Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 147445 vezes)

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Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #240 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:10 »
Oi, Marco

O objetivo é gerar o códigoG de uma moeda igual a essa das fotos para ensinar meus amigos a cortarem na máquina deles. Eles trabalham fabricando essas medalhas em prata manualmente, e compraram a máquina para executar esse serviço. Mas só cheguei a esse desenho que lhe mandei em SU. Hoje fiz uma pequena amostra dxf em GWCAD só da moeda e a letra T. Se eu conseguir gerar o código desse lado e do que você mandou e cortar aqui, já dá para mostrar para eles o que deve ser feito.

Seguem a foto que eles me passaram e o dxf simplificado...

grato
ronaldo

em tempo:
O plugin para exportar em STL está funcionando mas o de IMPORTAR não funcionou no SU7 nem no SU8, apesar de reconhecer na hora da importação, pedir a unidade e depois não aparece nada na área de trabalho. Devo ter feito algo errado.


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #241 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:33 »
Ronaldo;
Fazer esse desenho no SU é relativamente facil, infelizmente eu não conheço nenhum plugin para gerar gcode 3D (espero que logo apareça alguns).
Mas se vc quer um programa Free para usar diretamente STL ou SKP, pode usar o CamBam, existe um tópico à respeito:

http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7178.msg125072.html#msg125072

Abraços.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #242 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:43 »
O plugin para exportar em STL está funcionando mas o de IMPORTAR não funcionou no SU7 nem no SU8, apesar de reconhecer na hora da importação, pedir a unidade e depois não aparece nada na área de trabalho.

Qual é a memória o seu PC?

Geralmente em pc com pouca memória demora um pouco para converter, aqui abriu normalmente (conforme tela que enviei antes).

Abs...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #243 Online: 08 de Novembro de 2010, 00:22 »

Eu testei no desktop  notebook, Marco. Os dois são core2duo 4Gb memória.
O interessante é que ele reconhece na hora da importação e demora carregando, só que não aparece nada. Eu fiz igual ao plugin de exportação, que funcionou legal. Decompactei e copiei todos os .rb para a pasta plugin.

grato pela atenção

ronaldo

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #244 Online: 08 de Novembro de 2010, 01:52 »
Ronaldo;
Experimente esse outro:

 execute.

Abs...

Ps: enviei de novo.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 02:17 por marc0martim ECM »

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #245 Online: 08 de Novembro de 2010, 02:04 »

Chegou aqui corrompido, Marco

Depois vc. me manda. Não esquente não parceiro.

ronaldo

Offline F.Gilii

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #246 Online: 08 de Novembro de 2010, 10:00 »
Experimentei importar o desenho original em DXF diretamente no VMill e está corrompido.

Redesenhei no Rhino e fiz uma experiência de novo com o Vmill...

http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/moeda2.PNG
Tutorial SKetchUp


http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/moeda1.PNG
Tutorial SKetchUp
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 10:07 por F.Gilii »

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #247 Online: 08 de Novembro de 2010, 10:44 »
Acho que é porque desenhei no GWCAD, Fábio. É um software baratinho igual ao Autocad, até nos ícones.
Se esse desenho no Vmill gerar o código 3D e mandar para o mach3, já tá de bom tamanho porque eu tento cortar em alumínio até ficar bom e ensino aos donos da máquina. Depois eles se viram com o resto (depois de comprar o smile, claro). Agora que já viram a máquina pelo menos funcionar e se empolgaram (esqueceram um pouco a mágica produção de medalhas prometida pelo vendedor), talvez queiram aumentar um pouco o prejuizo com o drive e os softwares originais (o que o fornecedor deu são piratas)

Só ainda não sei como eles vão usinar o verso da medalha (que é "o outro lado da moeda").
Terei que pensar em usinagem com o material preso na placa do torno, depois girar 180. Mas aí na hora do corte final, deve complicar (sei lá...)

