Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146113 vezes)

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sslopes

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #135 Online: 22 de Abril de 2010, 15:55 »
Obrigado Marco.
Estou sensibilizado com a sua disponibilidade.

Agora é só agarrar-me aos manuais.

Abraços.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #136 Online: 28 de Abril de 2010, 10:48 »
Peça pedrologin passo a passo.
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,2066.msg112573.html#msg112573

1- Selecionar ferramenta para "Circulo", digitar no teclado 48 Enter (ou outro valor conforme a resolução desejada); criar um circulo na origem dos eixos, digitar 110 Enter; selecionar a ferramenta de Extusão e puxar a face do disco para baixo, digitar 25 Enter.
2- Selecionar ferramenta para "Linha" e marcar a partir da intersecção do eixo vermelho com o circulo, criar uma reta no eixo vermelho, digitar 28 Enter; depois a partir da ponta da primeira reta, criar outra no sentido do eixo verde, digitar 50 Enter; selecionar face do disco e apagar.
3- Selecionar a ferramenta de Circulo e criar um circulo no vértice das retas, digitar 25 Enter.
4- Selecionar e apagar as retas dentro do circulo menor, apagar a pequena reta entre o circulo menor e o circulo maior.
5- Selecionar ferramenta e Extrusão e puxar para baixo a face do circulo menor, digitar 10 Enter.
6- Selecionar o cilindro (ele tem que ficar azul); selecionar a ferramenta de Rotacionar e posicionar na intersecção entre a reta e o cilindro, clicar o mouse 2 vezes e sem soltar, puxar o transferidor para o eixo vermelho; clicar e girar um pouco o cilindro selecionado no sentido horário, digitar  6 Enter.
7- Apagar a reta perpendicular ao cilindro, selecionar a ferramenta de extrusão e puxar para cima a face do circulo menor, digitar 30 Enter.
8- Selecionar a ferramenta para Linha, e retraçar uma reta sobre um dos lados do circulo maior (para recriar a face).
9- Selecionar a face do disco maior, clicar como botão direito do mouse sobre ela e interseccionar com o modelo.
10- Selecionar a aresta do cilindro menor, e apagar; selecionar a face do disco menor e apagar.
11- Reposicionar o desenho, selecionar a cavidade do cilindro menor (certificar-se que apenas a cavidade esteja totalmente selecionada).
12- Selecionar a ferramenta de rotacionar, clicar na tecla Ctrl (do teclado) para mudar a função da ferramenta (rotacionar e copiar), posicionar no eixo do circulo maior (sobre origem dos eixos) ; mover  um pouco a cavidade  no sentido anti-horário, digitar  45 Enter  *7 Enter (no teclado)

A peça esta pronta (tempo médio de execução +- 3 minutos)


Abraços.

[attach=1]
[attach=2]
[attach=3]
[attach=4]
[attach=5]
[attach=6]
[attach=7]
[attach=8]
[attach=9]
[attach=10]
[attach=11]
[attach=12]
[attach=13]
[attach=14]
[attach=15]
[attach=16]
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 13:04 por marc0martim ECM »

Offline RAranda

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #137 Online: 28 de Abril de 2010, 10:55 »
Espetacular nobre Enock.

Vou atualizar o meu SU e fazer esse "exercício".

Agora fiquei interessado, pois parece muiiito fácil quando feito por você.

Em especial agora que fiquei sabendo que pode-se criar o código G á partir do SU.

A visualização da peça é bem mais agradável do que no Art.

Á partir de agora, quem sabe irei lhe importunar um pouco mais.

Abraços.

Rubens

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #138 Online: 28 de Abril de 2010, 11:21 »
Rubens;

Disponha.
O SU é muito facil de usar para peças básicas como essa, mas sugiro que brinque bastante com as ferramentas para descobrir as suas funções. Muitas ferramentas em várias funções que depende de como vc a move na tela, a tecla Crtl também pode ativar funções novas em algumas ferramentas.

Além disso nos menus tb tem muitas funções interessante, com o uso de plugins ele se torna muito poderoso e se pode fazer muitas etapas de desenhos complexos numa tacada só.

