Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

PROJETOS => Projetos - Mecanica => Tópico iniciado por: Euclides Júnior em 12 de Maio de 2012, 15:46

Título: Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 12 de Maio de 2012, 15:46
Alguém sabe como este maluco fez esta válvula para produzir vácuo com um compressor de ar direto?
Bomba de vacúo, pneumatica, casera para muitas coisas. (http://www.youtube.com/watch?v=2vwGFg_-1U0#)
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: André Trigo em 12 de Maio de 2012, 17:20
Deve ser um sistema venturi...

Aqui no fórum tem tópicos que falam sobre isso...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 12 de Maio de 2012, 17:25
Usando um dispositivo simples denominado "ejetor" é fácil produzir vácuo a partir de ar comprimido oriundo de um compressor de ar. Na verdade, um ejetor funciona com qualquer fluido em movimento (ar, água, vapor, gás, ...). Esse dispositivo também é conhecido como "Tubo de Venturi".

Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: F.Gilii em 12 de Maio de 2012, 17:37
Olha, eu admiro a criatividade das pessoas, ainda mais quando são soluções simples - assim como o Jorge, eu adoro o que ele carinhosamente chama de "paleo-tecnologia".

Gente, o compressor de ar direto tem uma entrara e uma saída de ar - se voce colocar uma mangueira na saída, provavelmente terá alguma pressão - se colocar o tubo na entrada, de novo provavelmente terá algum vácuo.

Claro - estou descartando a válvula de ajuste de pressão que todos estes compressores tem então é simples assim: use a entrada de ar do compressor para fazer vácuo.

Isso funciona com um motor de geladeira, ou qualquer outro compressor de ar...

Se vale como dica ou conselho, procurem simplificar as coisas... não compliquem procurando pêlo em ovo ou chifre em cabeça de cavalo.

Claro - é só minha opinião...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Casarini em 12 de Maio de 2012, 18:20
Achei esses vídeos no youtube, acho que não é o que o Jr. está precisando, mas fica aí como exemplo.

HOW TO VACUUM FORM RC BODY AT HOME (http://www.youtube.com/watch?v=ooVBJbYac_4#)  (Esse o cara é bem radical) hehehe
vacuum forming (http://www.youtube.com/watch?v=BIhEfClkYJk#) (Esse fizeram uma mesa de vácuo com aspirador de pó)

SDS.: Casarini.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: john em 12 de Maio de 2012, 22:27
Analisando bem, qualquer mesa de vacuo baseada em um aspirador de pó, só pode funcionar por alguns segundos, ou minutos, de cada vez, pois a refrigeraçao do motor é o ar que ele deveria estar aspirando...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 13 de Maio de 2012, 00:34
Gil, Este efeito é o mesmo que existe em pulverizadores e carburadores, mas cria um vácuo muito fraco.


 John, Nada impede de criar uma ventilação secundaria, adicionando dissipadores e/ou ventoinhas.


Pessoal, recomendo usar uma solução que use um processo cíclico, como compressores por diafragma (como este de ar direto), de pistão ou rotativo. Aspiradores funcionam com turbina, que gera uma maior vazão, mas não pressão, sendo ruim para a maioria das aplicações, exemplo:

  Um aspirador pode esvaziar uma sacola ou encher um balão mais rápido que um compressor (pois tem maior vazão), nas mão pode encher um pneu ou  implodir uma garrafinha de água mineral (pois não consegue imprimir forte pressão).

   De forma didática a relação entre pressão e vazão na mecânica dos fluidos é semelhante a tensão e corrente na elétrica.

 Outro ponto importante é que ao desligar o aspirador o vácuo se desfaz, pois a turbina tem que estar ligada, já em um compressor não é necessário pois a válvula não deixa escapar. 

   

Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 13 de Maio de 2012, 09:02
Gil, Este efeito é o mesmo que existe em pulverizadores e carburadores, mas cria um vácuo muito fraco.

Ressalvado o fato de que ninguém mencionou qual seria a aplicação e portanto não sabemos o que seria satisfatório, tenho que dizer que o sistema com venturi não é nada fraco ... pra mencionar apenas um exemplo, eis aqui um que chega a 28 inHg, mais que suficiente para muitas aplicações:

http://www.2linc.com/venturi_vacuum.htm (http://www.2linc.com/venturi_vacuum.htm)

Citar
Aspiradores funcionam com turbina, que gera uma maior vazão, mas não pressão, sendo ruim para a maioria das aplicações

Verifique as especificações de alguns aspiradores, mesmo dos domésticos, vc vai se surpreender ... para coisas como vacuum forming, por exemplo, são perfeitamente adequados.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 13 de Maio de 2012, 09:39
Gil, Este efeito é o mesmo que existe em pulverizadores e carburadores, mas cria um vácuo muito fraco.

Pode ser fraco ou não, se usar mercúrio como fluido motriz, dá para atingir o que se chama alto-vacuo, usado em válvulas eletrônicas. É claro que não é uma aplicação corriqueira, mas, se bem construído, um ejetor pode gerar bom vácuo a baixo custo. Um sistema simples pode ser construído usando um ejetor, uma bomba d'agua e um reservatório, com a vantagem de não aquecer, como num aspirador. Há até uma discussão antiga no fórum com esse sistema.

