Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146135 vezes)

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Offline os_sanches

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #105 Online: 27 de Julho de 2009, 23:58 »
Olá Sanches;
Imbuti o modelo num bloco, se for encher manualmente, basta colocar a tampa (falta um canal de saída para o excesso). Se for encher com pressão, precisa fazer o canal e as saídas de ar.

Usei o seu modelo (apenas dei uma limpada nele), para fazer um molde real precisa levar em conta o ângulo para desmoldar com facilidade.
Abraços...
Marco ficou muito legal, valew
abraços
sanches

Offline serandre

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #106 Online: 01 de Agosto de 2009, 08:08 »
Alguém conhece um plugin para exportar círculos e arcos para Dxf, mas mantendo a entidade original. Digo, quando um círculo é exportado para dxf ele aparece como um polígono de x faces (definido no sketchup) ao invés da entidade círculo.
 
Eu estou tento um trabalhão para corrigir, tenho que recriar qualquer círculo exportado e corrigir os arcos para eliminar o faceamento pelo coreldraw usando o shape  tool para eliminar os pontos extras. Quando o  arquivo tem muitos círculos e arcos por exemplo isso fica cansativo.

Offline Alebe

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #107 Online: 01 de Agosto de 2009, 14:59 »

Será que não melhora aumentando a resolução do programa?

Offline F.Gilii

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #108 Online: 01 de Agosto de 2009, 15:09 »
Use outro formato de arquivo - DXF é baseado em vetores apenas.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #109 Online: 01 de Agosto de 2009, 16:02 »
O Sketchup trata curvas e círculos como polilinhas, para aumentar a resolução basta ditar durante o processo do circulo a quantidade de lados desejada, até transformar numa resolução indetectavel.
Isso pode ser feito depois do circulo traçado; Selecione e.. Window -> Entity Info... defina a resolução
Sobre a compatibilidade com DXF, procure por esses plugins, talvez possam ajudar:
ArcCurve-set_segments.rb & changearcsegments
« Última modificação: 01 de Agosto de 2009, 18:50 por marc0martim ECM »

Offline serandre

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #110 Online: 01 de Agosto de 2009, 19:03 »
Eu estou usando 96 como no. de segmentos, fica legal para visualizar apesar dos arquivos ficarem maiores.
 
O problema mesmo é o arquivo exportado, veja na foto que enviei agora como eu tenho que fazer, eu removo os pontos intermediários dos arcos pois não são necessários. No caso dos círculos então eu crio outros.
 
Depois de tudo acertado eu exporto para dxf.
 
quando por exemplo eu usava meu plotte, notava que os motores não se moviam com suavidade e quanto mais segmentos menos suave era a movimentação,  pois o software não "enxergava" a entidade como um círculo ou arco, eu notei isso quando tinha uma plotter, aí eu comecei a fazer correções no arquivo exportado.
 
Ainda não encontrei nenhum plugin ou mesmo um programa para resolver isso. Estou procurando q nem doido. Se alguém se deparar com algo do tipo posta aí por favor.

Offline jorge

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #111 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:30 »
Ola

Sera que não tem um plugin para criar uma simulção mecanica no sketchup, ou alguem conhece algum programa não muito complicado para fazer estas simulações.

Obrigado

Offline mulapreta

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #112 Online: 04 de Outubro de 2009, 00:49 »
marcOmartim,

Há duas questões que preciso de ajuda:

A ) Como fazer para mover um objeto para outro exatamente onde queremos que fique?

B ) existe uma forma de desenhar uma rosca em um cilindro?

Abraços

Edson


Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #113 Online: 04 de Outubro de 2009, 01:41 »
Olá Edson;

Para mover, a maneira mais fácil é Vc selecionar o objeto que quer mover, e clicar com a ferramenta 'Move" exatamente no ponto que deseja coincidir com outro ponto, arraste até o local desejado e solte. Outra forma é clicar com o move e digitar a distancia que deseja mover.
Eu costumo transformar todas as figuras separadas em componente G, porque se não ficar como eu quero, posso retirar sem prejuízo do resto.

Pra desenhar roscas tb é bastante simples, existe diversas formas (esquemática ou com vista real), mas eu nem perco mais tempo com isso, clico no 3D warehouse -> Get Model; e na janela de busca digito parafuso, rosca, ou em inglês "thread" ou screw e escolho a melhor que serve para mim, se precisar apenas dou alguns retoques.
Quando concluo algum modelo que julgo poder ser útil a alguém tb exporto para a 3D Warehouse, já tenha alguns lá que são muito baixados.

Mas se vc quiser desenhar uma rosca, basta criar 2 linhas linha helicoide (externa e interna do fio da rosca, com o tamanho desejado e extrudar ou modelar o perfil de rosca desejado sobre ela

Uma dica boa para manter os arquivos do seus modelo de rosca com tamanho pequeno é não desenhar a rosca inteira mas apenas 1 ou meia espira e transformar em componente G, depois selecionar esse componente e mover até o passo desejado, e depois digitar "*" mais o número de vezes que quiser repetir o objeto, e vc terá a rosca toda.
Essa dica vale tb para outras situações, em peças simétricas, desenhe apenas um setor e proceda da mesma forma.

Se tiver alguma dificuldade com o desenho de espirais (ou hélices) dá um toque.

Outra dica é ir criando a sua biblioteca no 3D Warehouse (ou mesmo no seu pc)  das formas mais usuais para não ter que desenhar toda vez que precisar delas.

Existe tb alguns plugins (tais como o screw.rb) para a manipulação de formas e objetos em hélice, espiral etc...