Outro atrativo, é o 3DWarehouse, um repositório do Google com milhões de desenhos prontos que vc pode abrir diretamente dentro do SU. Lá vc pode criar uma pagina e salvar os seus desenhos

Se quiser dar uma sapiada nos meus desenhos  (quase todo dia estou colocando novos):
http://sketchup.google.com/3dwarehouse/search?viewer=01669676015766887471&scoring=m

Abraços.
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 13:01 por marc0martim ECM »

Offline RAranda

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #139 Online: 28 de Abril de 2010, 12:11 »
Nobre Enock.

Já conhecia boa parte desses desenhos, e me admirei com todos.

Vou gastar um pouco do muito tempo que tenho para aprender um pouquinho.

Se não for muito evidente, gostaria de alguns detalhes de como gerar o código G.

Abraços.

Rubens   

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #140 Online: 28 de Abril de 2010, 12:20 »
Rubens;
Nesse tópico tem o plugin necessário, alguns posts de como fazer e alguns vídeos.
Qualquer dúvida dá um alô.

Segue mais um:


Abraços.

Offline pedrologin

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #141 Online: 28 de Abril de 2010, 18:44 »
Marco,
so consegui ver hoje o teu trabalho e obrigadissimo pelo totorial  :D,es formidavel com o skechup.Confeço que não conhecia o skechup para trabalhos com cnc. Vou tentar seguir todos os passos que mensionas para ver se consigo fazer um desenho igual ao teu. Hoje tentei fazer algo para gerar o codigo-g mas parece que me está a faltar qualquer coisa... :(
Se não for pedir demais, poderias me apresentar un totorial de como transformar um desenho 2D em G-code? Ja coloquei o plugin no SU, provavelmente falta-me fazer mais algum passo.
Obrigado...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #142 Online: 28 de Abril de 2010, 22:33 »
Pedro;

A peça que vc deseja gerar o Gcode esta com o centro na origem dos eixos e boa parte fora da área dos eixos, precisa posiciona-la; ela tb esta encapsulada e protegida contra modificações (por isso a sua tentativa resultou um código sem conteúdo útil) , precisa explodir (desassociar).

Outra coisa, ela esta em 3D (o Plugin é para 21/2 D) mas a priore não representa um problema nesse caso.

Como fazer:
1- Depois de posicionar e explodir o modelo, click em Phlatscipt ParametersTool e preencha os dados conforme as características da ferramenta, material e da máquina (Obs: Se o seu SU estiver usando uma tela em milímetros pode usar medidas em milímetros. Ex: Bit Diameter   3.2mm).

2- Click em Phlaboyz SafeTool e leve ate a origem dos eixos e click para fixar lá. Vai ser criado a sua área de segurança , o seu modelo deve estar contido nela. (o ideal é que fosse um desenho plano)

[attach=1]

3- Click na ferramenta Phlaboyz OutsideCutTool e click na face da peça, vai aparecer o percurso da ferramenta em laranja (é por isso que a peça não pode estar encapsulada) , pronto é só clicar em Phlaboyz GCode para salvar o Código G.

[attach=2]

