Autor Tópico: Tutorial SKetchUp  (Lida 146165 vezes)

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Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #165 Online: 31 de Julho de 2010, 12:50 »
Essas plugins tem que instalar de que forma ?

Nesse caso; Descompacte o Arquivo zipado, descompacte os demais arquivos internos zipados; coloque todos os arquivos e pastas descompactadas na pasta Plugins:
C:\Arquivos de programas\Google\Google SketchUp 7\Plugins

Em muitos plugins a ativação é automática, caso não ocorra, Abra o SU e marque os plugins em:
Janela -> Preferências -> Extensões ->..... Ok
Feche e reinie o SU.

Os botões dos plugins (caso não estejam aparentes) podem ser ativados em:
Visualizar -> Barra de Ferramentas (marque os que deseja ver na tela)

Remaneje e organize os botões na tela conforme desejar.
De forma geral, alguns plugins não tem botões. procure por suas ferramentas nos menus: 
Desenho; Ferramentas; Plug-ins

Qualquer dúvida, de um alô...

Abraços.

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #166 Online: 10 de Agosto de 2010, 22:02 »
Um plugin interessante:




Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #167 Online: 12 de Setembro de 2010, 12:53 »
O que já era muito bom, ficou melhor.

Saiu a nova versão; SketchUp 8

http://sketchup.google.com/intl/en/download/index.html

Abraços...

Offline Beto_s

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #168 Online: 13 de Setembro de 2010, 00:54 »
Marco Martin ,

Parabens pelo tutorial , ótimas informações de um software excelente. Instalei alguns Plugins e funcionaram perfeitamente . 

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.

Beto.

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #169 Online: 13 de Setembro de 2010, 19:35 »
Olá Marco

Muito boa essa sua contribuição... parabéns.

eu uso também o sketchup 7 com alguns plugins. Instalei recentemente a versão 8 mas ele não reconhece os plugins instalados para a versão 7, principalmente o Phlatboyz. Você já instalou?

abrs
ronaldo

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #170 Online: 13 de Setembro de 2010, 20:18 »
Ronaldo;
Ja instalei e estou a efetuar testes.
Visualmente não mudou muita coisa, notei que ficou mais rápido e mais leve, as novas ferramentas de operações booleanas com sólidos são uma mão na roda, vai facilitar muito e ficar mais rápido para fazer desenhos.
Uma queixa minha foi resolvida, agora pode-se salvar o arranjo pessoal das ferramentas na tela, enchia o saco toda vez que eu testava um plugin tinha que configurar tudo de novo.

Eu já tinha uma template própria para desenho de pequenas peças, agora já vem uma defaut.

Com respeito aos plugins, foi trocada a versão da API Ruby, segundo li, agora vai ser possível desenvolver plugins com mais facilidade e mais recursos, só que sintaxe e mais rigorosa, alguns plugins deixaram de funcionar ou estão funcionando com limitações, estima-se que 30% dos plugins estão com problemas, é muito novo, precisamos esperar as novas versões dos plugins com as adaptações necessárias.

Sobre o Phlatscript, testei e funcionou com algumas diferenças, as linhas do toolpath ficam pretas e não dá para diferenciar da linha do desenho, o que pode causar alguma confusão em desenhos mais complexos; ainda não testei com as linhas do desenho com outras cores, depois eu verifico.
Conversei ontem com os desenvolvedores do plugin, por enquanto eles vão terminar o desenvolvimento da nova versão para o SU 7.

A "vantagem" é poder ter as duas versões instaladas, e usar os plugins antigos na versão 7 enquanto os plugins da versão 8 não chegarem.

Abraços...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #171 Online: 15 de Setembro de 2010, 02:41 »
Ok, parceiro

Também estou com os dois instalados. Vejo mais leveza e rapidez no 8 (no core2duo 4g de mem.). Quando preciso de plugin, corro para o 7. Uso o NCplot para a simulação.
Li que eles podem liberar a versão completa, a PRO, para educação. Você já tinha visto? Estou tentando conseguir usando a escola mas ainda não tive êxito.
Uso autocad há trocentos anos (desde a versão 2.5 em 27 discos tipo bolachão), mexo de passagem com solidwork, inventor e microstation, mas nenhum deles consegue uma interatividade tão boa quanto o Sketchup. Quando falo com os colegas eles torcem o nariz retrucando com o acabamento final do trabalho....
Portanto lá no trabalho fico sozinho.... mas vendo sua disposição aqui no fórum voltei ficar animado com esse programa..

abrs

ronaldo

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #172 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:13 »
Ronaldo;
Certamente muitos usuários de longa data de outros CADs resistem à mudar por uma série de razões; em alguns nichos eles até tem razão; apesar disso o SU já esta ameaçando o reinado dos mais badalados; segundo o forum oficial do SU, são 1 milhão de novos usuários por semana.
O sucesso reside na facilidade (usabilidade), numa curva de aprendizado quase zero para iniciantes,  modularidade (com o uso de plugins pode-se configurar para os mais diversos fins ao gosto do freguês), semelhante ao Firefox.
Sobre o acabamento final existe o "LayOut" para trabalhos mais profissionais, não fica à dever nada para outros programas, os melhores renders trabalham diretamente com o SU; Outro ponto alto é o repositório 3DWarehouse, ser gratuito (existe pouca diferença da versão PRO) e ter o Google por traz.