Como disse o Jorge, depende da aplicação.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: F.Gilii em 13 de Maio de 2012, 09:43
Eu usaria um compressor de palhetas - muito mais eficiente, não tem problemas de refrigeração e produz vácuo de gente grande...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 13 de Maio de 2012, 10:43
Bom dia amigos eu abri este tópico porque fiquei curioso com a válvula que o cara fez e usando um compressor de ar direto que não tem muita vazão nem pressão.
Mestre Gilli eu já uso compressor de refrigerador nas mesas de revelação a vácuo que faço, funciona redondinho e é muito silenciosa, eu tive que colocar um Led no painel  para sinalizar que o motor esta ligado porque não emite praticamente nada de barulho o filtro que coloquei na saída para reter óleo ajuda também na diminuição do barulho, e já fiz ate com compressor de ar condicionado, foto do conjunto abaixo.
A idéia do Gilli de usar a entrada do compressor como sucção de vácuo não serve para compressores de ar direto pois no cabeçote tem duas paletas que sugam o ar por baixo seria impossível colocar uma mangueira por baixo do cabeçote eu abri o compressor e tirei uma foto para vocês ter uma idéia.
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 14 de Maio de 2012, 14:01
Jorge e Gil,

 Sei que vai da aplicação, mas 28inHg não é pouco não?  ;D Na minha opinião acho pouco, ainda mais pagando 98 dólares só na válvula. Creio que esse tipo, só seja usado em algumas aplicações muito restritas.

  Eu recomendo firmemente que para maioria esmagadora de aplicações de vácuo se use um compressor "fechado"  (á pistão, rotativo, diafragma, palhetas, etc...) Completando o que o Fabio disse, o compressor de palhetas também é bem mais compacto e silencioso, só deve-se tomar cuidado em filtrar a admissão, pois partículas de sujeira microscópicas podem travar o compressor (assim como o compressor rotativo).

    Um aspirador, pode ate quebrar o galho para pequenas aplicações, mas em uso continuo um compressor é a melhor pedida.

 Jr, Na traseira do compressor tem umas ranhuras com uma espuma dentro, o ar entra por ali, vê se não da para adaptar uma conexão por lá, não precisa ser precisamente debaixo do cabeçote.

 
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 14 de Maio de 2012, 14:15
Realmente depende..., se a pessoa já possui um compressor a ar direto (nome do tópico) ou uma instalação de ar comprimido (compressor, tubulação, válvulas, ...), o que seria mais barato e indicado? Fazer / comprar um pequeno ejetor ou comprar um compressor (que pudesse operar com vácuo) / bomba de vácuo?
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: F.Gilii em 14 de Maio de 2012, 15:11
Bem, se o tema é fazer vácuo à partir de um compressor de ar direto, creio então que as opções estarão limitadas ao que o equipamento fornece, então de nada adianta discutir o que é melhor em termos de geração de vácuo.

Compressores de ar direto não são feitos para esta função - nasceram para comprimir e não para aspirar ou baixar a pressão de um vaso portanto, acredito eu que todo e qualquer esforço na tentativa de algum sucesso poderá resultar em algo pífio, mas cada um faz do seu tempo o que bem lhe aprouver :)

Se valer de alguma coisa, abaixo alguns links de idéias para fazer bombas de vácuo:
- converte um compressor de encher pneus em bomba de vacuo - http://www.instructables.com/id/convert-a-tire-inflator-type-air-compressor-into-a/ (http://www.instructables.com/id/convert-a-tire-inflator-type-air-compressor-into-a/)

- O bom e já diversas vezes discutido compressor de geladeira: http://www.dream-models.com/eco/vacuumpump.html (http://www.dream-models.com/eco/vacuumpump.html)

- por fim se não quiser gastar muito nem muito tempo, tem este aqui prontinho para uso:   http://tinyurl.com/7zqrptz (http://tinyurl.com/7zqrptz)
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: F.Gilii em 14 de Maio de 2012, 15:12
Creio que 28mm Hg é pressão (baixa pressão) prá chuchu ! não é não?

Creio que dependa da área onde está sendo aplicada...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 14 de Maio de 2012, 16:46
Creio que 28mm Hg é pressão (baixa pressão) prá chuchu ! não é não?

Creio que dependa da área onde está sendo aplicada...

Realmente vai depender da aplicação.

 Mas não é mmHg que o Jorge falou, é 28inHg, que da 711,2 mmHg. A pressão arterial (pelo menos a minha :D) tem 140mmHg por 98mmHg.
711,2mmHg, é igual a 13,75psi

 Não sei, mas creio que estes compressores de ar direto que conseguem fazer 40psi de pressão, também consiga fazer 40psi de vácuo, simplesmente mudando a mangueira da exaustão para a admissão.