GCode gerado:
Código: [Selecionar]
%
(PhlatboyzGcodeTrail er)
(Bit diameter: 3.2mm)
(Feed rate: 1000)
(Material Thickness: 150.0mm)
(Material length: 550.0mm X width: 1000.0mm)
(www.PhlatBoyz.com)
G90 G20 G49
M3 S8000
G0 Z   0.050
 X  4.492431 Y  2.100470
G1 Z  -5.906 F 800
 X  4.453130 Y  2.658038 F1000
 X  4.475188 Y  3.219990
 X  4.549221 Y  3.675853
 X  4.649828 Y  4.022434
 X  4.751881 Y  4.261456
 X  4.832323 Y  4.400983
 X  5.623213 Y  5.321761
 X  5.668987 Y  5.416221
 X  5.662026 Y  5.512243
 X  5.600321 Y  5.603223
 X  4.830297 Y  6.520902
 X  4.751414 Y  6.597468
 X  4.658060 Y  6.620997
 X  4.557086 Y  6.592321
 X  3.512960 Y  5.973338
 X  3.361585 Y  5.918347
 X  3.108472 Y  5.859350
 X  2.749687 Y  5.820454
 X  2.287893 Y  5.826707
 X  1.730649 Y  5.902565
 X  1.188375 Y  6.038089
 X  0.855539 Y  6.952551
 X  1.183831 Y  7.404935
 X  1.561944 Y  7.821236
 X  1.911679 Y  8.122861
 X  2.211526 Y  8.323688
 X  2.443345 Y  8.441191
 X  2.594653 Y  8.496368
 X  3.792374 Y  8.693350
 X  3.888157 Y  8.736289
 X  3.944546 Y  8.814319
 X  3.955758 Y  8.923677
 Y 10.121622
 X  3.944546 Y 10.230980
 X  3.888157 Y 10.309011
 X  3.792374 Y 10.351949
 X  2.594653 Y 10.548932
 X  2.443345 Y 10.604108
 X  2.211526 Y 10.721612
 X  1.911679 Y 10.922439
 X  1.561944 Y 11.224064
 X  1.183831 Y 11.640364
 X  0.855539 Y 12.092748
 X  1.188375 Y 13.007210
 X  1.730649 Y 13.142734
 X  2.287893 Y 13.218593
 X  2.749687 Y 13.224845
 X  3.108472 Y 13.185950
 X  3.361585 Y 13.126953
 X  3.512960 Y 13.071961
 X  4.557086 Y 12.452979
 X  4.658060 Y 12.424303
 X  4.751414 Y 12.447832
 X  4.830297 Y 12.524398
 X  5.600321 Y 13.442077
 X  5.662026 Y 13.533057
 X  5.668987 Y 13.629078
 X  5.623213 Y 13.723539
 X  4.832323 Y 14.644317
 X  4.751881 Y 14.783843
 X  4.649828 Y 15.022866
 X  4.549221 Y 15.369446
 X  4.475188 Y 15.825310
 X  4.453130 Y 16.387261
 X  4.492431 Y 16.944830
 X  5.335203 Y 17.431405
 X  5.837722 Y 17.186656
 X  6.313357 Y 16.886577
 X  6.671130 Y 16.594531
 X  6.920974 Y 16.334113
 X  7.076947 Y 16.126221
 X  7.157560 Y 15.986792
 X  7.559532 Y 14.841473
 X  7.618450 Y 14.754602
 X  7.705087 Y 14.712619
 X  7.814731 Y 14.720567
 X  8.994477 Y 14.928588
 X  9.100226 Y 14.958619
 X  9.167279 Y 15.027702
 X  9.192933 Y 15.129486
 X  9.178941 Y 16.343217
 X  9.207005 Y 16.501807
 X  9.282468 Y 16.750508
 X  9.428176 Y 17.080673
 X  9.664488 Y 17.477472
 X 10.008805 Y 17.922130
 X 10.397309 Y 18.323991
 X 11.355675 Y 18.155005
 X 11.583305 Y 17.644503
 X 11.754775 Y 17.108898
 X 11.841122 Y 16.655205
 X 11.865120 Y 16.295117
 X 11.850972 Y 16.035604
 X 11.823102 Y 15.876980