Esse parafuso desenhei à pouco:
http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=20fb60b79c35e3f92cb7803e1e55da7b

Abraços.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 20:06 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #114 Online: 04 de Outubro de 2009, 02:53 »
Saiu a nova versão 7.1 do SketchUp

Nessa versão, o aplicativo recebeu diversos novos recursos, além de aprimoramentos internos que prometem deixá-lo mais usável do que nunca.

Confira as principais novidades.

Renderização aprimorada

O Google fez muitos aprimoramentos no motor de renderização do SketchUp, tornando-o muito mais eficiente para trabalhar com grandes projetos. Comandos como ampliar, orbitar sobre o objeto e desenhar agora respondem mais rapidamente e suavemente do que nas versões anteriores.

Melhores trocas de arquivos

Visando melhorar a circulação de arquivos, o Google decidiu implementar ao SketchUp o suporte ao formato COLLADA (sigla para COLLAborative Design Activity), um formato de arquivos criado pela Sony que usa como padrão o XML. O formato COLLADA é utilizado em diversos aplicativos de renderização 3D, como o Blender e o 3ds Max.

Novas texturas para modelagem 3D

Os novos recursos Get Photo Texture e Nearby Models serão extremamente úteis na construção de modelos 3D texturizados. A primeira ferramenta possibilita acesso direto ao Google Maps Street View, permitindo o uso de texturas como as encontradas nas ruas. Já a segunda permite que você use a ferramenta de busca do 3D Warehouse para encontrar as figuras nas quais você está trabalhando.

E como fica a versão Pro do SketchUp?

O Google afirma que a versão 7.1 será um grande update para o SketchUp Pro e será voltada especialmente para quem precisa fazer modelos 3D profissionais. Assim como no SketchUp 7.1, a firma de Mountain View incluiu o LayOut 2.1 na versão Pro. O LayOut 2.1 possibilitará a criação, o redimensionamento e o manuseio de projetos. A empresa disse que isso não é tudo que virá na versão Pro e irá detalhar os novos recursos nos próximos dias, no blog oficial do SketchUp.

Para mais detalhes veja em:     http://starturl.com/icxlq


O SketchUp é suportado tanto pelo Mac OS X 10.4 quanto pelo Windows XP (ou superiores). O software está disponível em duas versões: uma paga (Pro) e outra gratuita, que pode ser baixada em:

SketchUp 6 (em português)  http://sketchup.google.com/download/gsu.html

SketchUp 7 (em inglês)  http://sketchup.google.com/intl/en/download/gsu.html


Parece que o Google resolveu investir pesado no programa, já esta em gestação a versão 8, ela promete ser muito mais poderosa, veremos.
Tenho novos plugins para testar (falta tempo), inclusive a nova versão do Phlatscript para vetorização e geração de código G.

Abraços...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2009, 03:18 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #115 Online: 08 de Novembro de 2009, 15:52 »
Lathe.rb .  Um Plugin interessante e fácil de usar:

Basta copiar ao arquivo e salvar na pasta Plugins do diretório onde o Sketchup estiver instalado, não precisa ativar nada, é só abrir o programa e usar.
Funciona assim:
Vc cria uma figura plana (com qualquer perfil), depois seleciona a face, click em Plugins --> Lathe.
O plugins vai perguntar o grau que deseja rodar a face, quantas fatias e mais alguns detalhes.
Depois aparece uma seta branca para vc indicar os pontos A e B do eixo da figura onde desejar rodar (normalmente num dos lados). pronto vc tem uma peça 3D  torneada com o perfil da sua figura plana.

Abracos...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #116 Online: 08 de Novembro de 2009, 16:34 »
Plugin para sketchup - Lathe.rb

« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 16:38 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #117 Online: 08 de Novembro de 2009, 17:02 »
Saiu a nova versão do Phlatscript com novas ferramentas a mais funcionalidades
Esse é um excelente plugin para criar código G para 2D e 2½D

Para baixar click no link:
http://www.guiacnc.com.br/index.php?action=dlattach;topic=3410.0;attach=34013

As instruções de instalação e uso:
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,3410.msg81283.html#msg81283

Abraços...

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #118 Online: 08 de Novembro de 2009, 17:15 »
Eu estou usando 96 como no. de segmentos, fica legal para visualizar apesar dos arquivos ficarem maiores.
 
O problema mesmo é o arquivo exportado, veja na foto que enviei agora como eu tenho que fazer, eu removo os pontos intermediários dos arcos pois não são necessários. No caso dos círculos então eu crio outros.
 
Depois de tudo acertado eu exporto para dxf.
 
quando por exemplo eu usava meu plotte, notava que os motores não se moviam com suavidade e quanto mais segmentos menos suave era a movimentação,  pois o software não "enxergava" a entidade como um círculo ou arco, eu notei isso quando tinha uma plotter, aí eu comecei a fazer correções no arquivo exportado.
 
Ainda não encontrei nenhum plugin ou mesmo um programa para resolver isso. Estou procurando q nem doido. Se alguém se deparar com algo do tipo posta aí por favor.

A nova versão do Phlatscript reconhece as polilinhas dos polígonos fechados e dos setores circulares e converte automaticamente cada segmento em interpolação circular gerando o código G respectivo.

Nova versão do plugin:
http://www.guiacnc.com.br/index.php?action=dlattach;topic=3410.0;attach=34013
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 19:26 por marc0martim ECM »

Offline F2S

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #119 Online: 08 de Novembro de 2009, 18:23 »

Olá Enoch,

Eu não sei ao certo se eu havia baixado e instalado a versão anterior do Phlatscript, fui verificar rapidamente na pasta de plugins sem abrir o software e não encontrei, penso ser interessante desinstalar a vesão anterior.

De qualquer forma, como você instalou? Apenas copiou para a pasta de plugins?

 

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