 Para termos uma medida imaginável numa escala de 0 a 100 onde:
0 = vácuo perfeito
100 = pressão atmosférica
28inHg seria 94
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 14 de Maio de 2012, 18:46
Boa noite amigos
Obrigado a todos pelas respostas
Apos abrir e ver o funcionamente deu para constatar que os compressores de ar direto são praticamente inviáveis de inverter exaustão para a admissão o meu e o mesmo modelo da foto, a admissão e feita através dos orifícios de uma tampa de plástico com a parede muito fina onde tem uma espuma que e filtro de entrada, esta tampa também fecha o conjunto biela virabrequim e o ar entra por baixo do diafragma passando por dentro deste conjunto, então para adaptar algo teria que fazer outra tampa de metal, sem contar que o a união deste conjunto com o motor também haveria vazamento, então isto esta descartado para este tipo de compressor.
Como citei antes o que me chamou a atenção foi o cara criar uma válvula para fazer vácuo e usar um compressor de ar direto que não tem pressão nem vazão, eu uso compressor de refrigeração para criar o vácuo nas minhas mesas para revelação pois uma bomba de vácuo tem um preço muito elevado pensei em reduzir custos, neste caso o motor de geladeira, usando uma válvula desta, desde que tenha um compressor no galpão onde a mesa for trabalhar.
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 14 de Maio de 2012, 20:26
Citação de: Cássio Alvarenga link=topic=11507.msg168402#msg168402
Não sei, mas creio que estes compressores de ar direto que conseguem fazer 40psi de pressão, também consiga fazer 40psi de vácuo, simplesmente mudando a mangueira da exaustão para a admissão.

O que?? 40 psi de vácuo??

Em unidades imperiais, o vácuo iria de 0 a -14.7 psig (-1 atmosfera, em unidades relativas)... não é??

Nota: podemos medir a pressão e vácuo com unidades relativas-g e absolutas-a.


Citação de: Cássio Alvarenga link=topic=11507.msg168402#msg168402
Para termos uma medida imaginável numa escala de 0 a 100 onde:
0 = vácuo perfeito
100 = pressão atmosférica
28inHg seria 94

Acho melhor falar de uma escala de 0 a 760 mm de mercúrio. Seja um tubo fechado numa ponta cheio com mercúrio e invertido numa bacia na atmosfera da Terra. O tubo normalmente ficaria com 760 mm de Hg acima do nível superior da bacia. Se fizermos vácuo acima da bacia, o nível de mercúrio no tubo vai caindo até chegar a 0 mm (vácuo absoluto).
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 14 de Maio de 2012, 20:40
Cássio,

Se a bomba gera 28 inHg de vácuo, então a coluna de mercúrio cai de 760 mm (30 inHg) para  50.8 mmHg (30 - 28 = 2 inHg) = 14.7 * 50.8 / 760 = 0.98 psia (pressão absoluta)

= ( -14.7 + 0.98 ) psig = - 13.7 psig (pressão manométrica ou relativa)

= -1 + 0.0668 = -0.933 kgf/cm2-g
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Rogério Ferreira em 14 de Maio de 2012, 20:54
Se a intenção é usar um compressor de ar direto só para vacuo, veja se dá para trocar as valvulas (laminas) da parte de cima para a debaixo da placa onde elas são fixadas.
(http://www.guiacnc.com.br/projetos-mecanica/vacuo-com-compressor-de-ar-direto/?action=dlattach;attach=65401;image)

Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: jocadatoca em 15 de Maio de 2012, 08:13
Olá pessoal, com a licença de todos

Perdoem o pitaco mas acredito poderá contribuir em como converter:

http://www.convertworld.com/pt/pressao/Bar.html (http://www.convertworld.com/pt/pressao/Bar.html)

a propósito muito interesante a discução, me pareceu que a quantidade de vacuo gerada
pelo pitot no filme, parece adequada a muitas aplicações não tão críticas.

Saudações
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 15 de Maio de 2012, 08:54
Se a intenção é usar um compressor de ar direto só para vacuo, veja se dá para trocar as valvulas (laminas) da parte de cima para a debaixo da placa onde elas são fixadas.
Bom dia Rogério
Também não daria certo olha a imagem, esta e a biela do compressor por cima dela apóia o diafragma e depois o conjunto com as paletas se invertesse as paletas ficariam travadas entre o apoio da biela e o suporte dela, o ar entra pelos furos da biela e todos os dois são admissão.
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Maio de 2012, 09:55

Transcrevi erroneamente os dados da bomba que citei como exemplo, o correto é:

Maximum vacuum generated is 22"HG-26"HG (10.8psi-12.8psi)

http://www.2linc.com/venturi_vacuum.htm (http://www.2linc.com/venturi_vacuum.htm)

Se a bomba gera 28 inHg de vácuo, então a coluna de mercúrio cai de 760 mm (30 inHg) para  50.8 mmHg

Boa Gil !

É bem frequente a confusão na interpretação desses dados ...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Maio de 2012, 10:05
O que?? 40 psi de vácuo??  Em unidades imperiais, o vácuo iria de 0 a -14.7 psig (-1 atmosfera, em unidades relativas)... não é??

He, he, he ... falando em confusão ... olha aí mais uma ...  ;D
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 15 de Maio de 2012, 10:50
Jorge e Gil, sei que vai da aplicação, mas 28inHg não é pouco não?

Pois é, sem falar da aplicação e de suas exigências não faz sentido classificar como pouco ou muito, né ?

Não dá pra fabricar válvulas termoiônicas, mas venturis como o que mencionei é largamente utilizado para a sujeição de peças em placas de torno, transporte de placas de vidro e metálicas etc ... eu não diria que isto é "pouco" ...

