Estou abrindo este novo fórum sobre Robótica e o primeiro tópico será sobre a CAMPUS PARTY BRASIL 2008.
A Campus Party é o maior encontro de comunidades da Internet do mundo.
É um espaço pensado para incentivar o compartilhamento, a aprendizagem e a transferência de conhecimentos. Nele, durante os 7 dias, milhares de participantes acamparam em suas barracas, com seus computadores à tira-colo, trocando momentos, idéias e experiências.
Foi com este mesmo espírito que caracterizou a Campus Party da Espanha, que de 11 a 18 de fevereiro de 2008 a Bienal do Ibirapuera foi transformada numa grande cidade tecnológica.
A infra-estrutura preparada para o evento no Brasil previu a participação direta, na Arena Principal, de 3 mil inscritos. Este grupo conectou a Internet através de uma rede com a fantástica velocidade de 5 Gb. Isso corresponde à 5 mil vezes a velocidade de uma conexão domiciliar de banda larga no Brasil.
Integrados a esta rede de computadores estavão brasileiros de todas as regiões do País e de outros países.
Para nós a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas! E você faz parte dela!
para aqueles que não foram, não precisa ficar triste, ano que vem tem mais Campus Party Brasil.
segue a nota:
Campus Party volta ao Brasil em 2009
Eva Mothci
Direto de São Paulo
Um sucesso. Assim pode ser definida a Campus Party Brasil, ainda que nem tudo tenha sido perfeito e vários aspectos possam ser melhorados, entre eles a logística, o credenciamento e o Campus Verde - que, reconheceu Marcelo Branco, foi "mais simbólico". Mesmo assim, a edição brasileira em 2009 já está confirmada. Uma reunião em São Paulo, no dia 15 de abril, vai definir o local e a data.
Os seis dias foram plenos de atividades, participação, troca de conhecimentos e produção de conteúdo, e os coordenadores destacaram o fato de o tráfego de Internet apontar 30% de download e 70% de uploads durante o evento. A exposição, aberta ao público, recebeu a visita diária de oito mil pessoas em média.
A organização computou 3,3 mil campuseiros inscritos, vindos de 18 países, 5,5 mil pessoas credenciadas, 2,8 mil computadores na arena e 1,8 mil pessoas acampando. Dos campuseiros, 74% são homens. A média de idade é de 23 anos - o campuseiro mais velho tem 68 anos e este público consumiu avidamente mais de 350 palestras.
A área com maior número de participantes inscritos foi a de Software Livre, com 23%, seguida por Games (16%), Desenvolvimento (15,5%), Música (11%), Criatividade (9%), Robótica (7), Blogs (6,5%), Modding (5%), Simulação (4%) e Astronomia (3%).
Para Sérgio Amadeu, "a lógica de não separar entretenimento, conhecimento e atividade foi um acerto". Ele destacou a supreendente participação na área de Astronomia e o que chamou de "efeito Vale do Silício", com integração entre pessoas de diversas áreas e encontros que não estavam previstos. "O mais importante não ocorreu nos palcos, mas nos corredores e nas bancadas. Fomos sum fractal da Internet".
fonte:Terra
e finalizando, gostaria de parabenizar o Daniel, Fernando (Porto Alegre) e o japinha André, pelos dois primeiros lugares, onde conquistaram os prêmios de Planeta Sustentável.
segue algumas fotos do Campus Party Brasil - 2008