 X 11.394834 Y 14.741232
 X 11.384128 Y 14.636812
 X 11.423510 Y 14.548962
 X 11.512610 Y 14.484573
 X 12.550061 Y 13.885600
 X 12.650374 Y 13.840631
 X 12.746145 Y 13.850451
 X 12.831222 Y 13.911932
 X 13.600675 Y 14.850697
 X 13.724113 Y 14.954146
 X 13.941783 Y 15.096155
 X 14.265628 Y 15.255417
 X 14.701710 Y 15.407484
 X 15.251294 Y 15.526789
 X 15.807216 Y 15.584906
 X 16.432745 Y 14.839430
 X 16.278975 Y 14.302046
 X 16.066049 Y 13.781529
 X 15.840567 Y 13.378477
 X 15.627489 Y 13.087208
 X 15.449840 Y 12.897504
 X 15.326528 Y 12.793905
 X 14.268411 Y 12.199157
 X 14.193090 Y 12.126049
 X 14.166790 Y 12.033438
 X 14.193656 Y 11.926840
 X 14.603377 Y 10.801140
 X 14.651316 Y 10.702212
 X 14.730993 Y 10.648173
 X 14.835685 Y 10.640584
 X 16.028547 Y 10.865126
 X 16.189601
 X 16.447628 Y 10.833897
 X 16.798079 Y 10.747735
 X 17.229884 Y 10.583917
 X 17.727578 Y 10.322044
 X 18.190796 Y 10.009225
 Y  9.036075
 X 17.727578 Y  8.723256
 X 17.229884 Y  8.461383
 X 16.798079 Y  8.297565
 X 16.447628 Y  8.211403
 X 16.189601 Y  8.180272
 X 16.028547
 X 14.835685 Y  8.404716
 X 14.730993 Y  8.397126
 X 14.651316 Y  8.343088
 X 14.603377 Y  8.244160
 X 14.193656 Y  7.118460
 X 14.166790 Y  7.011862
 X 14.193090 Y  6.919251
 X 14.268411 Y  6.846142
 X 15.326528 Y  6.251394
 X 15.449840 Y  6.147795
 X 15.627489 Y  5.958092
 X 15.840567 Y  5.666822
 X 16.066049 Y  5.263771
 X 16.278975 Y  4.743254
 X 16.432745 Y  4.205869
 X 15.807216 Y  3.460393
 X 15.251294 Y  3.518511
 X 14.701710 Y  3.637816
 X 14.265628 Y  3.789883
 X 13.941783 Y  3.949145
 X 13.724113 Y  4.091154
 X 13.600675 Y  4.194602
 X 12.831222 Y  5.133368
 X 12.746145 Y  5.194849
 X 12.650374 Y  5.204668
 X 12.550061 Y  5.159699
 X 11.512610 Y  4.560727
 X 11.423510 Y  4.496338
 X 11.384128 Y  4.408488
 X 11.394834 Y  4.304068
 X 11.823102 Y  3.168320
 X 11.850972 Y  3.009695
 X 11.865120 Y  2.750183
 X 11.841122 Y  2.390094
 X 11.754775 Y  1.936402
 X 11.583305 Y  1.400796
 X 11.355675 Y  0.890295
 X 10.397309 Y  0.721309
 X 10.008805 Y  1.123170
 X  9.664488 Y  1.567828
 X  9.428176 Y  1.964627
 X  9.282468 Y  2.294792
 X  9.207005 Y  2.543492
 X  9.178941 Y  2.702083
 X  9.192933 Y  3.915814
 X  9.167279 Y  4.017598
 X  9.100226 Y  4.086680
 X  8.994477 Y  4.116712
 X  7.814731 Y  4.324733
 X  7.705087 Y  4.332681
 X  7.618450 Y  4.290698
 X  7.559532 Y  4.203826
 X  7.157560 Y  3.058507
 X  7.076947 Y  2.919079
 X  6.920974 Y  2.711187
 X  6.671130 Y  2.450768
 X  6.313357 Y  2.158723
 X  5.837722 Y  1.858644
 X  5.335203 Y  1.613895
 X  4.492431 Y  2.100470
G0 Z   0.050
G0 X0 Y0
M05
G0 Z0
M30
%