Citar
ainda mais pagando 98 dólares só na válvula. Creio que esse tipo, só seja usado em algumas aplicações muito restritas.

Preço tb é algo muito relativo, né ? Essas válvulas são MUITO utilizadas, tanto na indústria quanto nas oficinas de diletantes ... muita gente entende que a razão custo / benefício é favorável ... além disto, não é difícil confeccionar e há um montão de fornecedores com preços e especificações bastante variados ...

Citar
Eu recomendo firmemente que para maioria esmagadora de aplicações de vácuo se use um compressor "fechado"  (á pistão, rotativo, diafragma, palhetas, etc...)

Não sei pq ... a experiência de uma vida na indústria me sugere que tudo tem seu lugar ao sol ... eu evitaria generalizações excessivas e os preconceitos ... felizmente temos mais de uma opção e é possível escolher a solução mais adequada à tarefa e aos recursos de que dispomos ...

De novo: Sem especificar as exigências da tarefa estamos discutindo o sexo dos anjos ...

Citar
... o compressor de palhetas também é bem mais compacto e silencioso ...

He, he, he ... não os que conheci ....

Compactos ? Podem ser, a depender da vazão e não considerando o motor ...

Silenciosos ? Há exceções, mas muitos são dos mais ruidosos ...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: jocadatoca em 15 de Maio de 2012, 10:58
em tempo onde leu Pitot leia venturi  :(

saudações
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 15 de Maio de 2012, 12:37
O valor 28 in de vácuo é muito ou é pouco??

Cuidado ao interpretar as especificações.... 28 inHg de pressão absoluta não é a mesma coisa que um vácuo de 28 inHg, que é igual a 2 inHg de pressão absoluta!! Acho que a bomba de vácuo que o Fábio mostrou gera 2 inHg de pressão absoluta, que eu acho bastante para a aplicação de fixar peças.

Comparar bananas com bananas e laranjas com laranjas...  :D
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 15 de Maio de 2012, 13:32
Boa tarde amigos
Não entendo muito destas siglas, em uma das mesas de luz que montei com motor de geladeira, adaptei um vacuometro, o compressor enchia o deposito com 3 minutos  atingindo -600 MMHG e mantendo entre -400 a -500 operando a mesa, despressurizado a cada 4 minutos (que e o tempo de revelação do Dry-fim) e pressurizado novamente.
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 15 de Maio de 2012, 14:23
Boa tarde amigos
Não entendo muito destas siglas, em uma das mesas de luz que montei com motor de geladeira, adaptei um vacuometro, o compressor enchia o deposito com 3 minutos  atingindo -600 MMHG e mantendo entre -400 a -500 operando a mesa, despressurizado a cada 4 minutos (que e o tempo de revelação do Dry-fim) e pressurizado novamente.
Abs.
Jr.

O seu vacuômetro utiliza a escala relativa de vácuo, onde 0 mmHg significa pressão atmosférica (sem vácuo). No vácuo máximo (ideal), a pressão absoluta será 0 mmHg ou então a pressão relativa de -760 mmHg = -30 inHg = -14.7 psi = -1.033kgf/cm2.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 15 de Maio de 2012, 17:13

O que?? 40 psi de vácuo??


hehehehe...  ;D

Seria 40 psi negativo onde 0 = a pressão atmosférica. (HAMM??)

Foi meio infeliz a colocação, mas imagine que um recipiente onde a pressão interna é menor que a pressão atmosferica e essa por sua vez faça uma pressão de 40psi nas paredes de fora pra dentro. Seria os 40 psi "de vácuo"  :P (coloquei em psi, pois é a medida que a maioria esta acostumada na industria, particurlamente consigo imaginar melhor em Pascal)

   Agora Gil, eu creio que um compressor que consiga comprimir X psi em um recipiente, também consiga exatos X psi "de vácuo" pela simples característica da força de repulsão das moléculas de um elemento em estado gasoso. Onde um compressor consegue transportar ar da atmosfera para encher um recipiente, também conseguiria transportar ar do recipiente para a atmosfera, com o mesmos X psi de pressão negativa que fica dentro do recipiente. Entendeu? Concorda?


 Jorge,
    Me corrija se estiver errado, mas creio que essa valvula sera para aplicações bem compactas, não?
  E outra, existe uma valvula dessa que se fecha e "segura" o vácuo ou o ar tem que fluir pelo "intake" sempre?

 Não tenho o preconceito com uma tal ou outra solução, realmente cada uma tem o seu lugar, é o que disse na minha primeira resposta á este post, a escolha de uma ou outra solução é regida pela necessidade de Pressão e Vazão da aplicação.

 Da mesma forma que EU não usaria um aspirador para gerar vácuo para fixar uma peça, não usaria um compressor para soprar um forno de fundição.

 Agora, compressor de palheta é mais ruidoso que quais?   ???

Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 15 de Maio de 2012, 17:19
Se a intenção é usar um compressor de ar direto só para vacuo, veja se dá para trocar as valvulas (laminas) da parte de cima para a debaixo da placa onde elas são fixadas.
(http://www.guiacnc.com.br/projetos-mecanica/vacuo-com-compressor-de-ar-direto/?action=dlattach;attach=65401;image)

 Essa é uma boa ideia, esse diafragma é do tipo duckbill? se for creio que invertendo o diafragma inteiro de para bombear.

