Olá a todo! Só li o tópico agora, desculpe a demora pela resposta.
Obrigado f2s pela dica!
Obrigado Fgilli pela dica do couro. Não tinha pensado nisso antes...Vou tentar fazer uma de couro e vamos ver no que dá! Com relação à lubrificação do couro, a máquina trabalha com óleo interno o que já ajuda na impermeabilização do couro.
Villas, Fgilli, o equipamento pesa quase 80kg, mas esse peso não é suportado pela sanfona. Existe todo um conjunto de eixos e cames, molas, dentro da máquina que suporta o peso da maquina. Então a borracha serve mais para deixar movimentar todo o conjunto como se fosse um guarda pó mesmo, e ao mesmo tempo segurar o impacto da sapata amortecendo-o ao tentar rotacionar quando, por exemplo, a sapata bate em uma pedra ou uma valeta.
Fgilli, sim a unica coisa que impede de rotacinar a parte de baixo da maquina é a sanfona verde. Os eixos da maquina são redondos permitindo que a sapara gire tanto é que quando voçê vai monta-la na máquina voçê alinha a sapata no olho mesmo e aperta as braçadeiras da sanfona.
Villas, estava olhando ontem a sanfona e vi a marca de linha de partição onde o molde fecha e existem 4 pontos de injeção nesta linha. Você que entende existe um poliuretano que é misturado com um tipo de canalizador e depois você joga em uma forma? Foi um engenheiro amigo meu que disse isso, é verdade?