Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146112 vezes)

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Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #90 Online: 09 de Julho de 2009, 16:18 »

Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp-negativo de uma peça (molde)
« Resposta #91 Online: 17 de Julho de 2009, 15:59 »
caros amigos
criei uma peça no sketchup (mancal de um motor) mas na verdade gostaria de criar uma forma (molde) p/ fundir as peças em resina de poliester, vcs sabem se tem como a partir da peça pronta eu criar um negativo (molde) dela no sketchup??
segue o desenho da peça
abçs
Sanches

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Re: Tutorial SKetchUp-negativo de uma peça (molde)
« Resposta #92 Online: 17 de Julho de 2009, 16:07 »
... gostaria de criar uma forma (molde) p/ fundir as peças ...

Não tô familiarizado com o Sketchup em particular, mas em programas CAD 3D de modo geral é possível efetuar operações booleanas com sólidos, vc poderia, por exemplo, subtrair o sólido existente, a peça projtada, de um outro bloco sólido, correspondente ao molde. Deve haver uma função desse tipo disponível no Sketchup ...

Claro que tb vc pode projetar o molde diretamente ...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #93 Online: 17 de Julho de 2009, 16:23 »
Alguns plugins  (Fredo6)







Pra instalar as 3 ferramentas basta descompactar oa arquivos e colocar na pasta Plugins do SU .

Obs.: Para funcionar as ferramentas de qualquer um dos 3 plugins (RoundCorne, FredoScale,  BezierSpline), precisa ser em conjunto com LibFredo6.3

« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 23:24 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #94 Online: 17 de Julho de 2009, 17:57 »
Olá Jorge;

O SU por ser uma plataforma aberta e muito maleável possibilita a existência de milhares de plugins em Ruby que adicionam funcionalidades e ferramentas das mais diversas de acordo com a necessidade do usuário automatizar determinadas tarefas, sem uso de funções (NURBS) muito facilmente. De maneira geral as ferramentas atuam com poucas caixas de dialogo e modelagem no polígono puro, manipulando as superfícies e linhas de forma direta, puxando, torcendo, etc ...

Uma dos maiores atrativos do SU é a facilidade de executar a maioria das tarefas, essa é uma delas que eu uso e leva apenas alguns segundos da seguinte forma.

Para extrair o negativo do molde, basta selecionar (ferramenta "Select") a concavidade ou as partes desejadas e arrastar com a ferramenta Move/Copy .

A ferramenta "select" possui algumas características interessantes, ao selecionar na descendente ela só seleciona a poli-linha ou o polígono/estrutura que estiver totalmente contido no campo de seção, ao selecionar ascendente, ela selecionará qualquer elemento que o campo de seleção tocar.
Após a seleção é possível incluir ou eliminar elementos selecionados; a tecla "Select + Ctrl" presionado inclui um elemento ao clicar sobre ele; a tecla "Select" + "Shift" pressionado pode selecionar ou eliminar um elemento.

A ferramenta Move/Copy como a maioria das ferramentas do SU tem 2 comportamentos distintos, ao utiliza-la  na função 1 (Move) ela vai mover a concavidade do molde esticando o modelo, para usa a funcão 2 (Copy) basta selecionar a ferramenta e clicar a tecla "Ctrl", ao lado do icone da ferramenta aparece no canto superior o símbolo "+" indicando que a ativação da 2 função.

No exemplo eu reproduzi a concavidade do molde, para transformar em sólido basta retraçar qualquer aresta da borda com a ferramenta "Line"; no caso de haver simetria das faces opostas ou de detalhes repetidos, é vantajoso utilizar esse método e obter apenas uma "semi-peça" ou partes, que transformadas em componentes poderão ser reproduzidas n vezes sem aumentar significativamente o tamanho do arquivo, além de proporcionar que a modificação nos detalhes de um componente possa atualizar todas as suas cópias do mesmo grupo.

Abraços...
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 23:48 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp-negativo de uma peça (molde)
« Resposta #95 Online: 17 de Julho de 2009, 18:25 »
caros amigos
criei uma peça no sketchup (mancal de um motor) mas na verdade gostaria de criar uma forma (molde) p/ fundir as peças em resina de poliester, vcs sabem se tem como a partir da peça pronta eu criar um negativo (molde) dela no sketchup??
segue o desenho da peça
abçs
Sanches

Olá Sanches;

É bastante simples, basta criar um cubo semelhante à caixa de fundição e arrastar o modelo para dentro do cubo conforme a disposição que será fundido, selecionar tudo e interseccionar, depois basta bipartir a caixa (de diversas formas ou com o plugin "Subdivide and Smooth") conforme desejado.
Se tiver dúvida mande em SKP que eu detalho par vc.

Abraços...
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 18:29 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #96 Online: 18 de Julho de 2009, 13:06 »
Interatividade.
Com uma câmera de vídeo e o plugin Ar-media, é possível ao designer interagir virtualmente com o desenho.




http://www.brothersoft.com/armedia-plugin-for-google-sketchup-237367.html

Offline F2S

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #97 Online: 18 de Julho de 2009, 17:49 »

Impressionante Marco.

Cada plugin melhor que o outro, gostei da iluminação.


Offline Jorge_BH

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #98 Online: 18 de Julho de 2009, 19:48 »
Concordo com o Serrão. Mais uma vez está claro que o limite da computação é a imaginação humana. Ou seja, não há limite.
Abraços.
Jorge

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #99 Online: 18 de Julho de 2009, 20:47 »
Gostaram! Quem sabe logo poderemos fazer um modelo como esse:


Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #100 Online: 18 de Julho de 2009, 21:21 »
caro amigo, tentei, mas não fui feliz
segue o arquivo
abraços
Sanches

Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #101 Online: 18 de Julho de 2009, 22:30 »
Caro amigo, n ão tenho esse pluging, por acaso sabe onde consigo baixa-lo?
sds
Sanches

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #102 Online: 18 de Julho de 2009, 23:50 »
Olá Sanches;
Imbuti o modelo num bloco, se for encher manualmente, basta colocar a tampa (falta um canal de saída para o excesso). Se for encher com pressão, precisa fazer o canal e as saídas de ar.

Usei o seu modelo (apenas dei uma limpada nele), para fazer um molde real precisa levar em conta o ângulo para desmoldar com facilidade.
Abraços...

Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #103 Online: 19 de Julho de 2009, 00:38 »
Caro amigo, consegui fazer usando só interseção
veja o resultado no artcam e me diga se é isso
abraços
Sanches

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #104 Online: 19 de Julho de 2009, 09:16 »
Olá Sanches;
Basicamente é isso mesmo, vc só teria que dimensionar o material maior para conter todo o molde, e acertar alguns detalhes.
Abraços...

 

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