  PS:  Por curiosidade, vendo a foto, você pintou alguma coisa em marrom com o compressor perto?  ::)
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 15 de Maio de 2012, 18:59
Essa é uma boa ideia, esse diafragma é do tipo duckbill? se for creio que invertendo o diafragma inteiro de para bombear.
  PS:  Por curiosidade, vendo a foto, você pintou alguma coisa em marrom com o compressor perto?  ::)
Cássio como comentei antes as duas paletas de baixo são para admissão, se inverter o conjunto vão apoiar no diafragma e na base da biela, e ai perdem o movimento, a paleta da válvula de saída e por cima do cabeçote se você observar na imagem que postei da meu compressor aberto vai ver um furo maior redondo na tampa dele, que também esta marrom é a saída do ar, a paleta esta por cima dele.
A cor marrom e mistura de varias tintas que já pintei com ele perto
Obs. Foi bom abri-lo tadinho tava precisando de manutenção o filtro de entrada que e uma espuma já virou um tijolo, ate na cor rs
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 15 de Maio de 2012, 19:16
Tem como mandar uma foto sem o diafragma? De modo que de para ver o acionamento e principalmente onde a biela engata no diafragma.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 15 de Maio de 2012, 19:21
Outra coisa, vê se não da para fazer um furo e abrir uma rosca para um espigão na região da seta verde, ai é só tampar a entrada de fabrica.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 15 de Maio de 2012, 20:22
   Agora Gil, eu creio que um compressor que consiga comprimir X psi em um recipiente, também consiga exatos X psi "de vácuo" pela simples característica da força de repulsão das moléculas de um elemento em estado gasoso. Onde um compressor consegue transportar ar da atmosfera para encher um recipiente, também conseguiria transportar ar do recipiente para a atmosfera, com o mesmos X psi de pressão negativa que fica dentro do recipiente. Entendeu? Concorda?

Não sei se eu entendi... :-\

Se um compressor gera 40 psi na descarga, enchendo um pneu por exemplo, o ar dentro do pneu exerce essa pressão para fora. Se existisse um recipiente de aço fechado dentro do pneu, o mesmo estaria sujeito a essa pressão de 40 psi externamente (dentro do pneu). Se esse recipiente dentro do pneu tivesse um manômetro, a leitura seria de -40psi. Mas isso não é mesma coisa que um vácuo de 40 psi!! Trata-se de uma pressão relativa de 40 psi, de fora para dentro do recipiente.

Não confundir vácuo com pressão relativa alta, vácuo significa redução ou ausência de matéria, redução na quantidade de moléculas de gás ou ar. O vácuo absoluto (ideal) seria a ausência total de matéria. Mesmo um metal vaporiza algumas moléculas, portanto, teoricamente, mesmo num recipiente metálico totalmente fechado não atingiríamos o vácuo absoluto.
 
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 15 de Maio de 2012, 22:06
Ahhh ta explicado, já vi onde nos desentendemos.  ;D

 O tempo todo estou falando o conceito pratico de vacuo, ou seja, qualquer recipiente que esta com pressão menor que a pressão atmosférica.  É mais pratico assim...

 O que quis dizer é se um compressor que consegue encher um pneu com 40psi, poderia gerar vacuo de -40psi (em relação a atmosfera) em um recipiente. Capiche?
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 15 de Maio de 2012, 22:55
Ahhh ta explicado, já vi onde nos desentendemos.  ;D

 O tempo todo estou falando o conceito pratico de vacuo, ou seja, qualquer recipiente que esta com pressão menor que a pressão atmosférica.  É mais pratico assim...

 O que quis dizer é se um compressor que consegue encher um pneu com 40psi, poderia gerar vacuo de -40psi (em relação a atmosfera) em um recipiente. Capiche?

Entendi.... mas eu não chamaria -40 psi de "vácuo", mas de uma pressão relativa de fora para dentro. Não vamos deseducar os "meninos"... não é ??  :)

Exemplo, se você mergulhar lá no fundo do mar, a pressão externa de seu corpo aumenta, mas isso não é vácuo...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Maio de 2012, 08:05
Jorge,  Me corrija se estiver errado, mas creio que essa valvula sera para aplicações bem compactas, não?

Certamente é bem útil onde o espaço é restrito, mas tenho visto utilizada nas mais diversas aplicações ...

Citar
E outra, existe uma valvula dessa que se fecha e "segura" o vácuo ou o ar tem que fluir pelo "intake" sempre?

Nunca vi uma válvula dessas que incorporasse uma válvula de retenção, mas não vejo impedimento para a instalação de uma.

Citar
Agora, compressor de palheta é mais ruidoso que quais?   ???

Eu não gosto muito de falar de generalidades, mas de modo geral são mais ruidosos que as bombas a pistão, diafragma e mesmo venturi, que não são das mais silenciosas ...

Algumas das bombas mais ruidosas que conheci eram de palhetas, sem um sistema de filtros / silenciadores adequados o ruído era insuportável ... claro que sempre há exceções, mas esta é a minha experiência ...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Maio de 2012, 08:07
O tempo todo estou falando o conceito pratico de vacuo, ou seja, qualquer recipiente que esta com pressão menor que a pressão atmosférica.  É mais pratico assim...