Sketchup Podium photomatch texture baking animated


Muitos escritórios já perceberam que ganham mais produtividade com o SU; existe bons programas especializados, equivalentes ou até melhores, mas não tem essa facilidade de costumização que o SU tem (graças à comunidade de usuários, todo dia tem novos plugins). Alias, o melhor é muito relativo, é aquele que lhe atende mais.

Essa semana li no forum Sketchucation, alguns posts do chefe de desenvolvimento do SU, eles estão surpresos com a variedade de usos imprevistos para o SU; o desenvolvido originalmente era para arquitetura, foi comprado pelo Google para ser um coadjuvante do Google Earth; mas, ganhou vida própria, graças à comunidade, muitos plugins fazem coisas que eles nunca imaginaram e ainda não conseguiram implementar no programa principal.

Sobre a versão PRO, existe pouca diferença, facilmente contornada com plugins; não sabia que vão lançar uma versão para estudantes; eles aos poucos estão aumentando a diferença da versão FREE (as novas ferramentas com sólidos só existe na PRO), mas a comunidade vai criar rapidinho plugins que fazem a mesma coisa, e até melhor.

Abraços...

http://www.barnabu.co.uk/wp-content/uploads/st-martin-in-the-fields-sketchup.jpg
Tutorial SKetchUp


http://i227.photobucket.com/albums/dd296/mikaztro/renders/MIKAZTRO_TEPEE_POOL_FINAL_BW.jpg
Tutorial SKetchUp


http://i227.photobucket.com/albums/dd296/mikaztro/renders/MIKAZTRO_TEPEE_POOL_FINAL_MONOCHROM.jpg
Tutorial SKetchUp


http://i227.photobucket.com/albums/dd296/mikaztro/renders/MIKAZTRO_TEPEE_POOL_FINAL-1.jpg
Tutorial SKetchUp




Interior rendering Vray For Sketchup Tutorial.mov
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 10:45 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #173 Online: 15 de Setembro de 2010, 10:22 »
Animação com SketchUp

SketchyPhysics  plugin.

SketchUp + SketchyPhysics Animation: Toy Car Crash


New SketchUp Wars Animation





Twilight Render
Motion blur tests with SketchUp and Twilight Render
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 10:45 por marc0martim ECM »

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #174 Online: 15 de Setembro de 2010, 11:17 »
Renderização - Usando o VRay no SU

realistic glass vray for sketchup Pt 1


realistic glass vray for sketchup Pt2


V-ray for SketchUp - simulação de caustics - Parte 2


« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 11:41 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #175 Online: 15 de Setembro de 2010, 12:21 »
Renderização no SU - Usando o Kerkythea.

Sketchup Kerkythea Kitchen Animation (Embedding disabled, limit reached)
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 11:19 por marc0martim ECM »

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #176 Online: 15 de Setembro de 2010, 13:43 »
Mais um plugin CNC 2D e 3D em começo de desenvolvimento.
Para instalar basta copiar para a pasta de Plugins
Para usar, basta selecionar a peça e abrir o plugin:
Plug-ins -> Wafer

Obs.:  As peças não podem ser componentes ou grupos.



« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 12:13 por marc0martim ECM »

Offline Ramede

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #177 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:50 »

Offline ronaldocavalcante

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #178 Online: 15 de Setembro de 2010, 22:18 »
Agora a minha versão 8 aceitou o phlatprint. Foi erro meu mesmo durante a instalação pois ele estava criando uma pasta 8 e outra 7,

Fiz um teste com aqueles arquivos do trenó e das renas do papai noel.

O trenó saiu legal e gerou o código G tranquilo. Simulei no NCPlot e correu tudo bem, como SU 7.
Agora no arquivo das renas eu não estou conseguindo selecionar todos os desenhos existentes com a ferramenta "outside cut" nem com a "inside cut". Ou seja, depois de selecionado pouco mais da metade dos desenhos ele trava. Tentei via importação de dxf mas ele importa todos os desenhos explodidos e não aceita transformar em área. Será alguma limitação?

Estou usando o Win7 com mem. 4gb.

ronaldo

Offline marc0

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Re: Tutorial SKetchUp
« Resposta #179 Online: 16 de Setembro de 2010, 00:44 »
Ronaldo;
Verifique se todas as peças estão explodidas.
Toda vez que importo DXF, uso um plugin chamado "purge" pra dar uma limpada em tudo aquilo que vem junto no arquivo e não faz parte do desenho, tem arquivo do Autocad que da uma muchada boa.

Quando o polígono não cria pele, pode ser causada por linha quebrada no desenho ou alguma pequena linha com uma ponta solta (devido à erros durante o desenhar), amplie muito e siga as linhas que vc vai encontrar o problema.
Existe alguns plugin que consertam linhas quebradas ou pontas soltas, mas eu nunca usei.

Outro motivo de não criar as faces (pele) é porque existe pequenas variações no plano de altura nas linhas, nesse caso tem um ótimo plugin chamado "platten" que planifica qualquer figura, uso em todos os DXf que pego na net.

Se não tiver pele, essas ferramentas não funcionam.

Se possível, envie os desenhos com problemas que eu dou uma olhada.

Eu uso O SU e o Mach3 num notebook (sucatão) P4 - 256 mb, fico com os dois abertos + o navegador sem problemas.

Abraços
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 00:55 por marc0martim ECM »

 

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