ricardo
-
Rick,
Se voce estiver usando o Mach3 e quer ter acesso a algum controle de deslocamento das duas uma:
- ou usa uma linha de comandos MDI, onde voce esvreve o comando desejado de movimento (por exemplo G01 z1 depois de ter tocado a peça e zerado o digital do Z)
- ou aperta a tecla TAB - irá aparecer uma janela do lado direito onde poderá ajustar o modo de JOG para STEP, e há uma janela onde se pode escrever o tamanho da dimensão que deseja deslocar - por exemplo 1mm como deseja.
-
Obrigado pelas respostas.
-
Não te disse," quem sabe sabe,quem não sabe aprende e bate palmas" rsrsrsr
Espero que consigas resolver Rick
Valeu Gilli ;)
abraço
ricardo
-
Agora sim, troquei o EMC2 pelo Mach3, visualmente ficou bem mais rápida a máquina, eu não tinha trocado ainda pois não sabia mover o eixo de 0.1 em 0.1 mm, obrigado pelas dicas ;D
-
Anos atras vi, aqui mesmo, que um colega usava um sensor feito a partir de um mouse ótico, mas não mais consigo mais encontar. Se algum colega tiver o link ou um projetinho a respeito...
abraço
-
Olá José Ricardo,
Gostei muito da idéia de utilizar uma peça com altura conhecida para realizar a troca de ferramenta.
Parabéns!
Milton
-
Olá JOSÉ RICARDO
Boa madrugada...
Não sei se resolveu o problema ainda.
Meu pai foi pioneiro em fabricação de circuitos impressos e comprou sua primeira máquina, uma Mínima, da Pluritec, italiana.
Ela tinha um spindle diferente... Era como uma lapiseira. O arquivo de furação era gerado em um programa chamado Tango (for Dos)... Hoje existe o Protheus que faz a mesma coisa.
Mas os eixos só movimentam e o cabeçote desce para furar.
O código é assim.
T0
x-10000 y-200
x-2780 y-359
x-400 y-290
e assim vai
T1
mais coordenadas como acima.
Como o software entende isso???
Quando ele vê T0, o X e Y movimentam para a magazine de ferramentas e desce sobre a broca com a pinça aberta, fecha, sobe e vai lá executar tudo em T0
Acabou T0 e lê T1, Vai em T0, desce a ferramenta, abre a pinça, solta e vai até as coordenadas pegar a ferramenta T1 e executa todas as furações.
Quando acaba tudo, vai ao ponto 0 em X e 0 em Y.
Não sei se o mach3 pode fazer isso (acho que não) mas esses spindles com troca automática de ferramentas são para circuitos impressos.
Vc pode fazer um cabeçote multiplo, onde todas as ferramentas giram e só avança em Z aquela que teu programa mandar. Esse programa pode ser feito em Delphi e é possível sua comunicaçãpo com o PC, via paralela ou serial.