 O que quis dizer é se um compressor que consegue encher um pneu com 40psi, poderia gerar vacuo de -40psi (em relação a atmosfera) em um recipiente. Capiche?

Vc tá falando de pressão diferencial, Cássio, não vácuo ...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Maio de 2012, 08:20
esse diafragma é do tipo duckbill?

Acho que vc pretendia referir-se às válvulas e não ao diafragma, certo ?

Se as válvulas são de palhetas como vemos na foto do Euclides não podem ser bico-de-pato, né ?  ;D

São coisas bem diferentes:

(http://ecx.images-amazon.com/images/I/21-YKAfKIhL._SL500_AA300_.jpg)
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 16 de Maio de 2012, 13:48

Jorge,
   Estes compressores de paletas que você já teve a oportunidade de ver trabalhando são de que tipo?

   Existe o que o rotor gira no próprio eixo com varias palhetas e tem do tipo de uma palheta com o eixo do rotor descentrado, chamado de rotativo também.

esse diafragma é do tipo duckbill?

Acho que vc pretendia referir-se às válvulas e não ao diafragma, certo ?

Se as válvulas são de palhetas como vemos na foto do Euclides não podem ser bico-de-pato, né ?  ;D

  Agora você me deixou confuso. Não são 2 bicos de patos com as saídas nas pontas? Repare que a tinta só sujou perto das pontas, então ali seria as saidas de um bico de pato, se fosse palhetas sujaria uniformemente pelo contorno da palheta, não acha?  Mas pode ser que a ponta se levante primeiro, por isso a sujeira ali... Realmente fiquei na duvida agora.

 
O tempo todo estou falando o conceito pratico de vacuo, ou seja, qualquer recipiente que esta com pressão menor que a pressão atmosférica.  É mais pratico assim...

 O que quis dizer é se um compressor que consegue encher um pneu com 40psi, poderia gerar vacuo de -40psi (em relação a atmosfera) em um recipiente. Capiche?

Vc tá falando de pressão diferencial, Cássio, não vácuo ...

  Isso mesmo. Não trabalhamos com vácuo, trabalhamos com pressão diferencial...

 Um bomba de vacuo, tem este nome, mas não cria um vacuo real, apenas diferença de pressão.

  É mais fácil conceituar qualquer pressão menor que a atmosférica um vácuo, pois assim fica mais fácil a conversa... Vácuo real é muito difícil de se criar na terra, pelo o que o Gil explicou e pelo fato da pressão atmosférica ser muito grande precisaria de um recipiente parrudo e mesmo assim o ar simplesmente infiltraria pela parede de aço comum.




Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Maio de 2012, 15:09
Jorge,  Estes compressores de paletas que você já teve a oportunidade de ver trabalhando são de que tipo?

   Existe o que o rotor gira no próprio eixo com varias palhetas e tem do tipo de uma palheta com o eixo do rotor descentrado, chamado de rotativo também.

Nunca vi um com menos de três palhetas ou mais que seis e não imagino como poderia funcionar com apenas uma. Em todos os rotores são excêntricos, como não poderia deixar de ser neste  caso. Nem todos os rotativos são de palhetas, mas todos os de palhetas são rotativos ...

Citar
Não são 2 bicos de patos com as saídas nas pontas?

Com certeza não.

Citar
Repare que a tinta só sujou perto das pontas, então ali seria as saidas de um bico de pato, se fosse palhetas sujaria uniformemente pelo contorno da palheta, não acha?

Não. Via de regra a palheta obtura um orifício circular ou oblongo bem menor que ela.

Citar
Realmente fiquei na duvida agora.

Não fique, todos os compressores desse tipo usam palhetas. A constituição de cada tipo de válvula é bastante diversa e, mais  como  uma curiosidade: os bicos-de-pato são tipicamente utilizados onde a pressão é inferior a 30 ~ 40 psi desenvolvida por esses pequenos compressores de diafragma. Não duvido que existam muitas exceções a esta regra, mas não conheço nenhum caso.

Citar
Isso mesmo. Não trabalhamos com vácuo, trabalhamos com pressão diferencial...

Trabalhamos com vácuo sim, Cássio ... vácuo e pressão diferencial são conceitos distintos ...

Citar
Um bomba de vacuo, tem este nome, mas não cria um vacuo real, apenas diferença de pressão.

Só se vc tiver em mente condições ideais e inatingíveis ...

Citar
É mais fácil conceituar qualquer pressão menor que a atmosférica um vácuo, pois assim fica mais fácil a conversa... Vácuo real é muito difícil de se criar na terra

Até onde sabemos o vácuo absoluto é uma condição inatingível em qualquer lugar, exceto talvez em volumes muito pequenos ...

Citar
... pelo o que o Gil explicou e pelo fato da pressão atmosférica ser muito grande precisaria de um recipiente parrudo e mesmo assim o ar simplesmente infiltraria pela parede de aço comum.

