Breck,
Presumo que você está procurando uma resina natural. Vá a uma ferragem ou loja de tintas e peça por "breu". É resina de pinheiro, amarelada e transparente, também conhecida como colofônia. Cuidado pois em alguns lugares chamam pixe (preto, de petróleo) de breu mas, é claro, não é a mesma coisa.
Ela funde a uns cento e poucos graus centígrados e pode ser moldada. Está longe de ter a resistência da resina epóxi, mas pode fazer peças bem bonitas. Quando funde tem um cheiro gostoso de pinheiro.
Goma laca também é uma resina natural. É vendida em flocos que parecem asa de barata (muita gente a conhece por esse nome). Também derrete com o calor, mas nunca fiz nada com ela. Colofônia é mais barata e mais bonita.
Outra opção é a caseína. Não é resina, mas era utilizada antigamente como cola e pode atender as suas necessidades. Pegue 50ml de leite com 0% de gordura, aqueça uns 40-45 graus, acrescente vinagre até coalhar (uns 4ml devem bastar). Separe a parte sólida com uma peneira ou pano. Esta parte sólida se solubiliza em água se o meio for alcalino, formando uma goma transparente. A melhor opção é usar amônia, pois esta evapora sem deixar resíduos na sua caseína, que se solifica por secagem.
Se você quer deixar sua caseína insoluvel, trate-a com formol (tóxico) depois de seca, ou misture um pouco antes dela secar. É assim que se fazia o plástico "Galalite" antigamente.
Gelatina também pode ser tratada com formol para ficar insolúvel depois de seca.
Gelatina e caseína são atacadas por microorganismos depois de um tempo.
Existem também meios de fazer celulose ficar solúvel em água, usando sulfato de cobre e amônia, mas acho que é química demais para suas necessidades. De qualquer forma:
http://www.woodrow.org/teachers/chemistry/institutes/1986/exp31.html