Estou precisando comprar um cam e estou entre Vmill, Cut3D e Freemill (dos que vi na Internet, são os mais baratos). Se  alguém souber qual o melhor desses e puder me informar, agradeço.
Por enquanto só tenho GWCAD, MACH3, TurboCNC e Sketchup (aprendendo com Marco).

ronaldo


Offline F.Gilii

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #248 Online: 08 de Novembro de 2010, 10:56 »
Ronaldo,

Abaixo encontrará um exemplo de usinagem,, mas note que fiz sem nenhum critério de cuidado nem de importancia...

Apenas fiz um desbaste com uma ferramenta de 1,5mm e de forma muito grosseira, portanto o final não será a peça que seu cliente deseja...

Serve só para matar as bichas de ver a máquina rodar...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #249 Online: 08 de Novembro de 2010, 19:11 »
Grato, Fábio. Vou fazer os testes e posto o resultado.

ronaldo

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #250 Online: 11 de Novembro de 2010, 14:56 »
Saiu a nova versão do Phlatscript (924), compatível com Su7.1 e SU8; sem dúvida a melhor de todas.

Algumas melhorias:
Agora com mais suporte a milímetros (gcode e os valores dos parâmetros em milímetros)
O Multipasso conclui cada corte, antes de avançar, ideal para furações com remoção de cavaco.
Acrescentou "Safe Travel"  nos parâmetros de diálogo (a altura segura para não riscar a peça nas translações quando não estiver cortando)
"Overhead Gantry" opção nos Parâmetros (mudanças de direção dos cortes exterior e interior)
Opção de parada exata (G61)  (pra ativar edite em Constants.rb: "$ use_exact_path = true" )
Ao salvar o arquivo Gcode com uma extensão diferente, pode ser digitado pelo usuário.
Retorno das cores nas linhas de corte no SU8.
Menu permanente no "Safe Area" (não perde as configurações)

Para baixar o instalador:
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,3410.msg81283.html#msg81283

Na minha opinião, o Phlatscript junto com o Sketchup é a melhor opção para uso CNC 2,5D, principalmente pela rapidez e facilidade de uso além de ser Free.

Abraços...
« Última modificação: 12 de Novembro de 2010, 16:47 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #251 Online: 15 de Novembro de 2010, 18:32 »
Tradução do SKETCHUP 8 para Português.

Para quem baixou o Sketchup 8 em ingles, já esta disponível a versão em português no site do Google.
Para quem não quer reinstalar, pode baixar o arquivo de tradução anexo ao post.
Descompacte e coloque a pasta pt-br em:

C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 8\Resources

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #252 Online: 15 de Novembro de 2010, 19:11 »
Recentemente saiu a nova versão 924 do Phlatscript em ingles, que já disponibilizei no fórum.

Disponibilizo agora uma versão que traduzi para o Português, quem quiser baixar pode fazê-lo em:

http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,3410.msg81283.html#msg81283

Para quem usa o Sketchup com o Phlatscript, recomendo instalar a versão 924, a melhor de todas até agora.

Abraços...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #253 Online: 15 de Novembro de 2010, 19:44 »

Já baixei, Marco.

A propósito, no desenho anexo "um T em alto relevo" da minha medalha eu não consegui fazer a borda superior arredondada usando o comando <followme> do SU8 . Usei com o Alt pressionado também e não funcionou direito. Ficou todo deformado. Você pode ver para mim onde eu errei?

Outra coisa, quando tento fazer um círculo de raio 0,5mm, para fazer a face da borda, aparece um erro de "raio muito pequeno"





Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #254 Online: 15 de Novembro de 2010, 19:55 »
Ronaldo;

Não creio que seja um erro, provavelmente ocorre falha na configuração. No Sketchup vc pode definir qual a precisão do desenho, nos casos cujo segmentos do raio são menores que isso, aparece a mensagem "raio muito pequeno"
Você pode diminuir a quantidade de segmentos no arco ou aumentar a precisão do desenho

Existe varias maneiras de fazer bordas
O Follow-me  (Siga-me) não vai funcionar se houver linha quebrada.
Existe alguns plugins muito bons pra isso, recomendo usar o Round Corners

 

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