Abraços...
« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 09:13 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #143 Online: 28 de Abril de 2010, 22:57 »
O Gcode do post anterior no Mach3

[attach=1]

Abraços.

Offline pedrologin

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #144 Online: 30 de Abril de 2010, 17:07 »
Ola Marco,
Obrigado pela dica das iamgens mais pequenas,não tinha pensado na situação de ocupar muito espaço no servidor. Fica a vontade pra me corrigir quando fizer alguma coisa que eu faça mal.
Obrigado tambem pelo totorial, ja consigo fazer igual ao teu, o primeiro esboço demorei 20 minutos, mas apos me ter ambientado ao programa ja consegui fazer em muito menos tempo.
Ja consegui gerar o g-code, mas vou ter que o alterar pois a maquina que estou utilizando não suporta o mesmo formato.
Eu trabalho numa empresa de transformação de pedra e estou a trabalhar com uma CNC PROMASZ de 5 eixos interpolados e funciona com o soft twincat da beckhoff, daí não sopurtar o mesmo formato de codigo.
Obrigado e abraços.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #145 Online: 30 de Abril de 2010, 19:31 »
É muito legal que tenha conseguido Pedro.

Abraços.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #146 Online: 05 de Maio de 2010, 13:58 »
CURSO DE SKETCHUP ON-LINE GRATIS (Site em Espanhol)

http://www.arquitectuba.com.ar/curso-sketchup-gratis/

Tópicos Abordados

- Bienvenido al Curso de SketchUp
- Descarga de Sketchup
- Aprendizaje de SketchUp
- Novedades de Sketchup

Conceptos

- Conceptos
- Diseñar en SketchUp
- Dibujar con rapidez
- Visualización de modelos en 3 dimensiones
- Añadir detalle a los modelos
- Presentación de los modelos
- Modelar terrenos y formas orgánicas

SEGUNDA PARTE: HERRAMIENTAS DE SKETCHUP

Interfaz de la aplicación

- Introducción a la interfaz de SketchUp

Menús

- Menú Archivo
- Menú Edición
- Menú Ver
- Menú Cámara
- Menú Dibujo
- Menú Herramientas
- Menú Ventana
- Menú Ayuda

Barras de herramientas

- Barras de herramientas
- Menús de contexto
- Cuadros de diálogo
- Ejes de dibujo
- Inferencia

Herramientas principales

- Herramientas principales
- Herramienta de selección
- Herramienta Borrar
- Herramienta Pintar

Herramientas de dibujo

- Herramientas de dibujo
- Herramienta Línea
- Herramienta Arco
- Herramienta Mano Alzada
- Herramienta Rectángulo
- Herramienta Círculo
- Herramienta Polígono

Herramientas de modificación

- Herramientas de modificación
- Herramienta Mover
- Herramienta Rotar
- Herramienta Escala
- Herramienta Empujar / Tirar
- Herramienta Sígueme
- Herramienta Equidistancia
- Herramienta Intersecar con Modelo
- Herramienta Situar Textura

Herramientas auxiliares

- Herramientas auxiliares
- Herramienta Medir
- Herramienta Transportador
- Herramienta Ejes
- Herramienta Acotación
- Herramienta Texto
- Herramienta Plano de Sección

Herramientas de cámara

- Herramientas de cámara
- Previa
- Vistas estándar
- Herramienta Orbitar
- Herramienta Desplazar
- Herramienta Zoom
- Herramienta Ventana de Zoom
- Herramienta Zoom Extensión

Herramientas de paseo

- Herramientas de paseo
- Herramienta Situar Cámara
- Herramienta Caminar
- Herramienta Girar

Herramientas de la caja de arena

- Herramientas de la caja de arena
- Caja de arena desde contornos
- Caja de arena desde cero
- Herramienta Modelar
- Herramienta Estampar
- Herramienta Proyectar
- Herramienta Añadir Detalle
- Herramienta Voltear Arista

TERCERA PARTE: MODELANDO CON SKETCHUP

Ajustes del modelo y cuadros de configuración

- Ajustes del modelo y cuadros de configuración
- Cuadro de diálogo Información del Modelo
- Cuadro de diálogo Información de la Entidad
- Explorador de materiales
- Editor de materiales
- Explorador de componentes
- Gestor de capas
- Gestor de páginas
- Cuadro de diálogo Ajustes de Visualización
- Cuadro de diálogo Ajustes de Sombras
- Cuadro de diálogo Suavizar Aristas
- Esquema de componentes
- Cuadro de preferencias de la aplicación

Entidades

- Entidades
- Entidades de arco
- Entidades de círculo
- Entidades de componente
- Entidades de líneas auxiliares
- Entidades de punto auxiliar
- Entidades de curva
- Entidades de acotación
- Entidades de cara
- Entidades de polilínea 3D
- Entidades de grupo
- Entidades de imagen
- Entidades de línea
- Entidades de polígono
- Entidades de plano de sección
- Entidades de superficie
- Entidades de texto
- Comandos de contexto de varias entidades

