Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146114 vezes)

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Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #120 Online: 08 de Novembro de 2009, 19:18 »

Olá Enoch,

Eu não sei ao certo se eu havia baixado e instalado a versão anterior do Phlatscript, fui verificar rapidamente na pasta de plugins sem abrir o software e não encontrei, penso ser interessante desinstalar a vesão anterior.

De qualquer forma, como você instalou? Apenas copiou para a pasta de plugins?

Olá Serrão;

Os arquivos de instalação do Phlatscript são 2 e mais uma pasta (igual a versão anterior) e não são colocados na pasta plugins, para a instalar a nova versão basta substituir os arquivos.

A pasta "Phlatboyz" e o arquivo "phlatboyztools.rb" vc deve-se colocar na pasta "Tools" no diretório do Sketchup; o arquivo "PhlatBoyz.strings" deve ser colocado em "Resources -->en-US"

Abraços...

Offline F2S

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #121 Online: 08 de Novembro de 2009, 23:19 »

Grato mais uma vez Enoch.

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Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #122 Online: 29 de Janeiro de 2010, 13:10 »
Como criar superfícies complexas com Sketchup!

Construindo um barco usando o Plugin "Soap Skin & Bubble".

1- desenhe os contornos da metade do barco (curvas de Belzier) com o plugin BelzierSpliner (ou algum outro similar).

http://www.tensile-structures.de/Bilder/Boat/Boat002.png
Tutorial SKetchUp


2- Gere a Skin (com o gerador de peles do Skin Bobble) com a taxa de malha desejada.

http://www.tensile-structures.de/Bilder/Boat/Boat003.png
Tutorial SKetchUp


2- Manipule a taxa de esforço (nesse caso "0.1") e a pressão (esse caso utiliza "50") para conseguir a superfície desejada. Pequenos detalhes das malhas podem ser corrigidos ou manipulado manualmente.

http://www.tensile-structures.de/Bilder/Boat/Boat004.png
Tutorial SKetchUp


3- Suavize os traços da malha com a ferramenta Soften do Sket. Arraste uma cópia, inverta no eixo e una para formar o casco

http://www.tensile-structures.de/Bilder/Boat/Boat005.png
Tutorial SKetchUp


4- finalize como desejar.

http://www.tensile-structures.de/Bilder/Boat/Boat006.png
Tutorial SKetchUp

http://www.tensile-structures.de/Bilder/Boat/Boat007.png
Tutorial SKetchUp


O plugin "Soap Skin & Bubble" é gratuito, mas tem prazo de validade, para de funcionar após expirar, nesse caso é necessário utilizar uma nova versão ativa.

A versão anexa do Skin Bubble esta ativa até 10 de Abril 2010.

Abraços.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 13:21 por marc0martim ECM »

Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp -
« Resposta #123 Online: 30 de Janeiro de 2010, 16:39 »
Caro Marco, estou curioso p/ usar o sketchup p/ gerar o gcode, mas estou aqui com algumas dúvidas.
1- O primeiro passo é eu definir a minha safe area certo com a ferramenta safe area tool???
2- depois eu faço o meu projeto (desenho, extrusão e etc..)
3- depois eu defino se sera inside cut ou outside cut ou dependendo do modelo as duas técnicas?
4- geração do código.
Mas ficaram a seguinte dúvidas:
o icone parametros -

item 1 dessa tela - velocidade do spindle
feed rate (essa definição servirá p/ os 3 eixos???
plung rate (perfuração) mas o parametro feed rate não influencia essa parametro, pois esse é só p/ perguração certo?
materia thickness - comi bola??? seria quanto retiraria por passada???
bit diameter ( diametro da ferramenta)?
tab width ??? seria algo relacionado ao tamanho da minha área de trabalho???
tab dep factor ???
safe x0 (valores recomendados) está relacionado a área de trabalho??
safe y0 (valores recomendados) está relacionado a área de trabalho??
safe lengh?
safe width?
desde já agradeço a ajuda não só ao Marco, ams a quem puder me ajudar com essa dúvidas
Sanches




Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #124 Online: 30 de Janeiro de 2010, 17:45 »
Olá os_sanches;

1- Vc pode definir a " Safe área" ("Safe Length" e "Safe Width") para determinar o tamanho do material (ou área útil da máquina) ou outros parâmetros a qualquer momento antes de aplicar o "Cut" no desenho .
2- Como esse plugin é para 2,5D vc deve fazer um desenho plano no eixo X,Y do Sket, em qualquer lugar e depois arrastar pra area "Safe"; o desenho não pode ter faces internas vazadas (furadas).
3- "Inside Cut" ou "Outside Cut" vc pode aplicar a qualquer linha de poligono fechado do desenho que desejar cortar (existe as ferramentas especificas para linhas abertas).
4 Após aplicar as "Cut" para gerar o código G basta clicar em "Generate ..GCode" e escolher o diretório onde quiser salvar.

A Feed rate - é somente para eixos X e Y
Plung rate - apenas para Z , a velocidade de Z sempre vai ser independente de X,Y (muito útil para furações).
Material thickness - é a espessura do material (ou profundidade do corte*); nos casos do corte não ser vazado subtraia o material restante da espessura.
Bit diameter - é o diâmetro da ferramenta (o plugin traça a linha do toolpath paralela à linha do desenho em função desse parâmetro).