Hum ?! Ar atravessando aço ? De onde saiu isto ? Vc tá de gozação ... ;-)

Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 16 de Maio de 2012, 16:08
  Agora você me deixou confuso. Não são 2 bicos de patos com as saídas nas pontas? Repare que a tinta só sujou perto das pontas, então ali seria as saidas de um bico de pato, se fosse palhetas sujaria uniformemente pelo contorno da palheta, não acha?  Mas pode ser que a ponta se levante primeiro, por isso a sujeira ali... Realmente fiquei na duvida agora.

Cássio observe a imagem a primeira e a placa de admissão que suga o ar por baixo do diafragma, passando por dois furos redondos pelo diafragma e a biela, nela as duas paletas são fixadas na placa por dois arrebites e o orifício de entrada é redondo, a segunda imagem e da placa com uma paleta de compressão que fica por cima do compressor, sobre a paleta de compressão tem uma placa de metal que e arrebitada junto com a paleta, que e o limitador dela, para não abrir excessivamente e quebrar com a vibração.
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 16 de Maio de 2012, 21:12
Um bomba de vacuo, tem este nome, mas não cria um vacuo real, apenas diferença de pressão.

  É mais fácil conceituar qualquer pressão menor que a atmosférica um vácuo, pois assim fica mais fácil a conversa... Vácuo real é muito difícil de se criar na terra, pelo o que o Gil explicou e pelo fato da pressão atmosférica ser muito grande precisaria de um recipiente parrudo e mesmo assim o ar simplesmente infiltraria pela parede de aço comum.

Uma bomba de vácuo cria vácuo mesmo. Também existe alto vácuo, criado por bombas especiais (de difusão, ...), mas o vácuo ideal (0.0000000... mmHg) é impossível, mas quer dizer que não exista vácuo.

Num vaso de aço com vácuo ideal, a contrapressão não seria tão grande, apenas 1,033 kgf/cm2 (pressão atmosférica), nem seria um vaso parrudo, a questão é conseguir retirar todas as moléculas de gás (ou de vapor de ferro) do recipiente.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: F.Gilii em 16 de Maio de 2012, 22:10
Trabalhei com manutenção de microscópios metalográficos com câmaras de ultra alto vácuo e alta temperatura, para análise de fusão de metais.

Usávamos 3 bombas de vácuo:
- a primeira, de palhetas fazia vácuo inicial
- o segundo estágio usa-se uma bomba de vácuo por difusão (10-9 Bar)
- terceiro estágio bomba turbomolecular (10-12 bar)

A camara tinha certa de 80mm diametro e 50mm de altura, demorava certa de 30 minutos para chegar a esta pressão.

O microscópio era equipado com um microdurometro de alta precisão, um sistema de controle de temperatura e a camara podia suportar temperaturas de até 4.100 graus - o máximo que eu fui foi a 3.600 para efeito de testes e validação de certificados.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: minilathe em 16 de Maio de 2012, 22:29
Usávamos 3 bombas de vácuo:
- a primeira, de palhetas fazia vácuo inicial
- o segundo estágio usa-se uma bomba de vácuo por difusão (10-9 Bar)
- terceiro estágio bomba turbomolecular (10-12 bar)

10-12 bar = 7,61-10 mmHg, isto é vácuo...  :)
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 16 de Maio de 2012, 23:42
Euclides, eu entendi agora, não da para inverter as paletas de modo que ela abre para o outro lado?


 Fabio, creio que nessas pressões é necessário um recipiente de aço especial para o ar atmosférico não penetra-lo, já ouviu falar? Você lembra o nome deste aço? 

  Já vi algo parecido, porem era para criar novos materiais em escala nanométrica, onde evapora-se o metal com um feixe de plasma e deposita em camadas de um único átomo de espessura.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 17 de Maio de 2012, 08:32
Euclides, eu entendi agora, não da para inverter as paletas de modo que ela abre para o outro lado?

Bom dia Cássio
De uma olhada no diagrama do compressor você entendera melhor o funcionamento dele, o suporte das paletas trabalha por cima do diafragma que trabalha por cima da biela, virando o suporte com as paletas elas ficariam presa no diafragma e perderia o movimento, pois o diafragma e a biela só tem dois furos mais ou menos 14mm onde passa o ar.
Abs.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: F.Gilii em 17 de Maio de 2012, 09:29
... isto é vácuo...  :)
:D :D :D
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: C N C N o w ! em 17 de Maio de 2012, 10:11
... admissão e feita através dos orifícios de uma tampa de plástico ... então para adaptar algo teria que fazer outra tampa de metal, sem contar que o a união deste conjunto com o motor também haveria vazamento, então isto esta descartado para este tipo de compressor.

Euclides, estava revendo o tópico em função do desenho que vc publicou há pouco e me dei conta de que não havia lido a msg acima.

Modifiquei há muitos anos um compressor muito semelhante ao seu, mas menor, com alguma facilidade adicional pq a tampa porta-filtro já era metálica, com gaxeta de vedação. Este compressor foi usado como bomba de vácuo em uma pequena mesa de exposição que eu utilizava na confecção de placas de circuito impresso e funcionou bastante bem. Eu não descartaria esta possibilidade ...

Quer me parecer que não seria algo muito dificultoso adaptar uma outra tampa ou mesmo utilizar a mesma, melhorando a vedação com algum veda-juntas, por exemplo ...