CUARTA PARTE: MANUPULACIÓN DE ARCHIVOS EN SKETCHUP

- Entrada y salida

Exportación

- Exportación de modelos 3D (3DS)
- Exportación de modelos 3D (DWG/DXF)
- Exportación de modelos 3D (VRML)
- Exportación de modelos 3D (OBJ)
- Exportación de modelos 3D (FBX)
- Exportación de modelos 3D (XSI)
- Exportación de gráficos 2D (PDF/EPS)
- Exportación de gráficos 2D
- Epix de Piranesi
- Exportación de gráficos 2D (DWG/DXF)
- Exportación de líneas de sección
- Exportación de animaciones

Importación

- Importación de modelos 3D (DWG/DXF)
- Importación de modelos 3D (3DS)
- Importación de modelos 3D (DEM)
- Importación de gráficos 2D

Páginas y TourGuide™

- Páginas y TourGuide™

QUINTA PARTE: FINAL DEL CURSO, COMO IMPRIMIR

- Impresión

INFORMACIÓN TÉCNICA ADICIONAL

- Formatos de archivo raster
- Formatos de archivos 2D vectoriales
- SketchUp y OpenGL
- Lista de códecs
- Bug Splat
- API y Consola Ruby de SketchUp
- Selectores de color
- Glosario

FORO DEL CURSO

Acceso al Foro Gratuito del Curso

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #147 Online: 07 de Maio de 2010, 12:39 »
Como criar Templates no Sket.

O SU é um programa versatil, pode ser usado para criar desenhos de vários areas de atuação.

Para facilitar o serviço, é imprescindível escolher e depois adaptar o melhor Template (para uso no desenho de peças é melhor escolher milimitros).
Ao abrir o programa na primeira vez é possivel determinar qual template usar, mas isso pode ser alterado a qualquer tempo.

Configurando:
http://1.bp.blogspot.com/_vX4gKpAzvpk/S3zaV8b_zrI/AAAAAAAABd8/cmZzqaLLVTs/s400/00.PNG
Tutorial SKetchUp

http://4.bp.blogspot.com/_vX4gKpAzvpk/S32-vHfM7gI/AAAAAAAABeM/lm5ue4YnsIo/s400/01.PNG
Tutorial SKetchUp

http://3.bp.blogspot.com/_vX4gKpAzvpk/S32_Inx5p0I/AAAAAAAABeU/ySi96prhPIk/s400/02.PNG
Tutorial SKetchUp


Configurado, vc pode mover a tela para uma posição mais favoravel, mostrar e arranjar as ferramentas de acordo com seu uso, excluir o boneco (Sang) e deixar com a cara que vc preferir; depois disso e só salvar esse Template (como arquivo normal .SKP) personalizado com o nome que preferir na pasta Template:
 
C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7\resources\pt-BR\Templates

Para quem usa em Inglês Basta clicar em File -> Save As Template ou salvar como qualquer arquivo em:
C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7\resources\en-US\Templates

Para usar a nova template na inicialização do SU precisa escolher a nova template em:
 Janela -> Preferencias ... -> Modelo -> (clicar no template escolhido) -> Ok
Depois é só reiniciar o SU.

[ Invalid YouTube link ]

Abraços...
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 13:31 por marc0martim ECM »

Offline huberartes

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #148 Online: 07 de Maio de 2010, 13:52 »
Eita, mestre, se eu não aprender agora esse SU, não aprendo mais.
Suas dicas são preciosas
huberlon

Offline fh007

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #149 Online: 10 de Julho de 2010, 14:44 »
Olá marc0martim, parabéns pelo trabalho no SU e todas as dicas;
algumas pessoas estavam tendo problemas com a instalação do PhlatScript,
na mesma página de download do arquivo zip há um instalador, e foi esse que eu baixei,
só executa-lo e está tudo pronto para gerar codigo-g.

Abraços

 

/** * */