Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146126 vezes)

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Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #180 Online: 16 de Setembro de 2010, 00:57 »
Curso de linguagem Ruby

Muito bom Ramede!

Quem sabe num sai um plugin GuiaCNC.

Abraços...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #181 Online: 16 de Setembro de 2010, 13:04 »
Plugin Wafer para Gcode 2/3D (em desenvolvimento)
Cometi algumas modificações no arquivo original, para baixar:
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,3410.msg124350.html#msg124350

Como usar:
1 - Crie algumas formas no Sketchup que deseja.
Verifique se o fundo de todos os objetos estão no mesmo plano (correspondente ao zero da máquina).
http://img826.imageshack.us/img826/3844/baseline.png
Tutorial SKetchUp


2 -  O script não vai trabalhar com "grupos" ou "componentes". Se esse for o caso, click com o botão direito sobre desenho, e depois e clique em "Explode" (Desassociar).
http://img529.imageshack.us/img529/3074/explode.png
Tutorial SKetchUp


3 - Você deve selecionar todo o objeto que deseja antes de executar o script para gerar o Gcode, mas tenha certeza de que nenhuma bordas ficou sem ser selecionada. Vários objetos podem ser selecionados ao mesmo tempo.
http://img801.imageshack.us/img801/8669/select.png
Tutorial SKetchUp


4 - Todas as dimensões no plugin estão em mm. certifique-se que o SU esteja trabalhando em mm:
 Window -> Model Info -> Units.

Gcode Opcion, coloque os parâmetros desejados; no âmbito do "Mode of operation", marque a opção desejada do modo de execução.
http://img5.imageshack.us/img5/999/optionsu.png
Tutorial SKetchUp


5 - Depois de selecionar o modelo, click no plugin e espere ele concluir:
Plugins -> Wafer
Uma vez concluído, ele vai criar uma visualização do caminho da ferramenta ao lado do modelo, bem como o arquivo Gcode no local especificado.
Os objetos de visualização do corte podem ser apresentados em camadas separadas.
http://img4.imageshack.us/img4/9900/previewhm.png
Tutorial SKetchUp


6 - Se você aumentar o zoom do traçado de corte, pode ver a diferença entre o limite desejado e que será realmente cortado.
Nesta imagem, a fresa foi incapaz de cortar a ponta muito afiada.
http://img217.imageshack.us/img217/3696/closeupg.png
Tutorial SKetchUp


Abraços
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 13:14 por marc0martim ECM »

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #182 Online: 17 de Setembro de 2010, 21:39 »
Marco.

Consegui consertar o arquivo importado para o SU 8 de dxf do papai noel (trenó e renas) que lhe falei, e até fiz um upload no warehouse como teste.
Já esse arquivo do avião em anexo não consegui achar o defeito em uma das asas nem com reza braba. Existe algum plugin que localize os pontos desconectados de um polígono ou figura?

abrs
ronaldo


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #183 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:08 »
Ronaldo;

Vc não encontro defeito, porque não existe defeito.
No SU vc pode excluir uma face (pele) e deixar apenas o contorno, no caso da asa do avião apenas esta faltando a pele, para produzir uma pele nova basta retraçar qualquer linha do contorno.

Passa o link do 3DWarehouse.

Abraços.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #184 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:16 »
O seu desenho, do avião, esta com as linhas muito grossas , se desejar linha mais finas (facilita ver linha quebrada), Click :

Visualizar -> Estilo da Aresta -> Desmarque todos itens , exceto exibir aresta.

Abraços.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 23:21 por marc0martim ECM »

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #186 Online: 18 de Setembro de 2010, 00:47 »
Não todas, só uma; o seu desenho das partes do avião esta ótimo, só falta fazer as faces nas asas
Para fazer a face nova,  use a ferramenta Line (Linha)  sobre alguma linha que já existe no contorno da asa, click e trace por cima como se fosse fazer uma linha nova, a face vai aparecer; basta fazer apenas 1 vez em qualquer linha do contorno.

« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 01:48 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #187 Online: 18 de Setembro de 2010, 01:19 »
Depois de fazer a pele, os dois recortes dentro da asa não estão colados nela, vc precisa selecionar todo o contorno dos recortes internos e depois Click com o botão direito o mouse sobre a linha selecionada, na janela que aparecer, click em interseccionar -> intersecionar com o modelo.




Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #188 Online: 18 de Setembro de 2010, 01:57 »
Acho que dessa vez foi, Marco.

Vou seguir fuçando, quem sabe eu largue de vez o autocad e autolisp....
Se bem que tentei largar há uns anos atrás quando surgiu o Intellicad, mas logo logo a Autodesk comprou a empresa e melou tudo. Vou tentar agora com SU e Ruby e renderizar no Rhinos.

Hoje, por coincidência um colega me arguiu sobre a possibilidade de usar o SU8 para o desing de jóias e depois gerar o G-code. Mas claro que ainda não posso fornecer essas informações...

abrs
ronaldo


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #189 Online: 18 de Setembro de 2010, 08:38 »
Ronaldo;

Os melhores renders , trabalham no SU, veja os exemplos que envie nesse tópico.

Eu tb já fui usuário do AutoCad, não tenho nenhuma saudades dele.
Acho que O Google é um osso muito grande para a Autodesk engulir, é mais fácil o Google engulir a Autodesk, principalmente com a perda de mercado que eles vem tendo.

O desinger de jóias seria muito fácil no SU, mas ainda falta um bom plugin 3D (pelo menos que eu conheça), o mais fácil ainda é desenhar no SU e depois gerar o toolpath no Artcam (que tem um bom suporte para jóias).

Na versão 8, a API RubY, sofreu uma grande evolução, vai facilitar muito a criação de novos plugins, já estão começando a desenvolver plugins 3D (veja o exemplo que enviei nesse tópico, existe outros para máquinas especificas, que ainda vou testar), creio que logo, tudo possa ser resolvido apenas no SU.

Abraços...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #190 Online: 18 de Setembro de 2010, 12:39 »
Grato, parceiro.

Vou voltar ao primeiro tópico e recomeçar a leitura, desta vez mais apuradamente.
Já usava o SU há algum tempo, porém como curiosidade e desenhos 3D rápidos (muito mais rápido que no autocad e solidwork). Mas agora com as injeções de ânimo daqui vou mais fundo...

O meu amigo joalheiro ficou de trazer a máquina dele para fazer um reparo e indicar o que fazer com design de jóias. Quando chegar eu posto as fotos e a situação atual do mesmo...

abrs

ronaldo

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #191 Online: 19 de Setembro de 2010, 11:43 »
Sketchup - Série técnica (Aulas em vídeo)

http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7132.0.html

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #192 Online: 20 de Setembro de 2010, 06:39 »
Nesse domingo resolvi brincar com o SU 8, SK7, K-THEA e autocad, Marco.
Importei do projeto der autocad autocad em dxf 2D só as seções dos perfís da máquina que estou montando (está em projetos de usuários) para o SK7 e depois abri com o SK8.
Criei os componentes e montei uma imagem interna. Renderizei no K-Thea e sairam esses resultados.

A renderização do desenho completo levou cerca de 12 minutos em core2duo 4gb mem. usando componentes dos perfis no KT.  Quando eu explodi todos os perfis, como é recomendado, o tempo foi mais que o dobro. Uma outra coisa é que não prestei a atenção sobre a maneira de usar a ferramenta push-pull (se para o lado branco ou para o outro lado como é recomendado) e o KT renderizou numa boa.

Como é um primeiro contato, deve haver uma melhora...
abrs
ronaldo

http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=cb30af8749b44f0c39a3fe8e5b31925c&ct=mdsa

http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=6ce86f9ffcd1142039a3fe8e5b31925c&ct=mdsa

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #193 Online: 20 de Setembro de 2010, 07:03 »

Alguns desenhos estão repetidos....


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #194 Online: 20 de Setembro de 2010, 08:34 »
Ronaldo;
Quando comecei no SU, também brinquei um pouco com Render VRAY e K-thea, apenas por curiosidade; não dei seqüencia porque não é do meu uso e nem é minha intenção com o programa.
Os meus resultados foram de sofríveis a regulares, mas tenho visto trabalhos de outras pessoas especializadas em renders, que não se distingui de fotos reais.
Abraços..



 

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