Se puder fazer uma foto que detalhe a tampa e o encaixe dela, talvez possamos sugerir alguma coisa ...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 17 de Maio de 2012, 11:36
Se puder fazer uma foto que detalhe a tampa e o encaixe dela, talvez possamos sugerir alguma coisa ...
C N C N o w !
Apesar do nome do tópico (Vácuo com compressor de ar direto) o meu interesse mesmo seria na válvula que vi no vídeo e produz vácuo através de ar com baixa pressão, como citei antes nas minhas mesas de revelação eu uso motor de refrigerador e esta funcionando perfeito, porém como tenho outro compressor com deposito de 24lts pensei em utilizá-lo com esta válvula, e reduzir custos do equipamento para mim e para os meus clientes que tiverem compressor disponível em sua empresa, o motivo que eu postei as fotos anteriores e imagens do diagrama do compressor foi porque o assunto migrou para adaptar o compressor para produzir vácuo e não achei viável para mim, mas poderá servir para outras pessoas que tem somente este tipo de compressor ai fui postando e mostrando o funcionamento do mesmo.
Sobre a tampa e de plástico e muito fina acho que substituí-la por uma tampa com uma chapa de ferro 1,5mm não seria difícil, pois a superfície onde ela apóia e plana acho que e só recortar na medida externa da original e fazer 4 furos nas laterais e um furo para adaptar o conector de entrada do vácuo resolveria o problema da tampa, porem eu acho que não produziria vácuo suficiente para operação das minhas maquinas, pois pelo oque entendi do funcionamento dele, (me corrijam se eu estiver errado) estas paletas de admissão só abrem quando a biela abaixa em alta velocidade, ai o ar entra, pois não tem nenhum tipo de mecanismo para acioná-la, neste caso o ar tem que estar livre de pressão para entrar para dentro da câmera do diafragma, acho que caso a entrada de ar esteja sobre pressão as válvulas de admissão não abririam para entrada do ar. Sem contar que o bichinho e muito, mas muito barulhento mesmo.
Obrigado
Jr.

Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 17 de Maio de 2012, 12:20
(me corrijam se eu estiver errado) estas paletas de admissão só abrem quando a biela abaixa em alta velocidade, ai o ar entra, pois não tem nenhum tipo de mecanismo para acioná-la

 Creio que quando a biela abaixa cria baixa pressão na camara de cima então o ar força a abertura das palhetas, não precisa ser rapido... rode o motor na mão e confira.

  Acho que você não chegou á ver, mas sugeri fazer um furo na coluna do compressor (seta verde):

(http://www.guiacnc.com.br/projetos-mecanica/vacuo-com-compressor-de-ar-direto/?action=dlattach;attach=65478;image)

  Quase certeza que da pra soldar um espigão ali e resolver o problema, assim você pode usar o compressor para vácuo ou para compressão, só trocando a mangueira de lugar.  ;D



Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 17 de Maio de 2012, 12:39
Creio que quando a biela abaixa cria baixa pressão na camara de cima então o ar força a abertura das palhetas, não precisa ser rapido... rode o motor na mão e confira.

  Acho que você não chegou á ver, mas sugeri fazer um furo na coluna do compressor (seta verde):

Cássio se rodar em baixa rotação ele não produz ar
Eu já tinha visto sua sugestão, só neste caso você teria que fazer um furo na carcaça do compressor e isto seria alterar o projeto dele, se você fizer outra tampa de entrada, seria só retirar a original e substituí-la pela adaptação, caso queira voltá-lo ao normal e só voltar com a tampa original para o local.
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Cássio Alvarenga em 17 de Maio de 2012, 13:46
Só soldar uma luva;

(http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_174111047_4609.jpg)


 Se quiser voltar com o funcionamento original, só enroscar um bujão pra tampar.



     Assim da muito menos mão de obra e sai mais barato do que criar uma tampa nova.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Euclides Júnior em 17 de Maio de 2012, 13:54
Só soldar uma luva;
Se quiser voltar com o funcionamento original, só enroscar um bujão pra tampar.
     Assim da muito menos mão de obra e sai mais barato do que criar uma tampa nova.
Mais barato não sei pos a carcaça e de ferro fundido e nuança foi feliz em saldar ferro fundido, e para terceirizar cobram caro pela solda se fosse seguir a sua idéia o ideal seria abrir uma furo na carcaça e uma rosca diretamente nela sem a luva, agora a substituição da tampa seria melhor porque caso o compressor esteja na garantia e se der algum problema e só voltar a original para o local
Jr.
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: deru em 22 de Maio de 2012, 04:57
Nesse projeto foi usado um mini compressor com o diafragma alterado, dê uma olhada se não dá para adaptar no seu compressor.

http://www.avdweb.nl/composites/vacuum-pump-diy.html (http://www.avdweb.nl/composites/vacuum-pump-diy.html)
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: cyrilloluthiery em 24 de Maio de 2012, 18:18
Este assunto muito me interessa ...
Título: Re:Vacuo com compressor de ar direto
Enviado por: Vitor Scatena em 01 de Janeiro de 2015, 20:07
Boa noite amigos,
Arrumei essa bomba de vácuo para fazer uma mesa para fixaçao de peças de al.
Oque acham dos dados da bomba?

Abraço