Tab Width  - Altura de Z
Tab Depth Factor - Existe uma acréscimo além da espessura máxima do material para e ferramenta cortar  (pré estabelecida*), que pode ser ajustada aqui.
Safe X0 e Safe Y0 - posição inicial (origem) de X e Y antes de começar o corte.
Safe lengh e Safe Width - posições máximas de X e Y (área de trabalho).

Qualquer polígono fechado ou curvas com mais de 4 lados o plugin interpreta como um circulo (muito bom para otimizar o código e matar facetados) para considerar como polígono, selecione a linha no Sket e exploda antes de aplicar o "Cut".

Qualquer dúvida dá um toque.

Abraços.

Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #125 Online: 30 de Janeiro de 2010, 18:05 »
Opa.Muito obrigado.
Sendo assim  então eu poderia fazer um arranjo e usar ele p/ gerar gcode p/ meu torno???


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #126 Online: 30 de Janeiro de 2010, 20:24 »
Ormuz

Sim e não, o código gerado é para maquinas de recorte ou fresadoras, mas com um "jeitinho" em muitos casos dá para conseguir usar num torno 2 eixos com limitações (roscas por exemplo).
Se fizer alterações no código (Ruby) talvez poderia tornar totalmente compatível com torno (pena que eu não sei Ruby).

Para torno seria melhor usar um programa mais especifico.

Abraços.

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #127 Online: 31 de Janeiro de 2010, 00:17 »

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2010, 00:41 por marc0martim ECM »

asf510

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #128 Online: 17 de Março de 2010, 22:19 »
Caro Marco, estou tendo uma dificuldade com Phlatboyz. Quando vou fazer um novo desenho no Sketc e fiz a escolha de unidades em milímetros.... Após isto desenho o que preciso, determino o safe área e logo após gero o GCode. Mas ao invés de gerar em milímetros, ele está gerando em polegadas. Teria como gerar em milímetros também ?
Obrigado.
Att. André.

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #129 Online: 17 de Março de 2010, 22:36 »
Olá André;

Voce pode trabalhar no seu desenho em mm normalmente, mas o Gcode sempre vai ser gerado com as coordenadas em polegadas porque a maioria dos desenvolvedores do plugin são gringos que preferem assim, como o código é open source quem tiver conhecimento pode alterar par obter as coordenadas em mm; mas isso não interfere em nada na usinagem, o pragrama de controle vai interpretar as medidas corretamente.

Abraços...

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #130 Online: 19 de Março de 2010, 10:58 »
Nova versão do Phlatscript com multi-níveis (incremento na profundidade).

Para baixar:
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,3410.msg81283.html#msg81283

Um detalhe sobre o uso do desse plugin para gerar Gcode através de um desenho no Sketchup.

Na definição dos parâmetros ao incluir a espessura do material, o script gera o Gcode com um recuo (pré definido e que pode ser mudado com edição no código do Script) de 0,050" (1.27 mm)  sobre a referencia 0,0 no eixo Z; com isso, ao iniciar a usinagem, para zerar a ferramenta, basta baixar o eixo Z (Jog) até tocar a face do material e zerar a posição e Z no programa controlador; a partir daí basta rodar o GCode. Todos os movimentos de translação para mudancas de posição sem cortar estarão recuados na medida indicada.

Outro detalhe e a porcentagem de sobrecorte que avança sobre a mesa de sacrifício,  pré-definido nos parâmetros (140%), além da espessura do material, vc pode alterar a taxa de avanço extra de eixo Z (100% é só até o limite do material) para que a ferramenta ultrapasse os limites inferiores do material; isso facilita evitar rebarbas indesejadas.

Abraços...
« Última modificação: 19 de Março de 2010, 13:50 por marc0martim ECM »

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #131 Online: 09 de Abril de 2010, 10:19 »
Como deixar o Skechup  7 ou 7.1 em português:

Descompacte o arquivo e coloque a pasta "pt-BR" em  "resources" no diretório do SketchUp 7

Abraços...




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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #132 Online: 10 de Abril de 2010, 19:40 »
Plugin interessante:


Offline Robinho

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #133 Online: 18 de Abril de 2010, 04:26 »
Grande Marco!.. Parabens!!! pelo que vejo tem como desenhar no sketchup, e transformar o desenho feito no mesmo em codigo G, para depois poder trabalhar em uma máquina cnc!. Agora tenho uma duvida... Li  várias dicas suas sobre o codigo G produzido pelo
sketchup, e gostaria de saber se funciona no "turbo cnc"? E se é possivel gerar codigos em 3d e 2d?  Esses plugin's que você se referiu nesse topico são apenas para a verssão 7 do sketchup?.   Obrigado! vejo que irei aprender muito com você!...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #134 Online: 18 de Abril de 2010, 09:58 »
Robinho;

O Plugin que uso no Sketchup (Phlatscript) ainda é para 2D (esta sendo desenvolvido para 3D), mas vc pode implementar vários passes em diferente profundidades.
O Codigo G gerado é em formato ISO, pode ser usado sem problemas no Mach2/3, não sei dizer sobre o "turbo cnc", mas creio que não deve haver problemas.
Esse plugin funciona no Sketchup 7 e 7.1, (a versão 6 do SU já esta desatualizada, caso a tenha sugiro que instale uma mais recente).

Abraços...

 

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